O Mundo Sobre Ford Fiesta


Alcool Vs Gasolina

Compartilhe

Convidad
Convidado

Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Convidad em 22/5/2011, 00:04

A Gasolina:

A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. Por isso se diz que a gasolina "ficou velha" ou "estragou". Em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. Por isto é que a gasolina velha pode causar "batidas de pino" no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a molécula), menor é a octanagem: Por isto o querosene e outros solventes, se misturados à gasolina, fazem o motor "bater pino". Estes componentes mais pesados também têm uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida "borra" de gasolina. A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 22% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. Outra coisa que não se fala (não sei por que...) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos aromáticos (como o benzeno) na sua composição, é cancerígena, especialmente se inalada em excesso. Com certeza não há estudos sobre isto (não "interessa" que haja...), mas a incidência de câncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.


O Álcool:

O álcool, ao contrário da gasolina, é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É uma molécula cuja fórmula é C2H5OH. Por ter oxigênio na composição, a molécula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja líquido à temperatura ambiente (o etano, C2H6 é um gás) pela maior coesão entre as moléculas. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais "limpo" que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool. Tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado líquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que têm contato com o álcool em sua fase líquida, normalmente através de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o níquel, usado para revestir o Zamak dos carburadores.


As diferenças entre os combustíveis:

-Poder calorífico (capacidade de gerar energia)

O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanol é oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. O álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 MJ/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 MJ/l. Por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: Daí, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.


Proporção estequiométrica:

O álcool tem proporção estequiométrica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. Para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. Em volume, é necessário mais 43% de álcool do que de gasolina. Por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 50% maior do que bicos para gasolina. Uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: Apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 43% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.


Octanagem

O álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem 87 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. Isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. Enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. Como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustível é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calorífico. Assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustível. A velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.


Calor de vaporização

O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está "roubando" energia. Não é difícil concluir que o álcool "rouba" mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e caminha em estado líquido pelo coletor, causando uma súbita falta de combustível na mistura, fazendo o motor falhar. Para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo
coletor de admissão, para aquecê-lo. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.


Ponto de fulgor

Uma explosão é uma reação em cadeia. Quando uma molécula de combustível reage com o oxigênio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a molécula vizinha também reaja e por aí vai. O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. Bem, o ponto de fulgor do álcool é 13ºC. Isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. Isto explica por que
é necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. O ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40ºC.

Estas 2 propriedades acima decorrem do oxigênio presente na molécula do álcool, que a polariza. Isto faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina, que se mantém líquida pelo maior peso de suas moléculas, apolares em sua grande maioria. A menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.

Resumo:

Pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:

1) Taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
2) Proporção de combustível (43% maior, por causa da relação estequiométrica)
3) Curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
4) Aquecimento do coletor em coletores úmidos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
5) Sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
6) Niquelamento do carburador (em carros carburados)


O item 1 pode ser conseguido através da utilização de pistões mais cabeçudos ou rebaixamento do cabeçote. E os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de giclês/distribuidor.

Autor: Route
Edit: mgr

Valores aproximados de octanagem;

TABELA DE OCTANAGEM

TIPO COMBUSTÍVEL --- Nº DE OCTANOS (NO)

GASOLINA COMUM ------------ 87
GASOLINA PREMIUM ---------- 91
GASOLINA PODIUM ----------- 95
ÁLCOOL ----------------------- 110

*Octanagem mede a dificuldade para auto-detonação sobre pressão.
**Gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes que evitam o acúmulo de depósitos no sistema de alimentação porém ao contrário do que muitos pensam gasolina aditivada não tem mais octanos que a comum.

jorgemone
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 32
Data de inscrição : 22/06/2011
Localização : Cuiaba-MT

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por jorgemone em 16/10/2011, 12:22

muito bom....aprendi boas coisas post...obrigado

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Hugo Sena em 16/10/2011, 12:45

Excelente post...


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

Ithallo Tanabe
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 2178
Data de inscrição : 08/06/2011
Idade : 32
Localização : Maceió/AL

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Ithallo Tanabe em 16/10/2011, 12:53

Valeu Toreto!! Excelente post!


_________________
Garagem

Gustavo Siqueira
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 38
Data de inscrição : 01/06/2011
Idade : 25
Localização : Guarulhos

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Gustavo Siqueira em 28/10/2011, 11:12

isso eu nao sabia !! Boaaa

dudu
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 21
Data de inscrição : 17/01/2012
Localização : MG

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por dudu em 18/1/2012, 18:11

Conteúdo amplo, de fácil assimilação, prático e útil


Última edição por dudu em 19/1/2012, 13:12, editado 1 vez(es)

aguilar
Charles Bronson Style
Charles Bronson Style

Mensagens : 988
Data de inscrição : 17/07/2011
Idade : 30
Localização : londrina - pr

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por aguilar em 18/1/2012, 22:18

boaa toreto, sempre distruindo nos tuto!!.. valeuuu


_________________
Link da garagem até corrigir a foto

Hostert
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagens : 126
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 52
Localização : Itapema

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Hostert em 5/2/2012, 07:30

então meu camarada, qual seria a melhor proporção alcool e gasolina no tanque do nosso fiesta, para assim termos melhor aproveitamento do motor?

Bryan
Banido

Mensagens : 607
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Florianópolis

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Bryan em 5/2/2012, 07:56

Hostert escreveu:então meu camarada, qual seria a melhor proporção alcool e gasolina no tanque do nosso fiesta, para assim termos melhor aproveitamento do motor?

Cara! Eu costumo misturar. Eu faço geralmente 80% gasolina v-power e 20% etanol. Quando viajo e preciso de agilidade e o máximo economia que puder 60% gasolina e 40% etanol.

Eu lhe digo uma coisa: o Fiesta 2012 só com gasolina é manco demais.

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Hugo Sena em 5/2/2012, 12:27

o 2008 tb..aliás,acho q tds...


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

gbldub
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/01/2012

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por gbldub em 10/2/2012, 22:23

To espantado.. Tirei o carro da concessionaria, coloquei 49 litros de etanol.. ROdei 180 km, e o carro entrou na reserva, voltei la pra ver se nao tava furando, vazando em algum lugar, e o vendedor falou que é normal, o de você é assim? Foi assim?

Hostert
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagens : 126
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 52
Localização : Itapema

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Hostert em 11/2/2012, 07:33

não lembro ..

Gilson Silva
Moderador
Moderador

Mensagens : 688
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 32
Localização : Cuiaba/MT

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Gilson Silva em 11/2/2012, 11:00

gbldub escreveu:To espantado.. Tirei o carro da concessionaria, coloquei 49 litros de etanol.. ROdei 180 km, e o carro entrou na reserva, voltei la pra ver se nao tava furando, vazando em algum lugar, e o vendedor falou que é normal, o de você é assim? Foi assim?



NO MEU ATÉ OS 4,000 KM ELE ESTAVA UM BEBERÃO DEPOIS MELHOROU...

O MEU É 2012 1.6 AGORA JÁ TEM UM MES QUE NÃO COLOKO ALCOOL POIS ESTA MUITO CARO TO PAGANDO 2,97 NA GASOLINA E 2,36 NO ALCOOL AI NÃO ESTÁ COMPENSANDO, MAS AGORA COM ALGUMAS INFORMAÇOES DESSE TUTORIAL E COM MAIS UMA OBSERVAÇÕES DOS MEMBROS IREI ABASTECER COM UM POUCO DE ALCOOL POIS ELE NA GASOLINA REALMENTE ELE MANCA, KKKKKK


MUITO BOM MESMO SUPERINTERESSANTE ESSE TUTORIAL COM OS DEBATES!!!!

PARABEN.............


_________________
cheers MINHA GARAGEM FIESTA BLACK RATAO / ATUALIZADO ARO 17" NOV/12[b]

CLICK aqui e Curta o FORD FIESTA CLUBE no FACEBOOK

Palinka17
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 50
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 22
Localização : São Paulo

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Palinka17 em 1/4/2012, 11:44

Gilson Silva escreveu:
gbldub escreveu:To espantado.. Tirei o carro da concessionaria, coloquei 49 litros de etanol.. ROdei 180 km, e o carro entrou na reserva, voltei la pra ver se nao tava furando, vazando em algum lugar, e o vendedor falou que é normal, o de você é assim? Foi assim?



NO MEU ATÉ OS 4,000 KM ELE ESTAVA UM BEBERÃO DEPOIS MELHOROU...

O MEU É 2012 1.6 AGORA JÁ TEM UM MES QUE NÃO COLOKO ALCOOL POIS ESTA MUITO CARO TO PAGANDO 2,97 NA GASOLINA E 2,36 NO ALCOOL AI NÃO ESTÁ COMPENSANDO, MAS AGORA COM ALGUMAS INFORMAÇOES DESSE TUTORIAL E COM MAIS UMA OBSERVAÇÕES DOS MEMBROS IREI ABASTECER COM UM POUCO DE ALCOOL POIS ELE NA GASOLINA REALMENTE ELE MANCA, KKKKKK


MUITO BOM MESMO SUPERINTERESSANTE ESSE TUTORIAL COM OS DEBATES!!!!

PARABEN.............

Pelo post...mais vc paga 2,97 na G e 2,36 no A....aqui onde eu moro na sai disso G2,60 e A1,90

Meu pai tem um Fiesta 2012 1.0, ele bebe muito mais tbm ta melhorando

Conteúdo patrocinado

Re: Alcool Vs Gasolina

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:12


    Data/hora atual: 11/12/2016, 00:12