Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+7
Hostert
aguilar
dudu
Gustavo Siqueira
Ithallo Tanabe
Hugo Sena
jorgemone
11 participantes

    Alcool Vs Gasolina

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Alcool Vs Gasolina Empty Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Convidad 22/5/2011, 00:04

    A Gasolina:

    A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. Por isso se diz que a gasolina "ficou velha" ou "estragou". Em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. Por isto é que a gasolina velha pode causar "batidas de pino" no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a molécula), menor é a octanagem: Por isto o querosene e outros solventes, se misturados à gasolina, fazem o motor "bater pino". Estes componentes mais pesados também têm uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida "borra" de gasolina. A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 22% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. Outra coisa que não se fala (não sei por que...) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos aromáticos (como o benzeno) na sua composição, é cancerígena, especialmente se inalada em excesso. Com certeza não há estudos sobre isto (não "interessa" que haja...), mas a incidência de câncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.


    O Álcool:

    O álcool, ao contrário da gasolina, é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É uma molécula cuja fórmula é C2H5OH. Por ter oxigênio na composição, a molécula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja líquido à temperatura ambiente (o etano, C2H6 é um gás) pela maior coesão entre as moléculas. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais "limpo" que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool. Tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado líquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que têm contato com o álcool em sua fase líquida, normalmente através de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o níquel, usado para revestir o Zamak dos carburadores.


    As diferenças entre os combustíveis:

    -Poder calorífico (capacidade de gerar energia)

    O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanol é oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. O álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 MJ/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 MJ/l. Por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: Daí, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.


    Proporção estequiométrica:

    O álcool tem proporção estequiométrica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. Para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. Em volume, é necessário mais 43% de álcool do que de gasolina. Por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 50% maior do que bicos para gasolina. Uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: Apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 43% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.


    Octanagem

    O álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem 87 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. Isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. Enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. Como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustível é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calorífico. Assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustível. A velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.


    Calor de vaporização

    O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está "roubando" energia. Não é difícil concluir que o álcool "rouba" mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e caminha em estado líquido pelo coletor, causando uma súbita falta de combustível na mistura, fazendo o motor falhar. Para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo
    coletor de admissão, para aquecê-lo. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.


    Ponto de fulgor

    Uma explosão é uma reação em cadeia. Quando uma molécula de combustível reage com o oxigênio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a molécula vizinha também reaja e por aí vai. O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. Bem, o ponto de fulgor do álcool é 13ºC. Isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. Isto explica por que
    é necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. O ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40ºC.

    Estas 2 propriedades acima decorrem do oxigênio presente na molécula do álcool, que a polariza. Isto faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina, que se mantém líquida pelo maior peso de suas moléculas, apolares em sua grande maioria. A menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.

    Resumo:

    Pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:

    1) Taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
    2) Proporção de combustível (43% maior, por causa da relação estequiométrica)
    3) Curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
    4) Aquecimento do coletor em coletores úmidos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
    5) Sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
    6) Niquelamento do carburador (em carros carburados)


    O item 1 pode ser conseguido através da utilização de pistões mais cabeçudos ou rebaixamento do cabeçote. E os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de giclês/distribuidor.

    Autor: Route
    Edit: mgr

    Valores aproximados de octanagem;

    TABELA DE OCTANAGEM

    TIPO COMBUSTÍVEL --- Nº DE OCTANOS (NO)

    GASOLINA COMUM ------------ 87
    GASOLINA PREMIUM ---------- 91
    GASOLINA PODIUM ----------- 95
    ÁLCOOL ----------------------- 110

    *Octanagem mede a dificuldade para auto-detonação sobre pressão.
    **Gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes que evitam o acúmulo de depósitos no sistema de alimentação porém ao contrário do que muitos pensam gasolina aditivada não tem mais octanos que a comum.
    avatar
    jorgemone
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 22/06/2011
    Localização : Cuiaba-MT

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por jorgemone 16/10/2011, 12:22

    muito bom....aprendi boas coisas post...obrigado
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Hugo Sena 16/10/2011, 12:45

    Excelente post...
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Ithallo Tanabe 16/10/2011, 12:53

    Valeu Toreto!! Excelente post!
    Gustavo Siqueira
    Gustavo Siqueira
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 01/06/2011
    Idade : 32
    Localização : Guarulhos

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Gustavo Siqueira 28/10/2011, 11:12

    isso eu nao sabia !! Boaaa
    avatar
    dudu
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 17/01/2012
    Localização : MG

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por dudu 18/1/2012, 18:11

    Conteúdo amplo, de fácil assimilação, prático e útil


    Última edição por dudu em 19/1/2012, 13:12, editado 1 vez(es)
    aguilar
    aguilar
    Charles Bronson Style
    Charles Bronson Style


    Mensagens : 988
    Data de inscrição : 17/07/2011
    Idade : 37
    Localização : londrina - pr

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por aguilar 18/1/2012, 22:18

    boaa toreto, sempre distruindo nos tuto!!.. valeuuu
    avatar
    Hostert
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 126
    Data de inscrição : 24/09/2011
    Idade : 59
    Localização : Itapema

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Hostert 5/2/2012, 07:30

    então meu camarada, qual seria a melhor proporção alcool e gasolina no tanque do nosso fiesta, para assim termos melhor aproveitamento do motor?
    Bryan
    Bryan
    Banido


    Mensagens : 607
    Data de inscrição : 02/08/2011
    Localização : Florianópolis

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Bryan 5/2/2012, 07:56

    Hostert escreveu:então meu camarada, qual seria a melhor proporção alcool e gasolina no tanque do nosso fiesta, para assim termos melhor aproveitamento do motor?

    Cara! Eu costumo misturar. Eu faço geralmente 80% gasolina v-power e 20% etanol. Quando viajo e preciso de agilidade e o máximo economia que puder 60% gasolina e 40% etanol.

    Eu lhe digo uma coisa: o Fiesta 2012 só com gasolina é manco demais.
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Hugo Sena 5/2/2012, 12:27

    o 2008 tb..aliás,acho q tds...
    avatar
    gbldub
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 31/01/2012

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por gbldub 10/2/2012, 22:23

    To espantado.. Tirei o carro da concessionaria, coloquei 49 litros de etanol.. ROdei 180 km, e o carro entrou na reserva, voltei la pra ver se nao tava furando, vazando em algum lugar, e o vendedor falou que é normal, o de você é assim? Foi assim?
    avatar
    Hostert
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 126
    Data de inscrição : 24/09/2011
    Idade : 59
    Localização : Itapema

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Hostert 11/2/2012, 07:33

    não lembro ..
    Gilson Silva
    Gilson Silva
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 23/01/2012
    Idade : 39
    Localização : Cuiaba/MT

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Gilson Silva 11/2/2012, 11:00

    gbldub escreveu:To espantado.. Tirei o carro da concessionaria, coloquei 49 litros de etanol.. ROdei 180 km, e o carro entrou na reserva, voltei la pra ver se nao tava furando, vazando em algum lugar, e o vendedor falou que é normal, o de você é assim? Foi assim?



    NO MEU ATÉ OS 4,000 KM ELE ESTAVA UM BEBERÃO DEPOIS MELHOROU...

    O MEU É 2012 1.6 AGORA JÁ TEM UM MES QUE NÃO COLOKO ALCOOL POIS ESTA MUITO CARO TO PAGANDO 2,97 NA GASOLINA E 2,36 NO ALCOOL AI NÃO ESTÁ COMPENSANDO, MAS AGORA COM ALGUMAS INFORMAÇOES DESSE TUTORIAL E COM MAIS UMA OBSERVAÇÕES DOS MEMBROS IREI ABASTECER COM UM POUCO DE ALCOOL POIS ELE NA GASOLINA REALMENTE ELE MANCA, KKKKKK


    MUITO BOM MESMO SUPERINTERESSANTE ESSE TUTORIAL COM OS DEBATES!!!!

    PARABEN.............
    Palinka17
    Palinka17
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 50
    Data de inscrição : 04/03/2012
    Idade : 29
    Localização : São Paulo

    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Palinka17 1/4/2012, 11:44

    Gilson Silva escreveu:
    gbldub escreveu:To espantado.. Tirei o carro da concessionaria, coloquei 49 litros de etanol.. ROdei 180 km, e o carro entrou na reserva, voltei la pra ver se nao tava furando, vazando em algum lugar, e o vendedor falou que é normal, o de você é assim? Foi assim?



    NO MEU ATÉ OS 4,000 KM ELE ESTAVA UM BEBERÃO DEPOIS MELHOROU...

    O MEU É 2012 1.6 AGORA JÁ TEM UM MES QUE NÃO COLOKO ALCOOL POIS ESTA MUITO CARO TO PAGANDO 2,97 NA GASOLINA E 2,36 NO ALCOOL AI NÃO ESTÁ COMPENSANDO, MAS AGORA COM ALGUMAS INFORMAÇOES DESSE TUTORIAL E COM MAIS UMA OBSERVAÇÕES DOS MEMBROS IREI ABASTECER COM UM POUCO DE ALCOOL POIS ELE NA GASOLINA REALMENTE ELE MANCA, KKKKKK


    MUITO BOM MESMO SUPERINTERESSANTE ESSE TUTORIAL COM OS DEBATES!!!!

    PARABEN.............

    Pelo post...mais vc paga 2,97 na G e 2,36 no A....aqui onde eu moro na sai disso G2,60 e A1,90

    Meu pai tem um Fiesta 2012 1.0, ele bebe muito mais tbm ta melhorando

    Conteúdo patrocinado


    Alcool Vs Gasolina Empty Re: Alcool Vs Gasolina

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 00:07