Fala pessoal, beleza ? Eu estava pesquisando há um tempo atrás aqui no fórum sobre filtros de ar esportivo, muita gente fala do InFlow, alguns dos cônicos... mas ninguém diz com aquela total certeza "Tal filtro é melhor". Então eu resolvi comprar um filtro cônico mesmo, e eu mesmo fiz a instalação.
Eu removi a caixa do filtro de ar original, coloquei o "CAI", o filtro cônico e o filtro de respiro do óleo.
Eu particularmente gostei muito do filtro cônico, teve vários prós e apenas um contra.
Prós:
- Deu um ronco bem mais esportivo para o carro
- Melhorou a performance ( está mais esperto nas saídas )
- Ficou mais bonito ( Perfumaria )
Contra:
- Com a instalação do duto "CAI", eu achei que o filtro ficou "mal posicionado".
Para instalar o filtro, primeiro eu removi as braçadeiras que trava o duto que sai do filtro original para o motor, e em seguida removi o duto, juntamente com o duto que vai para a parte de cima do motor, onde é o respiro do óleo.
Para tirar a caixa de filtro original, deu um pouco de receio, mas como eu já percebi que no Fiesta "tudo" é encaixado apenas, eu puxei ele para cima, fazendo movimentos laterais ( balançando ele de um lado para o outro ) e POF! Ele se soltou. Mais uma peça que é apenas encaixada no carro: A caixa de filtro de ar original.
Removendo a caixa, ficou um grande espaço livre, o que dá mais circulação de ar dentro do capô, ajuda a esriar o motor.
Em seguida eu recortei a mangueira do respiro do óleo, aproximadamente em 4 dedos, e coloquei o filtro de óleo. Coloquei o duto de silicone na entrada do motor, o CAI e o filtro. Ai veio o problema: Fica tudo muito apertado, o filtro não fica na posição do original, ele fica do lado oposto, colado na lanterna. Bem apertado, tem que se colocar ele com cuidado para não sufocar o bocal do CAI dentro do filtro. Para "caber" na posição, eu coloquei o CAI muito para dentro do filtro ( duplo fluxo ), o que fez ele "tampar" a entrada de ar. Resultado: O carro não passava de 4 mil RPM. Tirei o filtro, encaixei de novo com o cuidado de não colocar o CAI muito para dentro do filtro. Após esta "correção", o giro subiu até cortar em 6500RPM.
Apertei bem as presilhas, e testei o carro. Ficou com um ronco bem mais alto e esportivo e bem mais responsivo nas arrancadas.
Agora eu preciso apenas descobrir um modo ou arrumar um CAI que fixe o filtro na posição do original, pois é lá que vem a maior parte de ar frio vinda da frente do capô. Na posição que ele está, atrás da lanterna, eu creio que ele não receba muito ar ( frio ) vindo de fora.
Se você optar por colocar o filtro sem o CAI, ou seja, direto no duto original do Fiesta, ele encaixa com dificuldade e corre o risco de "soltar", sem falar que o duto não é firme o suficiente e o filtro vai ficar "solto" batendo no motor.
Bom, é isso, apenas expressando e compartilhando a experiência. Eu aprovei o filtro de ar cônico. ( Comprei no tuning parts, filtro racecrhome )
Grande abraço a todos, segue abaixo as fotos e os vídeos do "antes" e "depois" !
Antes:
Depois:
E uma foto da traseira do bixano
: :liedemoticon
Eu removi a caixa do filtro de ar original, coloquei o "CAI", o filtro cônico e o filtro de respiro do óleo.
Eu particularmente gostei muito do filtro cônico, teve vários prós e apenas um contra.
Prós:
- Deu um ronco bem mais esportivo para o carro
- Melhorou a performance ( está mais esperto nas saídas )
- Ficou mais bonito ( Perfumaria )
Contra:
- Com a instalação do duto "CAI", eu achei que o filtro ficou "mal posicionado".
Para instalar o filtro, primeiro eu removi as braçadeiras que trava o duto que sai do filtro original para o motor, e em seguida removi o duto, juntamente com o duto que vai para a parte de cima do motor, onde é o respiro do óleo.
Para tirar a caixa de filtro original, deu um pouco de receio, mas como eu já percebi que no Fiesta "tudo" é encaixado apenas, eu puxei ele para cima, fazendo movimentos laterais ( balançando ele de um lado para o outro ) e POF! Ele se soltou. Mais uma peça que é apenas encaixada no carro: A caixa de filtro de ar original.
Removendo a caixa, ficou um grande espaço livre, o que dá mais circulação de ar dentro do capô, ajuda a esriar o motor.
Em seguida eu recortei a mangueira do respiro do óleo, aproximadamente em 4 dedos, e coloquei o filtro de óleo. Coloquei o duto de silicone na entrada do motor, o CAI e o filtro. Ai veio o problema: Fica tudo muito apertado, o filtro não fica na posição do original, ele fica do lado oposto, colado na lanterna. Bem apertado, tem que se colocar ele com cuidado para não sufocar o bocal do CAI dentro do filtro. Para "caber" na posição, eu coloquei o CAI muito para dentro do filtro ( duplo fluxo ), o que fez ele "tampar" a entrada de ar. Resultado: O carro não passava de 4 mil RPM. Tirei o filtro, encaixei de novo com o cuidado de não colocar o CAI muito para dentro do filtro. Após esta "correção", o giro subiu até cortar em 6500RPM.
Apertei bem as presilhas, e testei o carro. Ficou com um ronco bem mais alto e esportivo e bem mais responsivo nas arrancadas.
Agora eu preciso apenas descobrir um modo ou arrumar um CAI que fixe o filtro na posição do original, pois é lá que vem a maior parte de ar frio vinda da frente do capô. Na posição que ele está, atrás da lanterna, eu creio que ele não receba muito ar ( frio ) vindo de fora.
Se você optar por colocar o filtro sem o CAI, ou seja, direto no duto original do Fiesta, ele encaixa com dificuldade e corre o risco de "soltar", sem falar que o duto não é firme o suficiente e o filtro vai ficar "solto" batendo no motor.
Bom, é isso, apenas expressando e compartilhando a experiência. Eu aprovei o filtro de ar cônico. ( Comprei no tuning parts, filtro racecrhome )
Grande abraço a todos, segue abaixo as fotos e os vídeos do "antes" e "depois" !
Antes:
Depois:
E uma foto da traseira do bixano
: :liedemoticon
Última edição por Escher em 5/8/2013, 16:52, editado 1 vez(es)