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    Dicas tecnicas sobre oleo do motor

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    Dicas tecnicas  sobre oleo do motor Empty Dicas tecnicas sobre oleo do motor

    Mensagem por cristiano317 10/10/2011, 22:45

    Dicas técnicas sobre Óleo de Motor - Marcelo Peixoto *

    As principais funções dos óleos lubrificantes são : reduzir o atrito entre as peças móveis e com isso reduzir o desgaste entre as peças , permitir partida e bombeamento de maneira mais fácil , proteger contra ferrugem e corrosão , manter limpas as peças do motor , refrigerar as peças do motor e ajudar na economia de combustível.

    Existem três tipos básicos de óleos :
    • Minerais, que são obtidos a partir do óleo cru (petróleo).
    • Sintéticos , que são obtidos através de processos químicos.
    • Semi-sintéticos , que são obtidos através da mistura entre a base mineral e a base sintética.

    Todos os óleos são compostos por uma base e uma carga de aditivos . A proporção de mistura varia entre os vários tipos e marcas , que podem variar de 5% a 30% de aditivos e de 70% a 95% de óleo base .

    Os lubrificantes sintéticos podem ser compostos por duas bases diferentes, uma delas é obtida por transformação química a partir do etileno , chamada de polialfaolefinas e a outra, utilizada pela MOTUL, que é obtida por reações químicas entre ácidos graxos e álcoois vegetais ,chamada de éster.

    As vantagens desses óleos que utilizam base sintética éster (MOTUL) é que eles são naturalmente biodegradáveis , possuem maior resistência à oxidação , proporcionam superior aderência aos metais e possuem melhor estabilidade térmica .

    Há também muita diferença entre os óleos desenvolvidos para carros e os desenvolvidos para motos, os óleos para carros possuem aditivos que danificam as embreagens das motos e também, danificam o motor , pois por possuírem aditivos antidesgaste fortíssimos que fazem com que os roletes e esferas dos rolamentos escorreguem em vez de girarem , causando um ponto de atrito e conseqüentemente um calo nessas peças.

    Todos os óleos para motor são classificados mundialmente independente da origem ou procedência . O órgão é o SAE (society of automotive engineers) que classifica a viscosidade e o API (american petroleum institute) que classifica a qualidade e desempenho.

    Essa classificação funciona da seguinte forma:
    Em toda embalagem de óleo existe um código referente ao tipo e viscosidade , por exemplo :20W-50 , 15W-50 , etc. esses códigos ainda possuem a classificação API , que pode ser SG, SH , SJ.

    Em todos esses casos , os primeiros números e a letra “W” indicam a viscosidade do óleo quando frio (W= winter) e os últimos números indicam a viscosidade quando quente. .

    Quanto menor for o grau de viscosidade , mais fino é o óleo , e quanto maior for o grau de viscosidade mais grosso ele é.

    As vantagens de se utilizar um óleo 15W- 50 por exemplo é que por ele ser 15W, quando o motor ou o clima estiver frio , o óleo irá circular pelo motor com muito mais facilidade e se caso a moto for submetida a condições extremas de utilização, competições ou transito intenso por exemplo , ele possuirá a viscosidade 50, garantindo pressão de óleo boa e conseqüentemente proteção ao motor.

    Em hipótese alguma misture um óleo sintético ou semi-sintético com um mineral , as reações podem causar danos graves .

    O mais importante também é trabalhar sempre com um só tipo e marca de óleo , os aditivos de um fabricante de óleo podem reagir com os aditivos de outros fabricantes, o que pode causar uma reação química que vai alterar as propriedades lubrificantes do óleo,podendo fundir o motor.
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    Mensagem por xicozo 11/10/2011, 19:56

    Um óleo 15W50 circula com mais facilidade pelo motor do que um óleo 5W30?
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 14/10/2011, 23:39

    Eu sempre coloco sintético 5w30 Valora Lubrax e troco com aproximadamente 7k. Estava pensando em colocar mineral e trocar com 4.000 km, mas depois de ler esse post fiquei meio assim com essa de não misturar sintético e mineral, mas no meu caso, trocando tudo, inclusive o filtro de óleo, teria problema, passar a usar mineral?
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    Mensagem por tomazsena 14/10/2011, 23:52

    procarioto escreveu:Eu sempre coloco sintético 5w30 Valora Lubrax e troco com aproximadamente 7k. Estava pensando em colocar mineral e trocar com 4.000 km, mas depois de ler esse post fiquei meio assim com essa de não misturar sintético e mineral, mas no meu caso, trocando tudo, inclusive o filtro de óleo, teria problema, passar a usar mineral?

    seu carro faz barulho tambem ?
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 14/10/2011, 23:56

    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:Eu sempre coloco sintético 5w30 Valora Lubrax e troco com aproximadamente 7k. Estava pensando em colocar mineral e trocar com 4.000 km, mas depois de ler esse post fiquei meio assim com essa de não misturar sintético e mineral, mas no meu caso, trocando tudo, inclusive o filtro de óleo, teria problema, passar a usar mineral?

    seu carro faz barulho tambem ?

    Barulho de quê?
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    Mensagem por tomazsena 15/10/2011, 00:15

    parece maquina de costura daquelas antigas
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 15/10/2011, 09:08

    tomazsena escreveu:parece maquina de costura daquelas antigas

    Assim... se for um barulho fino durante as acelerações, faz sim! mas de maneira contínua, sem intervalos!
    Mas aconteceu algo estranho esses dias, o escapamento ainda era original e muito silencioso, só ouvia-se o som do supercharger trabalhando, quase nada de escapamento, só que o escape intermediário foi-se, ficou aquele barulho de escape furado, ai tive que trocar, aproveitei e coloquei tudo novo, inclusive o final, só que depois disso, mesmo colocando o escapamento específico pra o fiesta supercharger agora eu escuto barulho no escapamento, o que não ocorria, como se os gases não estivessem saindo de maneira contínua e sim a prestação, como se fossem várias "bolsas" de ar saindo espaçadas entre elas quando o motor se está em ponto morto, isso é normal?
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    Mensagem por cristiano317 18/10/2011, 18:17

    procarioto escreveu:Eu sempre coloco sintético 5w30 Valora Lubrax e troco com aproximadamente 7k. Estava pensando em colocar mineral e trocar com 4.000 km, mas depois de ler esse post fiquei meio assim com essa de não misturar sintético e mineral, mas no meu caso, trocando tudo, inclusive o filtro de óleo, teria problema, passar a usar mineral?
    de maneira alguma eu mesmo sempre usava o 5w 30 sintetico e agora uso 15w 50 mineral e gracas a o 15w 50 acabei com op tec tec maldito
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    Mensagem por tomazsena 18/10/2011, 19:26

    Vou testar isso na proxima troca de óleo. Encontrei aqui em minha cidade por 13 reasi o litro.
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 18/10/2011, 20:10

    cristiano317 escreveu:
    procarioto escreveu:Eu sempre coloco sintético 5w30 Valora Lubrax e troco com aproximadamente 7k. Estava pensando em colocar mineral e trocar com 4.000 km, mas depois de ler esse post fiquei meio assim com essa de não misturar sintético e mineral, mas no meu caso, trocando tudo, inclusive o filtro de óleo, teria problema, passar a usar mineral?
    de maneira alguma eu mesmo sempre usava o 5w 30 sintetico e agora uso 15w 50 mineral e gracas a o 15w 50 acabei com op tec tec maldito

    Algum aumento significativo no consumo? tá trocando com quantos km? Valeu pela dica!
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 18/10/2011, 20:11

    tomazsena escreveu:Vou testar isso na proxima troca de óleo. Encontrei aqui em minha cidade por 13 reasi o litro.

    o 15w50 Tomaz?
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    Mensagem por DOGBRANCO 18/10/2011, 21:14

    Cristiano, boas amigão !! O Mirtaum usa no carro dele um produto chamado de MILITEC-1 que é um condicionador de metais você conhece ? o que acha ?
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    Mensagem por cristiano317 18/10/2011, 21:30

    e um produto muito bom porem algumas pessoas acham que e um aditivo de oleo e n e,eu particularmente indico em veículos com quilometragens avançadas.
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    Mensagem por DOGBRANCO 18/10/2011, 22:16

    meu carro tem 10500 km então nem precisa né ?
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    Mensagem por tomazsena 18/10/2011, 23:32

    procarioto escreveu:
    tomazsena escreveu:Vou testar isso na proxima troca de óleo. Encontrei aqui em minha cidade por 13 reasi o litro.

    o 15w50 Tomaz?

    isso mesmo procarioto. O Shell Helix HX5 15W50 mineral. No hiperbompreço ta por 13 reais o litro. COmprei o filtro la tambem por 14 reais
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 18/10/2011, 23:43

    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:
    tomazsena escreveu:Vou testar isso na proxima troca de óleo. Encontrei aqui em minha cidade por 13 reasi o litro.

    o 15w50 Tomaz?

    isso mesmo procarioto. O Shell Helix HX5 15W50 mineral. No hiperbompreço ta por 13 reais o litro. COmprei o filtro la tambem por 14 reais

    Tomaz tava preocupado com o consumo, sabe dizer se altera consideravelmente? Porque como tô usando pouco o carro, vou ficar trocando o óleo por período e não mais por quilometragem... e ficar colocando toda vez o Lubrax Valora de 26,00 o litro pra nem usar direito... é pesado!
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    Mensagem por tomazsena 18/10/2011, 23:54

    procarioto escreveu:
    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:
    tomazsena escreveu:Vou testar isso na proxima troca de óleo. Encontrei aqui em minha cidade por 13 reasi o litro.

    o 15w50 Tomaz?

    isso mesmo procarioto. O Shell Helix HX5 15W50 mineral. No hiperbompreço ta por 13 reais o litro. COmprei o filtro la tambem por 14 reais

    Tomaz tava preocupado com o consumo, sabe dizer se altera consideravelmente? Porque como tô usando pouco o carro, vou ficar trocando o óleo por período e não mais por quilometragem... e ficar colocando toda vez o Lubrax Valora de 26,00 o litro pra nem usar direito... é pesado!

    Sei como é. O lubrax valora é o mesmo preço do Selenia perform que uso no meu carro. Mas como o Cristiano falou, como aqui pra nossa regiao o clima é um pouco mais quente.Com esse oleo da certo tambem. E como no manual do carro, pode-se usar o oleo 20w40 ou 20w50 com api SJ no minimo. O shell Helix tem 15w50 e api SL. Quer dizer, dentro das especificações ainda para o carro. Como pode ver, no meu caso o motor ta com barulhinho que incomoda. Espero que usando esse oleo ele desapareça;


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    Mensagem por Ithallo Tanabe 19/10/2011, 00:05

    É Tomaz...entendi agora o som da maquina de costura que você falou! O meu tá silencioso... o barulho chato é do escape mesmo... Sábado eu vou ver se o veda-escape pegou certinho, tô achando que pode tá escapando um pouco de ar pela junção!
    Na próxima troca eu vou colocar 15w-50, o bujão amarelo (4litros) aqui tá saindo a 59,90 no extra!
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    Mensagem por tomazsena 19/10/2011, 00:13

    procarioto escreveu:É Tomaz...entendi agora o som da maquina de costura que você falou! O meu tá silencioso... o barulho chato é do escape mesmo... Sábado eu vou ver se o veda-escape pegou certinho, tô achando que pode tá escapando um pouco de ar pela junção!
    Na próxima troca eu vou colocar 15w-50, o bujão amarelo (4litros) aqui tá saindo a 59,90 no extra!

    mais ou menos 15 reais por litro.

    O meu ta com 3 mil km rodado com o oleo selenia. Mas tou doido para trocar logo.
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 19/10/2011, 00:19

    A se já comprou troca! =D
    Se trocar em casa mesmo guarda o óleo velho pra fazer o descarte de maneira correta, em locais de reciclagem! blza?
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    Mensagem por Bruno Romanini 4/11/2011, 10:43

    O pessoal que óleo eu devo usar no meu endura-e 1.0 ??
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 4/11/2011, 23:17

    Bruno Romanini escreveu:O pessoal que óleo eu devo usar no meu endura-e 1.0 ??

    Acredito que nos motores dos fiestas em geral utiliza-se o 5w-30.

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