O Mundo Sobre Ford Fiesta


[DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Compartilhe

xerasco
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagens : 136
Data de inscrição : 31/01/2012
Idade : 41
Localização : São gonçalo

[DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por xerasco em 3/8/2012, 09:32

Olá pessoal. Depois de pesquisar bastante, resolvi fazer umas modificações no som do meu Fiesta. Ele estava com um som simples da Sony, já de alguns anos atrás. O kit de falantes era o original Ford (orininal mesmo!). Digo original pois até selo da Ford eles tem. Tem uma aparência bastante vagabunda com cone de papelão e ímã bem safado. É tão leve que nem parece ter ímã.
O som que eu quero é mais pra ambiência, sem muito gasto, mas com uma qualidade aceitável
Então vamos às compras.
O rádio resolvi o Sony MEX-BT4007U. Tem tudo o que eu preciso: entrada pra MP3 e bluetooth, além de ter uma boa aparência.

Já os falantes fui de Bravox 2 vias CS60B na frente e CX60B na traseira.
Pra começar, resolvi fazer uma experiência: ainda com o player antigo da Sony (o novo ainda vai chegar), removi os falantes originais da Ford das portas traseiras e montei os coaxiais Bravox CX60B lá e deixei os originais da Ford na frente. Utilizando o FADE do rádio, fiquei alternando entre o canal traseiro e o dianteiro e precebi que os originais da Ford possuem quase o mesmo agudo do Bravox. Além disso, os da Ford deslocam mais ar e vibram mais, ocasionando graves mais profundos (os da Bravox são mais controlados). Resumindo: pra ouvir no social, os da Ford parecem ser melhores (por incrível que pareça!).
Em relação à amplificação, todo mundo fala pra usar um amplificador. Acontece que só o rádio, quando aumentado em seu volume próximo do máximo, já distorce o som, embolando tudo. Parece que os alto falantes vão estourar. Daí fica minha pergunta: pra que utilizar um amplificador se só com o rádio os alto falantes parecem não aguentar?
Agradeço a todos pela atenção dispensada.

Convidad
Convidado

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por Convidad em 3/8/2012, 10:01

Dá uma lida aqui amigo - http://www.fordfiestaclube.com/t23-glossario-som-automotivo

xerasco
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagens : 136
Data de inscrição : 31/01/2012
Idade : 41
Localização : São gonçalo

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por xerasco em 10/8/2012, 11:39

Thiago Cardoso escreveu:Dá uma lida aqui amigo - http://www.fordfiestaclube.com/t23-glossario-som-automotivo
Valeu. Li o tópico a aprendi algumas coisas. Mas surgiram outras dúvidas.
Instalei nas portas traseiras um kit coaxial Bravox CX60B. Nas portas dianteiras fui de kit de 2 vias Bravox CS60B. Até aí tudo bem. No CS60B veio um anel de plástico (tipo um suporte) para ser parafusado na porta e encaixar o falante nele. Seria esse anel o tal do "pezinho"? Tem que instalar o midrange sobre esse suporte?
Outra coisa. Tenho aqui um pedaço bom de feltro (tipo cobertor) de 9mm de espessura. Ficaria legal se eu instalar (colar) esse feltro no interior das portas? Melhoraria o som?
Obs.: instalei os tweeters no acabamento do retrovisor. Ficou muito bom. Seguem as fotos e o passo-a-passo resumido abaixo:

1- Remover o acabamento do retrovisor puxando-o para fora:



2- Girar o acabamento emborrachado da alavanca do retrovisor e puxá-lo para fora, liberando o acabamento plástico interno do retrovisor.



3- Remover o forro da porta desaparafusando os 4 parafusos philips. Após removido os parafusos, fica mais fácil começar puxando pelos locais onde ficam os parafusos inferiores (já removidos, é claro)da porta. São cerca de 6 travas que fixam a o forro na porta. Pode acontecer de uma ou outra trava não sair no forro. Com uma chave de fenda, tente removê-la da porta e encaixá-la no local correto na parte interna do forro. A parte superior da forro não possui trava plástica, pois quem faz esse papelo é a borracha rígida do vidro da porta, ao qual o forro fica encanxado. Obs.: o conector do botão elétrico possui uma trava. Portanto, não puxe o conector com força! Outro detalhe é que a porta dianteira esquerda possui um chicote a mais, que é o da trava elétrica.



Detalhe do alto falante original Ford.



4- Remover o alto falante que está instalado (se houver) e descolar o forro cinza com o auxílio de um estilete para ter acesso ao interior da porta. Obs.: cuidado neste processo, pois esse forro rasga fácil.



5- Fazer o furo em diâmetro aproximado ao tweeter que será encaixado. Eu tiz o furo utilizando uma furadeira com broca chata (tipo a de maceneiro) e aumentei um pouco o furo com ferro de solda. Ficou assim:




6- Reparem que eu passei o fio do tweeter pelo furo do chicote do vidro elétrico:



7- O divisor de frequência eu fixei com fita dupla-face espumada da 3M. Gruda que é uma beleza:




8- Agora é só fazer a instalação elétrica dos fios (eu utilizei solda nas emendas), fixar a fiação com abraçadeira plástica, parafusar o alto falante.

9- Para encaixar o forro da porta, encoste-o na parte interna da porta e posicione as travas plásticas na direção dos furos da porta correspondente. Dê uma pancada (com a mão) na direção das travas que elas encaixarão no furo. Vá batendo na borda de todo o forro até sentir que todas as travas estão encaixadas. Agora basta parafusá-lo (os quatro parafusos) e fixar o acabamento interno do retrovisor com o tweeter já instalado.
Acho que dá pra quebrar o galho.

Convidad
Convidado

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por Convidad em 10/8/2012, 13:26

Pezinho vai no chão, perto da porta...
Melhora e muito o som...esse pezinho é uma caixinha seladinha para o mid bass/range.
Em relação ao feltro, pode colocar sim, melhor e muito a qualidade do som

Ednei Machado
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/01/2013
Localização : Blumenau - SC

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por Ednei Machado em 14/2/2013, 07:55

Olá amigos, ótimas dicas. Mas, como faço pra tirar o forro da porta trazeira para ter acesso ao auto falante ? Minha dúvida é quanto a retirada da manivela do vidro, quanto ao resto está tranquilo. Alguém já viu algum tutorial aqui no forum quanto a esse assunto ?

Convidad
Convidado

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por Convidad em 14/2/2013, 09:29

Se forçar só um pouca a manivela, verá uma presilha que segura ela...

tonyrocam7
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 25
Localização : São Paulo - SP

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por tonyrocam7 em 16/2/2013, 05:29

Puxa um pouco a manivela, e verá uma presilha(como disse o Thiago) daí é só puxar a presilha de ferro que sai a manivela.
Gostei das dicas de som.


_________________
Abraços! Smile

hbraz
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por hbraz em 25/3/2013, 21:07

Boa Noite Amigo, qual foi a distancia que você fez o furo pra colocar os tweeters no encaixe do retrovisor. Essa é a minha duvida.
Um abraço.

Conteúdo patrocinado

Re: [DÚVIDA] Melhorando o som do MK 6,5

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:23


    Data/hora atual: 5/12/2016, 00:23