por Gionder 18/1/2015, 21:50
K7, ia muito bem um turbo nos milzinho né? 73cv e 9,3kgmf simplesmente não são o bastante para empurrar os quase 1100kg do fiesta né?
De preparação, eu to começando a entender um pouco, já que eu estou com planos de começar a mexer no 1.6 da família na segunda metade desse ano.
O 1.0 aceita bem o conjunto de admissão do 1.6 (tbi, corpo de borboleta, coletores, bicos injetores, bobina, etc), o que por si só já dá alguma diferença. Aí dá pra pegar escape feito sob medida, CAI ou RamAir (este ultimo meio perigoso pra saúde do motor) e depois que tiver tudo isso, se ainda sentir falta de força, passar pro turbo.
Só que ao passar pro turbo, vc vai ter que ficar com pressão baixa, na casa dos 0.6bar, por causa da taxa já muito alta do flex. Para aguentar um pouco mais, tem que comprar biela, pistão e umas outras coisas do supercharger que é só a gasolina (peças mais resistentes, ouvi dizer).
Imagino que se investir numa Megasquirt ou um bom conjunto FuelTech, dê pra chegar em potencias de carro 1.6 top dos modernos (cerca de 130cv e algo dentro dos 17kgmf) ou seja, quase dobrar o rendimento.
Vai aí uns belos R$5.000 só em peças e fora o conjunto de controle eletronico e acertos. Se reservar uns 8000R$, pode ser que role. Mas por esse custo todo, considere só fazer um swap pro duratec 2.0 16v. É só comprar tudo pra EcoSport 2.0 nos ferros-velhos. Depois ainda tem muito espaço pra UPs.