O Mundo Sobre Ford Fiesta


Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Compartilhe

Mad Dick
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 37
Localização : Curitiba

Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por Mad Dick em 30/4/2015, 20:46

Bom, entre vários forums sobre o assunto e sobre este carro, escolhi este para participar. Talvez não seja o mais indicado, mas não quero discutir assunto em forum de quem anda com 1,5 bar all day nem são AP fun boy. Queria quebrar um pouco este paradigma, sem ser absolutamente contra esta galerinha, pois aprendi MUITO com eles.
Se acharem que estou sendo inapropriado, me digam e eu me retiro.
Gostaria de conversar em um nível "pé-no-chão".
Meu objetivo se tudo der certo é trocar a ECU por um Fueltech ou Pandoo, bicos + generosos e talvez um comando próximo de 280 graus. Claro que uma turbina (Master Power ou Biagio). Sei que Garret é isso e aquilo, que a Holset é blá, blá, blá, mas preço e principalmente mapeamento das características, opções de caixa e peças de reposição não tem nem o que discutir. C X B! king

Se alguém falar do coletor de plástico, nem encano pois em outro fórum já falaram que o coletor aguenta 1,5 bar direto e o ponto fraco ( uso extremo) é a biela. farao

Kit padaria mesmo; albino

A questão é mesmo a injeção. Mesmo para algumas mody aspro, o uso de injeção after market (apesar de ser matéria complicada e difícil) tem seus ganhos (e muito suor e aprendizado).

Alguém usa ou existe um tópico específico? (moderador pode mover este tópico para lá plis)

GdX_1.0
Moderador
Moderador

Mensagens : 399
Data de inscrição : 19/01/2014
Idade : 24
Localização : São Paulo/SP

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por GdX_1.0 em 1/5/2015, 11:05

Movi pra seção de motores e preparação, já que todos os tópicos relacionados a preparação são pouco movimentados ou muito antigos. E preparação sobrealimentada mais ainda - seja com turbo ou supercharger.
Com relação ao seu projeto, já pensou também no redimensionamento dos freios e suspensão? Pelo menos pra mim, carro que acelera mais que parar mais rápido e ainda fazer curvas.

Sobre o turbo, já vi dois Fiestas Mk5 1.6 turbo, sendo um em video e outro ao vivo. O video achei por acaso digitando "Fiesta turbo" no YouTube, mas era pra ver o que o pessoal da gringa faz com esse motor (conhecido lá fora como Duratec 8v). Já o outro apareceu em um encontro do clube em São Paulo.

Enfim, boa sorte com o projeto e que possamos trocar ideia por aqui no fórum sobre preparação.


_________________
Minha Garagem

Mad Dick
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 37
Localização : Curitiba

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por Mad Dick em 4/5/2015, 10:30

GdX_1.0 escreveu:
Com relação ao seu projeto, já pensou também no redimensionamento dos freios e suspensão? Pelo menos pra mim, carro que acelera mais que parar mais rápido e ainda fazer curvas.

Sim, freio é fundamental. Li que alguns users de outro forum mais "apimentado" preconizaram a utilização do freio do Eco Sport. Pelo que vi, me pareceram iguais. Preciso verificar se este freio é mais parrudo.
Mas eu penso em fazer o mod à la Jack, da seguinte forma:
Trocar uma Fiorino nova que tenho (fazer espaço também para poder mecher no carro) e esta subutilizada, no negócio do HR-V da muié, até para não apanhar (muito) quando ela descobrir minhas brincadeiras.... Rolling Eyes
Começar o projeto ainda aspro, deixando o bixim nervoso, com as seguintes peças:
Freio: tenho que ver um mais parrudo, para carros de 1,5 ton ou especiais;
Embreagem: também falaram da Eco, mas para mim é igual. Cerâmica tenho que ver para também para ver se o carro não fica "on-off", saindo pulando demais, sem muito controle;
Injeção: Injepro Light. Os bicos, só se o projeto evoluir para turbina, senão tenho que ver eles em função da vazão e do controle da Injepro. Corpo de borboleta eu ainda tenho que estudar ou deixar como está.
Motor: comando Carlini ou Sancam, da antiga fórmula DTM Courrier (se encontrar) próximo de 280 graus". Cabeçote: deixa ele em paz. Os blocos  Rocam 1.6 não tem muita gordura, diferentemente de outros. Se for mexer, e aí também só se for turbinar, será preciso destaxar um pouco. Nem sei se daria para fazer, pois não tem muita equivalência. O cabeçote do flex já é rebaixado do modelo à gasolina. A reciproca é favorável, isto é usar o pistão do flex no motor à gasolina e passar para o etanol. Este talvez seja um ponto complexo e poderia inviabilizar o projeto.  Evil or Very Mad
Coletor: 4X1 com tubo 2"  ou turbo com tubo de 2,25" ou 2,5" se for o caso, com abafadores compatíveis, de preferência em inox. Catalizador... quê catalizador? O que que é isso?  What a Face
Rodas e pneus: 6"X15" com 195/55.  Arrow
Suspenssão: apenas molas esportivas alemães.  cheers

E mais nada. Quer dizer, tem o som ainda. Mas isto eu mesmo faço e não gosto que ninguém mexa ou de piteco.  lol!

GdX_1.0
Moderador
Moderador

Mensagens : 399
Data de inscrição : 19/01/2014
Idade : 24
Localização : São Paulo/SP

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por GdX_1.0 em 7/5/2015, 15:43

Os discos e pinças de Eco 2.0 com ABS são maiores, aparentemente. E como a base da Eco é o Fiesta...

Gostei do projeto. Com relação ao cabeçote, talvez um de Zetec Rocam mono com válvulas do flex rodando no etanol não seria uma solução pra turbinar?


_________________
Minha Garagem

Mad Dick
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 37
Localização : Curitiba

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por Mad Dick em 25/5/2015, 17:27

GdX_1.0 escreveu:Os discos e pinças de Eco 2.0 com ABS são maiores, aparentemente. E como a base da Eco é o Fiesta...
Talvez seja uma solução.
Fiquei preocupado com o ABS. O Festinha da minha esposa tem ABS! Acreditem! Como comprei direto da fábrica, solicitei o pacote com ABS e Air Bag que não eram ainda obrigatório. Demorou 1 mês para chegar pois NINGUÉM pegava este pacote. Geralmente era o outro que tinha rodas de liga. Este não tem.
Tudo bem, neste meio tempo fiquei rodando com um Fiesta Sedam do "TEST DRIVE". Este mesmo, todo pintado por fora. Tirando onda por aí.
O que ocorre é que as alterações no freio (e isto eu não abro mão de botar alicates decentes) pode impactar na performace do ABS. Até já vi o sistema da Powerbrakes, mas eles alegam incompatilbiliade com ABS.

Um plano B que era meu sonho, pois todo mundo diz que aspro é caro, etc e tal e qualquer caracol da padaria da esquina te dá + 80 CV. Só que aspro é aspro e que gosta de projetos DIY e não receitas de bolo acaba ficando fã dos aspirados. E como é flex, já tá taxado e fica difícil mexer nesta variável.

Fiz uma continha (aproximada, é claro):

Motor Zetec Rocam Flex: 100 cavalinhos
Comando FOR2: 15 cavalinhos
Coletor 4x2x1: alguma coisinha
ECU (tenho uma Injepro Light): mais alguns galopes....

Agora, junta isto um maluko (eu) que estou querendo fazer um modelo de coletor de admissão em alumínio fundido 4x2 para dois TBI.  affraid  
Será que dá mais alguns cavalinhos???  

Chego a uns 140/150 totalmente aspirado....Tesão! lol!

mbrx
Moderador
Moderador

Mensagens : 656
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 37
Localização : Teresópolis/RJ

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por mbrx em 20/6/2015, 16:37

Bom preparação turbo em ford não é que nem AP tudo é muito mais caro e poucos querem mexer, meu amigo gastou mais de 25mil para turbinar um Ka Flex e ele já tinha a turbina!!!!! A e turbinado no maximo um comando carlini 270 e só, mais que isso sua turbina vai encher la em cima e o turbo já no limite de giro!!!!

Aspro: flex fase 2 original no dino tem dado em media 117-119 cv(2009-2010) 109-112cv( 2011-2014)!
Tem um Ka(2009) no FHP do rio que deu 152cv(6200rpm) e 18,4Kgfm(4250rpm) com (escape 4x1+FOR1,5+unichip).

Mad Dick
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 37
Localização : Curitiba

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por Mad Dick em 3/7/2015, 21:50

mbrx escreveu:Bom preparação turbo em ford não é que nem AP tudo é muito mais caro....

É verdade. TUDO é no mínimo o dobro. Apesar de ser um baita motor, ninguém quis desenvolver peças aftermarket visando desempenho.
Fiquei um tempo fora do Fórum pois neste último mês meu humor variou bastante. Tive ataque de bipolar: fui do Fiesta ao Ka e passei para o tubaraozinho (Focus Hatch). Cheguei a ir ver alguns Ka (1.6 é claro) que julgo hoje um dos melhores CXB. Verdadeiro BBB, mas (sempre tem que ter a @%&$ de conjunção coordenativa) nem tudo são flores. No
Do Fiesta, do qual sou fã inconteste ao Ka que julgo uma das dádivas da Ford. Aconteceu exatamente o que o mbrx falou. Custo barato do carro, mas preparação difícil e cara por falta de ofertas tecnológicas. Ate quase comprei um Ka, mas como sou grande (alto, forte e ....feio!  geek ), fiquei bem tolido no kazinho e ridículo. Fui então ao Focus e o arsenal de equipamentos existentes lá fora. Os EUA são uma feira livre para os motores Duratec e a Inglaterra a terra da rainha Cosworth. Mas (de novo?  Sad ) não sou executivo da PTbrás e não tenho os milhares de dólares para fazer um aspro de 200HP.

E também desisti da ideia de turbinar por questões legalistas. Nada contra, tá?

Versão 2.0 do Mad DIck: GM Astra 2.0 8V 2010 ASPRO meta 190 HP. Em várias etapas é lógico, sendo até a etapa intermediária (antes da Injepro Light V2) o carro de viagem da família no lugar do Fiesta. Este permanecerá na família durante mais algum tempo servindo a primeira dama. queen

Que atirem a primeira pedra. cyclops

Mad Dick
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 37
Localização : Curitiba

Eu voltei....e para ficar!

Mensagem por Mad Dick em 30/8/2015, 21:11

Última forma: novidades!

Muita coisa aconteceu. Vendi o Fiorino que não me servia para nada nem para os negócios. Descobri que por ser ainda "antiga", isto é, FIRE (última leva) todos que trabalham com este tipo de van estavam de olho pois o modelo novo EVO, bonitinho mas ordinário em termos de motor, não agradou os frotistas e acabei vendendo acima da fipe com direito à fila na porta de casa assim que saiu o anúncio. E nem foi no OLX.
Fiquei meio apaixonado pelo Astra, pois o Fiesta na minha esposa era muito completo para esmerilhar.

Mas a história do Astra eu conto depois, pois foi paixão e desencanto. Fiquei muito puto com um carro que quase fechei negociação. Já tinha até dado um cheque de sinal.What a Face

Desencanto, peguei o Fiesta 2011 hatch prata 1.6 e dei de negócio em um Cobalt 2013 com ABS e AB 16K km para ela pois ela queria um carro maior. Foi um negoção pois o Fiesta entrou com preço quase de fipe (23K) e o Cobalt quase zero veio por 35K. Um zero praticamente igual esta por mais de 50K.
Aí começa a história. Fiquei super triste pois adorava o Fiestinha prata.Neutral
Como toda novela acaba com final feliz, descobri aqui no meu bairro um casal se separando meio que na briga e com um Fiesta hatch 1.6 prata 2005 para se desfazer e repartir a grana. 12,25K! cheers

Resumo: já começou os mods. Vou depois abrir um tópico para descrever a história dele.

Mad Dick
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 37
Localização : Curitiba

Blog do Fiesta Mad Dick

Mensagem por Mad Dick em 5/1/2016, 23:05

Estou postando as modificações no meu BLOG

Mad Dick's Track Day Ford Fiesta

Conteúdo patrocinado

Re: Turbina no Fiesta 1.6 8V 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:03


    Data/hora atual: 9/12/2016, 23:03