O Mundo Sobre Ford Fiesta


Fiesta Consumo alto e aceleração estranha

Compartilhe

Reinaldo Santana Pinheiro
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 36
Localização : Cruz das Almas

Fiesta Consumo alto e aceleração estranha

Mensagem por Reinaldo Santana Pinheiro em 29/12/2014, 20:34

Olá pessoal. Tudo bem?

Sou novo tanto no Forum quanto no que concerne ao Fiesta, mas se tem uma coisa que percebi nesses 6 meses de experiência com o Fiesta é que o bichinho é um carro muito confortável e tô adorando. Bom. Vamos aos fatos.
Há 6 meses adquiri um Fiesta semi-novo ano 2011 modelo 2012 em uma concessionária Ford aqui da região. Adorei o carro. A direção é leve, o carro tá lindo, adorei o conforto proporcionado pelo espaço interno e ele veio relativamente equipado; só não veio ABS e AirBags, mas tá valendo.
Como vocês podem perceber, estou muito satisfeito com o carro, porém tem algo que tá me tirando o sono. Há algum tempo eu vinha desconfiando do consumo do veículo. Esta semana, resolvi testar para ter uma noção real do consumo do Fiestinha. Confesso que não esperava que ele fizesse 9 ou 10 Km/l na cidade - esperava uns 7 -, mas fiquei surpreso ao vê-lo fazer 5 km/l. Mesmo o interior da Bahia sendo um lugar infestado de prefeito cabeça oca, que enchem as cidades de redutores com dimensões longe dos valores técnicos impostos pela legislação.
Outra aspecto que observei no meu Fiesta é o seguinte:
Às vezes, tanto na rodovia, como na cidade, piso um pouco mais fundo em algum trecho mais íngreme ou para realizar um ultrapassagem, no entanto, o que acontece é muito estranho: ao pisar fundo o carro não responde, daí eu vou liberando o acelerador e ele começa a responder e a ganhar torque. Todo Fiesta é assim?
Andei conversando com alguns amigos aqui da região e eles me deram várias informações diferentes. Um falou que isso era normal em carro com injeção eletrônica; um outro me falou que o carro dele também era assim e o problema estava nas velas; outro me disse que isso é normal no Fiesta porque ele tem uma carroceria pesada... Daí eu fiquei confuso. Não sei o que pode estar de fato acontecendo com o carro.
Meu Fiesta possui um sistema de autodiagnóstico. Tal sistema monitora o funcionamento do carro através de sensores e acende uma luz no painel caso haja algum problema, no entanto, o painel tá todo apagado com o carro em funcionamento. O sistema indica um funcionamento adequado em conformidade com o que diz o Manual.
Algum de vocês já passou por algo semelhante? Como resolveram?

Desde já agradeço as contribuições

diogohiller
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/07/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Re: Fiesta Consumo alto e aceleração estranha

Mensagem por diogohiller em 5/1/2015, 14:38

Reinaldo, sou usuário pouco ativo na comunidade, então vou me ater apenas a compartilhar minha experiência, para que você veja se identifica.

1- Ainda que seu Fiesta seja 2011/2012, a quilometragem do seu Fiesta é baixa? Tanto o consumo de combustível quanto de óleo é maior nos primeiros 10 ou 15 mil Quilômetros. Tenho um 1.6 2012/2013 (último antes do New Fiesta) e só depois que fiz umas 3 viagens de 2.600 Quilômetros cada e alcancei um total de 15.000 Quilômetros é que percebi uma melhora (Gasolina, 13 Km/L na estrada, 8,5 Km/L na cidade, sempre com ar ligado).

2- Sobre a aceleração, pelo seu relato o comportamento parece ser normal. O meu também é assim. Li no manual do Fiesta que ele possui aceleração eletrônica. Na maioria das vezes você não vai perceber, mas as vezes você vai pisar querendo um pouco mais de aceleração, e ele não responderá a contento, pois o sistema de aceleração eletrônica atuará da maneira que acha mais apropriada.
Creio que não haja solução que melhore esta característica sem tirar o seu Fiesta das especificações técnicas. O que eu lhe garanto é que com o tempo você se acostuma com a maneira de obter aceleração em subidas íngremes.

Espero ter ajudado. Abraços.

Lucas Scalez
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 20
Localização : Uberlândia-MG

Re: Fiesta Consumo alto e aceleração estranha

Mensagem por Lucas Scalez em 11/1/2015, 05:30

Estou com exatamente o problema que você: 5km/L
Isso sem o uso de ar condicionado e sempre buscando dirigir de forma tranquila.

é desanimador um consumo desse em um 1.0, que já beira os 40 mil km

Quanto ao fato do acelerador, vou verificar.

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Fiesta Consumo alto e aceleração estranha

Mensagem por Gionder em 18/1/2015, 19:26

Ta louco! 5km/l é coisa de Galaxy Landau V8! Dá pra sustentar com um sorriso no rosto uma blazer 4.3 V6 MPFi!

O meu 1.0 tá com 21mil KM e as médias do PC de bordo e feitas no lápis geralmente coincidem com no máximo 0.4km/l de variação (pra mais economico no pc de bordo). As leituras são: 8.5km/l na cidade no álcool e 9.7km/l com gasolina. Na estrada, faz 11.8km/l no álcool e 14.5 na gasolina.

Na cidade, eu tenho tendência a acelerar um bocado e "tesourear" um pouco, para me livrar do trânsito. Já na estrada, tento manter uma velocidade que fique no meio-termo entre barulho interno, velocidade e economia. Me habituei com os 95km/h. As médias de consumo são feitas a essa velocidade. Pelo consumo instantâneo, estabilizado nessa velocidade, dá 13.5km/l no álcool sem AC e 16.7km/l na gasolina sem AC. Claro que isso baixa um monte pelo fato da gente acelerar pra ultrapassar, subir alguma elevação, frear e retomar a velocidade, etc.

Verifique com um mecânico que entenda de Fords e faça uma análise completa do sistema de injeção e controle eletronico. 5km/l é o consumo instantâneo com pé no fundo no álcool pra mim!

Conteúdo patrocinado

Re: Fiesta Consumo alto e aceleração estranha

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:39


    Data/hora atual: 3/12/2016, 11:39