Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


4 participantes

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    avatar
    massili
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 27/08/2013
    Localização : Macaé

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por massili 29/8/2013, 19:41

    Olá pessoal,

    Finalmente consegui comprar meu primeiro carro zero. E como sendo o primeiro a gente sempre quer ter todo cuidado e capricho! rs
    Peguei um sedan SE que vem com aro 15"e eu gostaria de colocar 16 ou até mesmo 17".
    Rodas 16" legais é dificil de achar.

    Não conheço muito a respeito e pelo pouco que andei lendo, se eu não fizer nenhuma mudança mecânica e mantendo o tamanho do diametro do conjunto roda+pneu dentro do limite de 3% do original, teoricamente, eu não teria problema com a lei e garantia, estou certo?

    Esse site tem como fazer conversão e diz se pode ou não alterar o tamanho das rodas:
    http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/

    Pelo que vi no site da ford uk, o NF europeu com aro 17"x7" são com os pneus: 205/40 e com aro 16", eu poderia seguir as medidas da versão titanium que vem com 16", certo?

    É isso mesmo, eu posso trocar o tamanho das rodas/pneus seguindo essas medidas que estaria tranquilo?
    Outra coisa, importar rodas sai muito caro?
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por Alexandre França 29/8/2013, 19:45

    Cara seja bem vindo.
    Primeiro dá uma lida nessas regras aqui:
    http://www.fordfiestaclube.com/t41-apresentacao-como-se-apresentar

    Abra sua garagem:
    http://www.fordfiestaclube.com/t25-ffc-regra-da-garagem

    E atento as regras do clube:
    http://www.fordfiestaclube.com/t3-ffc-regras-gerais-do-clube
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por Alexandre França 29/8/2013, 19:56

    massili escreveu:Olá pessoal,

    Finalmente consegui comprar meu primeiro carro zero. E como sendo o primeiro a gente sempre quer ter todo cuidado e capricho! rs
    Peguei um sedan SE que vem com aro 15"e eu gostaria de colocar 16 ou até mesmo 17".
    Rodas 16" legais é dificil de achar.

    Não conheço muito a respeito e pelo pouco que andei lendo, se eu não fizer nenhuma mudança mecânica e mantendo o tamanho do diametro do conjunto roda+pneu dentro do limite de 3% do original, teoricamente, eu não teria problema com a lei e garantia, estou certo?

    Esse site tem como fazer conversão e diz se pode ou não alterar o tamanho das rodas:
    http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/

    Pelo que vi no site da ford uk, o NF europeu com aro 17"x7" são com os pneus: 205/40 e com aro 16", eu poderia seguir as medidas da versão titanium que vem com 16", certo?

    É isso mesmo, eu posso trocar o tamanho das rodas/pneus seguindo essas medidas que estaria tranquilo?
    Outra coisa, importar rodas sai muito caro?
    Respondendo suas perguntas, vamos por partes.

     1.Vc pode sim, mas não deve abusar, e colocar as rodas 16", 17" e até 18"; mas tem que respeitar os limites do carro. E observar os OFFSETs e Tala pedida para cada carro. 
    O new fiesta com aro 15 o offset é 45 e tala 6 pneus 185/60/15 (mexicano) e 195/55/15 (brasileiro); o new fiesta aro 16 a tala é 6,5 e o offset é 45 pneus 195/50/15.

    2. Agora vc poderá colocar o aro 17, se vc quiser, mas legalmente, se não me engano é proibido. Pois de acordo com os itens I e II do artigo 8 que 
    consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto 
    também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao 
    trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter 
    o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

    3. Se vc usar a tabele de conversão, poderá trocar as rodas sem alterar o diâmetro original, e ficar legal. Lembrando que o fiesta ST, feito no méxico usa rodas
    aro 17 e pneus com perfil 40. E se vc quiser, pode faze-lo igual. Mas é contigo.
    Baseado no assunto acima supracitado, fica a seu critério a decisão. Espero ter ajudado.

    QQ dúvida usa essa tabele de conversão aqui: http://rodasdeligaleve.com.br/conversao/

    Vlw!!!!
     
    avatar
    massili
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 27/08/2013
    Localização : Macaé

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por massili 29/8/2013, 20:07

    Então é isso mesmo!
    o New fiesta na europa tem a opção de vc escolher roda 17, e não falo do ST e sim do hatch normal.

    Pelas medidas que coloquei no site que faz os calculos, a diferença de 195/55 15 para 205/40 17 é 0,1% ou 0,3mm de alteraçao no diametro, ou seja, nenhuma praticamente. Então, teoricamente, alterando o tamanho do aro nessas medidas estaria tranquilo. Há algum tipo de verificação feita no carro para saber se to infringindo o permitido? Como eles podem medir e me multar ou me barreirar numa vistoria, olhômetro, rsrs ?

    Como exemplo, aqui no Rio, temos que fazer vistoria anual, então o cara da vistoria pode chiar com as rodas e eu falar pra ele que as rodas estão nas medidas permitidas e dai ficar nessa dele ta "certo" e eu não ter como provar pra ele que as rodas estão dentro do permitido, rsrs, sacou?
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por Alexandre França 29/8/2013, 20:29

    massili escreveu:Então é isso mesmo!
    o New fiesta na europa tem a opção de vc escolher roda 17, e não falo do ST e sim do hatch normal.

    Pelas medidas que coloquei no site que faz os calculos, a diferença de 195/55 15 para 205/40 17 é 0,1% ou 0,3mm de alteraçao no diametro, ou seja, nenhuma praticamente. Então, teoricamente, alterando o tamanho do aro nessas medidas estaria tranquilo. Há algum tipo de verificação feita no carro para saber se to infringindo o permitido? Como eles podem medir e me multar ou me barreirar numa vistoria, olhômetro, rsrs ?

    Como exemplo, aqui no Rio, temos que fazer vistoria anual, então o cara da vistoria pode chiar com as rodas e eu falar pra ele que as rodas estão nas medidas permitidas e dai ficar nessa dele ta "certo" e eu não ter como provar pra ele que as rodas estão dentro do permitido, rsrs, sacou?
    ...entendi qualé da parada, conterra!! (Sou de Niterói) Mas eu te passei o caminho das pedras logo acima, só ler a resolução do Denatran! Se vc
    for pra vistoria com outras rodas, sendo originais, e dentro do limite diâmetro permitido, creio que não haja problema. Mas to a 5 anos fora do Rio
    e não sei como tá a parada aí!
    Mas faz que nem alguns membros fizeram, guardas as rodas/pneus originais e troca na hora da vistoria. (não é certo, mas pra se safar....)
    avatar
    massili
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 27/08/2013
    Localização : Macaé

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por massili 29/8/2013, 20:41

    Pode cre!
    É uma coisa escrota né? Vc faz uma alteração, que é permitida até certo ponto, dae o zé lá, acha q é da lei e vem com babaquice pra cima de vc. Então o que vai valer é o poder de argumentação, rsrs
    Mas o maior problema é polícia te multar, esse é o problema.

    Sabe dizer se importar roda é muito caro?
    avatar
    pseudomonas87
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 158
    Data de inscrição : 06/07/2013
    Idade : 74
    Localização : São Paulo

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por pseudomonas87 29/8/2013, 21:09

    Alexandre França escreveu:
    Respondendo suas perguntas, vamos por partes.

     1.Vc pode sim, mas não deve abusar, e colocar as rodas 16", 17" e até 18"; mas tem que respeitar os limites do carro. E observar os OFFSETs e Tala pedida para cada carro. 
    O new fiesta com aro 15 o offset é 45 e tala 6 pneus 185/60/15 (mexicano) e 195/55/15 (brasileiro); o new fiesta aro 16 a tala é 6,5 e o offset é 45 pneus 195/50/15.

    2. Agora vc poderá colocar o aro 17, se vc quiser, mas legalmente, se não me engano é proibido. Pois de acordo com os itens I e II do artigo 8 que 
    consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto 
    também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao 
    trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter 
    o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

    3. Se vc usar a tabele de conversão, poderá trocar as rodas sem alterar o diâmetro original, e ficar legal. Lembrando que o fiesta ST, feito no méxico usa rodas
    aro 17 e pneus com perfil 40. E se vc quiser, pode faze-lo igual. Mas é contigo.
    Baseado no assunto acima supracitado, fica a seu critério a decisão. Espero ter ajudado.

    QQ dúvida usa essa tabele de conversão aqui: http://rodasdeligaleve.com.br/conversao/

    Vlw!!!!
     

    0,3mm
    Essa é a diferença entre uma R15 com pneu 195/55 e uma R17 com pneu 205/40. É bem maior que a diferença entre a R15 e R16 com pneu 195/50.
    Achei essa medida ideal pra rodas 17, as quais pretendo colocar.
    avatar
    massili
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 27/08/2013
    Localização : Macaé

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por massili 29/8/2013, 21:36

    pseudomonas87 escreveu:
    Alexandre França escreveu:
    Respondendo suas perguntas, vamos por partes.

     1.Vc pode sim, mas não deve abusar, e colocar as rodas 16", 17" e até 18"; mas tem que respeitar os limites do carro. E observar os OFFSETs e Tala pedida para cada carro. 
    O new fiesta com aro 15 o offset é 45 e tala 6 pneus 185/60/15 (mexicano) e 195/55/15 (brasileiro); o new fiesta aro 16 a tala é 6,5 e o offset é 45 pneus 195/50/15.

    2. Agora vc poderá colocar o aro 17, se vc quiser, mas legalmente, se não me engano é proibido. Pois de acordo com os itens I e II do artigo 8 que 
    consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto 
    também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao 
    trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter 
    o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

    3. Se vc usar a tabele de conversão, poderá trocar as rodas sem alterar o diâmetro original, e ficar legal. Lembrando que o fiesta ST, feito no méxico usa rodas
    aro 17 e pneus com perfil 40. E se vc quiser, pode faze-lo igual. Mas é contigo.
    Baseado no assunto acima supracitado, fica a seu critério a decisão. Espero ter ajudado.

    QQ dúvida usa essa tabele de conversão aqui: http://rodasdeligaleve.com.br/conversao/

    Vlw!!!!
     
    0,3mm
    Essa é a diferença entre uma R15 com pneu 195/55 e uma R17 com pneu 205/40. É bem maior que a diferença entre a R15 e R16 com pneu 195/50.
    Achei essa medida ideal pra rodas 17, as quais pretendo colocar.
    na verdade a DIFERENÇA de tamanho de 195/55 15 pra 205/40 17 (0.3mm) é menor do que 195/55 15 pra 195/50 16 que é de (-5.9mm). Sacou?
    avatar
    pseudomonas87
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 158
    Data de inscrição : 06/07/2013
    Idade : 74
    Localização : São Paulo

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por pseudomonas87 29/8/2013, 21:38

    Valeu. É menor, acabei colocando o oposto. Já até estou pesquisando pneus 205/40 R17. Achei o Toyo Proxes 4 uma boa opção. Sugestões?
    avatar
    massili
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 27/08/2013
    Localização : Macaé

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por massili 29/8/2013, 21:41

    mas na verdade, se pensarmos no TAMANHO do diametro, realmente de 15 pra 17 ficará maior do que de 15 pra 16, confusão danada, haha!!!
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por Alexandre França 29/8/2013, 22:43

    Chama o Gustavo, ele sabe fazer uns cálculos da NASA! Rsrsrsrs. ....
    Vlw
    avatar
    pseudomonas87
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 158
    Data de inscrição : 06/07/2013
    Idade : 74
    Localização : São Paulo

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por pseudomonas87 30/8/2013, 00:15

    O que influencia é o diâmetro do conjunto, não só da roda.
    claytonzmvox
    claytonzmvox
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 08/10/2013
    Localização : Curitiba

    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por claytonzmvox 14/10/2013, 01:14

    qual seria o off set correto pra uma roda 17 no new fiesta ? 42 ou 45 como nas 16 originais?

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero. Empty Re: Dúvida - Alterar tamanho do aro carro zero.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 08:19