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    Mensagem por xicozo 10/11/2011, 04:41

    Fala pessoal,

    Já vi muitos aqui falarem que pra melhorar o desempenho, não pode deixar de melhorar a CAI.

    Eu era bem cético com essa questão da CAI, mas depois de ver o pessoal do clube do ka comentando a diferença que faz colocar a entrada de ar em um ponto em que o ar esteja menos quente, comecei a querer fazer esta modificação no meu carro.

    (Eu sei que existe um tópico na sessão de tutoriais que se chama "Fabricação e instalação de CAI", mas este tópico é um pouquinho diferente. Procurei tbm algum tópico semelhante antes de criar, mas não encontrei Neutral )

    Mas eu fiquei pensando aqui... será que todos aqui que modificaram a CAI fabricaram e instalaram sozinhos?

    Queria saber se alguém aqui tem alguma dica pra me dar... tipo uma mangueira que dá pra comprar em algum lugar, sem que eu precise fabricar uma. De preferência uma já na medida para o mk6,5 que é o meu carro. Pelo que andei lendo, tem que ser uma mangueira que seja lisa por dentro, e que aguente algumas curvas sem deformar.
    Além disso, queria ver a opinião de vocês sobre o melhor lugar para ficar a entrada de ar.

    É isso, agradeço desde já a atenção e espero que alguém possa me ajudar Smile

    Abraços!
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 10/11/2011, 07:59

    Existe alguns CAI padrão que se adaptam mais facilmente ao seu carro, mas acredito pra ficar bem feito e ir captar o ar em um local realmente mais frio (denso), tenha que ser feito variando de carro pra carro. Tem que se ligar quanto a composição do cano, não utilizar cano de escapamento, ou seja, qualquer material que não oxide, caso contrário essas partículas vão parar dentro do motor. Quanto a entrada de ar, acho ser atrás das milhas, mas não tão baixo pra não molhar. Mas sinceramente, se você ainda está tão cético quanto a CAI, testa utilizar primeiro filtros inflow, eu ainda não usei, mas quem usa, afirma dar uma senhora diferença e a vantagem é não precisar modificar nada... apenas substituir o filtro original pelo inflow. Pensa aí!
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    Mensagem por xicozo 10/11/2011, 08:05

    nao estou mais cético quanto ao CAI Very Happy
    aliás faz mto sentido... ar frio = mais particulas de oxigenio no mesmo volume do que ar quente = melhor queima
    enfim, pesquisei mais um pouco e encontrei a seguinte especificação: "VÁCUO-AR SUPER LEVE – IVSL" dei uma googlada e fui parar no site www.famal.com.br
    Esse site é de produtos para manutenção industrial... vo tentar descobrir que tipo de loja vende esse tipo de coisa por aqui.
    Vi tbm alguém mencionando aqueles tubos de piscina... será que serve?

    Encontrei essas especifições tbm:
    CONDUTO DE AR - ICAR
    Aplicação: Indicado para instalação e reposição de ar-condicionado automotivo. Possui parede interna lisa e excelente flexibilidade.
    CONDUÍTE PRETO FLEXÍVEL - ICPF
    Aplicação: Indicada para a passagem de fios e cabos elétricos. Possui parede interna lisa o que facilita a passagem dos fios e cabos. Agrega boa resistência e excelente flexibilidade.

    Ambos em: http://www.borbiplast.com.br/mangueiras/vacuo-ar

    Quero ter certeza que estou escolhendo uma mangueira boa...
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 10/11/2011, 08:13

    Cara.... se você consegui encaixar, o material não oxidar, conseguir pegar uma parte de ar frio no carro e o filtro ficar bem fixo e vedado na mangueira... está pronto o seu CAI! Mas coloca um filtro decente! nada de produto chinês do mercado livre de 10,00, ar é coisa séria (o meu que é supercharger que o diga) e tipo... se o filtro não for bom é o seu motor que está em jogo!
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    Mensagem por xicozo 10/11/2011, 08:29

    Já tenho filtro Inflow (inbox) Smile

    Só quero aumentar a distância da entrada de ar do motor, onde é muito quente.

    Agora que estou pensando melhor em tudo isso... eu bem que sabia que tinha alguma explicação lógica pro meu carro desenvolver um pouquinho melhor à noite!
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    Mensagem por Bryan 10/11/2011, 21:36

    xicozo escreveu:Já tenho filtro Inflow (inbox) Smile

    Só quero aumentar a distância da entrada de ar do motor, onde é muito quente.

    Agora que estou pensando melhor em tudo isso... eu bem que sabia que tinha alguma explicação lógica pro meu carro desenvolver um pouquinho melhor à noite!

    O ar é mais gelado... mas não consigo ver uma logica. O motor não está frio? quando está frio, ele tende a ter mais potencia, pois injeta mais combustivel, e, claro, gasta mais!!! Costumo ver um pouco de diferença a noite também.
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    Mensagem por xicozo 10/11/2011, 21:44

    Então bryan, o que acontece é o seguinte.

    O ar estando mais gelado, o oxigênio fica mais denso. E o que isso significa? Significa que haverá mais moléculas de oxigênio ocupando um mesmo espaço do que antes.

    Logo, quando o motor injeta ar para a mistura 'ar+combustível', haverá mais oxigênio, pois o motor mede o ar pelo volume, e não pela quantidade de moléculas.

    A combustão é feita por oxigênio + combustível. Havendo mais oxigênio, a combustão fica mais correta.

    Já com ar quente, as moléculas de oxigênio ficam mais longe umas das outras. Imagine 2 motores idênticos, só que para fazer a combustão, um puxa ar quente e o outro puxa ar frio. O motor que puxa ar frio vai trabalhar com mais oxigênio do que o motor que está puxando ar quente.

    Ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender, rs.
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 10/11/2011, 22:37

    Consiste em aumento da compressão volumétrica, quando quente, as moléculas estão agitadas.. consequentemente... menor quantidade de moléculas por volume... quando frio... maior quantidade... e o aumento da potência está relacionado com a quantidade de oxigênio disponível para queima! O Supercharger possui 95 cv em um motor 1.0 pq conforme a gente acelera o compressor manda mais ar pro motor.. que queima.. gera potência maior e consequentemente bebe mais! =D
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    Mensagem por Bryan 11/11/2011, 09:07

    procarioto escreveu:Consiste em aumento da compressão volumétrica, quando quente, as moléculas estão agitadas.. consequentemente... menor quantidade de moléculas por volume... quando frio... maior quantidade... e o aumento da potência está relacionado com a quantidade de oxigênio disponível para queima! O Supercharger possui 95 cv em um motor 1.0 pq conforme a gente acelera o compressor manda mais ar pro motor.. que queima.. gera potência maior e consequentemente bebe mais! =D

    1.0 com 95 cv... nossa! ele é beberrão?
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 11/11/2011, 18:25

    bryan escreveu:
    procarioto escreveu:Consiste em aumento da compressão volumétrica, quando quente, as moléculas estão agitadas.. consequentemente... menor quantidade de moléculas por volume... quando frio... maior quantidade... e o aumento da potência está relacionado com a quantidade de oxigênio disponível para queima! O Supercharger possui 95 cv em um motor 1.0 pq conforme a gente acelera o compressor manda mais ar pro motor.. que queima.. gera potência maior e consequentemente bebe mais! =D

    1.0 com 95 cv... nossa! ele é beberrão?

    Depende muito do pé do motorista.. ma minha média na cidade com ar ligado cerca de 30% do tempo e com a manutenção em dia é de 10km/l, e na estrada entre 90 e 120 km/h ele fica fazendo 12km/l. Ah... e tem que estar com manutenção em dia... óleo (5w-30), filtros na validade e pneus calibrados, caso contrário ele começa a não fazer essas médias.
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    Mensagem por zpumper 11/11/2011, 22:06

    Preciso medir ainda, mas desconfio que meu consumo gira em torno de 8~9km/l na cidade sem ar condicionado.
    Nao vou mentir, piso pra cacete.
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    Mensagem por Bryan 12/11/2011, 07:57

    xicozo escreveu:Então bryan, o que acontece é o seguinte.

    O ar estando mais gelado, o oxigênio fica mais denso. E o que isso significa? Significa que haverá mais moléculas de oxigênio ocupando um mesmo espaço do que antes.

    Logo, quando o motor injeta ar para a mistura 'ar+combustível', haverá mais oxigênio, pois o motor mede o ar pelo volume, e não pela quantidade de moléculas.

    A combustão é feita por oxigênio + combustível. Havendo mais oxigênio, a combustão fica mais correta.

    Já com ar quente, as moléculas de oxigênio ficam mais longe umas das outras. Imagine 2 motores idênticos, só que para fazer a combustão, um puxa ar quente e o outro puxa ar frio. O motor que puxa ar frio vai trabalhar com mais oxigênio do que o motor que está puxando ar quente.

    Ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender, rs.

    Deu sim! Show de bola parceiro! cheers
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    Mensagem por Bryan 12/11/2011, 07:57

    zpumper escreveu:Preciso medir ainda, mas desconfio que meu consumo gira em torno de 8~9km/l na cidade sem ar condicionado.
    Nao vou mentir, piso pra cacete.

    hahaha! gostei da franqueza.
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    Mensagem por Bryan 12/11/2011, 07:58

    procarioto escreveu:
    bryan escreveu:
    procarioto escreveu:Consiste em aumento da compressão volumétrica, quando quente, as moléculas estão agitadas.. consequentemente... menor quantidade de moléculas por volume... quando frio... maior quantidade... e o aumento da potência está relacionado com a quantidade de oxigênio disponível para queima! O Supercharger possui 95 cv em um motor 1.0 pq conforme a gente acelera o compressor manda mais ar pro motor.. que queima.. gera potência maior e consequentemente bebe mais! =D

    1.0 com 95 cv... nossa! ele é beberrão?

    Depende muito do pé do motorista.. ma minha média na cidade com ar ligado cerca de 30% do tempo e com a manutenção em dia é de 10km/l, e na estrada entre 90 e 120 km/h ele fica fazendo 12km/l. Ah... e tem que estar com manutenção em dia... óleo (5w-30), filtros na validade e pneus calibrados, caso contrário ele começa a não fazer essas médias.

    Salvo engano, a saveiro 96 ou 2006, eu acho, é 1.6 8v 95cv. Nossa! 1.0 16v com 95cv é praticamente um 1.6
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 12/11/2011, 09:46

    Bryan 1.0 8v com 95 cv, mas o torque é inferior ao 1.6 e o consumo maior =D
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    Mensagem por xicozo 12/11/2011, 10:11

    Lá no blog 'meupicanto' o cara postou uma vez sobre CAI... ele disse que mediu a temperatura que fica perto do motor e a temperatura que fica mais pra baixo, perto do farol, onde geralmente a galera coloca a entrada do CAI.

    Ele delectou uma diferença de 15 graus na temperatura. 15 graus a menos na temperatura do ar, pode parecer besteira, mas faz diferença.

    Dá uma olhada, ele explica legal o lance do motor usar ar frio: http://www.meupicanto.com/2010/12/12/respirando-melhor/
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    Mensagem por Hugo Sena 12/11/2011, 11:42

    Galera,so prestem atencao em um ponto...ao fabricar a nova CAI(cold air intake=admissao de ar frio),cuidado com o ponto que irao instalar..tem gente q instala proximo ao farol d milha(a entrada da CAI) mas se pegarem enchente com a CAI nessa posicao irap admitir agua pro motor...ai ja viu ne????
    Grande abco
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    Mensagem por xicozo 12/11/2011, 13:39

    poise, ultima coisa q queremos eh um calço hidráulico Razz
    so corre esse risco em caso de enchente? ou em chuva forte tbm?
    pq aqui na minha cidade nunca teve enchente...
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 12/11/2011, 14:04

    o calço acontece devido entrada de agua... No caso basta passar por área alagadiça suficiente pra aspirar agua... Ja aconteceu comigo no clio... A rua nem tava tao alagada a culpa maior foi de um mille q parou do nada na minha frente.... Resultado: o bloco do motor foi pro saco!
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 12/11/2011, 14:06

    o calço acontece devido entrada de agua... No caso basta passar por área alagadiça suficiente pra aspirar agua... Ja aconteceu comigo no clio... A rua nem tava tao alagada a culpa maior foi de um mille q parou do nada na minha frente.... Resultado: o bloco do motor foi pro saco!
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    Mensagem por tomazsena 12/11/2011, 19:23

    procarioto escreveu:o calço acontece devido entrada de agua... No caso basta passar por área alagadiça suficiente pra aspirar agua... Ja aconteceu comigo no clio... A rua nem tava tao alagada a culpa maior foi de um mille q parou do nada na minha frente.... Resultado: o bloco do motor foi pro saco!

    no nosso caso dos superchargers, a gente nao precisa se preocupar com ar frio, o projeot do supercharger ja foi construido em cima disso. O ar é retirado de uma parte que fica acima do paralama do lado do motorista. Sempre tinha me perguntado porque dessa posição. Mas desde o meu cadastro aqui no FFclube descobri o porque.

    No nosso caso, dos superchargers, é preciso que o ar entre frio mesmo, pois ele vai passar pelo blower, e isso faz com que o ar ja esquente um pouco.

    Entre o Blower e o motor ainda existe o intercoler, gostaria que alguem se manifesta-se a respeito e comentase como que ele funciona e sua manutenção.
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 13/11/2011, 00:07

    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:o calço acontece devido entrada de agua... No caso basta passar por área alagadiça suficiente pra aspirar agua... Ja aconteceu comigo no clio... A rua nem tava tao alagada a culpa maior foi de um mille q parou do nada na minha frente.... Resultado: o bloco do motor foi pro saco!

    no nosso caso dos superchargers, a gente nao precisa se preocupar com ar frio, o projeot do supercharger ja foi construido em cima disso. O ar é retirado de uma parte que fica acima do paralama do lado do motorista. Sempre tinha me perguntado porque dessa posição. Mas desde o meu cadastro aqui no FFclube descobri o porque.

    No nosso caso, dos superchargers, é preciso que o ar entre frio mesmo, pois ele vai passar pelo blower, e isso faz com que o ar ja esquente um pouco.

    Entre o Blower e o motor ainda existe o intercoler, gostaria que alguem se manifesta-se a respeito e comentase como que ele funciona e sua manutenção.

    Já vem com CAI de fábrica! uahuhaua
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    Mensagem por xicozo 17/11/2011, 22:54

    Pessoal,

    O CAI tem que ficar obrigatoriamente virado pra grade?
    Ou pode ficar virado pro lado ou pra baixo?
    Eu tentei fazer uma gambiarra aqui no meu, mas o tubo não é grande o suficiente pra deixar na grade, daí ele fica meio que na diagonal (frente/lado).
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    Mensagem por zpumper 17/11/2011, 23:41

    Mano, o importante é ele nao chupar ar quente. Virado pra grade é mais garantido que vai entrar ar frio, principalmente em movimento.
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    Mensagem por xicozo 17/11/2011, 23:47

    Então... o meu ta virado pra grade, mas não de frente pra grade, mas sim na diagonal. Ta mais pra baixo, o ar quente sobe né... então acho que ta chupando um ar menos quente sim.

    Vou testar amanhã e posto as minhas conclusões.

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