Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Receitas da vovó(ESCAPE)

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    Mensagem por mbrx 5/6/2014, 00:00

    A mais ou menos 2 ano venho pesquisando sobre escapes, catalizadores, coletores para uma receita básica em meu querido Fiesta rocam 1.6 flex e cada vez fica mais difícil, pois quem faz não gosta de falar ou não sabe; ai pergunto sobre ter gostado do resultado e a grande maioria nem sabe se melhorou. As vezez parece que somos punidos por ter escolhido uma determinada marca fora do pardão do preparador BR, quando ligo ou mando email escuto a seguinte frase: Tem não, só ap e GM FI e FII! Tirando poucos como o Cristiano e o Paulista que realmente gostam de mexer em Rocam o resto não quer nem falar; mas deixa pra lá apenas um desabafo!!!

     O que gostaria é que os amigos do forum respondessem sobre suas experiências em preparar o escape para esse motor, com detalhes de como foi feito,  por quem ,resultados obtidos, se perderam ou não torque em baixa, o que funciona e o que é perda de tempo etc...  Como realmente ficou o carro?

     *Ingredientes básicos da Receita da vovó:
    1- Tipos de coletor:
    -orig.
    -4x1
    -4x1 orig. Ka xr
    -4x2x1
    (respectivas saidas 2"/2,25"/2,5")

    2- Diâmetro de escape:
    -orig.
    -2"
    -2,25"
    -2,5"

    3-Tipos de abafador:
    -orig.
    -1 abafador 2"/2,25"/2,5"(interno)
    -2 abafadores 2"/2,25"/2,5"(interno)

    4-Tipos de catalisador:
    -orig.
    -gm Blazer
    -alto fluxo 2"/2,25"/2,5" /3"(interno)
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    Mensagem por maraccini 9/8/2014, 18:27

    Os rocam a partir de 2010 tem um coletor de escape diferente mais curto para aproximar o catalizador do cabeçote e atingir temperatura de trabalho mais rapido e tem 2 sensores de oxigenio ( popular sonda Lambda) assim coletores como do XR não serviriam ou teria que adaptar a segunda sonda e trocar a primeira pois fio ficaria curto, Os especiais 4X1 e 4x2X1 tb não tem o espaço para duas sondas teria que trocar e adaptar sondas ou ememndar fio ( não é boa solução em peças eletronicas que sofrem em local de muito calor)
    4X1 aumenta giro do motor - potencia em alta e abaixa torque em baixa e medias rotação,
    4X2X1 aumenta menos a potencia em alta mas melhora torque em baixa e media rotação
    Diametros grandes do escape afetam a pressão e contrapressão dos gases no escape alterando muito seu comportamento teria que fazer nova regulagem dos parametros na ECU ( não existe no brasil quem faça isso, sinal fechado) apenas equipamentos que enganam o modulo o famoso (PIGback)
    quando ao catalizador e silencioso mesmo problema do anterior
    Um silencioso menos restritivo (mas não tanto sem exagero)pode dar pequena diferença, poderia usar um resistor no sensor de temperatura do ar para aumentar o avanço da ignição com este escape para render melhor.
    Muito trabalho para pouca potencia conseguida, melhor comprar comando e tentar melhora ignição e injeção.
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    Mensagem por mbrx 9/8/2014, 21:05

    Muito obrigado maraccini, na verdade já conheço essas informações. Só um detalhe o col. xr fica legal mas realmente tem que adaptar, e não perde-se nada em torque com esse coletor(até ganha-se mais torque com ele), visto que é um modelo original e sua principal função era dar torque em baixa e media rpm, relatos da própria FORD e Cristiano do Fordhp, o maior erro é que além de trocar o col. mexem no escape (2" ou2,5") ai num carro sem preparação perde-se muito em baixa. O melhor e trocar o col. e deixar o resto original apenas trocando o abafador final por um mais livre.
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    Mensagem por maraccini 5/7/2015, 17:52

    Desculpe responder somente agora, mas não disse nada de perda de torque no coletor do XR (falei do 4x1 normal) alias este é um falso 4X1 pois o original (4x1) tem uma pré câmara comum aos quatros canos e o do XR se unem na emenda com escape então na realidade é um 4x2x1 - cilindros 2 e 3 e no outro 1 e 4 exatamente como o faiscamento da bobina e o fluxo de gases de um puxa o do outro nisto melhora o torque mesmo !

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