Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Mensagem por xicozo 2/9/2011, 01:25

    Fala pessoal,

    É o seguinte... durante um bom tempo eu andei no meu carro sem saber que ele tinha ABS (acho que na hora da compra o vendedor me convenceu a por mas não dei muita atenção, sei lá). Só fui perceber isso depois de muito tempo, ao notar que o carro nunca cantou pneu ao freiar bruscamente (mesmo se eu tentasse).

    O negócio é que no manual do carro diz que quando liga a chave na posição I ou II (não lembro), a luz de ABS deve acender, e só desligar quando ligar o motor. Só que essa luz nunca acendeu. Queria saber se pra corrigir isso é caro, porque a concessionaria Ford aqui em Manaus é meio ruim na prestação de serviços (pelo menos para fiesta rocam e ford ka).
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    Mensagem por Hugo Sena 2/9/2011, 04:26

    Tem certeza q tem ABS?
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    Mensagem por xicozo 2/9/2011, 04:30

    Cara... certeza 100% eu não tenho.

    Mas eu já testei várias vezes... tipo a 100km/h e pisar no freio com toda força.

    O carro tem um poder de frenagem absurdo, e não canta pneu.. nunca cantou.

    Inclusive com freio motor, se reduzir pra uma marcha que eleve muito a rotação tipo pra 5500 ou 6000, já vi mto carro dar aquela "cantadinha" de pneu. Não sei se é o fiesta em geral, mas o meu não canta pneu assim tb.
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 2/9/2011, 06:51

    O meu fiesta não tem abs e também nunca cantou e olhe que eu já passei por cada uma!! =D
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    Mensagem por xicozo 2/9/2011, 06:56

    O meu cantou uma vez só... quando levei pra revisão e o cara disse que tava precisando trocar a pastilha de freio.
    Acabei não trocando lá na hora... e assim q saí da concessionária com o carro revisado, tava cantando pneu... no mesmo dia levei em outro mecânico e ele trocou as pastilhas.. e parou de cantar pneu.

    Tipo queria entender isso melhor... pq minha namorada tem um Fit e qualquer pisadinha no freio acima do comum o bixo já começa a marcar o asfalto. Como pode um carro sem ABS não travar as rodas?
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    Mensagem por gustavo 2/9/2011, 09:15

    isso é facil saber!

    seu carro tem air-bags no volante e na tampinha em cima do porta-luvas? se sim tem ABS, se não nao tem .
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    Mensagem por xicozo 2/9/2011, 09:34

    hummm, acho q nao, vou dar uma olhada agora mesmo...
    o ABS vem sempre obrigatoriamente acompanhado de air bag?
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    Mensagem por xicozo 2/9/2011, 10:02

    é, não tem air bag não...

    que bizarro. nao que eu ache ruim... mas pq as rodas nao travam? Shocked
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    Mensagem por Lek 2/9/2011, 10:43

    pneus novos ajudam na frenagem, rodas travar ou o carro raspar não depende somente do ABS mas tambem do pneus que é item importante na frenagem, o disco + pastilha brecam e o pneu segura o carro, agora teste o ABS passe em piso molhado e tente frear bruscamente acho que irá travar com você
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    Mensagem por tomazsena 2/9/2011, 13:25

    Para saber se seu carro tem ABS, quando você pisa no freio você sente uma pequena trepidação no pedal do freio. Isso é normal para freios abs. Se você nao percebe isso, é porque seu carro nao tem ABS. OS fiestas que andei percebi isso, o sistema de freios dele não é ABS, mas o pessoal da ford parece que fez de um cheio para o pneu travar o mínimo possivel. Ja tomei varios sustos por conta disso. Eu pisei no freio esperando o carro travar as rodas de imediato, e nao travava. Para Travar as rodas, tente o seguinte, pise no freio rapidamente duas vezes. Isso vai fazer a presão hidraulica do sistema de freio aumentar e possivelmente vocÊ vai fazer seus pneus arrastarem.
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    Mensagem por xicozo 2/9/2011, 13:32

    po vo testar isso Very Happy
    é incrível como os pneus não arrastam, por mais força que eu faça...
    qualquer outro carro 0 km que eu andei, nenhum chega sequer perto disso (exceto os que realmente tem ABS ^^)
    o honda fit da minha namorada, qualquer sustinho que vc toma os pneus arrastam :/

    me acostumei tanto em poder sentar o pé no freio que fiquei mal acostumado... qd vou dirigir carro q não é o meu, dá um cagaço da porra haiuehaiuehai
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    Mensagem por gustavo 2/9/2011, 16:10

    xicozo escreveu:hummm, acho q nao, vou dar uma olhada agora mesmo...
    o ABS vem sempre obrigatoriamente acompanhado de air bag?

    sim é um kit fechado
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    Mensagem por tomazsena 2/9/2011, 17:26

    xicozo escreveu:po vo testar isso Very Happy
    é incrível como os pneus não arrastam, por mais força que eu faça...
    qualquer outro carro 0 km que eu andei, nenhum chega sequer perto disso (exceto os que realmente tem ABS ^^)
    o honda fit da minha namorada, qualquer sustinho que vc toma os pneus arrastam :/

    me acostumei tanto em poder sentar o pé no freio que fiquei mal acostumado... qd vou dirigir carro q não é o meu, dá um cagaço da porra haiuehaiuehai

    Eu também. Acostumado com meu carro. Fui dirigir o carro de meu cunhado, um Astra Sedan Elegance 2.0 , quando pisava no freio era aquele negocio, pois o pedal é bem mais leve, e no final do curso o freio travava as rodas mesmo.

    Ja tive alguns sustos com o fiesta de freiar e querer que o carro pare, e ele continua andando ate proximo do carro da frente, como se fosse ABS. Até alguem dizer o contrario disso, eu penso que foi feito de proposito pelo pessoal da Ford.

    Eu sentia uma leve balançado do carro, quando freiava, como se o disco tivesse emepenado, foi trocado os dois discos e esse negocio permanece, bem de leve. Levei a um mecanico e ele falou que a questão do freio nao travar as rodas é normal.
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    Mensagem por Ithallo Tanabe 3/9/2011, 00:15

    Com o carro pesado e em velocidade o freio não foi suficiente... passei na lombada... Uma coisa que acho ruim no meu fiesta é o freio! Meu vizinho tem um 1.6 e ele também reclama do freio! Assim... por não travar não quer dizer que ele não seja eficiente, mas acho que no costume de usar sem ABS, a gente sempre espera a travada!
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    Mensagem por xicozo 3/9/2011, 01:57

    Poisé procarioto, até pelo contrário... o fiesta tem uma frenagem excelente, melhor que qualquer outro carro popular que eu já dirigi Smile
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    Mensagem por Hugo Sena 3/9/2011, 02:11

    O meu freio substituí pelo kit da Eco,infinitamente melhor...
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    Mensagem por Hugo Sena 3/9/2011, 02:17

    Galera isso d pisar td no freio e a roda não travar acontece muito no fiesta,mas não pelo ABS,isso se chama fading..como se fosse fadiga do freio...o disco super akece e não se tem mais eficiência do mesmo...vc pisa td e o carro continua indo ,demorar a parar..isso não acontece no caso de abs,carro com abs pisou parou,meu pai tem um Honda Fit,ele tem abs,o negócio é o bicho...parece uma âncora..

    Agora se querem acabar com esse problema,comprem um kit de freio de ecosport manual...discos maiores,pinças mais parrudas..acaba-se a história d freio ruim..palvras d quem tem um...
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    Mensagem por tomazsena 3/9/2011, 12:36

    Hugo escreveu:Galera isso d pisar td no freio e a roda não travar acontece muito no fiesta,mas não pelo ABS,isso se chama fading..como se fosse fadiga do freio...o disco super akece e não se tem mais eficiência do mesmo...vc pisa td e o carro continua indo ,demorar a parar..isso não acontece no caso de abs,carro com abs pisou parou,meu pai tem um Honda Fit,ele tem abs,o negócio é o bicho...parece uma âncora..

    Agora se querem acabar com esse problema,comprem um kit de freio de ecosport manual...discos maiores,pinças mais parrudas..acaba-se a história d freio ruim..palvras d quem tem um...

    Gastou quanto com o kit do ecosport?
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    Mensagem por s.bergantini 23/9/2011, 16:34

    Quando dá Fading, pra ajudar um pouco, basta dar pequenos "soquinhos" no pedal do freio, pois com isso estará resfriando um pouco o superaquecimento dos discos causado pela brecada forte. (é o mesmo conceito utilizado nos freios ABS), porém nosso pé não consegue ser tão eficaz quanto o sistema que equipa os carros hahhah.

    Para ver se tem ABS faça o mesmo teste de pisar no freio bruscamente em um local aberto e seguro, mas tente isso no molhado... se não arrastar, tem ABS.
    Cuidado pra não perder o controle do carro, pq com ele travado o carro não responde o volante e sempre vai reto. Se tiver ABS vc vai sentir pequenos trancos contínuos do pedal de freio no seu pé até o carro parar, e mesmo com o pé atolado vc vai continuar tendo resposta de direção do carro.

    Abraço!
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    Mensagem por Kallius 19/5/2015, 10:31

    Bom pessoal, vou dar aqui minha opinião no assunto também de freios ABS.

    Primeiramente tinha um Gol G4 sem ABS, e o sistema de freio do Gol G4 com pneus novos é uma maravilha, leve, não trava e tem uma boa frenagem, usando a redução de marcha já evitei vários acidentes que certamente com outros modelos de carro sem ABS não conseguiria, muito dificilmente travavas as rodas.
    Mas o assunto é Fiesta, e tenho um Fiesta Hatch Rocam com Air Bag e ABS, que por sinal são muitos bom, não travam em circunstancia alguma, já freei a mais de 120 Km bruscamente e realmente a trepidação no pedal de freio, ele dá pequenas cantadas e volta a tracionar, quanto a luz do painel, o meu também não acende, mesmo com a chave em qualquer umas da posições I ou II, porém recebi recentemente uma carta da Ford solicitando o Recall da luz de indicação do ABS, onde seria feito a reprogramação do painel, caso esteja na garantia ainda é só legar em uma Concessionária Ford.

    Mas o sistema ABS do nosso Fiesta ainda é ultrapassado, existem varia melhorias aplicada ao sistema ABS e uma delas já encontrada no novo Ka é o CBC.

    ABS = AntiLock Break System -> Sistema que impede a roda de travar.

    EBD = Eletronic Break Distribution -> Sistema que distribui a frenagem nas rodas, aumentando a eficiência de frenagem nas rodas que estiverem sob a ação de um peso maior.

    CBC = Cornering brake control -> Sistema que controla a distribuição da frenagem com relação à curva que o veículo está fazendo, aliviando ou aumentando a pressão do freio sob as rodas de um lado ou de outro.

    Também muitos sistemas ABS só tem atuação nas rodas dianteiras, falta freio a disco na rodas traseiras, sistemas ventilados, controle de tração, etc...
    Isso que em carros populares de outros países já são itens de serie e a população não comprar carros que não atenda a exigências minimas, temos que ser mais exigentes no Brasil, pois pagamos mais caro nos carro do que em vários países que exigem um carro melhor.
    E agora fazer Recall no pais virou moda, as montadoras deveriam ser processadas e pagar indenizações por cada Recall que for feito, só no meu Fiesta já foram dois!

    Grato e desculpa o desabafo.
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    Mensagem por Soares1903 23/5/2015, 08:44

    Kallius escreveu:Bom pessoal, vou dar aqui minha opinião no assunto também de freios ABS.

    Primeiramente tinha um Gol G4 sem ABS, e o sistema de freio do Gol G4 com pneus novos é uma maravilha, leve, não trava e tem uma boa frenagem, usando a redução de marcha já evitei vários acidentes que certamente com outros modelos de carro sem ABS não conseguiria, muito dificilmente travavas as rodas.
    Mas o assunto é Fiesta, e tenho um Fiesta Hatch Rocam com Air Bag e ABS, que por sinal são muitos bom, não travam em circunstancia alguma, já freei a mais de 120 Km bruscamente e realmente a trepidação no pedal de freio, ele dá pequenas cantadas e volta a tracionar, quanto a luz do painel, o meu também não acende, mesmo com a chave em qualquer umas da posições I ou II, porém recebi recentemente uma carta da Ford solicitando o Recall da luz de indicação do ABS, onde seria feito a reprogramação do painel, caso esteja na garantia ainda é só legar em uma Concessionária Ford.

    Mas o sistema ABS do nosso Fiesta ainda é ultrapassado, existem varia melhorias aplicada ao sistema ABS e uma delas já encontrada no novo Ka é o CBC.

    ABS = AntiLock Break System -> Sistema que impede a roda de travar.

    EBD = Eletronic Break Distribution -> Sistema que distribui a frenagem nas rodas, aumentando a eficiência de frenagem nas rodas que estiverem sob a ação de um peso maior.

    CBC = Cornering brake control -> Sistema que controla a distribuição da frenagem com relação à curva que o veículo está fazendo, aliviando ou aumentando a pressão do freio sob as rodas de um lado ou de outro.

    Também muitos sistemas ABS só tem atuação nas rodas dianteiras, falta freio a disco na rodas traseiras, sistemas ventilados, controle de tração, etc...
    Isso que em carros populares de outros países já são itens de serie e a população não comprar carros que não atenda a exigências minimas, temos que ser mais exigentes no Brasil, pois pagamos mais caro nos carro do que em vários países que exigem um carro melhor.
    E agora fazer Recall no pais virou moda, as montadoras deveriam ser processadas e pagar indenizações por cada Recall que for feito, só no meu Fiesta já foram dois!

    Grato e desculpa o desabafo.

    Olá Kallius

    Tive o mesmo problema que você. Tenho um RoCam 1.6 13/14 e tive de fazer o recall do servofreio ano passado e recebi o comunicado para um programa de serviço para fazer acender a luz do ABS, que no meu caso também nunca acendeu. Acende apenas a do AirBag.

    Agendei esse serviço e fui na última quinta lavá-lo para esse serviço. E advinha? É necessário deixar o carro na concessionária pois esse serviço leva cerca de 24 horas para ficar pronto. Só que ninguém avisou isso a mim por telefone, muito menos no comunicado. Fiquei irritado pra caramba. Me fizeram perder UMA HORA para me deslocar até a concessionária e para me avisar, após 20 minutos de espera, sobre essa patifaria.

    Infelizmente o pós-venda da Ford ultrapassa a barreira do vergonhoso. Eu trouxe o carro de volta e nem vou fazer esse serviço, haja vista o ABS funciona corretamente, o problema é só não acender a luzinha.

    Abraço.
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    Mensagem por Kallius 23/5/2015, 13:53

    E pior é que vc leva e arrumam um porrada de defeito para vc gastar dinheiro. A minha também não vou fazer, pois não fiz a revisão na concessionária e perdir a garantia, a primeira revisão a Ford diz que e preço fixo de 244 reais mais quando tirei o carro tive que pagar 500,00 cobraram ate para lavar o carro. Faço a revisão e mecânica de confiança e sai bem mais barato e aqui sei quais serviços foram realmente executados.
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    Mensagem por Kallius 23/5/2015, 13:57

    E a garantia da Ford é só de em ano total, então só fiz a primeira, que já tinha passado um ano ai a concessionária falou que ia perder a garantia, mas que garantia? Tinha um Gol G4 e a Garantia total era de 3 anos.

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