por WAGNER S. N. 19/1/2014, 17:18
Oi Romulo, beleza!
Colocar um painel digital, apesar da estética ficar mais bonita, nem sempre é aconselhável, pois, o que vai dar a diagnose do veículo (luzes espia, odômetro, velocímetro, conta-giros etc) é um chicote com um terminal que é encaixado atrás do corpo do painel e verificar se este painel faz corretamente a leitura do diagnóstico, e também se o terminal encaixa perfeitamente, senão vai ficar se soltando.
Além do cabo do velocímetro!
Quanto às rodas: gosto pessoal não se discute!
A furação correta e 4x108 (usado na linha Ford e Peugeot).
Mas não se esqueça das porcas, compre as originais para rodas de liga leve, na concessionária, apesar da unidade ser meio cara, compensa!
As porcas que vendem em lojas, nem sempre são confiáveis, espanam com muita facilidade, dependendo do aperto.
Já vi carros perderem a roda, por causa das porcas de má qualidade, ao analisar, estavam todas espanadas.
Mas você deve estar ciente de que, ao mudar a roda, o pneu é o mais importante, colocar um perfil mais baixo (ex.: 165/70/13 no máximo coloque 185/60/14), para cada perfil, vc diminua 10.
Só que você tem um ganho e quatro perdas.
O ganho: mais estável nas curvas.
As perdas:
- A direção fica mais dura, o que leva a forçar o pinhão e a cremalheira (direção mecânica) ou a bomba do hidráulico (direção hidráulica), por consequência danos na caixa de direção;
- Ao passar em um buraco, maior a probabilidade de entortar a roda;
- O pneu ficar raspando na caixa da roda;
- A velocidade não ser compatível com a do velocímetro, pode rodar para mais ou para menos do que está marcando no velocímetro, o que pode levar uma multa ao passar em um radar por passar além do limite de velocidade.
tem um site que faz a análise da medida do tipo de pneu:
http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php
Espero ter ajudado
Abraços