O Mundo Sobre Ford Fiesta

Fiesta Rocam 1.6 8v falhando na partida e consumo elevado

Compartilhe

WesleyKozan
Nascituro
Nascituro

Fiesta Rocam 1.6 8v falhando na partida e consumo elevado

Mensagem por WesleyKozan em 17/1/2016, 12:21

Gostaria de compartilhar minha saga com esse problema.
Adquiri o Fiesta no ano passado, carro excepcional com 36500 km, zerado, e assim que peguei fiz troca de óleo (5w30 Petronas) com direito a filtro de óleo e de combustível (que estava restringindo bastante). Achei um pouco estranho, meu primo tinha um 1.6 2008 que quando me parecia com desempenho muito melhor que o meu, mas ele utilizava etanol e como o meu está na gasolina achei que fosse isso. Achei estranho pois com o primeiro tanque a média ficou em 5,5 km/L Shocked Shocked . Após, percebi que na partida ele falhava até que desse uma leve acelerada e em acelerações mais fortes, ele subitamente perdia potência por alguns segundos, retornando depois. Resumindo a história, pesquisei muito, inclusive no fórum e comecei as trocas... Velas e cabos (eram originais), bobina de ignição e por último limpeza de bicos. O TBI está bem limpo e no scaner o único código de falha era o P0300 antes de trocar as velas, que voltou a aparecer depois que troquei a bobina. Comprei um adaptador bluetooth OBD-II e com ele consegui visualizar uma série de parâmetros mas que aparentemente não indicavam nenhuma falha. Depois de cada troca de peça, senti uma melhora no desempenho, mas a melhor média que consegui no ciclo 100% urbano foi de 6,4 km/L. Obs: certa vez, o tanque estava com 3/4 de gasolina e não sei porquê, completei com etanol e não sei como a média subiu para 8 km/L. Não sei mais o que fazer ou trocar, o carro melhorou no desempenho mas o consumo está muito alto. Minha próxima ação será abastecer com etanol e ver qual será o resultado.
Alguém já passou ou está passando por tal problema?

Julierme
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Re: Fiesta Rocam 1.6 8v falhando na partida e consumo elevado

Mensagem por Julierme em 18/1/2016, 09:49

WesleyKozan escreveu:Gostaria de compartilhar minha saga com esse problema.
Adquiri o Fiesta no ano passado, carro excepcional com 36500 km, zerado, e assim que peguei fiz troca de óleo (5w30 Petronas) com direito a filtro de óleo e de combustível (que estava restringindo bastante). Achei um pouco estranho, meu primo tinha um 1.6 2008 que quando me parecia com desempenho muito melhor que o meu, mas ele utilizava etanol e como o meu está na gasolina achei que fosse isso. Achei estranho pois com o primeiro tanque a média ficou em 5,5 km/L Shocked Shocked . Após, percebi que na partida ele falhava até que desse uma leve acelerada e em acelerações mais fortes, ele subitamente perdia potência por alguns segundos, retornando depois. Resumindo a história, pesquisei muito, inclusive no fórum e comecei as trocas... Velas e cabos (eram originais), bobina de ignição e por último limpeza de bicos. O TBI está bem limpo e no scaner o único código de falha era o P0300 antes de trocar as velas, que voltou a aparecer depois que troquei a bobina. Comprei um adaptador bluetooth OBD-II e com ele consegui visualizar uma série de parâmetros mas que aparentemente não indicavam nenhuma falha. Depois de cada troca de peça, senti uma melhora no desempenho, mas a melhor média que consegui no ciclo 100% urbano foi de 6,4 km/L. Obs: certa vez, o tanque estava com 3/4 de gasolina e não sei porquê, completei com etanol e não sei como a média subiu para 8 km/L. Não sei mais o que fazer ou trocar, o carro melhorou no desempenho mas o consumo está muito alto. Minha próxima ação será abastecer com etanol e ver qual será o resultado.
Alguém já passou ou está passando por tal problema?

Wesley, como você já trocou velas, cabos de velas, bobina e fez limpeza de bicos e não resolveu, manda dar uma olhadinha na sonda lambda ou sensor de tbi

WesleyKozan
Nascituro
Nascituro

Teste de sonda Lambda

Mensagem por WesleyKozan em 19/1/2016, 23:54

Gastei mais algumas horas pesquisando e fiz um novo teste na sonda lambda primária (logo no coletor de escape), no multímetro a 2500 rpm os valores ficaram entre 280 e 295mV, quando o normal seria oscilar entre 300 e 800mV. Nesse fim de semana farei mais alguns testes, mas suspeito que a sonda está trava e informando que a mistura está pobre e a ECU está despejando LITROS de gasolina que não são aproveitados. Acredito que estou com uma mistura extremamente rica e a ECU achando que está extremamente pobre... Ah to F$#%...

rogerspeters
Nascituro
Nascituro

Mensagem por rogerspeters em 21/1/2016, 21:05

WesleyKozan escreveu:Gastei mais algumas horas pesquisando e fiz um novo teste na sonda lambda primária (logo no coletor de escape), no multímetro a 2500 rpm os valores ficaram entre 280 e 295mV, quando o normal seria oscilar entre 300 e 800mV. Nesse fim de semana farei mais alguns testes, mas suspeito que a sonda está trava e informando que a mistura está pobre e a ECU está despejando LITROS de gasolina que não são aproveitados. Acredito que estou com uma mistura extremamente rica e a ECU achando que está extremamente pobre... Ah to F$#%...

É não é fácil as vezes, eu tenho melhor media de consumo com álcool, obviamente depende muito do jeito de dirigir, fiz uma troca de uma semana com meu pai de carro e o abasteci com gasolina ele obteve uma melhora no consumo com ele mas não foi tanto, mas ele tem o pé mais leve q o meu!!!
Acredito q tem "peças" no carro q se ruim ou estragadas baixam o consumo, mas o pé no acelerador faz muita diferença!!!

WesleyKozan
Nascituro
Nascituro

Mensagem por WesleyKozan em 27/1/2016, 22:45

Neste fim de semana, fiz um reset na ECU... Parece que melhorou, mas quando tiver resultados mais precisos, vou postar com certeza...

Julierme
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por Julierme em 28/1/2016, 15:16

WesleyKozan escreveu:Neste fim de semana, fiz um reset na ECU... Parece que melhorou, mas quando tiver resultados mais precisos, vou postar com certeza...

bounce cheers
se conseguir sanar o problema não deixe de nos informar qual foi o resultado
vlw:cheers:

WesleyKozan
Nascituro
Nascituro

Mensagem por WesleyKozan em 12/3/2016, 12:03

Senhores, é triste dizer mas até agora nada consegue resolver o problema. Após o reset na ECU senti uma melhora razoável, porém, uns 50 km`s após a mesma registrou o código P0133 que é referente a resposta lenta do sensor de Oxigênio. Estou pensando em substituir a sonda lambda, mas sinceramente não sei se vai resolver. O consumo continua crítico, cerca de 7 km/L de Gasolina...

Julierme
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por Julierme em 24/3/2016, 16:41

WesleyKozan escreveu:Senhores, é triste dizer mas até agora nada consegue resolver o problema. Após o reset na ECU senti uma melhora razoável, porém, uns 50 km`s após a mesma registrou o código P0133 que é referente a resposta lenta do sensor de Oxigênio. Estou pensando em substituir a sonda lambda, mas sinceramente não sei se vai resolver. O consumo continua crítico, cerca de 7 km/L de Gasolina...

tenta levar na concessionaria e tentar descobrir o que e, ai você faz o orçamento em outro canto mais em conta

dirriba
Nascituro
Nascituro

Mensagem por dirriba em 7/4/2016, 17:37

Cara para este código a internet nos diz:

velas de ignição defeituosos ou fios bobina defeituosa (pack) sensor (s) de oxigênio com defeito injector (s) de combustível com defeito válvula de escape queimados catalisador com defeito (s) Entalado / bloqueados / vazamento da válvula EGR / passagens sensor de posição da árvore de cames com defeito computador com defeito

Diferente do meu que está pegando de primeira e a falha aparece no decorrer da operação =/

O que posso dizer para voce é

- verifique as peças que voce trocou, em especial a bobina ou a sonda.

Pode acontecer dependendo da marca q vc colocou que esteja apresentando falha =/

Um reparador me recomendou para estes itens aplicar o original, pois a probabilidade de recorrência é grande.... =/

Daniel Reis
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Daniel Reis em 17/5/2016, 08:53

Desculpe a pergunta burra: Já verificou a qualidade do combustível? Falo isso, pois o consumo do meu carro esta piorando ultimamente devido ao combustível ruim. Na zona sul de São paulo, onde moro, são poucos postos de boa procedência.

Já consegui fazer 18 KM/L com Gasolina Aditivada. Estrada.
Álcool 13,5 KM/L

Hoje fazendo a troca dos mesmos componentes que vocês fez, o máximo com Gasolina Aditivada é 15 a 16 KM/L.
Álcool 10,5 KM/L

O meu mecânico informou que teve um aumento referente a esse tipo de problema e cerca de 80% dos casos era combustível ruim.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:22

Data/hora atual: 5/12/2016, 00:22