Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


2 participantes

    Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração

    alcovadomamute
    alcovadomamute
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 04/07/2015
    Idade : 48
    Localização : Belo Horizonte - MG

    Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração Empty Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração

    Mensagem por alcovadomamute 14/7/2015, 15:01

    Caros foristas, boa tarde!

    Nas minhas pesquisas sobre como melhorar meu possante, encontrei um artigo falando sobre a PCM do Fiesta, mais especificamente sobre o sensor de abertura do corpo da borboleta de aceleração. Transcrevo abaixo o texto e o link do artigo, com a parte que me intrigou grifada em vermelho:

    http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/HTML/ecofiesta%20-%20303-14a_02descricao%20e%20operacao.htm

    "Sensor de Posição da Borboleta do Acelerador (TPS)
    O TPS é um potenciômetro que transforma o movimento rotativo do eixo da borboleta de aceleração em um valor de resistência elétrica.
    Deste modo torna-se possível registrar a qualquer momento a exata posição da borboleta de aceleração.
    Ele é alimentado diretamente pelo PCM com uma tensão de 5 Volts e seu sinal de saída varia entre 0,8 e 4,7 Volts, o que corresponde a uma varredura de aproximadamente 0 a 85º de abertura da borboleta.
    Avaliando o sinal proveniente do TPS, o PCM é capaz de reconhecer:

    –      A posição instantânea da borboleta;

    –      qual o sentido de movimento da borboleta (aceleração ou desaceleração);

    –      Qual a velocidade com que a borboleta altera sua posição (por exemplo uma aceleração brusca).

    O sinal enviado pelo TPS é do tipo analógico e é digitalizado no PCM.
    O sinal do TPS é utilizado em varias estratégias de funcionamento tais como aceleração, controle de emissões em desaceleração, estratégia de freio motor, etc.
    O sensor é monitorado não apenas quanto a curtos ou circuito aberto. Seu sinal é constantemente comparado aos sinais de rotação e do T–MAP. Se a medição enviada pelo TPS for incoerente com os demais parâmetros lidos pelo PCM, ele será considerado incorreto e entrará em vigor uma  estratégia de emergência (FMEM) onde o valor de posição de borboleta será estimado principalmente em função do T–MAP.
    De maneira inversa, o sinal do TPS poderá ser utilizado para se estimar a pressão do coletor quando o T–MAP apresentar falhas."


    Tenho tentado desde minha inscrição recente aqui no fórum acessar informações detalhadas (algumas ainda localizadas em posts restritos a usuários especiais) sobre essa "mexida" no cabo da TBI para que abra completamente, e assim, proporcione uma plena resposta do pedal de aceleração. Vi que alguns colegas já fizeram essa mudança, com depoimentos positivos sobre os resultados.

    Após ler a parte grifada do artigo acima, fiquei pensando se, ao mexer nessa configuração do cabo, não poderíamos estar involuntariamente alterando a leitura do sensor TPS, e consequentemente, provocando a sua entrada em modo de emergência, já que a faixa de abertura não mais seria a padrão (0º a 85º de abertura). Faz algum sentido esse meu temor?

    Não sou engenheiro mecânico, tampouco mecânico, mas gosto muito de "fuçar" no meu carro e tentar conhecer o correto funcionamento dos seus sistemas, razão pela qual recorro, mais uma vez, à experiência dos senhores.

    Abs.
    avatar
    maraccini
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 122
    Data de inscrição : 05/05/2012
    Localização : Jundiaí-Sp

    Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração Empty Re: Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração

    Mensagem por maraccini 19/7/2015, 18:48

    Acima de 85% da abertura da borboleta a ECU entra no modo WOT ou seja aceleração total e os dados de alguns sensores nesta condição são deixados de lado ( não confundir com relê número 18 do ar condicionado que usaram o termo WOT que é quando entra neste modo o ar condicionado desligasse automaticamente )
    Pode regular que náo haverá nenhum problema
    Os dados de 0 a 85% são utilizados para melhor controle e economia e quando entra em WOT a economia náo se faz preferencial.
    Abraço
    alcovadomamute
    alcovadomamute
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 04/07/2015
    Idade : 48
    Localização : Belo Horizonte - MG

    Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração Empty Re: Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração

    Mensagem por alcovadomamute 19/7/2015, 20:30

    maraccini escreveu:Acima de 85% da abertura da borboleta  a ECU entra no modo WOT ou seja aceleração total e os dados de alguns sensores nesta condição são deixados de lado ( não confundir com relê número 18 do ar condicionado que usaram o termo WOT que é quando entra neste modo o ar condicionado desligasse automaticamente )
    Pode regular que náo haverá nenhum problema
    Os dados de 0 a 85% são utilizados para melhor controle e economia e quando entra em WOT a economia náo se faz preferencial.
    Abraço

    Maraccini, muito grato pela resposta!

    Abraço.

    cheers  cheers  cheers

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração Empty Re: Dúvida sobre ajuste do TBI para abertura total da borboleta de aceleração

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 18:26