por Ricardo Naske 15/7/2013, 22:37
Olá pessoal.
Sou novo aqui no fórum e logo de cara achei esse tópico que também me deixou algumas dúvidas e vou compartilhar com vocês minha visão referente ao lubrificante no Fiesta. Primeiramente cheguei à essa conclusão discutindo com o meu mecânico, que é de minha confiança e uma pessoa honesta e inteligente.
Vamos lá.
No manual do meu SC como de muitos, recomenda-se o uso do 20W40 ou 20W50 API SJ ou SL na falta do 5W30.
Particularmente eu não sou muito fã do óleo sintético, devido a sua química alterada cheia de reagentes e aditivos químicos, o que pode causar resíduos de depósitos pela sua alta queima com o combustível. Mas afinal, usar ou não óleo sintético ? Para motores abaixo de 100 mil km é essencial o uso do aditivo recomendado pelo fabricante, mas acima disso o motor já terá pequenas folgas onde o 5W30 não irá mais trabalhar como antes, facilitando o desgaste dos componentes.
Minha opinião:
Não sou contra a opinião de ninguém, mas apenas dizer: use o lubrificante recomendado pelo fabricante não é resposta que tire dúvidas. Você tem que ir um pouco mais a fundo para obter conhecimento sobre o que é necessário para cada momento em seu veículo. Eu uso e recomendo óleo mineral para carros com mais de 100 mil km com troca a cada 5 mil km incluindo em todas as trocas, todos os filtros do veículos. Não tem porque você economizar de R$30 à R$50 na troca dos filtros de ar e óleo. Você terá um motor relativamente limpo, silencioso e livre de manutenções antecipadas.
Conclusão:
O óleo 5W30 por ser menos viscoso, na partida ele irá lubrificar o motor com mais rapidez, mas com o mineral 20W50 isso também pode ser resolvido, basta deixar o carro em marcha lenta por cerda de 1 minuto antes de sair e por pelo menos 30 segundos antes de desligar para que o motor tenha uma melhor lubrificação em baixas rotações (coisa rara de se ver, as pessoas ultimamente estão dando partida com o carro engrenado pra já sair andando). Referente ao torque do motor, respeito a opinião de cada um, mas dispenso comentários...
Resumindo:
Quem faz o motor do seu carro é você e não o seu óleo (dentro dos limites, claro!). Com manutenção preventiva e cuidados básicos, não existe surpresa.
Colocar 5W30 num motor com alta rodagem (principalmente o SC que esquenta em segundos), é como dar papinha pra um adulto...
Obrigado à todos, desculpem pelo texto e espero ter ajudado.