Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


4 participantes

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    avatar
    xerasco
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 136
    Data de inscrição : 31/01/2012
    Idade : 49
    Localização : São gonçalo

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por xerasco 3/8/2012, 09:32

    Olá pessoal. Depois de pesquisar bastante, resolvi fazer umas modificações no som do meu Fiesta. Ele estava com um som simples da Sony, já de alguns anos atrás. O kit de falantes era o original Ford (orininal mesmo!). Digo original pois até selo da Ford eles tem. Tem uma aparência bastante vagabunda com cone de papelão e ímã bem safado. É tão leve que nem parece ter ímã.
    O som que eu quero é mais pra ambiência, sem muito gasto, mas com uma qualidade aceitável
    Então vamos às compras.
    O rádio resolvi o Sony MEX-BT4007U. Tem tudo o que eu preciso: entrada pra MP3 e bluetooth, além de ter uma boa aparência.
    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Cd-player-automotivo-sony-xplod-mex-bt4007u-8
    Já os falantes fui de Bravox 2 vias CS60B na frente e CX60B na traseira.
    Pra começar, resolvi fazer uma experiência: ainda com o player antigo da Sony (o novo ainda vai chegar), removi os falantes originais da Ford das portas traseiras e montei os coaxiais Bravox CX60B lá e deixei os originais da Ford na frente. Utilizando o FADE do rádio, fiquei alternando entre o canal traseiro e o dianteiro e precebi que os originais da Ford possuem quase o mesmo agudo do Bravox. Além disso, os da Ford deslocam mais ar e vibram mais, ocasionando graves mais profundos (os da Bravox são mais controlados). Resumindo: pra ouvir no social, os da Ford parecem ser melhores (por incrível que pareça!).
    Em relação à amplificação, todo mundo fala pra usar um amplificador. Acontece que só o rádio, quando aumentado em seu volume próximo do máximo, já distorce o som, embolando tudo. Parece que os alto falantes vão estourar. Daí fica minha pergunta: pra que utilizar um amplificador se só com o rádio os alto falantes parecem não aguentar?
    Agradeço a todos pela atenção dispensada.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por Convidad 3/8/2012, 10:01

    Dá uma lida aqui amigo - http://www.fordfiestaclube.com/t23-glossario-som-automotivo
    avatar
    xerasco
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 136
    Data de inscrição : 31/01/2012
    Idade : 49
    Localização : São gonçalo

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por xerasco 10/8/2012, 11:39

    Thiago Cardoso escreveu:Dá uma lida aqui amigo - http://www.fordfiestaclube.com/t23-glossario-som-automotivo
    Valeu. Li o tópico a aprendi algumas coisas. Mas surgiram outras dúvidas.
    Instalei nas portas traseiras um kit coaxial Bravox CX60B. Nas portas dianteiras fui de kit de 2 vias Bravox CS60B. Até aí tudo bem. No CS60B veio um anel de plástico (tipo um suporte) para ser parafusado na porta e encaixar o falante nele. Seria esse anel o tal do "pezinho"? Tem que instalar o midrange sobre esse suporte?
    Outra coisa. Tenho aqui um pedaço bom de feltro (tipo cobertor) de 9mm de espessura. Ficaria legal se eu instalar (colar) esse feltro no interior das portas? Melhoraria o som?
    Obs.: instalei os tweeters no acabamento do retrovisor. Ficou muito bom. Seguem as fotos e o passo-a-passo resumido abaixo:

    1- Remover o acabamento do retrovisor puxando-o para fora:

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000048

    2- Girar o acabamento emborrachado da alavanca do retrovisor e puxá-lo para fora, liberando o acabamento plástico interno do retrovisor.

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 ACABAMENTO

    3- Remover o forro da porta desaparafusando os 4 parafusos philips. Após removido os parafusos, fica mais fácil começar puxando pelos locais onde ficam os parafusos inferiores (já removidos, é claro)da porta. São cerca de 6 travas que fixam a o forro na porta. Pode acontecer de uma ou outra trava não sair no forro. Com uma chave de fenda, tente removê-la da porta e encaixá-la no local correto na parte interna do forro. A parte superior da forro não possui trava plástica, pois quem faz esse papelo é a borracha rígida do vidro da porta, ao qual o forro fica encanxado. Obs.: o conector do botão elétrico possui uma trava. Portanto, não puxe o conector com força! Outro detalhe é que a porta dianteira esquerda possui um chicote a mais, que é o da trava elétrica.

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 PARAFUSOS

    Detalhe do alto falante original Ford.

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 IMG_4789

    4- Remover o alto falante que está instalado (se houver) e descolar o forro cinza com o auxílio de um estilete para ter acesso ao interior da porta. Obs.: cuidado neste processo, pois esse forro rasga fácil.

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 DESCOLAR

    5- Fazer o furo em diâmetro aproximado ao tweeter que será encaixado. Eu tiz o furo utilizando uma furadeira com broca chata (tipo a de maceneiro) e aumentei um pouco o furo com ferro de solda. Ficou assim:

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000056 [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000057
    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000058 [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000061

    6- Reparem que eu passei o fio do tweeter pelo furo do chicote do vidro elétrico:

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000062 [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 CHICOTE

    7- O divisor de frequência eu fixei com fita dupla-face espumada da 3M. Gruda que é uma beleza:

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 WP_000046
    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 DIVISOR

    8- Agora é só fazer a instalação elétrica dos fios (eu utilizei solda nas emendas), fixar a fiação com abraçadeira plástica, parafusar o alto falante.

    9- Para encaixar o forro da porta, encoste-o na parte interna da porta e posicione as travas plásticas na direção dos furos da porta correspondente. Dê uma pancada (com a mão) na direção das travas que elas encaixarão no furo. Vá batendo na borda de todo o forro até sentir que todas as travas estão encaixadas. Agora basta parafusá-lo (os quatro parafusos) e fixar o acabamento interno do retrovisor com o tweeter já instalado.
    Acho que dá pra quebrar o galho.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por Convidad 10/8/2012, 13:26

    Pezinho vai no chão, perto da porta...
    Melhora e muito o som...esse pezinho é uma caixinha seladinha para o mid bass/range.
    Em relação ao feltro, pode colocar sim, melhor e muito a qualidade do som
    avatar
    Ednei Machado
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 26/01/2013
    Localização : Blumenau - SC

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por Ednei Machado 14/2/2013, 07:55

    Olá amigos, ótimas dicas. Mas, como faço pra tirar o forro da porta trazeira para ter acesso ao auto falante ? Minha dúvida é quanto a retirada da manivela do vidro, quanto ao resto está tranquilo. Alguém já viu algum tutorial aqui no forum quanto a esse assunto ?
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por Convidad 14/2/2013, 09:29

    Se forçar só um pouca a manivela, verá uma presilha que segura ela...
    tonyrocam7
    tonyrocam7
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 97
    Data de inscrição : 22/08/2012
    Idade : 32
    Localização : São Paulo - SP

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por tonyrocam7 16/2/2013, 05:29

    Puxa um pouco a manivela, e verá uma presilha(como disse o Thiago) daí é só puxar a presilha de ferro que sai a manivela.
    Gostei das dicas de som.
    hbraz
    hbraz
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Idade : 41
    Localização : Rio de Janeiro

    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por hbraz 25/3/2013, 21:07

    Boa Noite Amigo, qual foi a distancia que você fez o furo pra colocar os tweeters no encaixe do retrovisor. Essa é a minha duvida.
    Um abraço.

    Conteúdo patrocinado


    [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5 Empty Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 12:18