Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+17
leozinhocps
DOGBRANCO
JediMaster
Wellington Marcello
renanctba
Evolution-VII
Sandino Wandekokem
Nilton Santos
Ricardo Naske
betonatale
Paulo Andrade
Lek
Ithallo Tanabe
gustavo
juliano.silva8
tomazsena
felipevga
21 participantes

    Novo óleo para o Fiesta

    felipevga
    felipevga
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha MG

    Novo óleo para o Fiesta Empty Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por felipevga 6/1/2012, 15:31

    Galera joia?? Seguinte, chegou a hora de trocar o óleo do Fiesta , ele ta com um óleo 5w 30 não sei a marca, pois trocaram quando o carro ferveu e teve que fazer retifica do cabeçote, alguem lembra? até comentei aqui no fórum e tal.. Mas então, comprei o óleo Helix Hx 5 15w-50 é bom? vai dar algum problema?
    É exatamente esse: http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/oils_lubricants/shell_helix_tpkg/product_range_new/helix_hx5/

    Mas meu pai disse que Fiesta é meio enjuado para óleo e tal, dae fiquei com medo, alguem ae pra me dar uma luz?? hehehe
    valeuu!!
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por tomazsena 6/1/2012, 15:33

    felipevga escreveu:Galera joia?? Seguinte, chegou a hora de trocar o óleo do Fiesta , ele ta com um óleo 5w 30 não sei a marca, pois trocaram quando o carro ferveu e teve que fazer retifica do cabeçote, alguem lembra? até comentei aqui no fórum e tal.. Mas então, comprei o óleo Helix Hx 5 15w-50 é bom? vai dar algum problema?
    É exatamente esse: http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/oils_lubricants/shell_helix_tpkg/product_range_new/helix_hx5/

    Mas meu pai disse que Fiesta é meio enjuado para óleo e tal, dae fiquei com medo, alguem ae pra me dar uma luz?? hehehe
    valeuu!!

    Melhor óleo para ser usado no fiesta é o com viscosidade 5w30. Como descrito no manual do proprietário.
    juliano.silva8
    juliano.silva8
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 333
    Data de inscrição : 26/08/2011
    Idade : 34
    Localização : Macaé-RJ

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por juliano.silva8 6/1/2012, 15:34

    Ae cara Vai de 5w30 Sintético.
    é um pouco mais caro, mas você irá notar a diferença assim que trocar e ligar o carro.
    No meu caso a ex-dona colocou 15w40 Da Lubrax e assim que troquei pelo Motorcraft 5w30 junto com o filtro de óleo, o bicinho ficou até mais solto e silencioso rs.
    Aproveita e troca o filtro de óleo também.
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por tomazsena 6/1/2012, 15:34

    Mas um usuário nosso aqui do forum usa e defendo o uso do shell hx5- 15w30; vamos aguardar a manifestação dele aqui.
    felipevga
    felipevga
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha MG

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por felipevga 6/1/2012, 15:40

    Saquei, o negócio é que já passou a hora de trocar óleo, dae já comprei os 4L de óleo e estão aqui comigo. Combinei com um amigo meu que é mecanico, e ele vai trocar pra mim amanha de manha. Tem problema eu colocar esse óleo que ta aqui comigo? Pq tenho medo de fundir o motor, ou algo do tipo..
    juliano.silva8
    juliano.silva8
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 333
    Data de inscrição : 26/08/2011
    Idade : 34
    Localização : Macaé-RJ

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por juliano.silva8 6/1/2012, 15:46

    felipevga escreveu:Saquei, o negócio é que já passou a hora de trocar óleo, dae já comprei os 4L de óleo e estão aqui comigo. Combinei com um amigo meu que é mecanico, e ele vai trocar pra mim amanha de manha. Tem problema eu colocar esse óleo que ta aqui comigo? Pq tenho medo de fundir o motor, ou algo do tipo..

    Ae cara, se você consultar o manual do proprietário vai notar que na parte que fala do óleo 5w30, logo abaixo diz que caso não tenha esse tipo, poderá se usado o 20w50 ou 20w40 que são compativeis.
    Na minha opnião, iria na loja e trocaria pelo 5w30 e caso não tivesse trocaria por um 20w40 ou20w50.
    Abraço
    gustavo
    gustavo
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2580
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Jundiaí

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por gustavo 6/1/2012, 15:54

    galera, pode aparecer 1 ou 10 usuários defendendo outro óleo fora da especificação da Ford , porém eu entendo que se esta no manual é o recomendado pela engenharia que desenvolveu o motor e ninguem melhor que ela para afirmar sobre a utilização do oleo correto.

    Eu não mudo, é 5w30 SEMPRE, até que a Ford diga o contrário.

    XD
    felipevga
    felipevga
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha MG

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por felipevga 6/1/2012, 16:26

    juliano.silva8 escreveu:Ae cara, se você consultar o manual do proprietário vai notar que na parte que fala do óleo 5w30, logo abaixo diz que caso não tenha esse tipo, poderá se usado o 20w50 ou 20w40 que são compativeis.
    Na minha opnião, iria na loja e trocaria pelo 5w30 e caso não tivesse trocaria por um 20w40 ou20w50.
    Abraço

    Bom, la tem o 20w50 sim, vou la trocar então, mas não tem problema nao ne? to meio com medo, sei la! Se fundir o motor, to fudido! hehe
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por tomazsena 6/1/2012, 16:51

    felipevga escreveu:
    juliano.silva8 escreveu:Ae cara, se você consultar o manual do proprietário vai notar que na parte que fala do óleo 5w30, logo abaixo diz que caso não tenha esse tipo, poderá se usado o 20w50 ou 20w40 que são compativeis.
    Na minha opnião, iria na loja e trocaria pelo 5w30 e caso não tivesse trocaria por um 20w40 ou20w50.
    Abraço

    Bom, la tem o 20w50 sim, vou la trocar então, mas não tem problema nao ne? to meio com medo, sei la! Se fundir o motor, to fudido! hehe

    Num funde mesmo nao. Pode por sem medo.
    juliano.silva8
    juliano.silva8
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 333
    Data de inscrição : 26/08/2011
    Idade : 34
    Localização : Macaé-RJ

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por juliano.silva8 6/1/2012, 19:27

    felipevga escreveu:
    juliano.silva8 escreveu:Ae cara, se você consultar o manual do proprietário vai notar que na parte que fala do óleo 5w30, logo abaixo diz que caso não tenha esse tipo, poderá se usado o 20w50 ou 20w40 que são compativeis.
    Na minha opnião, iria na loja e trocaria pelo 5w30 e caso não tivesse trocaria por um 20w40 ou20w50.
    Abraço

    Bom, la tem o 20w50 sim, vou la trocar então, mas não tem problema nao ne? to meio com medo, sei la! Se fundir o motor, to fudido! hehe

    Vai na fé cara,Pode trocar sem medo não vai acontecer nada no carro.Eles colocam outros tipos pois caso você não ache o óleo normal, é só colocar o compatível.
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Ithallo Tanabe 6/1/2012, 20:58

    Cara pra ser sincero meu carro tá com 150k e eu continuo usando 5w-30, agora noto realmente que ele baixa essa viscosidade muito rápido, falando com o Cristiano aqui do forum ele me disse que poderia usar esse 15w-50 sem medo por conta do clima onde moro, ainda não fiz a troca, mas pra ser sincero acho o 20w50 muito viscoso, no meu manual (Supercharger) diz que pode usar o 10w40, da próxima vez eu vou tentar outro, mas não iria de 20w50 não!
    felipevga
    felipevga
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha MG

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por felipevga 7/1/2012, 00:14

    poxa, troquei o 15w50 no 20w50. =/ kkkkk vou trocar amanha de manha... Fiquei com medo de dar algum problema usar o 15w50, ae troquei a tarde, e comprei o filtro de oleo tb que tinha esquecido... Falar nisso galera, pqp
    No lugar que sempre troco o óleo né, o Litro do óleo que eu comprei (Helix 20w50) Custa 11,50 e o Filtro de Óleo Custa 28,40, ao todo daria 74,40 para trocar o óleo lá né...
    Ai meu avô é sócio de uma cooperativa de cafeicultores aqui, e lá tem óleo e tal, la o Litro de óleo custa 7,50 e o filtro de óleo 12,50, o total 42,50 oO Ai tenho um amigo mecanico que vai trocar de graça pra mim amanha... Sei que 30 reais não é muuuiita coisa, mas já é uma economia boa ne?? ta doido! kkkkk
    Lek
    Lek
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1114
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 37
    Localização : Uberlandia

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Lek 7/1/2012, 00:28

    Rapaz 20w50 acho uma viscosidade muito diferente do recomendado 5w30 , o oleo é bem mais grosso, vai demorar mais pra subir do pescador até o cabeçote, o carro vai ficar mais travado, vai demorar subir giros... como todos falaram gaste um pouco mais e coloque o 5w30, trabalho em autocenter e posso te garantir Fiesta usando outro oleo sem ser o 5w30 não é a mesma coisa...
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Ithallo Tanabe 7/1/2012, 00:52

    Realmente Lek, 20w50 eu usaria num gol quadrado 1984 com mais de 500.000 km daqueles onde o odômetro parou de marcar faz tempo... Ehehehe =D
    Mas num fiesta... ainda mais em um Rocam... Só iria de 5w-30 mesmo... Mas... bom.. mas cada um vai no que acha melhor!
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por tomazsena 7/1/2012, 08:08

    felipevga escreveu:poxa, troquei o 15w50 no 20w50. =/ kkkkk vou trocar amanha de manha... Fiquei com medo de dar algum problema usar o 15w50, ae troquei a tarde, e comprei o filtro de oleo tb que tinha esquecido... Falar nisso galera, pqp
    No lugar que sempre troco o óleo né, o Litro do óleo que eu comprei (Helix 20w50) Custa 11,50 e o Filtro de Óleo Custa 28,40, ao todo daria 74,40 para trocar o óleo lá né...
    Ai meu avô é sócio de uma cooperativa de cafeicultores aqui, e lá tem óleo e tal, la o Litro de óleo custa 7,50 e o filtro de óleo 12,50, o total 42,50 oO Ai tenho um amigo mecanico que vai trocar de graça pra mim amanha... Sei que 30 reais não é muuuiita coisa, mas já é uma economia boa ne?? ta doido! kkkkk

    Filtro de Óleo Custa 28,40,


    Esse filtro de óleo ta muito caro. O preço aqui em minha cidade gira me torno de 11,50 e 13,50.
    juliano.silva8
    juliano.silva8
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 333
    Data de inscrição : 26/08/2011
    Idade : 34
    Localização : Macaé-RJ

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por juliano.silva8 11/1/2012, 14:38

    tomazsena escreveu:
    felipevga escreveu:poxa, troquei o 15w50 no 20w50. =/ kkkkk vou trocar amanha de manha... Fiquei com medo de dar algum problema usar o 15w50, ae troquei a tarde, e comprei o filtro de oleo tb que tinha esquecido... Falar nisso galera, pqp
    No lugar que sempre troco o óleo né, o Litro do óleo que eu comprei (Helix 20w50) Custa 11,50 e o Filtro de Óleo Custa 28,40, ao todo daria 74,40 para trocar o óleo lá né...
    Ai meu avô é sócio de uma cooperativa de cafeicultores aqui, e lá tem óleo e tal, la o Litro de óleo custa 7,50 e o filtro de óleo 12,50, o total 42,50 oO Ai tenho um amigo mecanico que vai trocar de graça pra mim amanha... Sei que 30 reais não é muuuiita coisa, mas já é uma economia boa ne?? ta doido! kkkkk

    Filtro de Óleo Custa 28,40,


    Esse filtro de óleo ta muito caro. O preço aqui em minha cidade gira me torno de 11,50 e 13,50.

    E coloca caro nisso. rs Nem o filtro Motorcraft que é o original da linha de montagem custa isso tudo aqui na minha cidade.
    Paulo Andrade
    Paulo Andrade
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 4636
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Paulo Andrade 11/1/2012, 16:01

    Cara coloca motorcraft 5w30 e é só alegria!
    avatar
    betonatale
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 112
    Data de inscrição : 15/10/2011
    Idade : 37
    Localização : São Paulo - Zona Leste - Tatuapé

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por betonatale 11/1/2012, 22:31

    Quem o esquema da tecnologia também né? API SFI SMI.. bla bla bla..
    alguem sabe qual a diferenca?
    Ricardo Naske
    Ricardo Naske
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 15/07/2013
    Idade : 31
    Localização : São Paulo - SP

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Ricardo Naske 15/7/2013, 22:37

    Olá pessoal.

    Sou novo aqui no fórum e logo de cara achei esse tópico que também me deixou algumas dúvidas e vou compartilhar com vocês minha visão referente ao lubrificante no Fiesta. Primeiramente cheguei à essa conclusão discutindo com o meu mecânico, que é de minha confiança e uma pessoa honesta e inteligente.

    Vamos lá.

    No manual do meu SC como de muitos, recomenda-se o uso do 20W40 ou 20W50 API SJ ou SL na falta do 5W30.

    Particularmente eu não sou muito fã do óleo sintético, devido a sua química alterada cheia de reagentes e aditivos químicos, o que pode causar resíduos de depósitos pela sua alta queima com o combustível. Mas afinal, usar ou não óleo sintético ? Para motores abaixo de 100 mil km é essencial o uso do aditivo recomendado pelo fabricante, mas acima disso o motor já terá pequenas folgas onde o 5W30 não irá mais trabalhar como antes, facilitando o desgaste dos componentes.

    Minha opinião:

    Não sou contra a opinião de ninguém, mas apenas dizer: use o lubrificante recomendado pelo fabricante não é resposta que tire dúvidas. Você tem que ir um pouco mais a fundo para obter conhecimento sobre o que é necessário para cada momento em seu veículo. Eu uso e recomendo óleo mineral para carros com mais de 100 mil km com troca a cada 5 mil km incluindo em todas as trocas, todos os filtros do veículos. Não tem porque você economizar de R$30 à R$50 na troca dos filtros de ar e óleo. Você terá um motor relativamente limpo, silencioso e livre de manutenções antecipadas.

    Conclusão:

    O óleo 5W30 por ser menos viscoso, na partida ele irá lubrificar o motor com mais rapidez, mas com o mineral 20W50 isso também pode ser resolvido, basta deixar o carro em marcha lenta por cerda de 1 minuto antes de sair e por pelo menos 30 segundos antes de desligar para que o motor tenha uma melhor lubrificação em baixas rotações (coisa rara de se ver, as pessoas ultimamente estão dando partida com o carro engrenado pra já sair andando). Referente ao torque do motor, respeito a opinião de cada um, mas dispenso comentários...

    Resumindo:

    Quem faz o motor do seu carro é você e não o seu óleo (dentro dos limites, claro!). Com manutenção preventiva e cuidados básicos, não existe surpresa.

    Colocar 5W30 num motor com alta rodagem (principalmente o SC que esquenta em segundos), é como dar papinha pra um adulto...


    Obrigado à todos, desculpem pelo texto e espero ter ajudado.
    Nilton Santos
    Nilton Santos
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 497
    Data de inscrição : 15/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Santa Rita/PB

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Nilton Santos 15/7/2013, 23:56

    bem interessante.
    Sandino Wandekokem
    Sandino Wandekokem
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/09/2013
    Localização : Belém PA

    Novo óleo para o Fiesta Empty Lubrax

    Mensagem por Sandino Wandekokem 14/9/2013, 09:55

    eu estava utilizando o lubrax tecnologia 100% sintetico 5w-30 ele eh bom para o motor !
    avatar
    Evolution-VII
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 03/03/2012
    Idade : 33
    Localização : Itatiba, SP

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Evolution-VII 22/9/2013, 04:11

    Não tem nada a ver esse papo de "oleo para baixa km" e "óleo para alta km".

    O Zetec Rocam, se bem cuidado desde cedo (sempre com trocas de óleo usando 5w30), vai manter suas folgas em um parametro aceitavel até que chegue a hora da retifica (150.000 a 200.000 km).

    Tenho um Fiesta 1.0 Mk5 2002 desde zero, hoje com cerca de 70.000 km, sempre rodou com 5w30.

    Tive um Fiesta 1.6 GLX comprado usado, surrado, eu era o quinto dono. Tinha 120.000 km quando comprei e sempre usei 5w30.

    Quer tirar a dúvida se o 5w30 está sendo insuficiente para a lubrificação da sua viatura?

    É FACIL! Confira regularmente a vareta de óleo, se descer muito rápido é porque as folgas do motor já estão muito altas e o óleo está queimando.

    Lembrando que se vc usar um óleo muito grosso (20w40, 20w50, 15w50) isso vai forçar seu Rocam e aumentar as folgas de uma maneira que depois vc só vai conseguir rodar com esses óleos, pois o 5w30 vai começar a queimar.


    Em anos de Ford, anos acompanhando o Ford HP, anos de usuários testando é mais do que comprovado e sabido.

    5w30 SEMPRE e fim de história.
    avatar
    renanctba
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 25/09/2013
    Localização : Curitiba

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por renanctba 25/9/2013, 09:55

    Então galera... Eu tive que fazer o cabeçote do meu fiesta 2008 ROCAM, pois estourou o reservatorio de agua em plena estrada e meu pai que estava com carro acabou não vendo e ferveu o motor... Fizemos o cabeçote e colocamos o óleo 5w30, mas esta queimando... provavelmente devido as folgas, pois a quilometragem não é mt alta... 84000km... Vou trocar para o 10w40 e ver como o motor irá responder...
    Sandino Wandekokem
    Sandino Wandekokem
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/09/2013
    Localização : Belém PA

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Sandino Wandekokem 25/9/2013, 12:24

    cara aconteceu quase a mesma coisa cm migo, so q no meu caso esquerçi d colocar a tampa do reservatorio do radiador ae a agua ferveu toda, queimou a junta do cabeçote, oq eu fiz troquei o oleo 5w30 e depois d uma semana troquei d novo, e ainda coloquei aquela gasolina especial da petrobras q custa 4,80 R$ o litro, deu uma melhorada no desenvolvimento do motor mais ainda tenho q fazer a limpeza e trocas dos cabos do bico e velas, o meu carro esta cm 38 mil km, se vc fizer melhorias no motor me avisa ok
    Wellington Marcello
    Wellington Marcello
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 125
    Data de inscrição : 20/03/2012
    Idade : 40
    Localização : São Gonçalo

    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Wellington Marcello 15/10/2014, 10:06

    bom dia amigos fiesteiro, estou procurando o óleo de motor Motocraft 5W30 e as auto peças estão me falando que a Ford o substituiu pelo Castrol 5W30. Vcs estão sabendo de alguma coisa? Em dois lugares tentaram me passar o AC Delco 5W30, me falando que era da mesma qualidade. Será que posso confiar?
    Vlw galera!

    Conteúdo patrocinado


    Novo óleo para o Fiesta Empty Re: Novo óleo para o Fiesta

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 15:03