Buraco nas ruas e avenidas significam também prejuízo para condutores de veículos. Alinhar e balancear os veículos constantemente são os serviços recomendados por profissionais para evitar o desgaste instantâneo do automóvel e garantir a segurança do motorista e passageiros. O prejuízo pode chegar até a R$ 1 mil, em casos mais extremos.
Um carro com rodas desalinhadas gasta pneus com mais rapidez e torna-se mais difícil de ser dirigido. Alguns mecânicos recomendam que, a cada 20 mil quilômetros, se leve o carro a uma concessionária ou oficina para conferir o alinhamento.
Mais como saber quando seu carro precisar ser levado para a oficina? Conforme dicas de mecânicos ouvidos pela Folha, verificar se o automóvel precisa de um alinhamento é relativamente simples. Numa pista plana, o motorista deve soltar o volante por alguns segundos. Se o carro seguir reto, sem desviar para a esquerda ou para a direita, são pequenas as chances de haver problemas com alinhamento.
Caso o carro esteja andando pela pista da direita, o natural é que puxe um pouco para a esquerda quando o motorista soltar as mãos do volante (e vice-versa). Isso acontece por que as ruas normalmente são um pouco inclinadas nas laterais.
É bom também observar o desgaste dos pneus, que deve ser sempre uniforme. Se, por exemplo, a parte externa da banda de rodagem estiver mais gasta que a interna, é preciso fazer um alinhamento. Falta de aderência nas curvas (o carro "samba") e pneus que “cantam” com facilidade também podem indicar necessidade de alinhamento.
Fonte: FolhaWeb
Um carro com rodas desalinhadas gasta pneus com mais rapidez e torna-se mais difícil de ser dirigido. Alguns mecânicos recomendam que, a cada 20 mil quilômetros, se leve o carro a uma concessionária ou oficina para conferir o alinhamento.
Mais como saber quando seu carro precisar ser levado para a oficina? Conforme dicas de mecânicos ouvidos pela Folha, verificar se o automóvel precisa de um alinhamento é relativamente simples. Numa pista plana, o motorista deve soltar o volante por alguns segundos. Se o carro seguir reto, sem desviar para a esquerda ou para a direita, são pequenas as chances de haver problemas com alinhamento.
Caso o carro esteja andando pela pista da direita, o natural é que puxe um pouco para a esquerda quando o motorista soltar as mãos do volante (e vice-versa). Isso acontece por que as ruas normalmente são um pouco inclinadas nas laterais.
É bom também observar o desgaste dos pneus, que deve ser sempre uniforme. Se, por exemplo, a parte externa da banda de rodagem estiver mais gasta que a interna, é preciso fazer um alinhamento. Falta de aderência nas curvas (o carro "samba") e pneus que “cantam” com facilidade também podem indicar necessidade de alinhamento.
Fonte: FolhaWeb