Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+16
Mazoel
dkfuji
dede trakinas
Ze_Fernando
Nilton Santos
pascuineli
juliano.silva8
arthurnv
lucio_candido
Paulo Andrade
Marco Aurélio C. Jr
Hugo Sena
Brenno G. Sousa
tomazsena
Ithallo Tanabe
fabionew7
20 participantes

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    fabionew7
    fabionew7
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 14/03/2012
    Localização : curitiba

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por fabionew7 9/8/2012, 08:37

    Fala Galera, estou com uma Duvida, tenho um Fiesta Hatch Trend 2008 e Gostaria de saber se eu troco ou completo o liquido de arrefecimento no radiador? Qual marca devo usar? tanto para trocar como para substituir?
    Obrigado
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Ithallo Tanabe 9/8/2012, 14:49

    amigo, vc já fez alguma limpeza nesse sistema antes? Caso não, o melhor é fazer uma limpeza (em casa mesmo você faz - tem tutorial no clube) e o aditivo vai depender do fabricante... alguns já estão prontos, outros tem que diluir a 50% varia bastante... mas é importante vc usar um aditivo.

    Abraço!
    fabionew7
    fabionew7
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 14/03/2012
    Localização : curitiba

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por fabionew7 9/8/2012, 16:25

    Ithallo Tanabe escreveu:amigo, vc já fez alguma limpeza nesse sistema antes? Caso não, o melhor é fazer uma limpeza (em casa mesmo você faz - tem tutorial no clube) e o aditivo vai depender do fabricante... alguns já estão prontos, outros tem que diluir a 50% varia bastante... mas é importante vc usar um aditivo.

    Abraço!

    Olá Ithallo, na realidade não fiz limpeza ainda mas pelo que eu estava vendo o sistema está tranquilo e não necessitaria ser limpo, estou em duvida se eu somente completo o liquido ou retiro e coloco um novo.
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por tomazsena 9/8/2012, 17:27

    fabionew7 escreveu:
    Ithallo Tanabe escreveu:amigo, vc já fez alguma limpeza nesse sistema antes? Caso não, o melhor é fazer uma limpeza (em casa mesmo você faz - tem tutorial no clube) e o aditivo vai depender do fabricante... alguns já estão prontos, outros tem que diluir a 50% varia bastante... mas é importante vc usar um aditivo.

    Abraço!

    Olá Ithallo, na realidade não fiz limpeza ainda mas pelo que eu estava vendo o sistema está tranquilo e não necessitaria ser limpo, estou em duvida se eu somente completo o liquido ou retiro e coloco um novo.

    O líquido ainda ta com uma cor legal? Meio transparente?

    Se ele tiver meio turvo é melhor trocar. Se fizer mais de um ano que esse líquido ta no carro, mesmo que não esteja turvo, precisa trocar também.

    O Segredo para o líquido de arrefecimento é isso: Um ano no máximo dentro do motor do carro, ou até que o líquido fique com uma coloração turva.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Convidad 9/8/2012, 18:34

    o manual fala em 2 anos.
    fabionew7
    fabionew7
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 174
    Data de inscrição : 14/03/2012
    Localização : curitiba

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por fabionew7 9/8/2012, 22:41

    É Galera, vou ter que trocar mesmo, o liquido está com uma cor normal, mas concerteza faz mais de um ano que está sendo utilizado,Como não sei se o antigo proprietário cuidou bem, neste caso melhor previnir do que remediar.
    valeu galera pelas respostas......
    Um Abraço
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por tomazsena 9/8/2012, 22:47

    fabionew7 escreveu:É Galera, vou ter que trocar mesmo, o liquido está com uma cor normal, mas concerteza faz mais de um ano que está sendo utilizado,Como não sei se o antigo proprietário cuidou bem, neste caso melhor previnir do que remediar.
    valeu galera pelas respostas......
    Um Abraço

    De nada cara. Sempre as ordens. Boa sorte com o carango novo.
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por tomazsena 10/8/2012, 19:20

    Como você ta pegando o carro e não conhece como era o tratamento do antigo dono com o carro, sempre é bom realizar as trocas padrões, como correia do alternador, liquidos(arrefecimento, óleo), filtros, etc.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Brenno G. Sousa 10/8/2012, 20:35

    Tomaz, um carro que rodou a vida inteira, praticamente sem o aditivo do radiador, corre o risco de aparecer vazamentos se usar o aditivo? Pelo que eu li e ouvi, a ferrugem e sujeira formam camadas que "mascaram e tampam" pequenas fissuras no sistema. usando o aditivo, a sujeira e ferrugem vão embora e começa a vazar. Será que é arriscado?
    Abraços
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por tomazsena 10/8/2012, 21:49

    Brenno G. Sousa escreveu:Tomaz, um carro que rodou a vida inteira, praticamente sem o aditivo do radiador, corre o risco de aparecer vazamentos se usar o aditivo? Pelo que eu li e ouvi, a ferrugem e sujeira formam camadas que "mascaram e tampam" pequenas fissuras no sistema. usando o aditivo, a sujeira e ferrugem vão embora e começa a vazar. Será que é arriscado?
    Abraços

    Lenda urbana. O simples uso de agua destilada e aditivo não removem ferrugem que está "tapando" fisuras.

    Mas existe um produto para limpeza do sistema que utilizam por aí que é bastante corrosivo. E , nesse caso, usando esse produto em veiculos que rodaram a vida inteira so com agua da torneira, ai foram limpar com esse produto e acabou dando vazamento.

    O Aditivo que é usado nos carros, não é corrosivo. Portanto se trocar a agua e passar a utilizar com aditivo, não irá correr o risco de ter vazamentos.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Brenno G. Sousa 10/8/2012, 21:57

    Valeu! Vou colocar na lista da manutenção...
    Abraços!
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Hugo Sena 11/8/2012, 01:20

    Confio no conselho do Tomaz....afinal o cara é formado em química....não acredito,mesmo q esteja no manual,q o aditivo pode ficar parado no carro 2 anos....vai entender o manual???
    Mtas coisas q dizem eu não sigo....
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Convidad 11/8/2012, 01:45

    tá certo. o manual e os engenheiros da ford estão errados.

    vcs é que estão certos. Cool
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Hugo Sena 11/8/2012, 01:47

    Não entendi sua ironia..
    Os engenheiros da FORD são tão bons q colocaram uma m.... de um freio no Fiesta MK6.....tantos erros d projetos q geram recall.....afinal....os engenheiros e a FORD estão corretos...nós q estamos errados..

    OBS: amanhã vou tirar o freio d eco q tenho no meu carro...afinal se o eng disse q o q veio d fábrica é o certo..vou deixar o mesmo lá...
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Convidad 11/8/2012, 01:59

    está desvirtuando o tópico, ok! Very Happy

    se quiser conversar sobre os freios, pode me mandar uma MP. Cool


    Última edição por Glaucoms em 11/8/2012, 02:02, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adição de informação.)
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Hugo Sena 11/8/2012, 02:00

    Vdd...valeu!!!
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Convidad 11/8/2012, 02:04

    Hugo Sena escreveu:Vdd...valeu!!!
    VDD... pra vc também, seja lá o que for! Cool
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Hugo Sena 11/8/2012, 02:06

    Vdd=verdade....tenha certeza q não falaria algo de baixo calão....tenho educação...
    Grande abço.


    Última edição por Hugo Sena em 11/8/2012, 12:12, editado 1 vez(es)
    Marco Aurélio C. Jr
    Marco Aurélio C. Jr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 95
    Data de inscrição : 23/07/2012
    Idade : 38
    Localização : Contagem / MG

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Marco Aurélio C. Jr 11/8/2012, 11:53

    "os engenheiros não estudaram tanto e blá blá blá" é verdade... e é por isso que não existe esse tal de RECALL pq os engenheiros são deuses perfeitos e NUNCA erram !!! kkk

    Tomaz está super certo, aqui na oficina acontece isso D+, mas EU penso da seguinte forma, se o carro nunca usou aditivo e já está cheio de ferrugem e etc o mais certo é utilizar algum tipo de produto para limpar geral e corrigir tudo que está enferrujado para que dessa forma vc não acabe ficando na mão com seu carro de uma ora pra outra. Porém muitas vezes nos esbarramos em um limitador extremamente importante, o PREÇO desse tal concerto hehe, pode ficar um tanto caro.

    Utilizando-se aditivos homologados ou algum de qualidade certificada o sistema de arrefecimento do carro vai andar sempre limpo, o problema é que nem sempre os vendedores de auto peças e mecânicos são sinceros e acabam colocando aditivos de qualidade duvidosa no sistema, e dessa forma o aditivo não chega a durar nem sequer 1 ano. Abaixo vai as marcas que utilizo aqui na oficina e confio 100% por experiencia e testes realizados aqui na oficna mesmo:

    -Paraflu, da marca Tutela;
    -MCT plus concentrado, da marca Radiex;
    -Valeo (uma das maiores fabricantes mundiais de radiadores)
    -Visconde (outra fabricante de radiador q tb é muito boa)

    Já utilizei todas essas marcas aqui na oficina e todas elas apresentaram resultados muito bons. Tomem cuidado com algumas marcas disponiveis no mercado pois é que nem um amigo meu fala "pura agua de batata" hehe.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Brenno G. Sousa 11/8/2012, 12:53

    Bardahl também é bom, né? Pelo preço e pela propaganda, parece ser bom também.
    O MK6, MK6,5 MK7 são bem novinhos...
    Se eu for mexer com o MK5 1999, vai resolver o aditivo, aparece outro defeito. Carro mais velho tem de ter bolso preparado pra isso hehehe. Meu lema ainda é esse> "Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto" Laughing Laughing Laughing ...
    Abraços!
    Marco Aurélio C. Jr
    Marco Aurélio C. Jr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 95
    Data de inscrição : 23/07/2012
    Idade : 38
    Localização : Contagem / MG

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Marco Aurélio C. Jr 11/8/2012, 13:20

    Brenno G. Sousa escreveu:Bardahl também é bom, né? Pelo preço e pela propaganda, parece ser bom também.
    O MK6, MK6,5 MK7 são bem novinhos...
    Se eu for mexer com o MK5 1999, vai resolver o aditivo, aparece outro defeito. Carro mais velho tem de ter bolso preparado pra isso hehehe. Meu lema ainda é esse> "Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto" Laughing Laughing Laughing ...
    Abraços!

    kkkk é o do Sr. Madruga tb Very Happy
    -Nunca usei o aditivo de radiador da Bardahl, mas conheço a marca e acredito que tb seja igualmente bom.
    -Mas só pra confirmar.. o que ocasiona vazamentos em veículos que nunca usaram Aditivos de radiador e já apresentam colocaração alaranjada na água do sistema de arrefecimento (Óxido ferroso)e principalmente se forem veículos mais antigos não é o aditivo e sim produtos utilizados para limpeza do sistema como por exemplo este aqui: http://www.radiex.com.br/exibe_produto.php?cod_marca2=&cod_marca=&id_produto1=R-9301

    Se for este o caso do seu carro e vc não quiser o não puder gastar dinheiro com a manutenção do mesmo, NUNCA coloque ou deixe o mecânico limpar o sistema de arrefecimento de seu carro com algum produto como este ae encima, pois é certo de aparecer alguns vazamentinhos hehe Wink
    Paulo Andrade
    Paulo Andrade
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 4636
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Paulo Andrade 11/8/2012, 13:35

    Brenno coloquei bardahl hoje muito bom recomendo se for botar pode ir sem medo só irá melhorar seu carro...
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Brenno G. Sousa 11/8/2012, 13:37

    Valeu! Madruguinha sussa.... Nunca usou limpa radiador. Só limpei eu mesmo, com uma mangueira, fazendo um ciclo completo umas 3 vezes. A agua sai bem limpa ainda. O que mata é agua da torneira. Se desse pra colocar agua destilada, ou pura, ia melhorar bastante, mas nem se compara com aditivo!
    avatar
    lucio_candido
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 18/04/2012
    Idade : 41
    Localização : Recife

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por lucio_candido 2/9/2012, 13:50

    Opa pessoal boa tarde, me surgiu uma dúvida agora. Meu carro tem 4 meses de comprado e o fluido de arrefecimento está abaixo da marca mínima, desta forma estou pensando em completá-lo. Minha dúvida é a seguinte, misturo fluidos de marcas diferentes ou procuro o original para o carro? Vou procurar alguma das marcas que foram citadas neste tópico. Desde já agradeço a atenção de todos, saudações.
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Ithallo Tanabe 2/9/2012, 13:51

    É novo!! Garantia.. CSS!!

    Conteúdo patrocinado


    Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir? Empty Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 17/5/2024, 05:35