Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


4 participantes

    Conversão Para Eletrico

    avatar
    btfshadow
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 16/04/2013
    Idade : 33
    Localização : Itaquaquecetuba

    Conversão Para Eletrico Empty Conversão Para Eletrico

    Mensagem por btfshadow 8/3/2014, 21:21

    Pessoas, venho aqui para saber a opinião de vocês, estava pensando em converter o meu Festa 98, para elétrico, em uso o consumo é mais barato, más a conversão é cara, só que tipo qualquer merda que da no carro vai 500 pila, e outro dia desci com a família para Bertioga e o carro subiu a serra, gritando, mas subiu valente.

    Então gostaria da Opinião de vocês.

    rokl4nd3r
    rokl4nd3r
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 378
    Data de inscrição : 19/07/2013
    Idade : 34
    Localização : campinas/sp

    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por rokl4nd3r 9/3/2014, 22:01

    Cara... isso é um tema muito interessante.
    o trabalho envolvido nessa conversão é grande, e o custo também.. talvez não tenha tanta gente aqui disposto a debater esse tema. mas vou falar um pouco sobre oq penso.

    aqui em Campinas, tem um sujeito que fez a conversão num Gurgel BR-800.
    a autonomia e viabilidade é algo que deve-se considerar... pois não é viavel vc converter o carro pra elétrico e usa-lo para ir a bertioga, por exemplo. o gurgel malemal tem autonomia de 70km hoje em dia, e o projeto tá correndo até hoje...

    os veiculos unicamente elétricos, ainda são prototipos feitos na garagem... feitos artesanalmente por entusiastas que gostam do assunto e buscam soluções para melhorar a eficiencia.

    se vc quiser debater esse assunto, tamo ai cara... eu acho o projeto de carro eletrico super interessante, mas a viabilidade depende unicamente de vc.

    vou deixar aqui o link do carro que citei, onde o cara explica o que fez.
    a grosso modo, ele arrancou o motor a combustão e meteu um motor elétrico direto no câmbio do gurgel.

    da uma lida lá, e qualquer coisa... vai postando que agente vai debatendo.

    http://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico/

    um abraço!
    avatar
    btfshadow
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 16/04/2013
    Idade : 33
    Localização : Itaquaquecetuba

    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por btfshadow 9/3/2014, 22:22

    E que eu estou para conseguir um moto ETEK MT, que tem a mesma "potencia", com 1/3 do tamanho e um pouco mais da metade da energia.

    E também vou usar Baterias de Li-ION, que são menores e muito mais leves, esse projeto do cara esta bom, todas as conversões são tirar o motor e por o motor elétrico, a unica merda e que o Fiesta é quase todo Hidráulico, ( menos direção ) então tem que conseguir umas bombas de vácuo.
    rokl4nd3r
    rokl4nd3r
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 378
    Data de inscrição : 19/07/2013
    Idade : 34
    Localização : campinas/sp

    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por rokl4nd3r 9/3/2014, 23:51

    uai, bomba de vácuo é só pro Servo-Freio (hidrovacuo), não? bomba de vacuo é solução, nao problema... no meu carro quando tinha turbo, eu meti uma bomba de vacuo pq quando abria o turbo dava pressão positiva no freio e o pedal endurecia kkk.
    é simples de arrumar e instalar.
    onde pretende colocar as baterias? vai controlar o sistema como? da pra usar tudo de empilhadeira elétrica...

    tá pensando em usar sistema regenerativo? (alternador em eixo, cambio... algum lugar)
    dou total apoio pra fazer isso cara, acho o máximo a ideia. não faço pois é impraticavel pra mim no momemdo... quem sabe um dia eu nao tenha a oportunidade.

    um abraço! vai postando ae.
    avatar
    gustavopi
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 10/10/2011
    Localização : Porto Alegre

    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por gustavopi 27/2/2015, 15:07

    Eu penso em entrar nessa também, mas tenho algumas idéias a respeito da abordagem do problema. A questão é se desapegar do modelo de motorização a combustão e ir fundo na conversão, senão não tem um resultado muito prático. Minhas idéias:

    1. Deve-se usar as vantagens do motor elétrico: alto torque na arrancada e possibilidade de controlar a rotação, inclusive reversão. A Ford faz isso no híbrido que arranca no elétrico e usa uma transmissão feita para ele. Se for elétrico puro, sai caixa e embreagem, temos que fazer o engate sincronizando o motor com o eixo do diferencial. Desta forma sai um bocado de peso e perda de potência nos componentes de transmissão.

    2. O resto também tem que ser adaptado. O Fiesta por exemplo tem servo-freio, direção hidráulica e possivelmente o ar condicionado. O ideal é ver qual a rotação que esses compressores precisam e colocar um motor AC para reduzir perdas de energia. Ligar tudo no motor de tração, ao meu ver, não é a melhor solução.

    3. Temos que pensar no futuro. Nosso rico carrinho elétrico não será bom em tudo, é um começo, pelo menos para nós. Teoricamente andará bem na cidade mas não terá grande autonomia nem boa velocidade final. Imagino que dá para começar com uma autonomia de 100Km, e uma final de 120Km/h pensando que a 80Km/h ele ainda estará muito bem. Ou seja, um veículo focado no pior do problema que é o trânsito urbano.

    Um abraço e vamos discutir isso ai!
    Gionder
    Gionder
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 163
    Data de inscrição : 04/01/2013
    Localização : Porto Alegre/RS

    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por Gionder 28/2/2015, 14:27

    Se revestir o teto com células foto-voltaicas, preencher a grade do radiador com pequenos geradores eólicos e manter um motor de cortador de grama em algum lugar só pra girar o alternador, pode-se conseguir algumas dezenas de KM de autonomia sem gastar demais. O problema real são os motores elétricos para mexer as rodas.
    avatar
    gustavopi
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 10/10/2011
    Localização : Porto Alegre

    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por gustavopi 1/3/2015, 16:26

    Você tem razão, Gionder, o motor principal é uma incógnita. Eu pensei em trabalhar com coisas que já existem, como motores de bicicleta, que já são preparados para tração veicular. Mas combinar motores de bicicleta o suficiente para dar tração num pesado automóvel sairia caro demais. Esses caras usaram um motor trifásico, que também passa pela minha cabeça, embora envolva uma parte elétrica complexa, semelhante a um elevador:

    http://www.abve.org.br/destaques/2014/destaque14011.asp

    Talvez o interesante seja desenvolver esse motor em parceira com algum fabricante de motores elétricos que tenha interesse no caso.

    Conteúdo patrocinado


    Conversão Para Eletrico Empty Re: Conversão Para Eletrico

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 02:23