Neste tutorial vou ensinar como instalar os retrovisores elétricos e com bônus os retrovisores com pisca do ka sport nos fiesta : :awwyeah: : sim é possível instalar o do ka no fiesta.
Materiais necessários
Par de retrovisores do ka sport
Kit para retrovisor elétrico (eu optei para comprar pronto da tragial, já vem as molduras laterais originais, botão original, chicote, e motores, nesta versão não vem o modulo tilt-down) ou comprar todos os componentes para montar o kit (acho mais complicado)
Ferramentas necessárias
Chaves Philips
Chaves de fenda (pequena)
Kit de chaves torx
Alicate de bico, universal e de corte
Ferro de solda e estanho
Termo Retrátil
Fita isolante
Opcional – espuma auto colante para chicote elétrico
Desmontagem e montagem do retrovisor.
Vamos lá, primeiro, aqui está a imagem do retrovisor
Para desmontar, vai primeiro precisar remover os espelhos, essa parte é fácil, com a chave de fenda pequena abra u entre a base e o espelho e force, ele irá destravar as duas travas que seguram esse lado do retrovisor, faça isso na outra parte superior do retrovisor, ai é só puxar a parte de baixo que ele solta.
Depois de retirado o espelho, é necessário desmontar a parte mecânica, para instalação da parte elétrica do retrovisor.
Você irá ver a parte física do mecanismo que movimenta o espelho.
Está vendo as três pontas dos cabos, para remover, você vai precisar retirar elas dos suportes que as travam, utilizei a chave de fenda pequena, colocando dentro do circulo pequeno e por baixo da cabeça do cabo, e puxando para cima a ponta do cabo, conforme a foto seguinte.
A próximo passo, pegue o alicate de cortar (Isso mesmo o de cortar, mas NÃO vamos cortar) e segurar a ponta do cabo e jogar ele na parte redonda, liberando ele do seu casulo.
Agora com a chave torx, remova os três parafusos e o suporte estrará solto.
Retire os cabos manualmente do suporte inferior e retire todos os cabos do retrovisor puxando na parte onde se mexe o espelho.
Agora vamos remover a parte de do retrovisor onde fica o pisca do suporte que é fixado na porta do carro.
São três parafusos que seguram ele, retire os três e o retrovisor sairá do suporte.
Outro detalhe, vocês vão notar que tem um cabo que sai do retrovisor e vai para o suporte e tem um conector, é o cabo do pisca, e assim que separar o suporte do retrovisor ele não sairá, o conector é grande demais kkkk.
A minha solução para esse problema foi alicate de corte, cortei o conector.
Solução prática e simples.
Guarde esse parafusos, serão muito importantes para depois, eu perdi, para encontrar depois...
Montando o kit elétrico no retrovisor.
Como disse, eu comprei o kit da tragial (sem propagandas), é bom o kit, não foi muito barato, mas pelo que pesquisei na concessionária, as peças também não eram baratas e não tinham em estoque.
Motor do retrovisor.
Bom, o chicote é inteiriço, não tendo emendas, mas ele é do tamanho exato, esse é o problema, se fizer caca, ele não dá o tamanho., o manual de instalação é bem simples, e prático. E mãos a massa.
Vi o lado que seria para instalação de cada lado, removi o chicote do pisca elétrico e utilizei ele como padrão para cortar igual, e depois emendar ou colocar conectores novos.
Coloque os encaixes no conector fornecido pelo próprio kit seguindo o manual, respeitando as bordas chanfradas do conector e passe pelo retrovisor, conecte o plugue o motor e parafuse no mesmo local onde estava o manual, serve os mesmo parafusos originais, conecte antes o chicote do pisca.
Para fixar o espelho é só posicionar no suporte e apertar até fazer uns teks.
Pronto, essa parte está pronta, faça isso no outro retrovisor, depois do primeiro, fiz em 15 minutos o segundo.
Para remover a capa que protege o retrovisor para ir para pintura, faça o seguinte, com a chave pequena coloque entre o pisca e a capa, perto do meu dedo onde , e vai forçando de pouco em pouco, perto do suporte, tome cuidado, tem um trava maior, e mais complicada, mas também sai com jeito.
Detalhe, tem alguns vendedores que só vendem o pisca, pensei em comprar, mas me deparei que não iria servir no retrovisor original do fiesta, porque ele não tem o formato para encaixar o pisca, sendo necessário o retrovisor completo.
Depois de pintado de preto ebony ai estão elas.
Instalação.
Primeiro, tem que se remover o acabamento da alavanca do retrovisor, o acabamento do cabo do retrovisor, e o acabamento da porta. O acabamento da porta são 4 parafusos e as travas que seguram, o acabamento da alavanca é girar para o lado que ele sai, e o acabamento do cabo é sobre pressão com uma única trava.
Desculpem mas essa parte não fiz as fotos, esqueci e era a noite.
Remova o espelho da mesma fora que o outro
Faça o mesmo procedimento para remoção do comando manual do retrovisor.
Para retirar o retrovisor, são três parafusos que seguram ele, são chaves Philips, 2 deles estão sobre o plástico de proteção, retire o plástico e solte os parafusos.
Solte os três parafusos, embaixo do retrovisor, pegue o novo retrovisor e coloque na base antiga, passe os fios pelo antigo buraco embaixo e parafuse utilizando os parafusos que falei para guardar!.
Após isso, passe os fios pela porta e parafuse ele na porta novamente.
Pronto, Já está quase com o retrovisor com pisca funcionando!
Agora a instalação elétrica.
Você vai precisar de um cabo com dois fios, para ligar os piscas, no retrovisor elétrico use o chicote que acompanha o kit.
Os fios do pisca, estão do lado do motorista então você vai ter que passar o cabo para o pisca do lado do passageiro direto do lado do motorista.
O fio do lado do motorista é da cor Azul.
O do lado do passageiro é da cor azul e com uma listra vermelha.
Para conectar no fio, utilizei o schotlock.
O terra você vai poder utilizar o próprio terra do carro no lado do motorista.
Para passar os fios pelo passa fio, não tive sucesso, então utilizei a borracha acima da lataria para passar os fios, como ainda vou instalar os vidros elétricos traseiro, não ia passar mesmo no passa fio nunca.
Eu utilizei solda e termo retrátil para conectar os fios que cortei do retrovisor elétrico e do pisca, sem conector, porque não encontrei nenhum.
Para ligar, utilizei um fio pós chave, esse eu não tirei foto, mas depois tiro e atualizo o post.
Nesse caso aproveitei e instalei um kit duas vias da nar, que contem twitter de um kit 2 vias, é só colocar no local onde fica o suporte para o twitter na moldura.
OBS, teste o vidro elétrico para ver se está baixando normal, a primeira vez que montei na porta do passageiro, o fio ficou na parte do trilho do vidro elétrico, e o vidro não baixava, então tomem cuidado e testem antes de montar.
Após isso é só montar os acabamentos de novo e pronto.
Após tudo montado e ligado, é só testar
É um trabalho de umas 4 horas, mas ficou muito bom.
Espero que gostem.