O Mundo Sobre Ford Fiesta


Válvula termostática

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fpaivex
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Válvula termostática

Mensagem por fpaivex em 12/2/2015, 00:48

Fala galera!!! Um salve a toda a nação fiesteira kkk.
Recentemente tive um problema sério com meu fiesta 2001 GL. Estava em uma viagem com ele, e após subir vários morros o carro simplesmente morreu, não quis pegar na primeira virada, só pegou na segunda.
Segui minha viagem ate perceber a perda de potencia do carro. Em primeira marcha não o ponteiro nem subia.
Pois bem, encostei o carro e abri o capô. Pra minha surpresa o motor tava em fumaças e toda a água do reservatório vazou. Uma mangueira de circulação da agua soltou, gambiarra do antigo dono.
Recoloquei a mangueira completei a agua e segui viagem, porem a partir dai o carro aqueceu umas 5 vezes. Parei em uma oficina e o mecânico tirou o ar do sistema, cheguei em casa. Porem o carro não parava de aquecer.
Meu radiador havia entopido. 300 mangos ficaram na limpeza do bicho. Porem nessa brincadeira meu cabeçote foi pro espaço. Lá se foram mais 1200 mangos.

Então na oficina meu mecânico falou q meu carro está sem a válvula termostática. Perguntei a ele se era necessário uma nova (o que era bem óbvio) e pra minha surpresa ele disse que não, muitos donos de fiesta tiraram elas pq elas travavam e o carro aquecia sem mostrar no painel e no fim das contas o cabeçote ia pro espaço.

Afinal galera, qual a importância da termostática no fiestinha? Posso rodar sem ela mesmo ou é papo furado do mecânico?


Uma ressalva: o marcador de temperatura funciona OK, fiz o teste na marra kkkk.

Julierme
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Re: Válvula termostática

Mensagem por Julierme em 12/2/2015, 12:59

fpaivex escreveu:Fala galera!!! Um salve a toda a nação fiesteira kkk.
Recentemente tive um problema sério com meu fiesta 2001 GL. Estava em uma viagem com ele, e após subir vários morros o carro simplesmente morreu, não quis pegar na primeira virada, só pegou na segunda.
Segui minha viagem ate perceber a perda de potencia do carro. Em primeira marcha não o ponteiro nem subia.
Pois bem, encostei o carro e abri o capô. Pra minha surpresa o motor tava em fumaças e toda a água do reservatório vazou. Uma mangueira de circulação da agua soltou, gambiarra do antigo dono.
Recoloquei a mangueira completei a agua e segui viagem, porem a partir dai o carro aqueceu umas 5 vezes. Parei em uma oficina e o mecânico tirou o ar do sistema, cheguei em casa. Porem o carro não parava de aquecer.
Meu radiador havia entopido. 300 mangos ficaram na limpeza do bicho. Porem nessa brincadeira meu cabeçote foi pro espaço. Lá se foram mais 1200 mangos.

Então na oficina meu mecânico falou q meu carro está sem a válvula termostática. Perguntei a ele se era necessário uma nova (o que era bem óbvio) e pra minha surpresa ele disse que não, muitos donos de fiesta tiraram elas pq elas travavam e o carro aquecia sem mostrar no painel e no fim das contas o cabeçote ia pro espaço.

Afinal galera, qual a importância da termostática no fiestinha? Posso rodar sem ela mesmo ou é papo furado do mecânico?


Uma ressalva: o marcador de temperatura funciona OK, fiz o teste na marra kkkk.

o meu fiesta supercharger 2003 eu tentei tirar um vez e não deu certo aquecia, um mecânico amigo meu da ford disse que o motor zetec rocam não presta ficar sem a valvula. recomendo não retirar experiencia própria viu


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Re: Válvula termostática

Mensagem por Gionder em 12/2/2015, 15:13

Isso é loucura, andar sem uma peça no motor! É o tipo de coisa de quando o cara desmonta tudo, monta tudo de novo, e tem algumas partes sobrando. O cara fecha tudo, liga e funciona, então acha que não faz diferença.

A válvula termostática serve pra regular quando a ventoinha entra em estágio 2. É uma peça essencial. Nunca ouvi dizer que estaria "tudo bem" deixá-la de lado.

Se não for caro (acha num ferro velho), compra e instala. Melhor do que ficar sem. E se o motor "tranca" quando esquenta, oras, isso é pra proteger o cabeçote de superaquecer e fundir! Teria te poupado a retífica do cabeçote.


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Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
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Re: Válvula termostática

Mensagem por fpaivex em 12/2/2015, 16:57

Entendi, vou providenciar ela logo. Ela é barata.
O mecânico tinha argumentado que ela costuma travar nos MK5, por isso alguns tiravam. Mas eu lembro de isso acontecer com carros que não tinham injeção eletrônica. Já tive uma F1000 84 que aqueceu uma vez e fui descobrir era a termostatica dela. Achei esquisito e de quebra meu mecânico ganhou um ponto negativo comigo kkkkkkkk.

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Re: Válvula termostática

Mensagem por fpaivex em 12/2/2015, 16:58

Obrigado pela atenção galera!

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Re: Válvula termostática

Mensagem por Ze_Fernando em 13/2/2015, 11:10

Normalmente a valvula termostatica trava devido seu tempo e condições de uso, maioria dos donos de automoveis mais antigos não fazem manutenção do sistema de arrefecimento e muito menos colocam aditivo, dai vai enferrujando td e uma hora vai dar zica kkkk ideal é uma limpeza bem feita e colocar valvula e o aditivo pra impedir a formação de ferrugens.


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Re: Válvula termostática

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