O Mundo Sobre Ford Fiesta


Dicas de otimização e economia de combustível

Compartilhe

tomazsena
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 2374
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 37
Localização : Mossoró/RN

Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por tomazsena em 4/10/2011, 19:20

Dica observada no Zetec Clube http://www.zetecclub.com/


Para otimizar o sistema de injeção, às vezes, precisamos fazer a limpeza de algumas sondas, atuadores e sensores. Assim, obtém-se melhora no desempenho do veículo e economia de combustível. Na verdade, prevenir e o melhor remédio! Use sempre combustível de procedência segura. V-power, Podium, Supra e Maxxi Gold são as melhores e favorecem um ótimo desempenho.

"Otimização - Recomendo que os mesmos sejam realizados, quando forem feitos revisões dos bicos injetores e limpeza da TBI (corpo de borboletas). Justamente porque o sistema estará com os sensores limpos, onde o scanner terá maior precisão nas leituras, aproveitando o scanner para apagar os códigos de erros e resetar a ECU, após todo o corpo de injeção estiver limpo".

Quando o carro for para a limpeza da injeção/corpo de injeção, aconselho que o mesmo seja feito em uma casa conhecida, onde os mesmo serão limpos na máquina. Por que na máquina? Porque na máquina, os bicos, no primeiro estágio de limpeza, são submetidos à detergente quente, com vibrações para soltar a sujeira e, seguidamente, a máquina aplica o descarbonizante adequadamente, vibrando. O processo de limpeza de bicos, usando spray não é aconselhável, pois a ação do descarbonizante spray não tem a mesma eficácia da máquina e, além de tudo, fica sujeito a entrada de resíduos pesados, pois os bicos dos sprays podem ficar contaminados e, na aplicação, soltar dentro do bico injetor. Não se deve usar o spray descarbonizante diretamente na TBI. Segundo o mecânico os vapores do descarbonizante atacam todas as entradas de ar e atuadores do sistema, criando borras nos atuadores, oxidação e danificando as mangueiras. Quando eu testei o Car80, aplicando-o diretamente à TBI, após algumas horas, apareceu um problema de oscilação na marcha-lenta. O Car80 oxidou todo o atuador IGR (pequeno atuador/válvula, que fica do lado direito do coletor de escapamento, junto ao cabeçote, onde uma mangueira fica conectada), além de ter criado borras de sujeira dentro do corpo. O Car80 danificou, também, os o-rings do coletor de admissão. Estes problemas foram comprovados, após a troca dos mesmos.

O que foi comprovado é que a oscilação da marcha lenta, está mais para entrada falsa de ar (no coletor de admissão) e entupimento da IGR (ou válvula PCV - positive crankcase ventilation - Ela pega os vapores do cárter e solta uma parte no coletor de admissão para ser admitido junto com o ar atmosférico), do que para a válvula Atuadora da Marcha Lenta – IAC. Notamos que os problemas relacionados à IAC está ligado ao fato do motor morrer nas trocas de marcha, do que para oscilação. Se a variação da marcha lenta ocorrer, somente, com o motor quente, descarte o problema com a IAC. Certamente é problema de mangueira entopida, desgastada, ou entrada falsa de ar ou a IGR/PCV. O que não testamos era fazer a limpeza da IGR antes de condená-la. Apesar das oxidações e borras encontradas, tente usar o spray descarbonizante. O limpa contatos pode deixá-la em boas condições. Como ela é uma válvula simples, pode-se jogar o limpa contatos em abundância. Faça isso e teste-a. O mesmo pode ser feito com a IAC, usando um limpa-contatos. Só deve-se tomar cuidado para não estragar a blindagem do motor da IAC. Use o limpa-contatos, somente, no eixo da IAC.

A limpeza dos sensores procede da seguinte maneira:

- Componente para limpeza: Spray limpa-contatos de evaporação rápida ("Write Electrical" por exemplo).

1o. procedimento: trocar filtro de ar, caso o mesmo tenha um ano de uso;

2o. procedimento: trocar filtro de combustível, caso o mesmo tenha mais de 8 meses de uso***. (*** A troca de filtro de combustível é uma das prioridades a serem observadas. Filtro sujo causa entupimento, consequentemente a queima da bomba de combustível e, também, entupimento dos bicos. Quanto mais limpo o filtro, maior tempo de autonomia nas limpezas da injeção e conservação da bomba injetora)

3o. procedimento: trocar as velas, caso as mesmas estiverem sujas e gastas;

4o. procedimento: verificar o estado dos cabos de vela. Se precisar, troque-os.

Como fazer a limpeza (carro sempre desligado):

Desconectar o tubo plástico de admissão de ar da TBI, onde fica preso ao receptáculo do filtro de ar. Pegue o spray e jogue na MAF (Identifica-se a MAF pelas duas resistências existentes dentro de um pequeno tubo, do próprio coletor). Duas disparadas são o suficiente para limpá-la. Conecte de volte ao habitáculo do filtro de ar.

Agora, vá ao coletor de escape de desconecte o sensor de oxigênio (sonda lambda) e use uma chave de boca para retirá-la do coletor de escape. Pegue um pano limpo e que não solte pêlo. Jogue bastante spray limpa-contatos entre os orifícios e passe o pano externamente, para limpá-la. Jogue, novamente o spray em abundância e deixe escorrer. Espere uns 2 minutos e jogue mais spray abundantemente. Deixe escorrer, e finalmente jogue mais uma vez. Deixe secar e coloque-o de volta ao escape. Com um multímetro, após a partida do carro, use o multímetro para medir a variação da lambda. Acelere. Ela deve, imediatamente, oscilar. Caso ela não oscile, verifique se o multímetro foi ligado corretamente. Mesmo não obtendo sinal algum, faça o passo seguinte que é a limpeza de todo o corpo de injeção eletrônica. Quando a loja for passar o scanner, peça para ele medir a variação da sonda lamdba. Caso ela não oscile de forma alguma, então será necessário a troca do mesmo.

Problemas de gasto excessivo de combustível está, normalmente ligado à má qualidade ou ao mal funcionamento do sensor de oxigênio ou do sensor MAF.

Obs.:
- Fazer TODO o procedimento com o motor FRIO.
- Se não possuir conhecimento técnico para os mesmos, leve seu carro a um profissional competente e de confiança.




_________________



Minha Garagem Atualizada 22/01/2012




zpumper
Mini Pickup F-150
Mini Pickup F-150

Mensagens : 474
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 27
Localização : Campinas - SP

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por zpumper em 4/10/2011, 21:27

ADOREI!


_________________
Minha garagem

tomazsena
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 2374
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 37
Localização : Mossoró/RN

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por tomazsena em 4/10/2011, 23:27

OBS, no caso do MAF, no caso de motores mais novos, temos O MAP.


_________________



Minha Garagem Atualizada 22/01/2012




Serjão
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagens : 589
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Goiânia - Goiás

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por Serjão em 5/10/2011, 16:04

Boa...!


_________________
Quem corre atrás, nunca chega na frente...

João Paulo de Mendonça
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagens : 226
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 31
Localização : Boa Esperança

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por João Paulo de Mendonça em 18/5/2012, 15:48

Muito bom


_________________
"Eu sou a voz do que clama no deserto:Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." (Jo 1:23)

Convidad
Convidado

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por Convidad em 18/5/2012, 16:00

Já irei colocar na seção de assuntos mais procurados...pois tenho certeza que no futuro será de grande ajuda

ZéFran
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 51
Localização : Porto Alegre

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por ZéFran em 24/5/2012, 12:54

Boa!

adeilson.rs
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/02/2012
Localização : São Paulo

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por adeilson.rs em 29/8/2013, 09:32

Ótimo......


_________________
Very Happy Tem coisas que é melhor perder do que achar Very Happy

Conteúdo patrocinado

Re: Dicas de otimização e economia de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:51


    Data/hora atual: 4/12/2016, 01:51