Tutorial retirado do FORDHP
Nível de dificuldade: Pequeno/médio
Custo: Paguei 34 reais nas pastilhas cobreq, 64 reais no par de discos varga(valeu RAFAQM13!!), e 3,40 em 4 latinhas de itaipava. Total de 101,40 reais.
Tempo: Levei 40 minutos pra fazer os 2 lados, mas com bastante calma e bebendo cerveja. Acredito que em até 1:30 um leigo consiga terminar.
Primeiramente, as ferramentas que você vai precisar:
- Chave de roda
- Chave 13mm(de preferencia chave de estria, mas a chave de boca faz o serviço tb
- Chave de fenda (aconselho uma mais grosseira, pois será usada pra fazer alavanca)
- Macaco
- Disco novo(se for trocar, claro), de preferencia VARGA, ou BOSCH, em ordem.(não saiu na foto)
- Jogo de pastilhas novas, de preferencia COBREQ, ou BOSCH em ordem.(não saiu na foto)
Com o carro ainda no chão, afrouxe as porcas, para que quando ele estiver no alto, não de muito tranco. Isso é pela segurança:
Uma vez feito isso, levante o carro, e termine de tirar as porcas e tire fora a roda.
Sem a roda, você terá acesso à pinça de freio.
Retire essa mola fazeno uma alavanca com a chave de fenda(cuidado, dependendo do jeito ela pode pular para longe ou te machucar):
Agora, par retirar a pinça, use a chave 13mm e solte os 2 parafusos que a prendem. Eles devem estar bem apertados, portanto cuidado na hora de dosar a força, e evite dar pancadas:
Com a pinça solta, provavelmente ela ainda não sairá do disco, pois o sulco do disco prenderá as pastilhas ali. Para soltar, novamente faça uma alavanca com a chave de fenda, de modo a recuar o pistão hidráulico. Isso abrirá espaço para as pastilhas se moverem e as liberará do disco
A partir dai, minha mão estava demasiadamente suja, e não ddeu pra ficar tirando fotos.
Preste atenção em como as pastilhas são presas, para conseguir colocar as novas. A pastilha do lado de dentro tem uma presilha que fica por dentro do pistão, não tenha medo de meter a chave ali no meio pra tirar ela.
Aconselho só colocar as pastilhas novas no lugar, depois de trocar o disco(se for trocar ele, claro).
Retirar o disco na verdade é a parte mais simples possível:
Essa pequena presilha de metal que fica presa em um dos parafusos é o que segura o disco no lugar quando você tira a roda. Com um pouco de carinho com a chave de fenda da pra desatarrachar ela. Pronto, o disco está solto, agora é colocar o outro e botar a presilha de volta.
Agora, com o discvo novo no lugar você vai colocar as pastilhas novas na pinça. Por causa da quantidade de material que a pinça nova tem, isso torna bem chato colocá-las no lugar. Essa hora você tem que ter certa paciencia e achar o jeito de encaixa-las. Uma boa dica é manter o pistão hidráulico recolhido, eu usei um sargento pra isso. É só afundar ele, que ele demora um bom tempo pra voltar, tempo suficiente pra encaixar as pastilhas.
Pastilhas no lugar, é encaixar de volta no disco e aparafusar aqueles 2 parafusos 13mm atrás. E em seguida recolocar a mola.
Daí pra frente, é só recolocar a roda, prender as porcas, descer o carro e arrochar as porcas com o carro no chão.
Foto do conjunto novo ja no lugar:
Última edição por Toreto em 15/2/2012, 11:17, editado 1 vez(es)