Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


2 participantes

    Nova Compra - 1º Carro

    Junior Cupertino
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    Mensagem por Junior Cupertino 22/5/2013, 18:04

    Galera que faz o FF, boa noite !

    Sou novato em vários aspectos: Tanto como condutor, como recém proprietário de um Fiesta ( que esta sendo a minha primeira compra ) e novo também aqui no fórum.
    Gostaria primeiramente de agradecer a oportunidade de integrar nessa comunidade e antecipadamente, desculpem-me se porventura soltar alguma asneira, mas esse mundo pra mim é muito novo.
    Vejam só, meu veículo é um 02/03 Zetec bem conservado, só que para mantê-lo dessa forma, preciso de umas dicas.
    Primeira delas: Sistema de Arrefecimento: Segundo o proprietário, ele sempre utilizou água "in natura", nunca utilizou aditivo, sondando por ai, fiquei sabendo que como o carro já foi "viciado" com apenas água, não seria uma boa a essa altura do campeonato adicionar o aditivo junto a água pois pode causar danos irreversíveis, por isso desde então, completo o nível com água, porém mineral. Tal informação procede ?! Ah, só uma observação, o reservatório do líquido aparentemente esta limpo.
    Segundo, na vistoria do Detran realizada dias atrás, percebi que existe um vazamento no recipiente de água para os limpadores de para-brisas, além do jato sair muito fraco. O que isso pode ser?! Esse vazamento pode ocasionar problemas ao motor?!
    Terceiro: Realizei ontem uma lavagem no motor eu um posto de lavagem, o mesmo estava bastante sujo, bastante oleoso... enfim, o motor ficou tinindo, porém, agora quando dou a partida, ouço um baralho aparentemente da correia semelhante a um grilo. A dúvida quando a isso é se devo ou não passar um spray de silicone para eliminação desse ruído.
    Agradeço desde já por todo e qualquer contribuição
    Alexandre França
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    Mensagem por Alexandre França 22/5/2013, 22:43

    Movido para local de apresentação referente ao estado de origem.

    Olá Junior.

    Em primeiro lugar solicito vossa apresentação conforme os moldes do clube. Em segundo lugar solicito que vc faça uma garagem, tambem
    conforme os moldes do clube. Em terceiro segue algumas dicas vividas com um MK6 que tive por 4 anos.

    Sistema de Arrefecimento:
    Se o antigo dono nunca usou aditivo, com certeza seu motor deve estar bastante danificado por dentro, acumulando muita ferrugem e isso
    é prejudicial ao motor, pois o liquido passa pelas tubulações interior do motor para justamente mante-lo trabalhando numa temperatura ideal.
    O sistema é composto por algumas peças móveis agregadas ao motor e algumas peças, como bloco e cabeçote, que fazem parte do próprio estrutural do motor.
    O sistema conta primeiramente com uma bomba de água que está alojada ao motor, no bloco, e funciona com o princípio de bombeamento.
    A bomba d’água contém uma polia dentada que recebe o movimento da correia dentada para girar e em outra extremidade possui uma espécie de hélice que, ao girar, suga água do sistema e impulsiona para as galerias do bloco e cabeçote.
    A água por sua vez segue o caminho por dentro das galerias de água dentro do bloco e cabeçote. No bloco do motor a água passa ao lado dos cilindros com o objetivo de colher o calor para fazer a troca de temperatura com o meio externo. Este processo também acontece no cabeçote.
    Ao atingir certa temperatura, próximo aos 100ºC, a água pode sair do motor em direção ao radiador, quem permite ou não esta passagem é a válvula termostática que se abre com uma alta temperatura e fecha com baixa temperatura da água.
    O sistema ainda conta com mangueiras e tubulações para levar a água ao radiador. O radiador exerce sua função de fazer a troca de calor, deixando a temperatura da água mais baixa e contribuindo para o bom funcionamento do motor. Processo denominado arrefecimento.
    A água, além de ficar em todo o sistema, pode ser encontrada em um reservatório para suprir eventuais perdas por ebulição e garantir o perfeito funcionamento do sistema.
    A água do sistema de arrefecimento conta com a adição de um fluido a base de etileno glicol, cuja função, é de estabilizar o ponto de ebulição em temperaturas mais elevadas, em torno de 130ºC a 150ºC, e também, permitir o não congelamento da água em temperaturas abaixo de zero, até o valor de -50ºC.
    Ou seja, água sem aditivo compromete a vida útil do sistema de arrefecimento e por consequencia do motor.
    Desconfio desse papo que o carro viciou só pq sempre usou água. O que vc tem que fazer é fazer, a parti de agora, é uma limpeza do seu
    sistema de arrefecimento por um todo, retirar toda água e limpar tudo por dentro. Quando vc fizer isso vc vai ver o que vai sair de dentro do motor do seu carro. Eu mesmo fiz no meu MK6.
    Faça esse processo e depois coloque a porcentagem exata de água e aditivo conforme recomendação do fabricante.

    Vazamento sistema de limpeza do limpadores de para-brisa:
    Dá uma olhada no recipiente e veja se ele não está rachado ou furado. Quanto ao jato fraco, verifique as mangueiras qua ficam sob o capô, e
    as mangueiras que levam o liquido até o conector do spray, elas as vezes ficam entupidas (já aconteceu no mk6 que tinha) só desentupir.
    Caso persista, verifique a bomba que fica anexo ao recipiente .

    Correia grilando:
    Verifique o tensionador se está bem justo, caso afirmativo, tem um bizúário aqui no clube que explica como retirar esse barulho, só
    pesquisar nos tutoriais "faça vc mesmo"

    Bem, espero ter ajudado, assim que resolver tudo poste um "feedback" aqui no clube, sua experiencia poderá ser útil para uma outra pessoa.
    Boa sorte!

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    Mensagem por Junior Cupertino 3/6/2013, 16:08

    Valeu pelas dicas Alexandre !
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    Mensagem por Alexandre França 3/6/2013, 22:33

    Valeu, "tamo junto"!

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