Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


2 participantes

    Consumo extremo de um Rocam 1.0: 5,5km/L no etanol e 6.5km/L na gasolina

    Lucas Scalez
    Lucas Scalez
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 07/01/2015
    Idade : 28
    Localização : Uberlândia-MG

    Consumo extremo de um Rocam 1.0: 5,5km/L no etanol e 6.5km/L na gasolina Empty Consumo extremo de um Rocam 1.0: 5,5km/L no etanol e 6.5km/L na gasolina

    Mensagem por Lucas Scalez 7/1/2015, 17:38

    Tenho um Fiesta Rocam 2011/2012 1.0 que tem se apresentado muito beberão.
    No etanol, apresenta médias (no computador de bordo) de 5,5L na cidade, com o ar condicionado ligado. Uma vez na calculadora, encontrei um valor próximo a 6,3Km/L, que apesar de estar acima do aferido pelo computador de bordo, ainda está muito abaixo do esperado. Na gasolina, o computador de bordo afere míseros 6.5km/L.
    Por um tempo, imaginei que seria o trânsito da minha antiga cidade. Após me mudar para um cidade em que o trânsito flui muito melhor, a média aparentemente caiu para 5.3km/L, sendo que aqui não utilizo de forma alguma o ar condicionado.
    Na estrada, pensei que seguiria o consumo extremo. Obtive 9km/L no etanol, e 14km/L na gasolina, ambos com o ar desligado. Considerei o resultado com a gasolina satisfatório.

    Hoje ele está com 39 mil km rodados. Efetuei a troca dos filtros de ar e óleo, assim com do lubrificante, bem antes do que era necessário. O consumo permaneceu o mesmo.
    Não penso que seja minha forma de guiar a culpada pelo alto consumo: busco  dirigir sempre em baixas rotações, e utilizar ao máximo o freio motor. Nos últimos dias, em um Hb20 1.0 alcancei 12km/L na cidade.

    Minha irmã, antiga proprietária, disse que o consumo dele sempre foi alto.

    Gostaria de saber quais podem ser os motivos para que o consumo esteja sendo tão alto, já que aparentemente não existem motivos mecânicos para ele beber tanto.

    **Editado: Nunca apresentou problemas em revisões feitas por autorizadas que devesse esse consumo.
    Gionder
    Gionder
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 163
    Data de inscrição : 04/01/2013
    Localização : Porto Alegre/RS

    Consumo extremo de um Rocam 1.0: 5,5km/L no etanol e 6.5km/L na gasolina Empty Re: Consumo extremo de um Rocam 1.0: 5,5km/L no etanol e 6.5km/L na gasolina

    Mensagem por Gionder 18/1/2015, 19:40

    respondi em um outro tópico que tu também comentaste, mas vamos lá

    vou te explicar como eu trato meu carro desde que saiu da concessionária. Se não quiser ler tudo, pula pro ultimo parágrafo.

    Desde que comprei ele zero km, na Ford Montreal, em Porto Alegre/RS, tinha uma coisa em mente: esse carro não será dirigido como se tivesse um velho atrás do volante! Determinei um ritmo de "treinamento" para o meu milzinho, visando um maior rendimento e que desamarrasse o carro o máximo possível.

    Pois bem, ele saiu da CSS com 8km no hodometro. Dos 8 aos 2500km, eu nunca excedi 4000rpm. Botando 3 tanques de etanol pra 1 de gasolina (sem que isso fosse uma regra. Era só pra andar mais mesmo). Dos 2500 aos 5000km, subi esse limite para 5000rpm. E eu fazia questão de acelerar o carro até esses RPMs constantemente, para que o bixo se acostumasse a levar relho desde cedo. Dos 5000km em diante, é "pau e pau". Em ultrapassagens, não tenho medo de visitar os RPM vermelhos. Segunda dá 70km/h e 3a encosta nos 110. Se estou a 80 em 5a e quero ultrapassar e está meio apertado, meto logo uma 3a, desligo o AC e é espora em cima de espora!

    Eu só ando de boa quando realmente não tem por que andar forte. Eu não sinto tanta falta de força do propulsor 1.0 pois eu uso toda a escala de giros. Precisa de mais força? Atrasa a troca da marcha. Deixa o giro subir. Eu troco de marcha a no minimo 2500rpm, andando na manha. Isso significa 1a pra 2a a 15, pra 3a a 30, pra 4a a 50 e pra 5a a 70 por hora. Quando a pressa bate, atraso as trocas de marcha, dando de 10 a 25km/h a mais pra cada marcha.

    Nos primeiros 10mil KM, o consumo era bem ruim. Não conseguia passar de 10km/l na estrada usando gasolina e 7 usando álcool. Na cidade, era um terror. 6 no álcool e 8 na gasolina. Depois que passou os 15mil KM e até hoje, as médias ficam entre 8.5km/l na cidade com etanol e 11.8km/l na estrada com a cana no tanque.

      Data/hora atual: 19/4/2024, 08:57