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    Troca das pastilhas de Freio

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    Troca das pastilhas de Freio Empty Troca das pastilhas de Freio

    Mensagem por Convidad 22/5/2011, 11:58

    Créditos ao autor: RCC
    Tutorial retirado do FORDHP

    Nível de dificuldade: Pequeno/médio
    Custo: Paguei 34 reais nas pastilhas cobreq, 64 reais no par de discos varga(valeu RAFAQM13!!), e 3,40 em 4 latinhas de itaipava. Total de 101,40 reais.
    Tempo: Levei 40 minutos pra fazer os 2 lados, mas com bastante calma e bebendo cerveja. Acredito que em até 1:30 um leigo consiga terminar.

    Primeiramente, as ferramentas que você vai precisar:

    - Chave de roda
    - Chave 13mm(de preferencia chave de estria, mas a chave de boca faz o serviço tb
    - Chave de fenda (aconselho uma mais grosseira, pois será usada pra fazer alavanca)
    - Macaco
    - Disco novo(se for trocar, claro), de preferencia VARGA, ou BOSCH, em ordem.(não saiu na foto)
    - Jogo de pastilhas novas, de preferencia COBREQ, ou BOSCH em ordem.(não saiu na foto)


    Troca das pastilhas de Freio Tuto002

    Com o carro ainda no chão, afrouxe as porcas, para que quando ele estiver no alto, não de muito tranco. Isso é pela segurança:

    Troca das pastilhas de Freio Tuto003

    Uma vez feito isso, levante o carro, e termine de tirar as porcas e tire fora a roda.

    Sem a roda, você terá acesso à pinça de freio.
    Retire essa mola fazeno uma alavanca com a chave de fenda(cuidado, dependendo do jeito ela pode pular para longe ou te machucar):


    Troca das pastilhas de Freio Tuto005

    Agora, par retirar a pinça, use a chave 13mm e solte os 2 parafusos que a prendem. Eles devem estar bem apertados, portanto cuidado na hora de dosar a força, e evite dar pancadas:

    Troca das pastilhas de Freio Tuto007

    Com a pinça solta, provavelmente ela ainda não sairá do disco, pois o sulco do disco prenderá as pastilhas ali. Para soltar, novamente faça uma alavanca com a chave de fenda, de modo a recuar o pistão hidráulico. Isso abrirá espaço para as pastilhas se moverem e as liberará do disco

    Troca das pastilhas de Freio Tuto008

    A partir dai, minha mão estava demasiadamente suja, e não ddeu pra ficar tirando fotos.
    Preste atenção em como as pastilhas são presas, para conseguir colocar as novas. A pastilha do lado de dentro tem uma presilha que fica por dentro do pistão, não tenha medo de meter a chave ali no meio pra tirar ela.

    Aconselho só colocar as pastilhas novas no lugar, depois de trocar o disco(se for trocar ele, claro).

    Retirar o disco na verdade é a parte mais simples possível:
    Essa pequena presilha de metal que fica presa em um dos parafusos é o que segura o disco no lugar quando você tira a roda. Com um pouco de carinho com a chave de fenda da pra desatarrachar ela. Pronto, o disco está solto, agora é colocar o outro e botar a presilha de volta.


    Troca das pastilhas de Freio Tuto009

    Agora, com o discvo novo no lugar você vai colocar as pastilhas novas na pinça. Por causa da quantidade de material que a pinça nova tem, isso torna bem chato colocá-las no lugar. Essa hora você tem que ter certa paciencia e achar o jeito de encaixa-las. Uma boa dica é manter o pistão hidráulico recolhido, eu usei um sargento pra isso. É só afundar ele, que ele demora um bom tempo pra voltar, tempo suficiente pra encaixar as pastilhas.

    Pastilhas no lugar, é encaixar de volta no disco e aparafusar aqueles 2 parafusos 13mm atrás. E em seguida recolocar a mola.

    Daí pra frente, é só recolocar a roda, prender as porcas, descer o carro e arrochar as porcas com o carro no chão.

    Foto do conjunto novo ja no lugar:

    Troca das pastilhas de Freio Tuto001


    Última edição por Toreto em 15/2/2012, 11:17, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por felipevga 2/6/2011, 22:09

    eu tava querendo trocar eu mesmo as pastilhas do fiestinha,
    mas bateu aquela preguiça, as pastilhas sairam 49 e instalada 69, fiquei flagrando como ele trocou, acredito que aprendi, mas ele levantou o carro e tal, nem teve que abaixar! uahuahua
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    Mensagem por fabiothebest 20/1/2012, 12:42

    esse video da troca de freio do fiesta serve para um fiesta 2008 e igual o freio
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    Mensagem por Convidad 20/1/2012, 13:22

    Serve sim amigo
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    Mensagem por Paulo Andrade 20/1/2012, 15:39

    As minhas foi eu que troquei tbm!
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    Mensagem por alexandre oliveira 22/1/2012, 21:11

    Smile ficou bem detalhado a troca amigo valeu
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    Mensagem por tomazsena 23/1/2012, 01:13

    Belo tutorial. So sinto um pouco de receio de fazer essa troca. Pois freio de carro , num é o freio de bicicleta. E, se for montado de forma errada aí ja viu a m**da que dá.
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    Mensagem por pascuineli 5/9/2012, 22:21

    Gostei muito bom o tópico... só faltou mesmo as fotos intermediarias... pega seu irmão na proxima...
    eu não tenho coragem de trocar by myself mas com certeza sempre acompanho de perto... estou super interessado eu trocar o kit do meu Fiesta pelo da ecosport 2.0
    sou novo no forum e acho que vou absorver bastante informação ae.

    falow
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    Mensagem por Paulo Andrade 5/9/2012, 23:10

    É muito fácil basta ter jeito..
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    Mensagem por Hudson Araújo 19/9/2012, 15:36

    rapaz, troquei o do meu semana retrasada, paguei 30 reais p/ troca de disco e pastilha. e fiquei observando p/ na próxima vez eu mesmo fazer,só depois vi essa dica.
    e tenho uma duvida agora, o mecânico começou torando a presilha que segura o disco, e não colocou outra, tem problemas?
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    Mensagem por tomazsena 19/9/2012, 16:18

    fiestaclassgl escreveu:rapaz, troquei o do meu semana retrasada, paguei 30 reais p/ troca de disco e pastilha. e fiquei observando p/ na próxima vez eu mesmo fazer,só depois vi essa dica.
    e tenho uma duvida agora, o mecânico começou torando a presilha que segura o disco, e não colocou outra, tem problemas?

    que presilha seria essa?
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    Mensagem por Hudson Araújo 19/9/2012, 17:38

    tomazsena escreveu:
    fiestaclassgl escreveu:rapaz, troquei o do meu semana retrasada, paguei 30 reais p/ troca de disco e pastilha. e fiquei observando p/ na próxima vez eu mesmo fazer,só depois vi essa dica.
    e tenho uma duvida agora, o mecânico começou torando a presilha que segura o disco, e não colocou outra, tem problemas?

    que presilha seria essa?

    Essa aqui da foto.
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    Mensagem por tomazsena 19/9/2012, 18:25

    Ela sempre quebra mesmo. Mas ele não pos outra no lugar?


    Acho que ela serve para manter a porca no lugar. Mas acho que rodar sem, não cause nenhum problema.
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    Mensagem por Hudson Araújo 20/9/2012, 10:42

    tomazsena escreveu:Ela sempre quebra mesmo. Mas ele não pos outra no lugar?


    Acho que ela serve para manter a porca no lugar. Mas acho que rodar sem, não cause nenhum problema.

    Nada, ele retirou e deixou sem.
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    Mensagem por peterson.albuquerque 27/12/2012, 21:09

    Troquei as pastinhas do meu essa semana.
    A luz de freio acendeu ai fui verificar o nível do óleo estava baixo.
    Meu vizinho que é mecânico me recomendou trocar as pastilhas e comprar fluido de freio dont 3.
    Ele não demorou mais que 15 minutos em cada roda.
    A unica coisa que ele fez de diferente do tutorial foi baixar todo o resto do fluido que ficou no reservatório.
    E também percebi que o freio ficou borrachudo. só depois de 2 dias ficou normal.
    Abraços
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    Mensagem por Paulo Andrade 27/12/2012, 22:23

    DOT 3 ?????????

    Não seria o DOT 4????
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    Mensagem por Brenno G. Sousa 27/12/2012, 22:41

    Cuidado nisso! Tem que ver certo, pois e se ficar sem freio? Creio eu que o padrão é DOT 4....
    O freio ficou borrachudo? Isso ta com cara de ar no sistema. Do famoso: Pisa no freio, pisa de novo, pro fluido sair. Já vi a troca com a bombinha elétrica. Cara, só falta dormir... Faz tudo, tem controle REMOTO, pratica, eficaz, não da ar. Só esperar mudar de cor o fluido... Mó alegria! hehehe
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    Mensagem por peterson.albuquerque 27/12/2012, 23:38

    O lance do óleo de freio eu não entendo não.
    Sobre o freio ficar borrachudo ele me explicou que é normal pois as pastilhas de freio são novas e com o tempo ela vai ficar normal como ficou.Esta freando normalmente.
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    Mensagem por Paulo Andrade 27/12/2012, 23:47

    Só não concordo com DOT 3
    Tem que ser o 4
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    Mensagem por peterson.albuquerque 27/12/2012, 23:59

    Tem no manual o padrão do óleo de freio??
    Procurei aqui na google não achei nada sobre o padrão de óleo de freio do fiesta.
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    Mensagem por Paulo Andrade 28/12/2012, 00:04

    Peterson olha só, que conhece um pouco sobre carro tem que saber.
    O sintético DOT4 é melhor. Os fluídos de freio possuem uma propriedade chamada de higroscopia,que vem a ser a facilidade em absorver umidade,o que é prejudicial ao seu bom desempenho,uma vez que alteram os índices de compressividade do fluído,além de alterar suas características para altas temperaturas,o que se tratando de freio é fundamental. Os fluídos DOT 4 são sintéticos e resistem mais a essa propriedade, tornando-os muito mais eficientes em comparação com o 3.
    Tem carros preparados que já usam o 5.1
    Cara pega teu carro tira esse fluido e soca o DOT 4 nele..
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    Mensagem por peterson.albuquerque 28/12/2012, 00:09

    Beleza...
    Se eu achar que não ficou legal eu vou fazer isso sim.
    Eu tava lendo justamente isso...o lance das temperaturas.
    Olha aii

    http://www.thomazautoservice.com.br/dicas01/25-02-conheca-o-fluido-de-freio-01-mas-oque-e-isso
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    Mensagem por Paulo Andrade 28/12/2012, 00:26

    Bacana.. Ah esqueci o fiesta é DOT 4 Wink
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    Mensagem por peterson.albuquerque 28/12/2012, 00:48

    Blzz...
    Obrigado Very Happy
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    Mensagem por rafaelveloso 7/1/2013, 17:02

    Dr Macete - Como Efetuar a Troca da Pastilha de Freio

    https://www.youtube.com/watch?v=K118KAvLFH0

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