por gloppnow 16/1/2014, 15:08
Funciona assim, quanto mais KELVINs (5000k, 6000k, e por aí vai), mais branca tendendo pro azul forte a partir dos 7k... Eu particularmente acho lindo, mas tem um porém, quanto mais kelvin menos Lúmens (lúmen é a 'medida' que realmente indica a intensidade do feixe de luz. Na prática é assim:
Poucos KELVIN (abaixo de 5k) = iluminação eficiente porém tende ao amarelo
Muitos KELVIN (acima de 5k) = iluminação perde eficiência e ganha estética, tendendo ao branco/azulas lampadas halógenas originais tendem ao 3000k se não me engano, ou seja, BEM amarelo e vão ficando velhas e ineficientes, apesar de durarem muito..
a Osram NightBreaker Plus fica na faixa de 3000k a 4000K, ou seja, um tanto quanto amarelada, porém ilumina MUUUUUUITO bem devido a uma tecnologia de ponta da Osram. Sério mesmo, depois posto uma foto com antes e depois das minhas, é absurdo a diferença, e eu optei pela segurança do que estética, mas não acho NADA feio...
a Cool Blue é 4200K, já é bem branquinha e ilumina muito bem tb, diria que é um excelente meio termo, mas nunca usei então não vou dizer muito sobre..
e tem um detalhe importantíssimo:
QUANTO MAIS BRANCA A LUZ, MENOS VOCÊ ENXERGARÁ EM DIAS DE CHUVA/NEBLINA!!!!repare que dias de neblina giram em torno de 6000k-7000k, a chuva é um pouco maior a temperatura mas é por aí, então eis o pq você terá a impressão de estar com lampadas apagadas caso use nesta faixa de temperatura/tonalidade (ou seja, mais branca/azulada) e se depare com uma noite chuvosa em que não fará um grande esforço para enxergar.
@edit: em corridas de rally (WRC por exemplo) é usada a mais amarelada possível, já que é literalmente você correndo a milhão no meio de lugares sem iluminação nenhuma e essa temperatura/tonalidade é a que possui melhor eficiência luminosa
qqer duvida tamô ai pço!!
Última edição por gloppnow em 16/1/2014, 15:29, editado 1 vez(es)