Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Você só usa etanol??? Então leia isto!

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    Você só usa etanol??? Então leia isto! Empty Você só usa etanol??? Então leia isto!

    Mensagem por xerasco 24/9/2012, 15:57

    Galera, tava lendo a matéria do teste de longa duração que a 4Rodas fez num Ka 2008. Como o motor e o câmbio são os mesmos do nosso Fiesta (MK 6,5), podemos aplicar o resultado de muitos itens do teste ao nosso carro. Mas um ponto importante do teste foi que o Ka rodou os mais de 60.000 somente com etanol.

    ...Fraquejando...
    Do meio do teste para a frente, alguns sintomas começaram a atormentar nosso Ka. Apresentava soluços e falta de força que foi se agravando com o tempo. Nas revisões de 40 000 e 50 000 km, apesar de nossas reclamações, pouco foi feito. O tratamento apresentado consistia em limpar bicos e/ou reajustar a injeção, como foi feito aos 50 000 km. No teste final de pista, tivemos o testemunho dos instrumentos a nosso favor: O desempenho do Ka havia caído consideravelmente desde o teste da chegada. Vale lembrar que a maioria dos carros costuma se sair melhor na prova saideira.

    As primeiras pistas do problema surgiram ainda antes da desmontagem. Na medição de compressão, Fukuda chegou ao valor médio de 100 psi em todos os cilindros, muito aquém do parâmetro informado por um concessionário da marca, que nos indicou o valor de 170 psi como referencial, já que a Ford não revela esse dado. Segundo o engenheiro-chefe de motores, Enio Gomes, o número é considerado informação confidencial restrita aos concessionários e às oficinas credenciadas. Mas deu pistas. A Ford considera o valor de 170 psi aceitável para um carro de 60 000 km. E 100 psi "muito ruim, muito ruim mesmo".

    Então por onde a compressão vazava? O bloco do motor parecia inocente. Também os anéis, responsáveis por manter o óleo fora da câmara de combustão na movimentação dos pistões, embora gastos, tinham as medidas dentro do limite de tolerância da fábrica. Pistões, cilindros e virabrequim estavam em ordem. Já no andar de cima, no cabeçote, os estouros no coletor de admissão indicavam algo suspeito. Revelavam que a vedação das válvulas de admissão estava deficiente, o que fazia com que a mistura pressurizada tomasse o caminho inverso no momento da compressão do cilindro, estourando no coletor de admissão.

    Consultamos então o especialista em cabeçotes João Eduardo Ramos de Paula, da retífica Paula Faria, de São Paulo. Ele diz que o vazamento pelas válvulas de escapamento não é exclusivo do RoCam 1.0, que equipa Ka e Fiesta. O problema é comum nos motores 1.0 em geral. "Com o refinamento desses motores, a queima é total. E o combustível nem chega a resfriar as válvulas de admissão. Quando se usa álcool, combustível mais seco, isso é agravado, uma vez que, diferentemente da gasolina, ele tem ação lubrificante reduzida, deixando a temperatura ainda maior."

    Essa característica, segundo o especialista, aumenta a dilatação das válvulas de aço, o que com o tempo causa alargamento das sedes de válvula. O resultado disso é o vazamento de compressão. Foi o que aconteceu com o Ka. Na remontagem, nosso consultor técnico fez apenas uma correção das válvulas - acertando o ângulo de assentamento - e um brunimento manual das sedes do cabeçote. O resultado apareceu no novo teste: 230 psi no primeiro cilindro e 240 psi nos demais, dentro do parâmetro de fábrica, segundo o engenheiro Enio Gomes...


    Confiram a matéria completa abaixo:
    Revista 4Rodas: Teste de longa duração do Ford Ka
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    Você só usa etanol??? Então leia isto! Empty Uso excessivo de Etanol

    Mensagem por brunovilelafranco 24/9/2012, 16:17

    ..


    Última edição por brunovilelafranco em 18/5/2016, 14:52, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por shotiin 24/9/2012, 17:15

    brunovilelafranco, usando 10L de etanol o motor não '' bate pino '' ? Uma vez coloquei 5L mais ou menos e continuou batendo pino...
    Valeu!
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    Mensagem por brunovilelafranco 25/9/2012, 07:24

    shotiin escreveu:brunovilelafranco, usando 10L de etanol o motor não '' bate pino '' ? Uma vez coloquei 5L mais ou menos e continuou batendo pino...
    Valeu!


    Não bate, 5L ja basta para parar de bater pino.
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    Mensagem por Convidad 25/9/2012, 09:33

    Se tivesse cara flex, acho que raramente usaria etanol
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    Mensagem por Edir Backer Costa 25/9/2012, 13:59

    Bom, a gasolina brasileira já tem um percentual de etanol anidro (sem água), que deve andar na casa dos 20 a 25%. Não sei atualmente em quanto está, já que mexem tanto nesse valor que você fica boiando. Mas, como a gasolina tem melhor poder de lubrificação, parece ser a melhor indicação. Eu estou usando somente gasolina aditivada e, tenho notado que o motor se comporta muito bem com ela, dentro das suas limitações (l.0), é claro. E, o consumo muito melhor do que com etanol.
    Abraço a todos.
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    Mensagem por Brenno G. Sousa 25/9/2012, 17:14

    Sabe, isso do alcool é uma faca de dois gumes. Pro meio ambiente, é excelente, pois o CO2 produzido "praticamente" é absorvido pelo canavial em crescimento.
    Uma coisa que eu penso, é que já ouvi casos de Chevette SL a álcool rodar 240 mil sem retifica. Opala também...
    O legal era saber que a Ford tinha o melhor motor a álcool! o CHT! Que era uma derivação do motor Renault que a volks pegou emprestado pra ela na Autolatina! Tinha umas gotinhas azuis na lateral...
    Não querendo discordar da matéria, mas é relativo esses casos. Na época da Parati, rodamos 1 anos inteiro com ele, tranquilo, andava lisa! No dia seguinte, vendemos ela. O vendedor comprou, testou e o motor estourou! Como pode isso? O Verona, mesma coisa...
    Abraços
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    Você só usa etanol??? Então leia isto! Empty confirmo

    Mensagem por Marivaldo Rocha Júnior 7/10/2012, 02:51

    Thiago Cardoso escreveu:Se tivesse cara flex, acho que raramente usaria etanol

    Amigo é o que eu faço tive um meu fiesta anterior era 01 gl class (recomendo) e agora com o mk 6,75 são rarissimas as vezes que uso etanol.
    1º se for de manhã e o clima não ajudar fica mais tempo ligado na garagem até ter temp. ideal;
    2º ao andar em baixa rotação da mais tranco.
    3° parece que a gasolina rende bem mais no tanque que o etanol.

    ao meu ver: só vou usar etano no verão e quando for pegar estrada.
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    Mensagem por Brenno G. Sousa 7/10/2012, 11:44

    Amigo é o que eu faço tive um meu fiesta anterior era 01 gl class (recomendo) e agora com o mk 6,75 são rarissimas as vezes que uso etanol.
    1º se for de manhã e o clima não ajudar fica mais tempo ligado na garagem até ter temp. ideal;
    2º ao andar em baixa rotação da mais tranco.
    3° parece que a gasolina rende bem mais no tanque que o etanol.

    ao meu ver: só vou usar etano no verão e quando for pegar estrada.

    E quando o preço ta barato! Laughing
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    Mensagem por Timerman 10/10/2012, 09:10

    Primeiro ouvi informações dentro da Ford, que há sim um problema sim no Ka.

    No meu caso, no carro coloquei Gasolina deu 10Km/L na cidade + A/C ligado, com Etanol chega nos 8 na mesma configuração
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    Mensagem por Geraldo Camara 17/10/2012, 09:37

    será que pode ser por isso que estou sentindo o motor do meu fraco e dá umas pipocadas por volta de 1500 rpm? Usei etanol por um tempo nele, usando tanque cheio.
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    Mensagem por Soares1903 14/7/2015, 15:23

    Encontrei ao acaso esse tópico aqui e vou relatar minha experiência para tentar desmentir quem publicou essa matéria.

    Dirigi um Mille ano 2007 tirado zero da css até 2013. Nesse 6 anos e meio que fiquei com ele, rodei 98.760 km. Utilizei gasolina nele apenas TRÊS VEZES e nunca tive nenhum problema. Inclusive na checagem da venda, o cara disse que o motor ainda estava muito limpo e que rodaria mais 100 mil com extrema tranquilidade.
    Meu pai teve um Fiesta 1.6 class 2009 até 2015, rodou com ele 116 mil km e tb só abastecia com etanol e nunca teve nenhum problema.
    O meu atual Fiesta, 13/14 já está com quase 22 mil, foi tirado zero da css, e só abasteci com gasolina duas vezes. E pelo preço dos combustíveis da minha região, vai ficar no derivado de cana somente mesmo.

    Eu até acredito que o álcool causa ressecamento nas mangueiras e alguns componentes, mas ao meu ver isso só deve começar a se manisfestar depois dos 130-140 mil km. Por isso acho que esse papo do álcool e ressacamento sempre coisa de pessoas com mais de 50 anos, que pegaram a época de carburador e que o carro sofria par ligar todas as manhãs; Geralmente são os mesmos que falam que a Ford é cara de manter, VW tem os melhores carros etc.
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    Mensagem por brunovilelafranco 14/7/2015, 16:12

    Eu tambem nunca usava etanol puro, mas depois de muita insistencia de colegas resolvi usar somente etanol e ja faz aproximadamente 2 anos e sem problema algum, inclusive o carro ficou até mais economico e melhor para andar.
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    Mensagem por Ze_Fernando 14/7/2015, 16:19

    Depois que comprei carro flex muito raramente uso gasolina, até pq os motores Rocam na gasolina fica muito manco, e a diferença de consumo x preço não compensa tbem. Quanto a desgaste isso pode estar ligado mais a qualidade do combustivel, lembrando que no alcool muitas vezes tem uma quantidade grande de agua o que acelera a corrosão do motor.
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    Mensagem por maraccini 19/7/2015, 18:37

    O etanol é considerado um combustivel seco apesar de ser liquido e sempre teve este problema nas sedes de valvulas (pode confirmar numa retifica !) So que o tal especialista errou feio quando disse que aumenta a temperatura das valvulas o alcool abaixa , inclusive os Rocam traballham com duas temperaturas diferentes uma para alcool ( mais quente devido ao alcool abaixar temperatura e facilitar faiscamento alcool é dieletrico) o que pode ajudar muito é usar o etanol aditivado Power da Shell que além de aditivos detergentes e dispersantes tem ainda aditivo que ajuda a lubrificar.
    A a mesma coisa acontece com carros que usam GNV !

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