Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+18
Geraldo Camara
Anderson A
Luftale
Hudson Araújo
Fernando Dani
REDRicardo
Leandrog
gustavo
braulio.guedes
alexandre oliveira
Brenno G. Sousa
maxcbr450
Valdeir Alves
arthurnv
tomazsena
Paulo Andrade
Daniel Correia
Marcelo Leopoldino
22 participantes

    Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 27/8/2012, 22:48

    maxcbr450 escreveu:Ai galera fiz no meu ficou muito legal agora meu carro so liga no painel (tirar uma ondinha)
    Fiz assim: Se vc apertar o botao nao acontece nada
    Só liga o carro com a chave ligada
    Nao da partida mais no arranque so no botao(O botao tem uma mola interna vc aperta ele espera o carro ligar e ele volta sozinho)
    Valeu marcelo Leopoldino!!
    Coloquei um botao comum vermelho nao usei o original! (Baratim)
    Nao quiz colocar um led pra acender pra nao ficar muito visivel(É pra ficar como se fosse um anti-furto tambem)
    Quem quizer colocar um led pode colocar com um resistor de 1k em série pra acender quando virar a chave blz!!
    Seque algumas fotos:

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 20120827205631578
    By maxcbr450 at 2012-08-27
    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 2012082720562131
    By maxcbr450 at 2012-08-27
    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 20120827205612986
    By maxcbr450 at 2012-08-27
    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 20120827205607485
    By maxcbr450 at 2012-08-27

    Então cara parabens pela iniciativa, fico feliz de trazer uma idéia e aproveitarem e cada um dar seu toque pessoal.

    Ai tenho mais tutos espalhados pela comunidade, que bom q gostou amigo
    Grande abraço Very Happy depois dá umas dicas extras com o passar do tempo, o que achou do botão... se pensa em colocar outro modelo

    é isso valeu cara
    gustavo
    gustavo
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2580
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Jundiaí

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por gustavo 27/8/2012, 22:53

    Marcelo Leopoldino escreveu:
    gustavo escreveu:galera, só um toque, acho importante postar a fonte do tutorial (clubedaECO), é justo com quem teve o trabalho de fazer isso.

    Dá uma olhadinha lá em baixo no fim do tutorial Very Happy tá lá a fonte dizendo que tirei de lá Wink

    "ATENÇÃO O EXEMPLO DE PASSO A PASSO NÃO FOI IDEALIZADO/FEITO POR MIM, APENAS COLOQUEI AQUI PARA DAR UMA NOÇÃO DE COMO TALVEZ SERIA COLOCAR ESSE SISTEMA NO FIESTA. PASSO A PASSO TIRADO DO CLUB DO ECOSPORT BRASIL"

    tens razão, erro meu =D, é que como ta tudo em caixa alta fica dificil ler, daí não notei ^^
    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 27/8/2012, 23:09

    gustavo escreveu:
    Marcelo Leopoldino escreveu:
    gustavo escreveu:galera, só um toque, acho importante postar a fonte do tutorial (clubedaECO), é justo com quem teve o trabalho de fazer isso.

    Dá uma olhadinha lá em baixo no fim do tutorial Very Happy tá lá a fonte dizendo que tirei de lá Wink

    "ATENÇÃO O EXEMPLO DE PASSO A PASSO NÃO FOI IDEALIZADO/FEITO POR MIM, APENAS COLOQUEI AQUI PARA DAR UMA NOÇÃO DE COMO TALVEZ SERIA COLOCAR ESSE SISTEMA NO FIESTA. PASSO A PASSO TIRADO DO CLUB DO ECOSPORT BRASIL"

    tens razão, erro meu =D, é que como ta tudo em caixa alta fica dificil ler, daí não notei ^^

    UAHUHAUHUAHUA sussa pow, de boa sempre acontece isso comigo Very Happy
    Até por isso colokei em maiuscula e em vermelho UAHUAHUUAHUAHUHAU

    Valeuuuuuu
    avatar
    Leandrog
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 30/08/2012
    Localização : Curitiba

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Leandrog 31/8/2012, 16:39

    Achei muito bonito o botaão POWER para ignição, mas não achei interessante o fato de ter que colocar a chave e girar p então apertar o botão.
    Nosso outro amigo não quis colocar um led no botão de ignição para não chamar atençao mas colocou um botão vermelho rs rs tem coisas que não entendo mesmo rs...

    De qualquer forma estou aprendendo com vocês continuem.

    Att,

    Leandrog
    REDRicardo
    REDRicardo
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 16/03/2012
    Idade : 37
    Localização : São Ludgero

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por REDRicardo 31/8/2012, 18:40

    cara o esquema é irado, show de bola
    Fernando Dani
    Fernando Dani
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 307
    Data de inscrição : 26/08/2012
    Idade : 33
    Localização : Caçapava SP

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Fernando Dani 1/9/2012, 00:00

    Nossa cara que massa, o bom quando algum individuo tentar roubar o caro vai passar um aperto até descobrir como da partida Very Happy
    maxcbr450
    maxcbr450
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 133
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 47
    Localização : bh

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por maxcbr450 1/9/2012, 00:21

    Leandrog nosso outro amigo que sou eu maxcbr450 vai te explicar como funciona já que vc quiz dizer do botao POWER que por motivos simples de nao querer gastar dinheiro dando mais lucro as empresas que fabricam e por ser uma simples estetica e como descrevi (tirar uma ondinha)nao quiz colocar o botao com led por que estou usando como antifurto tambem!!:
    Vou explicar de novo bem melhor pra pessoas leigas como vc!
    Quando vc coloca a chave e gira o led do POWER vai acender "é visivel" ai fica facil de ligar o carro(Por isso o meu nao tem)!
    O botao vermelho que coloquei nao esta escrito POWER cor nao indica nada!!!! pessoas leigas como vc ia virar a chave do carro e nao ia conseguir ligar e com certeza ia chamar um mecanico!!!!
    Sera que fui bem claro isso é so um diferencial de como mudar um pouco o visual e ao mesmo tempo mais um segredo para o ladrao descobrir!!
    Entao nao é nenhuma propaganda é so um simples botao vermelho que ao ser acionado sem a chave ligada nao acontece nada e como falei que uso como antifurto o terminal de partida nao tem mais no bojo da ingniçao esta passando por outro caminho que com certeza se um ladrao estorar meu painel ele nao vai achar o fio do motor de arranque!!
    E Obrigado pelo nosso "outro amigo" já que dividimos e trocamos ideais de como as coisas podem ser bem simples sem gastar muito!
    É pra isso que estamos aqui.
    Ou sera que estou errado!!??!
    Aceito qualquer critica mais tratar as pessoas pelo nome é mais bonito!
    AAA esqueci e quando agente aprende A GENTE APRENDE!!!!!

    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 1/9/2012, 00:27

    Leandrog escreveu:Achei muito bonito o botaão POWER para ignição, mas não achei interessante o fato de ter que colocar a chave e girar p então apertar o botão.
    Nosso outro amigo não quis colocar um led no botão de ignição para não chamar atençao mas colocou um botão vermelho rs rs tem coisas que não entendo mesmo rs...

    De qualquer forma estou aprendendo com vocês continuem.

    Att,

    Leandrog

    Entao qm entende bem de elétrica e circuitos até consegue fazer um cartão ou algo do tipo que identifike quando vc entrar no carro, ou entao encaixar um tipo de cartão msm ia ser legal...

    o jeito é se contentar, ate surgir alguem e moldar a ideia inicial UHAAHUAHU

    valeu, qualquer duvida ou sugestão deixa ai pra nois Very Happy
    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 1/9/2012, 00:32

    maxcbr450 escreveu:Leandrog nosso outro amigo que sou eu maxcbr450 vai te explicar como funciona já que vc quiz dizer do botao POWER que por motivos simples de nao querer gastar dinheiro dando mais lucro as empresas que fabricam e por ser uma simples estetica e como descrevi (tirar uma ondinha)nao quiz colocar o botao com led por que estou usando como antifurto tambem!!:
    Vou explicar de novo bem melhor pra pessoas leigas como vc!
    Quando vc coloca a chave e gira o led do POWER vai acender "é visivel" ai fica facil de ligar o carro(Por isso o meu nao tem)!
    O botao vermelho que coloquei nao esta escrito POWER cor nao indica nada!!!! pessoas leigas como vc ia virar a chave do carro e nao ia conseguir ligar e com certeza ia chamar um mecanico!!!!
    Sera que fui bem claro isso é so um diferencial de como mudar um pouco o visual e ao mesmo tempo mais um segredo para o ladrao descobrir!!
    Entao nao é nenhuma propaganda é so um simples botao vermelho que ao ser acionado sem a chave ligada nao acontece nada e como falei que uso como antifurto o terminal de partida nao tem mais no bojo da ingniçao esta passando por outro caminho que com certeza se um ladrao estorar meu painel ele nao vai achar o fio do motor de arranque!!
    E Obrigado pelo nosso "outro amigo" já que dividimos e trocamos ideais de como as coisas podem ser bem simples sem gastar muito!
    É pra isso que estamos aqui.
    Ou sera que estou errado!!??!
    Aceito qualquer critica mais tratar as pessoas pelo nome é mais bonito!
    AAA esqueci e quando agente aprende A GENTE APRENDE!!!!!


    Esse club é uma fámilia msm, tem até briga de irmãos UAHUAAHU

    Foi uma piada pra acalma o clima Very Happy
    mas pow gente sussa, o q importa é ajudar e ser ajudado Very Happy
    maxcbr450
    maxcbr450
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 133
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 47
    Localização : bh

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por maxcbr450 1/9/2012, 00:36

    Amigo Marcelo Leopoldino vc pode fazer de varias formas o problema é que fica um pouco mais caro como por exemplo:
    Um sensor de presença no chaveiro que quando chegar perto do veiculo acionaria um circuito que ativaria um relé de pos- inguiniçao que seria como a chave girar ai vc so aperta o botao e o carro liga!
    Interessante tambem!!
    Abraços!!
    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 1/9/2012, 01:02

    maxcbr450 escreveu:Amigo Marcelo Leopoldino vc pode fazer de varias formas o problema é que fica um pouco mais caro como por exemplo:
    Um sensor de presença no chaveiro que quando chegar perto do veiculo acionaria um circuito que ativaria um relé de pos- inguiniçao que seria como a chave girar ai vc so aperta o botao e o carro liga!
    Interessante tambem!!
    Abraços!!
    é dessa maneira fika bem facil né UAHUAHUAHUAUAU pow ia fika maneiro de mais Very Happy

    vou pesquisar mais sobre o assunto
    Hudson Araújo
    Hudson Araújo
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 21/08/2012
    Idade : 35
    Localização : Natal/RN

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Hudson Araújo 19/9/2012, 16:02

    meu amigo, ficou o que á de mais moderno, acabamento, instalação. perfeito. parece de fábrica. sem comparações de umas gambiarras que aparece por ai de vez e quando.
    me u fiesta é um MK5, já não ficaria lá essas coisas, mas se eu tivesse um MK6 pode ter certeza que iria fazer o passo a passo postado ai.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Brenno G. Sousa 19/9/2012, 17:07

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 100810_0107_mudanadailu1

    Se seguirem a seta a direita, vão ver que tem uma peça meio triangular. Removendo ela, você tem acesso ao parafuso. Pergunta: Há um espaço até legal ali dentro. E se eu sumir com o parafuso e instalar um botão pra cortar a ignição do Fiesta MK4 e MK5? Seria interessante! Que ladrão pensaria que estaria ali um botão?

    Colega do Fiesta GL Cass rebaixado hehehe, será que te dá uma idéia?
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por tomazsena 19/9/2012, 17:37

    maxcbr450 escreveu:Amigo Marcelo Leopoldino vc pode fazer de varias formas o problema é que fica um pouco mais caro como por exemplo:
    Um sensor de presença no chaveiro que quando chegar perto do veiculo acionaria um circuito que ativaria um relé de pos- inguiniçao que seria como a chave girar ai vc so aperta o botao e o carro liga!
    Interessante tambem!!
    Abraços!!

    Tem um alarme da positron que usa esse sistema.
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por tomazsena 19/9/2012, 17:39

    Meu cunhado tinha um gol bola, o qual instalou um Rele pois igniçao com um botao de pressão. bem pequeno, escondido no porta objeto da porta. O carro so ligava se a chave tivesse girada e ele apertasse o danado do botao.
    Hudson Araújo
    Hudson Araújo
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 21/08/2012
    Idade : 35
    Localização : Natal/RN

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Hudson Araújo 19/9/2012, 17:57

    Brenno G. Sousa escreveu:Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 100810_0107_mudanadailu1

    Se seguirem a seta a direita, vão ver que tem uma peça meio triangular. Removendo ela, você tem acesso ao parafuso. Pergunta: Há um espaço até legal ali dentro. E se eu sumir com o parafuso e instalar um botão pra cortar a ignição do Fiesta MK4 e MK5? Seria interessante! Que ladrão pensaria que estaria ali um botão?

    Colega do Fiesta GL Cass rebaixado hehehe, será que te dá uma idéia?

    vc que me deu uma luz, estou querendo botar um segredo no carro só não sabia onde colocar o botão, e ali parece ser um lugar ideal.
    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 19/9/2012, 23:25

    tomazsena escreveu:Meu cunhado tinha um gol bola, o qual instalou um Rele pois igniçao com um botao de pressão. bem pequeno, escondido no porta objeto da porta. O carro so ligava se a chave tivesse girada e ele apertasse o danado do botao.

    UAHUAUAUHUAHUA legal em, curti a idéia
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Brenno G. Sousa 20/9/2012, 08:28

    Meu cunhado tinha um gol bola, o qual instalou um Rele pois igniçao com um botao de pressão. bem pequeno, escondido no porta objeto da porta. O carro so ligava se a chave tivesse girada e ele apertasse o danado do botao.

    Legal a idéia! O chevas tinha um botão, sem relé, dentro do Porta-Luvas. Era bem útil!
    Luftale
    Luftale
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 137
    Data de inscrição : 28/08/2012
    Idade : 43
    Localização : RIO GRANDE DO SUL

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Luftale 20/9/2012, 22:50

    muito bom fiko legal!
    Valdeir Alves
    Valdeir Alves
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 30/07/2012
    Localização : Joinville - SC

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Valdeir Alves 21/9/2012, 10:56

    Alguém sabe me dizer se com essa chave caça tem como fazer está aplicação do botão power?

    Segue link do modelo: http://www.tuningparts.com.br/chave-caca-com-capa-vermelha,2732,8.html

    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 21/9/2012, 22:34

    Valdeir Alves escreveu:Alguém sabe me dizer se com essa chave caça tem como fazer está aplicação do botão power?

    Segue link do modelo: http://www.tuningparts.com.br/chave-caca-com-capa-vermelha,2732,8.html

    entao essa chave caça vai mas não volta, tipo se vc liga-la e nao desligar ela vai fika mandando força direto pro motor de partida, sem parar com isso vai acaba estragando ele

    tem q ser uma q aperte e ao soltar o dedo ela volte para posição original Very Happy
    Anderson A
    Anderson A
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 02/07/2012
    Localização : Sao Paulo

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Anderson A 21/9/2012, 23:03

    Meu d´hora vo tentar fazer no meu mas com o botao da ford mesmo fica mais presença
    Da uma olhada nesse modelo de botao na manopla do cambio..
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437163331-manopla-com-botao-de-ignicao-ligue-o-motor-no-cambio-_JM
    Marcelo Leopoldino
    Marcelo Leopoldino
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 674
    Data de inscrição : 30/11/2011
    Idade : 32
    Localização : Resende/RJ

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Marcelo Leopoldino 22/9/2012, 10:09

    Anderson A escreveu:Meu d´hora vo tentar fazer no meu mas com o botao da ford mesmo fica mais presença
    Da uma olhada nesse modelo de botao na manopla do cambio..
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437163331-manopla-com-botao-de-ignicao-ligue-o-motor-no-cambio-_JM

    caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q legal veyyy

    pow ia ser até bom q os bandidos nem saberiam onde está o botão carambaaa
    Anderson A
    Anderson A
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 02/07/2012
    Localização : Sao Paulo

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Anderson A 22/9/2012, 12:18

    meu apertei em repot sem querer foi mal.
    Anderson A
    Anderson A
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 75
    Data de inscrição : 02/07/2012
    Localização : Sao Paulo

    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Anderson A 22/9/2012, 12:21

    Marcelo Leopoldino escreveu:
    Anderson A escreveu:Meu d´hora vo tentar fazer no meu mas com o botao da ford mesmo fica mais presença
    Da uma olhada nesse modelo de botao na manopla do cambio..
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437163331-manopla-com-botao-de-ignicao-ligue-o-motor-no-cambio-_JM

    caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q legal veyyy

    pow ia ser até bom q os bandidos nem saberiam onde está o botão carambaaa

    Bem loco esse botão de ignição né , ha meu fui responder esse comentário acabei apertando em report me confundi ,mas não da nada né foi mal.

    Conteúdo patrocinado


    Botão Engine Start (INCRÍVEL) - Página 2 Empty Re: Botão Engine Start (INCRÍVEL)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 01:29