Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Sério Problema(Aquecimento Motor) - Fiesta 2005 1.6

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    Mensagem por Voolume 31/8/2013, 09:41

    ATO I - Bom dia Fiesteiros, estou com um sério problema, tenho um Fiesta Sedan 1.6 2005, irei contar a história do ocorrido, num domingo, quando fui completar o radiador de água pelo que parece não fechei a tampa direito, na segunda, fui levar uma prima em outra cidade, e foi quando a tampinha saiu e evaporou toda agua do radiador, ai começou a fumacera e então a temperatura subiu até acender a luz do Painel, fiquei uma hora esperando o motor esfriar completei de agua e fui embora

    ATO 2 - No dia seguinte eu percebi que o carro aquecia demais e não esfriava, e ainda por cima ficava falhando para ligar, levei ao mecânico, o mesmo disse que ela a junta do cabeçote queimada, mesmo fazendo o reparo, em seguida fui a uma cidade de mais ou menos uns 150KM de viagem, e então o problema continuou e pra piorar, a agua do radiador teve de ser completada 3 vezes, sem sinal de vazamento,ai eu vi que azedou o pé de frango

    ATO 3 - mandei denovo para o mecânico, ai ele desmontou tudo e confirmou que era o cabeçote, e veio com a má noticia que não tinha retífica, trocamos por um cabeçote novo (doeu no cora$$ão) e também pelo o que o mecânico disse, ferrou o sensor de temperatura, e o de detonação, o sensor de temperatura foi trocado, o de detonação ainda não, to procurando a peça, porém já estou rodando com o carro
    BÔNUS: O mecânico fez um modificação no reservatório do radiador, agora tem 2 saídas, uma que vai pro motor normalmente, e outra que vai para a ventuinha, alguém já fez essa modificação?

    ATO FINAL - nisso tudo ai já foi mais de 1.500 reais pro saco, então ontem quando eu peguei o carro, com tudo feito, apenas o sensor de detonação ainda com defeito, eu fui para um evento, de casa até ele apenas uns 3KM, porém lá eu fiquei parado um tempão na fila do estacionamento numa subida, apenas segurando o carro na embreagem e vi que o carro começou a esquentar (temperatura marcou acima da metade) e ligou a ventuinha, porém, eu malemá tinha andado com o carro, o trajeto de casa até o show era curto, por isso estou com medo de algo ainda estar zuado no carro, e não aguento mais gastar com ele.


    Alguém poderia me dar uma força?
    Agradeço a todos!
    Tenham um bom dia!


    Meu carro: Sério Problema(Aquecimento Motor) - Fiesta 2005 1.6  601251_438358892916885_128924312_n

    Modificação no reservatório de água: Sério Problema(Aquecimento Motor) - Fiesta 2005 1.6  1424_514213675331406_1708139732_n

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    Mensagem por Filipe S 31/8/2013, 12:50

    Não entendi o porque dessa 2ª saída de água, e indo para a ventoinha???

    Se o carro esquentar de novo, abra o ar quente no painel, ele vai ajudar a água a circular pq acho que a válvula termostática dele foi pro saco junto com os seus 1500 :p

    Meu irmão tá passando por um problema muito parecido, fui falar pra ele fazer isso, ligar o ar quente que a água circula para ele poder ir pra casa e ele tá usando assim direto :p Já tem 1 semana e ainda não levou para trocar a válvula.

    Um teste prático e eficiente para comprovar se a válvula bixou. Pega o carro frio, de preferencia pela manhã, liga e vai pegando nas mangueiras do radiador, vc vai perceber que uma esquenta e a outra não, depois de um tempo que uma delas já está quente a outra que estava fria começara a esquentar, ou seja a válvula abriu e está tudo certo, se esquentar demais uma e a outra permanecer fira é pq a água não está circulando, ou seja a válvula está travada fechada.

    Use o menu de teste no painel para monitorar a temperatura real do motor, o meu arma o 1º estágio da ventoinha com cerca de 90º~95º e o 2º com cerca de 100º, não me lembro muito bem.

    Boa sorte ai.

    Abraço... :ok:
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    Mensagem por Voolume 31/8/2013, 13:02

    Hmmmm interessante, essa modificação ele disse que já fez em outros fiesta e ajudava, agora não sei... quanto fica mais ou menos se for a termostática? tem idéia?

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    Mensagem por Filipe S 31/8/2013, 14:18

    Com meu fornecedor de peças da Ford pra mim saia na casa dos 300 com só a válvula, tem que ver na hora de tirar se não precisar da carcaça tbm.

    Caso pela facada que já gastou esteja apertado, se for ela mesmo vc pode tira-la e rodar sem até poder comprar, mas o carro vai gastar um pouco mais de combustível principalmente em trajetos curtos já que a temperatura demora a subir sem ela. Carro carburado só precisa dela se for a álcool mas injeção tem rodar com ela.

    Abraço... :ok:
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    Mensagem por Paulo Andrade 31/8/2013, 16:30

    Caramba... Eu não entendi o porque da modificação pra ventoinha... : :surprised: : 
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    Mensagem por Ze_Fernando 31/8/2013, 17:11

    como o Filipe falou deve se verificar a valvula termostatica pois pode estar travada, uma vez um amigo meu teve serios problemas com temperatura e depois de muito olhar resolveram ver a bomba d'agua e a mesma ja estava praticamente sem aquelas orelhas que empurram a agua e nisso a agua não circulava corretamente para fazer o resfriamento do motor, não saia trocando peças leve num mecanico sério para que ele teste tudo pois dinheiro não cai do céu.
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    Mensagem por Paulo Andrade 31/8/2013, 17:55

    Amigo, veja meu tópico, troquei a bomba d´agua também...
    Veja como ela estava deteriorada e podia causar também, aquecimento...
    http://www.fordfiestaclube.com/t3778-3-problemas-de-vez-problema-resolvido
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    Mensagem por Filipe S 31/8/2013, 17:56

    Ze_Fernando escreveu:como o Filipe falou deve se verificar a válvula termostática pois pode estar travada, uma vez um amigo meu teve serios problemas com temperatura e depois de muito olhar resolveram ver a bomba d'agua e a mesma ja estava praticamente sem aquelas orelhas que empurram a agua e nisso a agua não circulava corretamente para fazer o resfriamento do motor, não saia trocando peças leve num mecanico sério para que ele teste tudo pois dinheiro não cai do céu.
    Concordo totalmente com vc, mas dá para fazer um teste fácil, já até postei para saber se é a válvula ou não, mas tem sim a possibilidade de ser a bomba, mas a bomba só dá para saber se ela estiver apresentando barulho no rolamento ou vazamento, tirando isso só abrindo mesmo.

    Abraço...
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    Mensagem por Ze_Fernando 31/8/2013, 18:06

    Filipe S escreveu:Concordo totalmente com vc, mas dá para fazer um teste fácil, já até postei para saber se é a válvula ou não, mas tem sim a possibilidade de ser a bomba, mas a bomba só dá para saber se ela estiver apresentando barulho no rolamento ou vazamento, tirando isso só abrindo mesmo.

    Abraço...
    sim sim, nos carros mais antigos usava o cebolão no radiador e era facil detectar problemas na valvula pois o radiador não esquentava e não acionava a ventuinha, hoje com motores modernos injetados os sensores de temperatura na grande maioria ficam no motor e acionam a ventuinha porem o carro aquece cada vez mais, a bomba d'agua quando não usamos aditivo no radiador a vida util dela diminui bastante visto que a ferrugem da agua começa corroer ela. mais quando ja fez varios procedimentos e não resolveu compensa tirar ela por desencargo de conciencia e verificar.
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    Mensagem por Voolume 31/8/2013, 19:55

    Pessoal, rodei com o carro o dia todo hoje e não tive problemas, a agua do radiador nao diminuiu nem nada, espero que tenha sido só o cabeçote, em relação ao "sensor de detonação" não sei se realmente deve ser trocada, ele falou que ia ficar a luz da injeção acesa, mas esta apagada
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    Mensagem por Ze_Fernando 1/9/2013, 06:56

    é pode ser que na hora de encher o radiador o mecanico não fez a sangria corretamente e depois precisou completar, vai sempre de olho pra ver se não vai subir a temperatura e se começar passar do meio ja pode parar e esperar esfriar pois não é bom deixar chegar no limite, se o carro esta funcionando normal e a luz esta apagada não creio que o sensor esteja com problemas, mais se tiver duvida passe ele no scanner.
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    Mensagem por Voolume 1/9/2013, 11:17

    Hoje depois de ter rodado bastante, eu fiquei analisando o comportamento do carro, e foi o mesmo que antes de dar o problema, comigo rodando a temperatura fica no meio, só quando eu paro, ela sobre 1/4 até ai a ventuinha fica ligada até ele abaixar para o meio denovo, alguém que tenha um fiesta com o mesmo motor que o meu, acontece assim também?
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    Mensagem por Ze_Fernando 1/9/2013, 18:21

    cara ja tive um Fiesta 1.6 2009 e hoje rodo com um 1.0 e um 1.6 e nenhum deles nunca passou do meio da escala, seu carro deveria estabilizar a temperatura no meio e independente da ventuinha ligar ele deve continuar parado lá ja que é a temperatura ideal para funcionamento do motor, pra mim passou do meio ta errado visto que pra fever depois do meio é bem mais rapido.
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    Mensagem por Filipe S 1/9/2013, 22:21

    Concordo com Zé Fernando. O sensor de temperatura é original??

    Já fez o teste no painel pelo menu de teste???

    Abraço...
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    Mensagem por Ze_Fernando 2/9/2013, 08:35

    pois é Filipe como a valvula termostatica do Fiesta é eletrica pode estar havendo algum conflito de informações né
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    Mensagem por Filipe S 2/9/2013, 08:52

    Confesso que isso pra mim é novidade, toda válvula termostática que eu conheço não é elétrica mas não me recordo de como é a do ZR. Mas se for pode ser sim o B.O. mas se o sensor de temperatura for paralelo ele pode informar a temperatura errada. Já aconteceu isso com um Palio lá no CP, um membro do RJ penou com uma Week, e depois de tudo certo, o carro não aquecia mais o painel sempre dava zica e marcava temperatura alta. Ele trocou uns 2~3 sensores mas sempre paralelo, assim que botou o original acabou o B.O. O carro parou de marcar acima do 1/2 e passou a marcar certo.

    Abraço...
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    Mensagem por Voolume 2/9/2013, 09:08

    Então galera, tenho esse carro a menos de 1 ano, na verdade eu nem sei se é paralelo ou não, ele sempre fica no meio, porém quando para o carro, sobe, ai a ventuinha liga, e desce pro meio denovo.
    Vou falar com meu mecânico hoje em relação a isso, e sobre o sensor de detonação, se realmente precisa trocar

    OBS: esse comportamento do marcador de temperatura vinha desde quando peguei esse carro
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    Mensagem por Ze_Fernando 2/9/2013, 09:08

    o Fiesta usa valvula eletrica Filipe e ela regula a abertura conforme o combustivel utilizado hehehe isso que é tecnologia heim, sendo assim a central de injeção que informa a temperatura pra valvula abrir e se chegar informação incorreta irá dar problemas.
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    Mensagem por Filipe S 2/9/2013, 09:20

    Valeu pela informação, tô lembrando aqui de um tópico em outro fórum em que um user (membro novo aqui) membro de lá tbm abriu um tópico para pegar opinião sobre o possível carro novo dele. Ele escolheu um Fiesta 0 km 1.0, quando ele revelou pra galera alguns começaram a descer a ripa. Eu argumentei e perguntei aos que estavam descendo a ripa se algum deles já teve um Ford de preferencia um Fiesta igual para poder descer a lenha. Um membro meio que concordou mas deixou uma pra mim no ar; "Sou mais andar num carro 1.0 novo do que num 1.6 defasado". Detalhe que o motor altamente tecnológico do carro dele só de BraZIL já tem uns 17 anos, kkkk só EVOluiu pra pior kkkkkkkk

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    Mensagem por Voolume 2/9/2013, 10:30

    Eu estava vendo um pessoal falando, diretamente é: NO TRANSITO LENTO o carro esquenta, com o transito fluindo não, pode ser inúmeras coisas.
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    Mensagem por Paulo Andrade 2/9/2013, 11:02

    Filipe S escreveu:Valeu pela informação, tô lembrando aqui de um tópico em outro fórum em que um user (membro novo aqui) membro de lá tbm abriu um tópico para pegar opinião sobre o possível carro novo dele. Ele escolheu um Fiesta 0 km 1.0, quando ele revelou pra galera alguns começaram a descer a ripa. Eu argumentei e perguntei aos que estavam descendo a ripa se algum deles já teve um Ford de preferencia um Fiesta igual para poder descer a lenha. Um membro meio que concordou mas deixou uma pra mim no ar; "Sou mais andar num carro 1.0 novo do que num 1.6 defasado". Detalhe que o motor altamente tecnológico do carro dele só de BraZIL já tem uns 17 anos, kkkk só EVOluiu pra pior kkkkkkkk

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    Mensagem por Filipe S 2/9/2013, 11:12

    Voolume escreveu:Eu estava vendo um pessoal falando, diretamente é: NO TRANSITO LENTO o carro esquenta, com o transito fluindo não, pode ser inúmeras coisas.
    Com certeza, mas isso do seu passar do meio e depois com a ventoinha armada motar ao meio eu não posso te dar certeza, mas até hj dos carros que conheço e do meu (aqui em casa são 2 1.6 2009) TODOS vão até o meio e ficam ali, só o do meu irmão que começou com a zica agora.

    Realmente, com transito garrado não tem ventilação frontal suficiente, por isso o carro tem a ventoinha elétrica e o Fiesta tem 2 estágios nela, normal e quase decolando pq faz uma zoeira doida :p Até assusta quem não conhece.

    Antigamente, carros como meu Ex Opala tinham a hélice acoplada na polia da bomba d'água. Só com motor girando mais alto é que puxava muito vento.

    Voltando ao Fiesta, teve uma viagem em que o compartimento do motor esquentou muito devido ao calor, baixa velocidade mas a temperatura se manteve sempre no 1/2. O calor foi tanto que 2 cabos de velas colaram na vela e só saiu arrebentando.

    Olha com o pessoal que tem MK6 igual ao seu.

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    Mensagem por Filipe S 2/9/2013, 11:13

    Paulo Andrade escreveu:
    Filipe S escreveu:Valeu pela informação, tô lembrando aqui de um tópico em outro fórum em que um user (membro novo aqui) membro de lá tbm abriu um tópico para pegar opinião sobre o possível carro novo dele. Ele escolheu um Fiesta 0 km 1.0, quando ele revelou pra galera alguns começaram a descer a ripa. Eu argumentei e perguntei aos que estavam descendo a ripa se algum deles já teve um Ford de preferencia um Fiesta igual para poder descer a lenha. Um membro meio que concordou mas deixou uma pra mim no ar; "Sou mais andar num carro 1.0 novo do que num 1.6 defasado". Detalhe que o motor altamente tecnológico do carro dele só de BraZIL já tem uns 17 anos, kkkk só EVOluiu pra pior kkkkkkkk

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    Com certeza!!!

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    Mensagem por Ze_Fernando 2/9/2013, 11:23

    carro é de opinião, não adianta discutir pois o que é bom pra mim pode não ser pra outra pessoa hehehe
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    Mensagem por Paulo Andrade 2/9/2013, 11:26

    É, mas daí querer comparar palio com fiesta é meio que fumar um baseado de bosta....
    Eu com meu mk5 não troco por palio 0km. Que me perdoem os donos de palio..

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