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    Mensagem por Escher 16/2/2012, 17:09

    Fala pessoal, beleza !?

    O meu Fiesta ( ZETEC ROCAM ) começou a grilar ( fazer barulhos de grilo, geralmente são da correia ), e eu fui atraz de informações, porém não encontrei nada "certeiro", então estou perguntando aqui, espero que além de me ajudar, ajude outros membros na mesma situação.

    Bom, o meu carro está grilando, ele está com 40 mil KM aproximadamente, e eu fui pesquisar se ele tem corrente ou correia dentada.

    Cada lugar diz uma coisa.

    Então as dúvidas são:

    O motor ZETEC ROCAM, tem CORREIA ou CORRENTE dentada ?
    Com quantos KM é recomendado trocar ?
    É normal ele começar a grilar, e depois de um tempo andando com ele o barulho parar ?

    Um grande abraço a todos !
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    Mensagem por gasparzl 16/2/2012, 17:19

    cara o meu é 07/08
    e sempre me falaram que ele tinha corrente de comando
    e a troca nossa nem sei com quanto Km o meu ja ta com 60,000 e esta de boa
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 16/2/2012, 17:27

    Bom... existem as duas! Porém, correia no caso é a correia poly-V e a que "gira" o vira do motor é corrente de comando, substituindo a comum correia dentada! Tenta ver direitinho esse grilo, pois em geral, a corrente não grila e sim faz um tec tec... talvez pela Km seja legal verificar o estado da Poly-V... quem sabe não é ela? e com 40.000 km ainda acho prematuro a troca da corrente de comando, que na verdade trata-se de um kit, com palhetas, corrente, tensionador, etc.
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    Mensagem por Opteron 19/2/2012, 19:36

    Cara, a minha correia poly-v gritava/asoviava/parecia um grilo.
    Coloquei um poquinho de lubrificante spray...
    Resultado: Começou a gritar mais... agora dei uma secada nela.

    Depois posto aqui como ficou.

    Abraço
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    Mensagem por Jonathas Cattanio 19/2/2012, 22:32

    O Zetec rocam tem corrente de comando (oque substitui a correia dentada), e foi criada
    afim de evitar a sua troca, ou seja, dura muitoooooo...... a revisão dela é por volta
    de 120milkm, agora oque está gritando deve ser a correia do alternador, verifica essa, ok.
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    Mensagem por Hugo Sena 20/2/2012, 00:15

    Só uma pergunta...só fica grilando quando liga o carro ou depois q esquenta tb continua????
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    Mensagem por Opteron 22/2/2012, 08:52

    Opa... Hugo,

    Depois que esquentava não continuava mais!
    Removi o lubrificante que havia colocado, com um pano molhado e detergente de louça.
    Resultado: Não gritou mais nas partidas!

    Abraço.
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    Mensagem por juliano.silva8 22/2/2012, 10:16

    Escher escreveu:Fala pessoal, beleza !?

    O meu Fiesta ( ZETEC ROCAM ) começou a grilar ( fazer barulhos de grilo, geralmente são da correia ), e eu fui atraz de informações, porém não encontrei nada "certeiro", então estou perguntando aqui, espero que além de me ajudar, ajude outros membros na mesma situação.

    Bom, o meu carro está grilando, ele está com 40 mil KM aproximadamente, e eu fui pesquisar se ele tem corrente ou correia dentada.

    Cada lugar diz uma coisa.

    Então as dúvidas são:

    O motor ZETEC ROCAM, tem CORREIA ou CORRENTE dentada ?
    Com quantos KM é recomendado trocar ?
    É normal ele começar a grilar, e depois de um tempo andando com ele o barulho parar ?

    Um grande abraço a todos !

    1ªResposta: O Zetec Rocam tem corrente de comando.
    2ªResposta: Geralmente é bom dar uma revisada a partir dos 100.000km e se estiver tudo blz,não precisa trocar.
    3ª Resposta: Não se se é normal mas comigo acontece o mesmo e vi que esse grilo vem da Correia Poly-v do Alternador e, depois que o carro está um bom tempo rodando o barulho acaba. Fui tirar uma dúvida com o mecânico e ele disse que poderia ser Ressecamento da correia ou ela está desalinhada e com isso,acaba por "raspar" em algum lugar das polias.

    Espero ter ajudado e assim que conseguir resolver o seu problema nos conte para que nós possamos saber se era isso mesmo e Preço da correia,mão de obra etc.

    Abraço.
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    Mensagem por cristiano317 22/2/2012, 13:45

    galera esse grilo que nosso amigo fala acima provavelmente e o tec tec que todo rocam aparece com um tempo,porem isso e uma coisa que eu mesmo ja me acostumei,aliviou bastante quando passei a utilzar o oleo 15w50 minelra da shell,mas ainda exite um tec tec longe,pelas cituacoes que os motores que acompanhei passou hj nao me preocupo mais com isso,pq eu faco mesmo e dar pe e mais pe e pronto,uma coisa e certa isso nao vai acabar nunca vc pode subistituir pessas coloca novas originais mas com um tempo ele retorna,alguem ai ja tave algum carro com motor CHT? quem teve vai lembrar disso,pra que motor pra ter o tec tec mais que aquele? num entanto nao motores fantasticos. pela minha esperiencia eu digo relaxem sobre a questao do tec tec ou grilho seja la como qeiram chamar,so se preocupem quando acoisa ficar preta no resto eu mesmo nao me preocupo mais kkk
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    Mensagem por Escher 24/2/2012, 10:33

    Bom, ele só "grila" quando o carro está frio, realmente, depois que esquenta o barulho para.
    Deve ser mesmo a xorreia Poly-v do alternador.

    Assim que possível eu levo ele no mecânico para dar uma olhada.

    Obrigado pela resposta pessoal !
    Principalmente pela resposta do juliano.silva8
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    Mensagem por Ademilson81 30/4/2012, 13:42

    O meu começa a Grilar quando passo um tempo sem usa-lô mas depois que passei usar ele direto o barulho sumiu.
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    Mensagem por gustavo pereira 1/5/2012, 03:47

    O meu ta gritadon shreshreshresre e sheresre geralmente quando eu reduzo .... e começou essa semana dpois da chuva ...... ta chovndo todos os dias por aqui ..
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    Mensagem por hakenrj 11/5/2012, 07:31

    Ademilson81 escreveu:O meu começa a Grilar quando passo um tempo sem usa-lô mas depois que passei usar ele direto o barulho sumiu.

    o meu também!
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    Mensagem por sotacor 3/11/2012, 13:02

    O meu gritava mas foi uma rolamento do esticador agora quando ligo de manhã faz uma barulho na corrente mas esta com 82.000km essa correia ela se regula sozinho ?? ou manual ?
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    Mensagem por slipmetallica@hotmail.com 23/11/2012, 23:33

    correia e polia do alternador no meu foram trocadas e resolveu
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    Mensagem por marcoshugo 24/11/2012, 08:42

    Meu fiesta é um 2005 ano e mod, porém comprei agora a um mês, com 135 mil/km está um reloginho, talvez porque o antigo "propreta" era caprichoso. Mas ele me alertou que era corrente de comando, como alertou alguns pode ser a correia da polia.
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    Mensagem por stamleys99 24/3/2013, 09:37

    Jonathas Cattanio escreveu:O Zetec rocam tem corrente de comando (oque substitui a correia dentada), e foi criada
    afim de evitar a sua troca, ou seja, dura muitoooooo...... a revisão dela é por volta
    de 120milkm, agora oque está gritando deve ser a correia do alternador, verifica essa, ok.

    Por acaso isso vale pro meu Fiesta class 2000?

    ATT.
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    Mensagem por gustavo 24/3/2013, 12:24

    seu carro é zetec rocam?

    sim... então vale
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    Mensagem por swordfish51 28/2/2015, 08:10

    Pessoal,
    Sei que o tópico é antigo, porém é atual pra mim.
    Também estou sofrendo com um ruído muito estranho. E reparei que ele ocorre quando o carro está quente e engrenado. Cheguei a descer uma serra no ponto morto (sei que não é recomendado), mas só assim o barulho parava. Era só engrenar as marchas que o ruído começava de novo. Pela descrição do barulho parece muito com o que vocês descreveram acima.
    Então, o que acham que pode ser? Banguela o barulho é zero, é bem nítida a diferença.
    Obrigado!
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    Mensagem por danielmds 28/2/2015, 12:36

    swordfish51 escreveu:Pessoal,
    Sei que o tópico é antigo, porém é atual pra mim.
    Também estou sofrendo com um ruído muito estranho. E reparei que ele ocorre quando o carro está quente e engrenado. Cheguei a descer uma serra no ponto morto (sei que não é recomendado), mas só assim o barulho parava. Era só engrenar as marchas que o ruído começava de novo. Pela descrição do barulho parece muito com o que vocês descreveram acima.
    Então, o que acham que pode ser? Banguela o barulho é zero, é bem nítida a diferença.
    Obrigado!

    Isso ta com cara de de embreagem, tem que verificar o kit de embreagem e a caixa de marcha!
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    Mensagem por swordfish51 5/3/2015, 16:21

    danielmds escreveu:
    swordfish51 escreveu:Pessoal,
    Sei que o tópico é antigo, porém é atual pra mim.
    Também estou sofrendo com um ruído muito estranho. E reparei que ele ocorre quando o carro está quente e engrenado. Cheguei a descer uma serra no ponto morto (sei que não é recomendado), mas só assim o barulho parava. Era só engrenar as marchas que o ruído começava de novo. Pela descrição do barulho parece muito com o que vocês descreveram acima.
    Então, o que acham que pode ser? Banguela o barulho é zero, é bem nítida a diferença.
    Obrigado!

    Isso ta com cara de de embreagem, tem que verificar o kit de embreagem e a caixa de marcha!

    Obrigado pela ajuda, cara!
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    Mensagem por hayron87 29/5/2015, 06:39

    Eu tenho um fiesta 07/08 com 65.000km. Ele começou a fazer um ruido quando troco de marcha. Geralmente quando eu faço a troca rapida, e sempre quando coloco 3ª e 4ª. Porem nao eh todo dia que faz isso. Alguem tem ideia do que pode ser? Obrigado.
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    Mensagem por rennanpinheiro 5/6/2015, 09:51

    swordfish51 escreveu:Pessoal,
    Sei que o tópico é antigo, porém é atual pra mim.
    Também estou sofrendo com um ruído muito estranho. E reparei que ele ocorre quando o carro está quente e engrenado. Cheguei a descer uma serra no ponto morto (sei que não é recomendado), mas só assim o barulho parava. Era só engrenar as marchas que o ruído começava de novo. Pela descrição do barulho parece muito com o que vocês descreveram acima.
    Então, o que acham que pode ser? Banguela o barulho é zero, é bem nítida a diferença.
    Obrigado!

    Fica frio amigo, esse barulho é do trabalho da própria corrente de comando e normal. Alguns fiestas fazem mais barulho que os outros, especialmente os 1.6.
    Comprei meu carro com 44.000 KMs e ele sempre fez isso, agora está com 83.000 Kms e continua fazendo. Na época até comprei briga com a concessionária, levei em várias mecânicas e ninguém achava defeito nenhum. Daí um dia consegui uma hora com o chefe da oficina da concessionária Dimas Ford aqui em Floripa e ele me explicou que isso era normal e inclusive quando lançaram o Fiesta Zetec Rocam 1.6 Flex muitos proprietários acionaram a garantia por conta disso. Meu carro tem a embreagem perfeita, não tem falhas, anda pra caramba principalmente no álcool e não baixa nenhuma gota de óleo.
    Pode ficar tranquilo, digo pois após quase 40.000 Km de eu ter percebido o barulho o carro continua impecável. Confesso que na época fiquei desconfiado achando que o chefe da oficina estava querendo me enganar mas hoje dou razão total para ele e passei a observar outros Fiestas 1.6 Flex e Courrier e percebi exatamente o mesmo barulho. O ruído se manifesta quando após acelerar o motor e tira-se o pé ele dá um rrrrrrrrr tanto em ponto morto quanto antes da troca de marcha em médio e alto giro e quando se anda um trecho embalado com marcha engatada especialmente de terceira, segunda e primeira.

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