Com os discos da Eco no seu Ka, Fiesta, Escort, fading é algo que ficará longe de vc por muito tempo...!
Estou afim de dar um up no freio do meu Ka, Fiesta ou Escort. Quais são as peças do freio da EcoSport a serem utilizadas?
Pinças de EcoSport (qualquer uma que não seja a automática) com códigos em alto relevo na fundição da peça 555 e 556.
Pastilhas de EcoSport, naturalmente. Preferência por Cobreq, que tem um composto mais macio e menos ruidoso. Quando frias/quentes não fazem barulho. É melhor que Varga, melhor que SYF, melhor que qualquer outra tipo original...
Discos para EcoSport/Focus/Fiesta ABS de 258 mm de diâmetro e 22 mm de espessura.
ver catálogo da FREMAX: http://www.fremax.com.br/pt/index.php?secao=produto
Procure pelo código BD5344
Se comprar as pinças no ferro velho, tenha atenção aos parafusos que prendem as pinças na manga, nas pinças da Eco estes parafusos são mais compridos, portanto não deixe de pegá-los.
Como é feita a instalação?
A intalação é muito simples e com boa vontade é possível fazer na garagem de casa. Ou em alguma oficina de sua confiança, claro.
Vc vai precisar de um bom jogo de chaves allen, de "boca" (fechadas e com 12 arestas)e outras ferramentas básicas.
Remover os grampos
Pressionar os pistões
Remover as pastilhas
Desacoplar a mangueira flexível
Substituir os discos
Instalar as pinças novas (já com as pastilhas)
Acoplar a mangueira flexível (cuidado com a posição para não esbarrar nos pneus)
Sangrar
Como é feito o sangramento?
Um frasco de fluido dot 5.1 é suficiente.
1. remover tudo o que vc puder do reservatório. Normalmente isso é feito com uma bombinha elétrica
2. colocar fluido dot 5.1 até 3/4 do reservatório
3. pressurizar o sistema, bombando o pedal do freio
4. manter o pedal pressionado
5. acoplar uma mangueira e garrafa na torneirinha da pinça
6. afrouxar a válvula da torneirinha (alguém vai ter que fazer isso pra vc).
7. afrouxando a válvula o pedal vai descer, então deve-se manter o pedal pressionado.
8. fechar a válvula
9. bombar o pedal várias vezes até ficar rígido novamente
10. repetir desde o passo 6 (faça isso umas 3 vezes, ou até que o líquido mude de cor e fique transparente na cor do fluido novo)
11. termine fechando a válvula e faça o mesmo procedimento para a outra roda.
OBS: fique de olho no nível do reservatório, sempre completando... E não esqueça de sangrar as traseiras também.
Um fera fez um tutorial de trocar discos e pastilhas, mas nao tirou os parafusos allen(aconselho tirar antes de tirar a pinça). Basicamente é seguir esse tutorial, pra trocar as pinças é só desatarrachar o flexível de uma e atarrachar na outra, mas tenha certeza que o pistão está todo recuado e a torneirinha de esgoto aberta.
Última edição por Hugo em 26/6/2011, 13:24, editado 2 vez(es)