Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


5 participantes

    Ré arranhando ou tem um gato lá?

    RALF007
    RALF007
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 10/02/2014
    Idade : 37
    Localização : Rio de Janeiro

    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por RALF007 2/4/2014, 11:06

    Pessoal,

    Olha eu aqui de novo! rs

    Minha questão é a seguinte ... Na minha época de celta, nunca tive o problema que irei relatar, pois a marcha ré possui uma alavanca que você puxa para encaixá-la, o que não ocorre com o Fiesta. Por diversas vezes, vou tentar passar a ré e quase sempre dá uma arranhada ai tenho que colocar novamente e vai ... Só que notei que às vezes tenho que ir lá na primeira, passar e depois engatar a ré. Meu fiesta é novo (22 mil km). O que pode estar acontecendo de errado? Notei que as vezes quando tento engatar a ré o câmbio dá uma "travada" para chegar lá. Todas as outras marchas encaixam perfeitamente sem problemas. :determinated: 
    rokl4nd3r
    rokl4nd3r
    Triciclo Bandeirantes
    Triciclo Bandeirantes


    Mensagens : 378
    Data de inscrição : 19/07/2013
    Idade : 34
    Localização : campinas/sp

    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Re: Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por rokl4nd3r 2/4/2014, 19:00

    não há nada de errado man... é caracteristica do cambio com ré 'perna de cachorro'.

    como não tem anel/rava pra engate, o engate tende a ser mais brusco. aí o sincronizado sofre mais pra freiar o conjunto do cambio e permitir o engate.
    ao engatar a primeira e depois a ré, vc freia o conjunto utilizando o sincronizado da primeira e quando joga a ré, a arvore do cambio já tá parado ;)

    no meu fiesta, já tinha o habito de engatar a quarta ou terceira antes da ré pra nunca raspar.
    O ideal é pisar na embreagem, aguardar 1 ou 2 segundos e então engatar a ré.
    seria bom pra saude do cambio vc se habituar a isso... senão vai comer os dentes da engrenagem e mais cedo ou mais tarde, ela começa a escapar ;)


    abraçsss
    rennanpinheiro
    rennanpinheiro
    Mini Pickup F-150
    Mini Pickup F-150


    Mensagens : 409
    Data de inscrição : 03/09/2013
    Idade : 35
    Localização : São José / SC

    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Re: Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por rennanpinheiro 2/4/2014, 20:30

    No meu acontece exatamente a mesma coisa e sou obrigado a engatar uma marcha antes de colocar a ré ou engatar ela muitooo na manha... Normal...
    Renan Baroni
    Renan Baroni
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1080
    Data de inscrição : 03/03/2013
    Localização : Terra da Garoa

    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Re: Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por Renan Baroni 2/4/2014, 23:51

    Já passei cada uma com essa ré viu..
    kkkkkkkk

    Hj em dia já peguei as manhas.. mas no começo assusta mesmo.

    Abraço.
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Re: Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por Filipe S 3/4/2014, 13:18

    Como já foi dito é normal mas tem solução.

    Todos os carros (nacionais pelo menos eu sei) tem as marchas sincronizadas, mas somente as marchas á frente, á ré é a unica que não tem sincronização, por isso se vc pisar na embreagem e for engatar ela direto vai arranhar. Costuma alguns carros com a embreagem alta não arranhar ou arranhar pouco.

    Sobre a trava igual existe nos Celtas, Corsas, Palios etc, não influencia em NADA ter ou não ter a trava sobre aranhar a ré. Essa trava é apenas uma segurança para que o motorista só engate a ré quando realmente quiser engatar a ré, caso contrario como já presenciei num Golf, ao invés de colocar 1ª vai a ré, ou de ré vai a 1ª.

    Nos Fiestas MK6==> não tem essa trava, mas tem outro tipo de trava. Alguém ai consegue puxar a ré vindo direto da 5ª? Não. A ré do Fiesta só engata se a alavanca vier de qualquer marcha, exceto 5ª ou vier da posição N, se puxar da 5ª como se fosse engatar uma "6ª" a alavanca para e não vai.

    Para engatar ré sem arranhar, estando a embreagem boa, (não muito baixa)basta engatar qualquer marcha tipo 2ª, 4ª etc antes da ré.

    UMA RESSALVA SOBRE O FIESTA.

    Percebi pelos Fiestas MK6B que andei, além do meu, do meu irmão e de um amigo, que a ré mesmo depois desse procedimento de engatar uma marcha antes da ré, costuma não engatar, ai quando vc solta a embreagem escuta a caixa lixando os dentes das engrenagens. Não sei o pq, mas creio pelo que percebi até hj, que dependendo da posição que o conjunto da caixa para, os dentes da engrenagem da ré não "casa" com os dentes da engrenagem do eixo piloto, assim a alavanca para como se tivesse engatado e ao soltar o pedal ela arranha pq as engrenagens só estão encostadas.

    Para "corrigir isso" peguei por hábito tbm, continuar com a mão forçando (com força normal, nada de tentar entortar a alavanca) a alavanca no sentido da ré e começar a soltar o pedal da embreagem, desse jeito assim que a caixa começar a girar e "casar" os encaixes dos dentes a ré encaixa certinho e vc sente que a alavanca deslocou mais um pouquinho.

    É a unica coisa que deixou a desejar no cambio do Fiesta, de resto curti muito.

    Abraço...
    rennanpinheiro
    rennanpinheiro
    Mini Pickup F-150
    Mini Pickup F-150


    Mensagens : 409
    Data de inscrição : 03/09/2013
    Idade : 35
    Localização : São José / SC

    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Re: Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por rennanpinheiro 3/4/2014, 19:11

    Filipe S falou tudo! Quando comprei meu Fiesta achei que isso era problema e com o tempo percebi que era normal...

    Conteúdo patrocinado


    Ré arranhando ou tem um gato lá? Empty Re: Ré arranhando ou tem um gato lá?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 02:14