Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


2 participantes

    [ajuda] Intercooler

    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    [ajuda] Intercooler Empty [ajuda] Intercooler

    Mensagem por tomazsena 12/11/2011, 19:28

    Para quem não conhece lhes apresento o Intercooler:

    [ajuda] Intercooler Intercooler-2

    O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de um veículo. A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.

    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade [kg/m^3]. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.

    Como num certo volume de ar quente a densidade é menor (existem menos partículas), então a quantidade de combustível injectada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa. Num motor a gasolina essa relação é de 14.3 (existe 14.3 mol de ar para 1 mol de combustível).

    Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque [Nm] e a potência [Kw/h]

    Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigénio na câmara de combustão.

    Deve-se considerar também que o turbo (ou compressor) tem um maior volume para pressurizar, tendo isso em vista, o intercooler aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão.

    Em peças de boa qualidade, essas perdas não devem passar de 10% da pressão máxima. O design interno do intercooler é um factor que influencia muito na quantidade das perdas.


    Funcionamento

    Como o intercooler é um trocador de calor, ele necessita de um meio que "retire" o calor do ar comprimido. Assim temos os intercoolers ar/ar e ar/água. A diferença entre eles é que o primeiro troca calor com o ar ambiente e o segundo utiliza um sistema de água pressurizada (totalmente individual do sistema de refrigeração do motor) para a troca de calor. O primeiro é bem mais simples, portanto o segundo tende a ser mais eficiente.

    O primeiro modelo (ar/ar), deve estar localizado em uma posição que receba muito ar ambiente, do contrário, não terá utilidade. Não existe razão para usar um intercooler "de frente" para o paralama de veículo. Sua localização é em geral na frente do veículo, junto do radiador. Mas sempre a sua frente (ou preferencialmente ao lado), pois se localizado após o mesmo, receberá ar quente e não exercerá sua função.

    O modelo ar/água não necessita deste cuidado pois utiliza um circuito de água para o refriamento, logo pode ser localizado onde for mais conveniente. Contudo necessitam de um meio para que a água perca calor.

    Em geral, um bom intercooler apresenta uma eficiência maior que 70%. Um bom meio de "ajudar" o intercooler quando o fluxo de ar é baixo, é inslatar um ventilador elétrico (ventoinha) para forçar a passagem de ar.

    Fonte: Wikipedia


    Bem, como funciona eu descobri. Gostaria de saber agora, como deve ser feito a manutenção dele? De quanto em quanto tempo? Essas coisas. Todos os superchargers sairam com intecooler instalado entre o compressor(supercharger) e a entrada de ar no motor pelo corpo de borboleta(TBI).
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    [ajuda] Intercooler Empty Re: [ajuda] Intercooler

    Mensagem por Ithallo Tanabe 13/11/2011, 00:06

    Cara... sinceramente se quisessem me vender um carro com intercooler e blower adaptado eu rejeitaria... mas vindo de fábrica e ainda mais pela ford eu aceito! Todas essas partes elas foram desenhadas para rodar acima de 150.000 km livre de manutenção! Mas de fato.. nunca vi nenhum especialista em minha cidade nem em blower, tampouco em intercooler... seria bom saber a respeito da manutenção... do Supercharger basta substituir o óleo.. isso pode ser feito na própria ford Css (prepara o bolso) só o óleo fica na faixa de 200,00.... bom.. quanto ao intercooler... ai num sei nem pra onde vai.. sinceramente só descobri que tinha após ter comprado o fiestinha e ter lido em alguns site (ou foi a best car ou foi na 4rodas), quem puder ajudar... por favor fique a vontade!

    abraço!

      Data/hora atual: 28/3/2024, 12:05