Boa tarde.
Gostaria de compartilhar com colegas do club do Fiesta uma situação interessante com relação aquecimento do veiculo Ford ano 2008 55.000 km rodados.
Percebi que tinha um pequeno vazamento na junta da válvula termostática, até o momento não estava esquentando,liguei na Ford da minha cidade Feira De Santana -Ba e para minha surpresa essa carcaça custa simplesmente R$ 780,00 só a carcaça sem válvula sem nada, e não tinha em estoque só para fazer pedido que levava mais 10 dias uteis para chegar , nesse caso só me restava uma opção comprar no mercado paralelo ,comprei a carcaça em uma loja não autorizada valor de R$ 35.00, paguei mais R$ 30.00 para colocar no lugar, pensei estou livre de aquecimento, mas... nem tudo são flores com uma semana depois o carro simplesmente começou esquentar, eu pensei não é possível eu troquei a carcaça para não esquentar e o carro esta esquentando!!! provavelmente o mecânico deixou algo errado e está tendo escape por algum lugar, verifiquei a tampa do reservatório com o esquema da espuma de sabão e não vazava nada, no outro dia levei em outro mecânico deixei o carro ficar bem aquecido e o abençoado não subiu a temperatura de forma alguma liguei o ar sai com o carro em uma BR com o mecânico dentro do carro e o ponteiro da temperatura não passava do meio nem a pau deixamos o carro parado e nada de subir, o mecânico me informou que pode ter sido a termostática que travou por um período curto mais depois voltou ao normal,fiquei atento ao ponteiro por vários dias e percebi que o ponteiro só subia quando eu estava andando bem suave, quando eu pisava a temperatura voltava para o normal, parei na minha garagem com o carro bem quente e deixei ele em neutro ligado e percebi que o ponteiro começou a subir então eu acelerava aos poucos e o ponteiro voltava para o meio, por incrível que pareça quando eu acelerava eu ouvia um barulho de água fervendo ou pulando, corri para o fórum e li que poderia ser a válvula termostática mas não poderia comprar sem ter a certeza que fosse de fato essa válvula, então fiz o teste de pegar nas 2 mangueiras enquanto a temperatura estava subindo e percebi que uma das mangueiras no meu caso a de cima estava muito quente, enquanto a mangueira de baixo estava fria em comparação a de baixo com isso tive a certeza que a válvula termostática estava parcialmente travada porque li aqui no fórum que se a termostática estiver boa as 2 mangueiras deveriam esta quente significando que a água estava circulando perfeitamente , conclusão minha válvula estava parcialmente travada quando eu forçava a aceleração o volume de água aumentava e dava uma resfriada , quando eu deixava na lenta o fluxo de água era pouco porque a válvula estava meio travada ai ele esquentava, comprei uma válvula modelo mercado paralelo por R$ 300,00, na autorizada custava R$ 1.450,00, coloquei no lugar paguei R$ 80.00 e pronto o ponteiro esta no meio tranquilo, já fiz vários testes e ele esta sempre lá no meio e eu espero que fique no meio por bastante tempo, espero que esse relato ajude quem tiver passando pelo mesmo problema e não fique trocando peças sem ter certeza.
OBS: MANGUEIRA QUE ME REFIRO SÃO AS 2 MANGUEIRAS + GROSSAS QUE TEM, ELAS SAEM DO MOTOR E VÃO PARA O RADIADOR.
Gostaria de compartilhar com colegas do club do Fiesta uma situação interessante com relação aquecimento do veiculo Ford ano 2008 55.000 km rodados.
Percebi que tinha um pequeno vazamento na junta da válvula termostática, até o momento não estava esquentando,liguei na Ford da minha cidade Feira De Santana -Ba e para minha surpresa essa carcaça custa simplesmente R$ 780,00 só a carcaça sem válvula sem nada, e não tinha em estoque só para fazer pedido que levava mais 10 dias uteis para chegar , nesse caso só me restava uma opção comprar no mercado paralelo ,comprei a carcaça em uma loja não autorizada valor de R$ 35.00, paguei mais R$ 30.00 para colocar no lugar, pensei estou livre de aquecimento, mas... nem tudo são flores com uma semana depois o carro simplesmente começou esquentar, eu pensei não é possível eu troquei a carcaça para não esquentar e o carro esta esquentando!!! provavelmente o mecânico deixou algo errado e está tendo escape por algum lugar, verifiquei a tampa do reservatório com o esquema da espuma de sabão e não vazava nada, no outro dia levei em outro mecânico deixei o carro ficar bem aquecido e o abençoado não subiu a temperatura de forma alguma liguei o ar sai com o carro em uma BR com o mecânico dentro do carro e o ponteiro da temperatura não passava do meio nem a pau deixamos o carro parado e nada de subir, o mecânico me informou que pode ter sido a termostática que travou por um período curto mais depois voltou ao normal,fiquei atento ao ponteiro por vários dias e percebi que o ponteiro só subia quando eu estava andando bem suave, quando eu pisava a temperatura voltava para o normal, parei na minha garagem com o carro bem quente e deixei ele em neutro ligado e percebi que o ponteiro começou a subir então eu acelerava aos poucos e o ponteiro voltava para o meio, por incrível que pareça quando eu acelerava eu ouvia um barulho de água fervendo ou pulando, corri para o fórum e li que poderia ser a válvula termostática mas não poderia comprar sem ter a certeza que fosse de fato essa válvula, então fiz o teste de pegar nas 2 mangueiras enquanto a temperatura estava subindo e percebi que uma das mangueiras no meu caso a de cima estava muito quente, enquanto a mangueira de baixo estava fria em comparação a de baixo com isso tive a certeza que a válvula termostática estava parcialmente travada porque li aqui no fórum que se a termostática estiver boa as 2 mangueiras deveriam esta quente significando que a água estava circulando perfeitamente , conclusão minha válvula estava parcialmente travada quando eu forçava a aceleração o volume de água aumentava e dava uma resfriada , quando eu deixava na lenta o fluxo de água era pouco porque a válvula estava meio travada ai ele esquentava, comprei uma válvula modelo mercado paralelo por R$ 300,00, na autorizada custava R$ 1.450,00, coloquei no lugar paguei R$ 80.00 e pronto o ponteiro esta no meio tranquilo, já fiz vários testes e ele esta sempre lá no meio e eu espero que fique no meio por bastante tempo, espero que esse relato ajude quem tiver passando pelo mesmo problema e não fique trocando peças sem ter certeza.
OBS: MANGUEIRA QUE ME REFIRO SÃO AS 2 MANGUEIRAS + GROSSAS QUE TEM, ELAS SAEM DO MOTOR E VÃO PARA O RADIADOR.