Bom pessoal, comprei meu Fiesta Endura e já fiz várias coisas nele, e sem sucesso significativo, para estabilizar a marcha lenta dele.
Quando ligo ele, com o motor frio ele funciona que é uma beleza, sem oscilações perceptíveis;
Mas conforme ele vai esquentando(acompanhando a temperatura pelo termômetro do painel) ele vai oscilando cada vez mais até chegar ao ponto que ele começa a não manter a marcha lenta, acelera e morre no ponto morto.
Já fiz o seguinte nele:
-Retifiquei o motor completo(bronzinas, virabrequim, comando de valvulas, regulagem de válvulas, tudo que faz em retífica);
-Após o motor ser retificado, o mecânico falou pra levar num Scanner e resetar a central da injeção eletrônica, no Scanner não deu erro algum(!!!) e o mecânico limpou o atuador, mas não resolveu o problema, o carro melhorou por exatos 3 dias(mais ou menos uns 30km rodados nesse tempo), mas depois o problema voltou;
-Testei o infame atuador de marcha, o meu não parece ser original mas é novo, testei um usado de uma Courier 1.3(tbm endura) original da marca Magnetti Marelli e o problema persiste(na Courier 1.3 não tem esse problema, a lenta dela é lisinha);
-Troquei filtro de ar por um novo dele de filtro de metal(alguma coisa assim), limpei a caixa do filtro de ar que tinha muita carbonização de quando o motor queimava óleo, aproveitei e limpei também a mangueira do respiro do anti-chama e tinha muita sujeira de óleo;
-Por fim, eu mesmo fiz o reset da injeção pelo método "convencional"(tirar os dois polos da bateria, unir os polos por mais de uma hora, ligar o cabo positivo da bateria e depois ligar o negativo, ligar o carro até a ventoinha acionar e desligar o desligar o carro quando a mesma desativar), não deu certo :(
-verifiquei novamente o atuador de marcha lenta, limpei, tirei a junta que fica entre as duas peças de plástico atrás do atuador pra apertar um pouco mais e apertei bem, sem resultados...
Alguns detalhes do carro:
-Não sei se tem haver mas o ar quente dele tá isolado;
-Tem 150.000km rodados e a embreagem tá no final da vida útil;
-Se eu bombar o pedal do freio percebo que a rotação marcha lenta sobe(até para de oscilar enquanto eu bombo o pedal);
-Quando piso no pedal da embreagem o motor perde muita rotação(quando frio porque com ele quente não tem marcha lenta, só a oscilação);
-A ventoinha demora demais pra acionar, ela só aciona quando o ponteiro de temperatura chega perto da linha vermelha no painel, bem no meio do "A" do "NORMAL" do termômetro; Meu auto-eletricista falou que isso é normal desse carro mas eu não tenho certeza disso.
Me falaram do sensor MAF que pode estar com problemas e até o sensor de temperatura, o que você acham?
Quando ligo ele, com o motor frio ele funciona que é uma beleza, sem oscilações perceptíveis;
Mas conforme ele vai esquentando(acompanhando a temperatura pelo termômetro do painel) ele vai oscilando cada vez mais até chegar ao ponto que ele começa a não manter a marcha lenta, acelera e morre no ponto morto.
Já fiz o seguinte nele:
-Retifiquei o motor completo(bronzinas, virabrequim, comando de valvulas, regulagem de válvulas, tudo que faz em retífica);
-Após o motor ser retificado, o mecânico falou pra levar num Scanner e resetar a central da injeção eletrônica, no Scanner não deu erro algum(!!!) e o mecânico limpou o atuador, mas não resolveu o problema, o carro melhorou por exatos 3 dias(mais ou menos uns 30km rodados nesse tempo), mas depois o problema voltou;
-Testei o infame atuador de marcha, o meu não parece ser original mas é novo, testei um usado de uma Courier 1.3(tbm endura) original da marca Magnetti Marelli e o problema persiste(na Courier 1.3 não tem esse problema, a lenta dela é lisinha);
-Troquei filtro de ar por um novo dele de filtro de metal(alguma coisa assim), limpei a caixa do filtro de ar que tinha muita carbonização de quando o motor queimava óleo, aproveitei e limpei também a mangueira do respiro do anti-chama e tinha muita sujeira de óleo;
-Por fim, eu mesmo fiz o reset da injeção pelo método "convencional"(tirar os dois polos da bateria, unir os polos por mais de uma hora, ligar o cabo positivo da bateria e depois ligar o negativo, ligar o carro até a ventoinha acionar e desligar o desligar o carro quando a mesma desativar), não deu certo :(
-verifiquei novamente o atuador de marcha lenta, limpei, tirei a junta que fica entre as duas peças de plástico atrás do atuador pra apertar um pouco mais e apertei bem, sem resultados...
Alguns detalhes do carro:
-Não sei se tem haver mas o ar quente dele tá isolado;
-Tem 150.000km rodados e a embreagem tá no final da vida útil;
-Se eu bombar o pedal do freio percebo que a rotação marcha lenta sobe(até para de oscilar enquanto eu bombo o pedal);
-Quando piso no pedal da embreagem o motor perde muita rotação(quando frio porque com ele quente não tem marcha lenta, só a oscilação);
-A ventoinha demora demais pra acionar, ela só aciona quando o ponteiro de temperatura chega perto da linha vermelha no painel, bem no meio do "A" do "NORMAL" do termômetro; Meu auto-eletricista falou que isso é normal desse carro mas eu não tenho certeza disso.
Me falaram do sensor MAF que pode estar com problemas e até o sensor de temperatura, o que você acham?