Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

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    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:43

    Cuidar do carro não é nada fácil. Precisamos de tempo, produtos, dedicação e conhecimento. Isso mesmo, conhecimento.

    Muitos vão chamar de frescura, outros de perda de tempo, mas cuidar corretamente do seu carro so trás benefícios. E o maior beneficio é a satisfação do dono, alem claro do maior valor na revenda, ponto que muitos Brasileiros se atentam na escolha de um carro.
    Antes de mais nada, tenho uma colocação a fazer: Não existe forma certa ou errada, existem varias formas de chegar onde você deseja.”

    Vou separar essa postagem por assuntos, para que possamos debater cada etapa com mais calma e detalhe.

    CAR DETAIL

    Pouco conhecido no Brasil, porém muito utilizado mundo afora por profissionais e entusiastas automotivos, o conceito de Car Detail é o resumo de limpeza, conservação e proteção ao extremo.

    O Car Detail busca devolver a aparência original ou muitas vezes superior a um automóvel. É um serviços com muitos estágios de limpeza e proteção, podendo durar algumas horas, dias ou semanas, dependendo do nível do serviço desejado e estado do veículo a ser detalhado. Difere-se da limpeza comum porque utilizamos ferramentas, materiais e produtos diferenciados, muitos sensíveis a temperatura e umidade, que exigem conhecimento teórico e pratico para ser aproveitado ao Maximo.

    O Detail começa em níveis onde a limpeza tradicional não consegue atingir.

    Observe seu carro sobre luzes, até mesmo sobre a luz do sol. So tome cuidado que observar o reflexo do sol pode danificar sua visão. O que vê?

    Uma pintura sem brilho, muitas vezes castigadas de redemoinhos (swirls marks) causados por lavagens deficientes e incorretas. Um show de luzes e desenhos causados por hologramas de agressivos polimentos sofridos anteriormente. Ou ainda defeitos como overspray causados por alguma repintura mal executada. Caso queira, veja o reflexo da lâmpada de um poste da rua na pintura do seu carro.

    Talvez veja os defeitos ate melhor, sem agredir sua visão.

    Agora procure observar um carro detalhado e que teve sua pintura corrigida. O que vê?Uma pintura perfeita, livre de riscos e swirls, hologramas e outros defeitos. Repare no brilho intenso, no efeito presente, muitas vezes a sensação é de ter a tinta ainda fresca, molhada.

    Isso é fruto de umas das etapas do Detail, chamado de correção de pintura.

    Observe ainda as rodas como brilham, o interior como lhe parece sempre novo. Borrachas e frisos externos parecem saídos da fábrica.

    Mas o Detail não se resume somente a limpeza e correção de pintura, envolve outros níveis como pré-inspeção, perfeita preparação e por fim a escolha dos melhores produtos e ferramentas para chegar num resultado de Show Car.

    Vamos começar a brincadeira.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:46

    LAVAGEM

    Todo cuidado começa pela lavagem. A lavagem nada mais é que avariar o veiculo. Como assim?
    Isso mesmo, lavar é criar avarias, seja por ressecamento de algum material, por riscos ou por alteração de característica ou cor da peça. Por isso, temos que tomar cuidado para começar a cuidar da forma menos agressiva possível. Se você so quer lavar, remover sujeira, leva num lava jato e seja feliz. Se você deseja alem de limpar, cuidar e preservar, vamos partir para algumas informações fundamentais. É como falei acima, se deseja o carro limpo, vai no lava jato. Mas se o desejo do dono é um carro limpo e bem tratado, o caminho a seguir não leva ninguém pra lava jato algum.

    Pre Lavagem, pré wash.

    A pré lavagem, como o nome diz, é uma ação, antes da lavagem propriamente dita, realizada para facilitar a lavagem. É preciso avaliar a necessidade de fazer ou não, pois tudo tem seu lado bom e ruim. Seu objetivo é amolecer e remover sujeiras mais pesadas, sem precisar esfregar, o que criaria riscos.

    A pré lavagem pode ser apenas com água ou com auxilio de espuma. Para isso usamos o que chamamos de snow foam, ou banho de espuma. Essa espuma é feita com shampoo automotivo especifico para este fim, concentrado e com grande poder de dissolver óleos, graxas, sujeiras em geral. Podendo ser adicionado APC. Aplicamos no carro, aguardamos alguns minutos e removemos, sem esfregar, sem fazer mais nada, apenas água. Isso já é suficiente para remover ou facilitar a remoção da sujeira pesada, porem isso vai remover também a cera aplicada na pintura, se for o caso. Prefiro remover a cera que arranhar o carro na lavagem.

    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Foam04

    A lavagem não termina aqui. De forma nenhuma é dispensada a lavagem com o método de 2 baldes.
    Lavagem com 2 Baldes.

    A maneira mais indicada para lavar de forma menos abrasiva, é seguir a técnica de dois baldes, utilizar luvas e shampoo apropriado. Porque não usar esponja? Porque não usar sabão de lavar prato? Pra que 2 baldes?

    A tradicional esponja é agressiva e não evita arrastar a sujeira pela pintura. Isso favorece o surgimento dos famosos micro riscos, swirls, ou teia de aranha, redemoinhos. Para evitar isso devemos utilizar luvas de micro fibra, ou La natural. Elas englobam a sujeira, colocando ela pra dentro de suas fibras, evitando arrastar ela pela pintura, criando riscos. O que entra em contato com a pintura são as fibras da luva, não a sujeira que desejamos remover.

    Já o sabão de lavar prato não é recomendado também por ser bem agressivo, remover cera e ressecar borrachas e plásticos alterando sua coloração e durabilidade, alem de não fornecer a lubrificação necessária para evitar arrastar a sujeira pela pintura e arranhar o carro. Sabão automotivo tem que oferecer lubrificação suficiente para que a luva e a sujeira deslize sobre a pintura e não seja esfregada nela.

    Os 2 baldes também são para diminuir muito o surgimento de swrils. Um balde com água e sabão diluído e outro so com água, que será usado para lavar a luva a cada nova pegada de sabão. Adicionado a isso, podemos utilizar o chamado Grit guard. No Brasil temos o produto chamado Ultimate Filter, que é uma forma melhorada do grit guard conhecido mundialmente. Sua função é evitar o turbilhonamento da água do balde. Com isso, os grãos removidos da sua luva de lavagem que vão para o fundo do balde ficam por la, evitando que volte para a luva e acabe por arranhar o carro.

    https://www.youtube.com/watch?v=dAHIsZOJD1A
    https://www.youtube.com/watch?v=_Rxtaw9YV9g

    Molhe o carro. Mergulhe a luva de lavagem no balde com sabão, passe levemente pela pintura em movimentos retos de vai e vem. Divida o carro em partes, comece de cima pra baixo. Por exemplo, lave metade do teto. Lave a luva no balde com água, remova toda a sujeira, passe a Mao na luva para desprender a sujeira mas evite agitar muito a água deste balde. Após limpa, coloque a luva no balde com sabão e lave a outra metade do teto, volte a lavar a luva no balde so com água e assim sucessivamente. Faça isso ate terminar o carro. Enxágue antes de secar.
    Observe que tudo que mais fizemos foi tentar evitar arranhar o carro na lavagem. Lavar todo mundo lava, a diferença esta no cuidado para fazer isso.

    Secagem.

    O carro esta lavado, temos que secar. No processo de secagem, também criamos riscos.
    “ Mas como, o carro ta limpo, vou riscar como?”

    Por mais cuidado que você tenha, o ambiente da lavagem esta contaminado com partículas soltas pelo ar. Ou você lava seu carro dentro de uma estufa de pintura controlada? Não ne? Então é mais do que possível que novos grãos tenham se depositado na pintura durante o processo de lavagem e se não tomar cuidado como vai secar o carro, você vai arranhar sim.

    Outro ponto que pode causar riscos nesse processo é a utilização de panos não apropriados. Uma flanela de algodão por exemplo, observe que a cada utilização ela fica mais rígida. Alguns panos ate aparecem com bolinhas de tecido agarradas. Isso sendo esfregado no seu carro causa sim micro riscos, que por sua vez vão ofuscar os reflexos de sua pintura, limitando o brilho do carro.
    Pra secar, temos muitas opções de toalhas. Todas fazem bem seu papel de enxugar, porem cada uma precisa de cuidado e atenção em algum ponto.

    Recomendo que proceda com a secagem com uma das formas citadas abaixo:

    1. Secagem por arrasto. Colocar a toalha sobre a peça e puxar ela sobre o carro.
    2. 2 Secagem por pressão. Colocar a toalha sobre a peça e passar a Mao sobre a toalha, sem retira do lugar, pressionando levemente ela sobre o carro.

    A chamada Toalha Magica, seca bem o carro, porem no quesito aranhar é a que mais merece cuidado. Nunca esfregue ela na lataria. Coloque ela no carro e arraste-a. Nas laterais não tem como fazer isso, então dobre ela e va colocando ela sobre os pingos, como se tivesse “marcando”, “batendo”. Observe a utilização das duas técnicas citadas acima.

    https://www.youtube.com/watch?v=wYUCHUv7dPU

    Voce também pode enxugar com micro fibra de secagem, as minhas preferidas são essas aqui, toalha de secagem Waffle Weave, ou WW.

    https://www.youtube.com/watch?v=JpX25TrYLVk

    Gosto do que facilita minha vida e enxugar o carro é um saco. Essas toalhas são fantásticas. Utilize uma ou as duas técnicas citadas.

    https://www.youtube.com/watch?v=tszIO6SGSgg&feature=youtu.be
    https://www.youtube.com/watch?v=mNgKSA6UdzY&feature=youtu.be

    Uma outra alternativa é usar um rodo de silicone apropriado,WaterBlade, FlexiBlade. Cuidado, ele também risca. Seu uso deve ser em apenas um sentido e de forma nenhuma em partes já secas. A cada passada no carro, recomendo limpar numa toalha de micro fibra, para depois passar em outra área. Peças planas são mais fáceis de enxugar com ela, ja as curvas são péssimas. Como em algumas partes do carro, você inevitavelmente vai precisar usar uma toalha própria, não gosto muito dessas laminas não.

    https://www.youtube.com/watch?v=2tlVL_S329M#aid=P88kREbDWZQ

    Pronto, carro lavado e seco.

    Para muitos, nesse ponto já esta tudo certo, mas se voce quer ir mais alem, se prepara.
    Produtos citados nesse tópico:

    Shampoo: http://www.lojamastercleaner.com.br/estetica-automotiva/shampoo-automotivo-84.html

    Luvas de lavagem: http://www.lojamastercleaner.com.br/autoamerica-luva-de-lavagem-em-microfibra-azul.html
    http://www.lojamastercleaner.com.br/meguiars-luva-de-microfibra-wash-mitt-x3002.html
    http://www.lojamastercleaner.com.br/mothers-luva-de-l-genuine-lambswool.html
    Ultimate Filter: http://www.lojamastercleaner.com.br/ultimate-filter-separador-de-particulas-com-balde-preto.html

    Toalhas de secagem: http://www.lojamastercleaner.com.br/meguiars-toalha-para-secagem-water-magnet-76x55cm-x2000.html
    http://www.lojamastercleaner.com.br/kers-toalha-magica-seca-tudo-nova-un.html

    FlexiBlade: http://www.lojamastercleaner.com.br/sonax-lamina-de-secagem-flexi-blade-em-silicone.html
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    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:47

    DESCONTAMINAÇÃO

    Você acabou de lavar. Acha que o carro ta mesmo limpo? Não, ele não esta. Provavelmente seu carro esteja com a pintura contaminada. Contaminada com partículas que geralmente não enxergamos, mas podemos sentir. 99% dos carros tem contaminação em sua pintura, não se assuste, ate carros zero quilometro tem contaminantes em sua pintura.

    O que é Contaminação de pintura? Contaminação são aquelas partículas (overspray - poeira de tinta, contaminação industrial, partícula de borracha de outros carros, seiva de arvores, alcatrão, pó de pastilha de freio e etc) que ficam sobre o verniz e não saem na lavagem. Estes contaminantes microscópicos estão incrustados na pintura causando danos e possível corrosão no verniz ou na pintura. Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade. Esta contaminação surge quando um veículo fica exposto ao tempo e a essas substancias sem nenhum tratamento ou proteção.

    Quando descontaminar a pintura do meu carro? Durante um ano o seu carro é submetido ao contato com muito mais detritos provenientes da atmosfera do que se imagina, por isso é recomendável fazer a descontaminação pelo menos uma vez por ano, ou sempre que seja percebida sua presença na pintura. Atualmente, em 99% dos casos é necessário descontaminar a superfície.

    Com o carro lavado, pegue uma sacola plástica, coloque sua mão dentro. Deslize a ponta dos dedos da mão que esta dentro da sacola na pintura do carro. Sinta a superfície áspera. Em alguns casos você ate ouve essa aspereza, em outros nem de saco precisa, basta passar os dedos diretamente pela pintura que sentirá isso. Não use a ponta dos dedos, use a região das digitais.

    Para descontaminar a pintura, voce vai precisar:

    ClayBar e Lubrificante(QuikDetail, QD). Algumas claybar possibilitam você utilizar 500ml de água com 3 gotas de shampoo automotivo como lubrificante. Outras apenas com água funciona.
    Brasileiro adora uma gambiarra. Muita gente usa massa de vidraceiro no lugar da Claybar, mas não é o recomendado, já que é um produto feito para outro fim, sem controle em sua fabricação(pode ter uma porção mais agressiva que outra). Alem do fato de que pode causar sérios danos se secar na pintura.

    Se você vai descontaminar o carro, lave e deixe ele na sombra. Pegue um pequeno pedaço da claybar e amasse na mão, use luvas pois ela é toxica. Borrife o lubrificante/QD e passe ela sobre a pintura em movimentos de vai e vem, nunca em movimentos circulares. Não coloque muita pressão, mas também não passe muito de leve. Cuidado para não cair no chão, se cair jogue fora e pegue outro pedaço. Deixe as áreas abaixo dos frisos por ultimo, pois geralmente são as mais contaminadas. Borrife, descontamine e limpe com a microfibra. Se notar que a claybar ta ficando muito suja, amasse a claybar em forma de bola, colocando os contaminantes que aderiram a claybar pra dentro, depois abra novamente e continue a utilizar. Tome sempre o cuidado de não passar uma parte suja na pintura.

    https://www.youtube.com/watch?v=7lPTx_vZ4xk

    Produtos citados nesse tópico:

    ClayBar: http://www.lojamastercleaner.com.br/polimento-e-espelhamento-de-pintura-76/clay-bar.html

    QuikDetail: http://www.lojamastercleaner.com.br/tok-final-quik-detailer-qd-a3316-473ml.html

    Depois de descontaminar, caso queira, lave o carro novamente, mas não é obrigatório.
    Pronto, agora ele esta realmente limpo. A partir daqui, temos vários caminhos a seguir, pois qualquer que seja o serviço idealizado, sem lavar e descontaminar, nada poderá ser feito.
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    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:51

    POLIMENTO

    Essa é a parte que aqui no Brasil, é onde mais tem nomes, mais tem curiosidade e mais tem duvidas. Tudo começa com os nomes divulgados. Uma pesada campanha de MKT, dando nomes diferentes para o mesmo procedimento.

    Outro ponto que so desmerece os profissionais, é que uma parcela de pessoas sem conhecimento, usa dessa falta de informação e confusão causada para lesar o cliente e ganhar dinheiro sem fazer o serviço contratado.

    Quem aqui nunca leu uma placa, uma faixa, um cartaz dizendo: Polimento cristalizado, cristalização, espelhamento, polimento técnico. Eu não tenho nada contra a utilização dos nomes, mas sim contra quem usa isso para confundir o cliente. A maioria desses profissionais nem sabem o porque do nome, nem ao menos sabem como realizar o serviço de forma honesta. Pois aprenderam errado e acreditam que aquilo é a verdade absoluta.

    Agora vocês vão me perguntar: Não foi você quem disse que não existe certo ou errado? Sim, claro. Não existe mesmo. Se ele vender um “polimento cristalizado”, que ele ao menos explique no que consiste, execute de forma decente e cobre seu preço. Mas o cara vender um serviço e não entregar, isso é errado.

    Voltando ao assunto, tudo não passa de polimento. O termo cristalizado vem da idéia de aplicar uma cera após o processo de polimento. Na conversa com esses profissionais, eles dizem ser uma cera cristalizadora. Uhauahuahauhauahuah. Para a grande maioria, a cera é a mais desqualificada possível e com o objetivo de mascarar as cagadas realizadas no processo de polimento.

    Já o nome Espelhamento, é um termo criado e patenteado pela 3M, que consiste em um processo com 4 ou 5 etapas bem definidas. O erro desse processo é ignorar as condições diversas que cada carro apresenta e tomar a mesma ação para resolver todos os carros possíveis. Essa foi a explicação passada inicialmente pela 3M. Após fortes criticas, ela desenvolveu uma tabela onde o ponto inicial do tratamento levaria em conta a condição da pintura do carros. Explicar isso levaria 3 paginas desse tópico. Não vale a pena.

    Entendido os nome, vamos tratar tudo de agora em diante como polimento. Voce lavou, secou, descontaminou. Agora podemos polir. Jamais realizar polimento sem essas etapas anteriores, nenhuma delas devem ser deixadas de lado, nenhuma, nunca.

    Antes de tudo, devemos ter em mente que polir um carro, moto, barco ou avião é desgastar uma fina camada de veniz. O uso de lixa so deve ser feito em ultimo caso e com critérios.

    A primeira coisa é tomar conhecimento do real estado da pintura. Avaliar as avarias existentes e imaginar o que pode ser feito para corrigir tais defeitos, se for possível.

    Analisando a pintura: Com o auxilio de uma lanterna de led ou Xenon ou um refletor halogeno, corra todo o carro observando os defeitos e avarias encontradas. Lembre-se que nem todos os defeitos de uma pintura podem ser removidos. Para saber ate onde podemos trabalhar, podemos nos apoiar em um aparelho que mede a espessura da pintura. Esse aparelho ira medir a espessura da camada de tinta ou verniz. Isso nos dar margem de trabalho para não remover verniz em quantidade maior que o necessário ou ao ponto de expor a tinta ou o prime, o que seria necessário repintar a peça para reparar o dano causado.

    Feita a analise, podemos partir para os testes de correção, spot test. Em uma pequena parte da pintura, dê preferência para uma região mais danificada, veja qual combinação de produto e boina é suficiente para remover os defeitos. Esse é o momento onde a experiência vai falar mais alto. Saber combinar boina(lã ou espuma) com produto e maquina, não é nada fácil no começo. Conhecer o tipo de verniz(macio, médio, duro e cerâmico), (pegajoso ou liso) conhecer o produto indicado para o tipo de verniz encontrado e sua forma de ser trabalhado.

    Definido o “armamento”, agora já podemos fazer todo o carro, mas antes de tudo é preciso isolar/mascarar o que não pode ser afetado ou pode oferecer perigo ao nosso equipamento ou trabalho. Use fitas especiais, pois a maquina pode arrancar facilmente a fita crepe convencional e colocar todo seu trabalho a perder. Manchar o carro de um cliente pode ser crucial para seu negocio. Se você esta fazendo em seu carro, ele pode estar lindo, mas voce so vai enxergar o defeito criado la no cantinho.

    Um polimento bem feito, leva tudo isso em consideração. Pois as etapas do polimento dependem disso. Geralmente, um polimento pede 3 etapas, mas a depender do estado da pintura, podemos fazer 2 ou 1. O primordial é nunca pular etapa, vamos conhecê-las.

    Corte: Essa é a primeira fase do polimento. É a mais importante e a que define o desenrolar do trabalho. Na fase de corte, vamos remover os defeitos mais severos da pintura, riscos mais fundos, marcas de lixa, porem, devido a essa agressividade, marcas menores serão criadas. Se o operador não tiver controle, sabedoria e conhecimento, é nessa fase que ele vai deixar seu carro ainda pior, marcas mais visíveis e mais difíceis de serem removidas.

    https://www.youtube.com/watch?v=bMXjwAf8ifc&list=TL5j3qO02CyKvci6n-1j0n2p5OSvMsouFF

    Refino: Essa é a segunda etapa do polimento. Sua necessidade é remover as marcas deixadas pela etapa anterior. Como o nome já diz, refinar as marcas da etapa anterior e preparar/facilitar a próxima etapa.

    https://www.youtube.com/watch?v=bBhyWO_zMUQ

    Lustro: Essa terceira etapa tem sua principal função remover as marcas que ficaram da etapa anterior e promover brilho, destacando os reflexos e dando aquele look maravilhoso ao carro. O que vai fazer voce se encantar com seu carro novamente.

    https://www.youtube.com/watch?v=nLUH8Z-nrJo
    https://www.youtube.com/watch?v=cY2YzBLVGZg

    Deixar de fazer algumas dessas etapas tem grande risco de deixar defeitos na pintura, Riscos, hologramas, swirls....

    Erros cometidos nesses processos:

    Muitos polidores teimam, por falta de conhecimento ou técnica, em manter a maquina inclinada, forçando a boina de polimento sobre a superfície do carro. A maquina e a boina devem trabalhar plana sobre a pintura, isso evita o surgimento de hologramas, evitam desgaste desnecessário do verniz, o que pode levar ate a arrancar a tinta, sendo necessário repintar.

    Erros e defeitos que podem ser corrigidos:

    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Adr5

    Manchas e oxidações: Podem ter varias origens e podem ter varias formas de corrigir, Em alguns casos, basta um leve polimento, em outros casos so repintando a peça.

    OverSpray: Na sua grande maioria, basta descontaminar com claybar para remover o overspray.

    Casca de laranja: É uma aspereza ou ondulação que lembra o aspecto rugoso da casca de uma laranja. A "casca de laranja" é, muitas vezes, causada por nivelamento insuficiente e é um defeito comum em repinturas. Hoje, já encontramos em pintura original, leve casca de laranja.

    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Foto01d

    Olho de Peixe: São crateras que se caracterizam por um centro formado por uma zona uniforme de pintura, cercado por uma depressão seguida de uma borda de tinta. Erro no processo de pintura, mas comum em repinturas em ambientes contaminados, não devidamente isolados.

    Escorrimentos: Provocados pela força da gravidade que ocorrem em superfícies verticais. Este defeito é devido a uma mobilidade excessiva (viscosidade muito baixa) e pode ocorrer durante a aplicação do material na pintura ou quando a tinta é curada na estufa. Excesso de produto aplicado na pintura também pode ser sua causa.

    Swirls: São micro riscos, em forma de redemoinho, geralmente originado no processo de lavagem/secagem inadequada. As vezes confundidos com marca de boina no processo de corte, do polimento.

    Riscos leves. São riscos que atingiram so a camada de verniz.

    Riscos Moderados. São riscos que atingiram apenas a camada de verniz, mas de forma mais agressiva, onde nem sempre é recomendado tentar remover tal marca.

    Riscos ate a base: São riscos profundos, que atingiram a camada de verniz chegando ate a camada de tinta. A partir daqui, o polimento não é mais eficaz, sendo necessário repintar a peça.

    Riscos ate o prime. São riscos tão fundos, que podemos ver o prime e/ou ate a lata. É necessário repintura. Nesses casos é preciso mais cuidado, pois a lataria desprotegida, pode favorecer o surgimento de pontos de ferrugem.

    A forma de corrigir cada um desses defeitos, vai depender da condição do carro e da maneira de trabalhar de cada profissional.
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    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:52

    ENCERAMENTO

    Enceramento, ao contrario do que muita gente imagina, é simplesmente a aplicação de uma cera na pintura, buscando proteção. Aplicar cera não é fazer um polimento.

    Quais os benefícios de encerar meu carro? Para manter a pintura do seu carro sempre protegida contra agentes danosos tais como: raios UV; contaminações industriais; dejetos de pássaros; seiva de arvore; entre outros, é indispensável o uso de um protetor sobre a pintura.

    O uso de cera garante uma superfície protegida, limpeza facilitada (a sujeira não tem poder de se fixar na pintura), repelência à água entre outros benefícios.

    A proteção oferecida pela cera varia de acordo com o produto utilizado. Utilizando uma cera de qualidade, é recomendado reaplicar a cada 30 ou 45 dias, sempre lavando o carro de forma a evitar a remoção precoce da cera. Esse tempo é uma media e varia muito de carro para carro. Esse prazo é indicado para carro de uso diário, que fica ao tempo.

    Como cada um tem um objetivo, existem inúmeras ceras, cada uma com uma característica. Basicamente temos 3 bases para ceras:

    Ceras Limpadoras: São ceras com micro abrasivos, capaz de remover contaminantes leves. Como o nome diz, ela “limpa” a superfície aplicada, deixando lisa e protegendo. Mas tenha calma, ela não faz milagre.

    Ceras sintéticas ou mistas: São ceras com base sintética, podendo ter ou não carnaúba na composição. São ceras que oferecem uma proteção mais duradoura e resistente.

    Ceras naturais de carnaúba: São ceras naturais, com base em Carnaúba. Otimas ceras para dar aquele brilho molhado a pintura. Porem sua durabilidade tende a ser um pouco menor que cera sintética ou mista.

    Vamos falar um pouco sobre a Carnaúba.

    A Carnaúba é uma arvore Brasileira, mais facilmente encontrada no Nordeste do Pais, principalmente no estado do Ceara. É uma planta que é utilizada de inúmeras formas, aproveitada por diversas áreas na industria.

    A cera de carnaúba é um produto usado em um grande número de indústrias. Algumas vezes chamado de "Rainha das Ceras", a cera de carnaúba tem um ponto de derretimento muito maior que outras ceras (78 graus Celsius), além de ser extremamente dura. Isso faz com que seja ideal para criar coberturas extremamente fortes para pisos, automóveis, entre outros. Adicionalmente, a cera de carnaúba aparece em doces, polimentos, vernizes, produtos cosméticos e em muitos outros lugares.

    Por essas características, desconfie de produtos que dizem ter alta concentração de carnaúba e são moles ou são baratos. Esse beneficiamento da carnaúba para utilização em cera automotiva é caro.

    Logo um produto com maior concentração de carnaúba tende a custar caro também.

    Produtos citados nesse tópico:

    Ceras limpadoras, Cleaner wax: http://www.lojamastercleaner.com.br/meguiars-cera-limpadora-cleaner-wax-pasta-a1214-311g.html

    http://www.lojamastercleaner.com.br/cadillac-cera-de-carnauba-cleaner-wax-350g-641.html
    http://www.lojamastercleaner.com.br/mothers-california-gold-cera-limpadora-de-carnauba-cleaner-wax-05500-340g.html

    Ceras sintéticas ou mistas: http://www.lojamastercleaner.com.br/collinite-cera-de-carnauba-super-doublecoat-auto-paste-wax-476s-255g-989.html

    http://www.lojamastercleaner.com.br/mothers-fx-cera-synwax-paste-20011-311g.html
    http://www.lojamastercleaner.com.br/cera-nxt-generation-tech-wax-2-0-paste-wax-g12711-311g.html

    Ceras naturais, Carnauba: http://www.lojamastercleaner.com.br/meguiar-s-cera-gold-class-carnauba-plus-em-pasta-311g.html

    http://www.lojamastercleaner.com.br/mothers-california-gold-cera-de-carnauba-pura-pure-paste-wax-5550-340gr.html

    http://www.lojamastercleaner.com.br/lincoln-cera-de-carnauba-premium-344g.html

    Alem destas ceras, temos as ceras de alto padrão, ou chamada de Concours. São ceras que proporcionam um brilho fantástico. São ceras utilizadas em exposições. Altas taxas de carnaúba pura, próximo a 50% ou mais.
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    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:53

    INTERIOR

    Quando falamos em limpeza automotiva, muita gente cansa so de pensar no trabalho que terá.

    Porem utilizando produtos e equipamentos apropriados, a cada nova limpeza, esse trabalho será cada vez mais facilitado. Um produto que facilita muito a vida de quem deseja limpar sem agredir, é o chamado APC, All Purpose Cleaner. APC é um limpador multiuso. Quem já utilizou esse produto, se surpreendeu e não sabe mais limpar o carro sem ele. Realmente é um produto bem versátil e eficaz.

    APC é um produto concentrado. Deve ser diluído em água para uma utilização segura, sempre. Um produto biodegradável, mas que bem concentrado, pode até ser prejudicial, causar manchas, principalmente se secar ao sol. Outra recomendação que dou é fazer essa diluição apenas quando for utilizar, realizar a limpeza. Colocar essa solução num borrifador, isso facilitara sua utilização.

    APC é largamente utilizado. Podendo ser utilizado para limpeza de interior, exterior, motor, caixa de rodas, rodas, suspensão... Cada superfície com sua sujeira e com uma diluição diferenciada.

    Impossível passar uma tabela de diluições, pois cada APC tem seu poder de limpeza e concentração.

    Leia sempre o rotulo dos produtos.

    Essa parte é uma parte delicada e sua utilização será baseada na sensibilidade e no conhecimento de quem vai fazer a limpeza. Superficies mais sensíveis, como forro do teto, não podem receber umidade, com o risco de descolar. Outras não podem ser aplicadas diretamente na peça a ser limpa, logo borrifamos o APC diluído na microfibra e passamos na superfície. Outras já podemos borrifar diretamente na superfície e passar a microfibra limpando. Em outras, aplicamos o APC diluido e deixamos ele agindo por 5 minutos ate remover com água ou pano de micro fibra. Esse é o ponto mais complicado para dar uma receita de como fazer de forma geral. Cada superfície tem sua particularidade e orientação para efetuar essa limpeza. Pinceis também podem ser utilizados para alcançar cantinhos e frestas que com os dedos não conseguimos limpar.

    Outro ponto importante é qual micro fibra escolher para cada situação. Para limpar, recomendo as mais baratas, com menos gramatura. Para remover cera indico uma micro fibra mais felpuda, mais macia. Tem também micro fibra especial para vidros, assim como a já citada micro fibra de secagem.

    Temos que respeitar a indicação de uso para cada micro fibra.

    Produtos citados nesse tópico:

    APC: http://www.lojamastercleaner.com.br/busca/apc

    MicroFibra: http://www.lojamastercleaner.com.br/estetica-automotiva/pano-microfibra-131.html

    Limpeza de interior é uma tarefa que pode ser manual ou com auxilio de maquina. Extratora e/ou Tornador entregam uma limpeza bem mais eficaz, porem o processo manual também consegue bons resultados. Essas são ferramentas de alto custo, que o usuário domestico não tem disponível. Daí a importância em falar do processo manual.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:54

    MOTOR

    A limpeza do motor é algo que mais requer cuidado e atenção.

    Não lave constantemente o motor de seu carro, principalmente se estiver pensando em vendê-lo, pois isso não é um bom indício para os conhecedores. Além disso, as centrais eletrônicas e os componentes eletro-eletrônicos do motor são sensíveis aos jatos fortes de água. Produtos químicos derivados do petróleo também podem danificar as borrachas e vedações, chegando a prejudicar o funcionamento da máquina. O motor nunca pode ser lavado quando estiver quente. Sempre deixe ele esfriar pra fazer uma lavagem segura.

    O óleo de mamona, que aparentemente caiu em desuso, resseca algumas borrachas também. Assim como Solupan e limpa Baú, evite utilizar esses produtos ácidos e extremamente agressivos. Na pintura podem provocar manchas irreversíveis, metais e borrachas sofrem degradação forte, ressecam, enferrujam, se rompem.

    Uma lavagem de motor cuidadosa consiste na utilização de APC, pinceis e muito pouca água. Sempre tomando cuidado com componentes eletro-eletronicos. Evite jatos fortes nessa limpeza, o risco de danificar algum componente é grande e o prejuízo maior ainda.

    Comece por isolar modulo de injeção, caixa de fusíveis, bobina e alguns chicotes elétricos mais visíveis.

    Dilua o APC e coloque num borrifador. Borrife o APC e com o auxilio de um pincel ou escova, se necessário deixe ele agir por 5 minutos e esfregue as partes. Faça a limpeza dividindo o motor em partes pequenas, para o APC não secar. Va limpando e secando com uma micro fibra ou borrife água para enxaguar. Enxugue sempre que der, nem que seja com borrifadores.

    Uma dica: voce pode usar pincel de pintar portão. Mas passe uma fita isolante na parte de metal, para evitar que qualquer encostada arranhe e danifique seu carro.

    http://autos.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/10-dicas-gerais-para-lavar-motor-do-carro-3/10-dicas-gerais-para-lavar-motor-do-carro-3.jpeg

    Após limpo, recomendo que enxugue e aguarde sua secagem por completo. É recomendado que aplique algum produto condicionador para plásticos e borrachas. Verifique os chicotes e terminais eletrônicos. Existem muitos condicionadores de plástico e borracha para o motor. Um bom custo beneficio seria o Mothers Back to Black. Para aplicar, coloque uma pequena porção num aplicador de espuma e passe na superfície a ser tratada. Jamais use em excesso. Após aplicar, passe uma microfibra seca pra remover possíveis excessos aplicados.

    Produtos citados nesse tópico:

    Pincel ou Escova: http://www.lojamastercleaner.com.br/kers-escova-furo-rodas-nova-un.html

    Condicionador de plásticos : http://www.lojamastercleaner.com.br/mothers-renova-plasticos-back-to-black-06108-473ml.html

    http://www.lojamastercleaner.com.br/renova-plasticos-protectant-g14512-355ml.html
    http://www.lojamastercleaner.com.br/malco-pretinho-aqua-bead-sili-cone-suspension-dressing-bombona-3-78-litros.html

    Esse ultimo produto Malco, deve ser diluído e pode ser usado de diversas formas e em diversas superfícies, plásticos internos e externos, pneu, borrachas, basta alterar a diluição, conforme indicado em seu manual.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por albuquerquemello 22/4/2014, 22:56

    INDICAÇÃO DE LOJAS

    Voces podem ter observado que os links que coloquei são de uma loja de produtos para Car Detail.

    Porem abaixo vou indicar outras lojas de total confiança minha. Lojas que já comprei.

    WWW.miromi.com.br
    WWW.lojamastercleaner.com.br
    WWW.geralferramentas.com.br
    WWW.lojapoliboxrj.com.br

    Lojas internacionais

    http://www.intodetail.co.uk/home
    http://www.detailedclean.co.uk/
    http://www.monzacarcare.com/
    http://www.shinearama.co.uk/
    http://www.autopia-carcare.com/
    http://www.detailing.com/store/
    http://www.autogeek.net/

    Glossário

    Aproveito para inserir um glossário com as abreviações que podem surgir nas explicações.

    AIO - All-In-One, tudo em 1
    APC - All Purpose Cleaner, limpador multiuso
    CB - Clay Bar
    DA - Dual Action machine polisher, politriz de dupla ação
    IPA - Isopropyl Alcohol (Alcool Isopropilico, usado diluído em água meio a meio)
    LSP = Last Step Product, utilizado para indicar a proteção aplicada, sendo cera ou selante.
    MF - Micro Fibra
    QD - Quick Detailer
    RDS/RiDS - Random Deep Scratch(es), riscos.
    UQD - Ultimate Quick Detailer
    WW - Waffle Weave MF towel

    Muitas outras abreviações são usadas nesse mundo, porem, como estamos falando de uma explicação rápida, muitas delas não serão nem utilizadas aqui, logo, as mais fáceis de aparecer, eu fiz questão de detalhar.

    Peço que indiquem, perguntem ou comentem sobre assuntos que não tratei aqui, como forma de enriquecer o tópico, ajudando a todos.

    Forte abraço a todos, vamos debater...
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por reinaldonetof 22/4/2014, 23:34

    Parabeeeeens! Sem palavras! Muito bom esse tópico! Único problema que não me senti confiante para aplicar tais conhecimentos na pratica! Mas caso pegue um carrinho antigo, talvez tente! Parabéns Mano!
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    Mensagem por Ze_Fernando 23/4/2014, 07:17

    muito bom topico, normalmente só dou uma lavada simples no carro, quando a coragem vem faço uma limpeza mais bem feita nele hehehehe
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    Mensagem por lucas_rs 23/4/2014, 07:58

    albuquerquemello - Parabéns pelo tópico, muito completo e bem explicado!
    Sobre as luvas, uso a Wash Mitt da Meguiars, e recomendo muito... tenho ela há um ano já e está muito boa ainda.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por albuquerquemello 23/4/2014, 08:15

    Obrigado rapaziada, fico feliz em ter agradado.

    Fiz esse resumo, justamente pra lançar assunto para debater. Muita coisa ainda podemos detalhar sobre esses assuntos.

    Reinaldo, carro novo é isso, ficamos com medo ate de instalar um acessorio, hehehe, mas com o conhecimento voce vai conseguir fazer muita coisa pra cuidar bem dele.

    Ze fernando, ninguem faz melhor que o dono quando o assunto é cuidar.

    Lucas, realmente é uma otima luva. Esta bem servido camarada.

    É isso galera, vamos cuidar dos nossos carros, pois ele é o melhor do mundo pra nos.

    Abraço.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por _DuDu 23/4/2014, 13:52

    Excelente Nelson! Quem te conhece sabe o quanto vc entende do assunto, e o quanto é acessível e interessado em ajudar os outros, assim como sempre me ajudou e deu dicas e volta e meia ainda me ajuda.

    O único problema é que isso rapidamente vira um vício e a gente vai ficando cada vez mais exigente, e consequentemente cada vez gastando mais com produtos heheheh, mas isso pq a partir do momento que passamos a conhecer um pouco de cada produto para seu devido fim, vamos vendo o resultado que na maioria das vezes supera nossas expectativas.

    Fui de um extremo a outro, pois já fui de lavar carro com "bloco" de esponja e detergente de louça, e até mesmo shampoo de cabelo kkkkkkkk, no tempo em que achava que uma cera Grand Prix ou uma 3M da lata preta eram o que se tinha de melhor e que não precisava mais do que isso, e hoje usaria no máximo pra encerar a geladeira hahahaha
    Mas pra quem gosta de cuidar do carro, digo que vale muito a pena se "aprofundar" um pouquinho mais nesse mundo do detalhamento, pois os produtos, técnicas e principalmente os resultados vão muito, mas muito além do que estamos acostumados a ver por aí.

    Assim que tiver mais tempo, vou postar aqui umas fotos de alguns testes e comparativos de alguns produtos que tenho.

    Parabéns Nelson, abraços!

    reinaldonetof escreveu:Parabeeeeens! Sem palavras! Muito bom esse tópico! Único problema que não me senti confiante para aplicar tais conhecimentos na pratica! Mas caso pegue um carrinho antigo, talvez tente! Parabéns Mano!
    Cara, o negócio é ir aplicando as técnicas e produtos aos poucos, pois aí tu vai vendo na prática o que é melhor pra ti e como cada produto funciona, digo isso por experiência própria. E sério, não tenha medo de aplicar isso no seu carro, a chance de algo dar errado é muito menor do que de dar certo, o segredo é se informar bem sobre cada coisa antes de fazer. Carro novo precisa desses cuidados tanto quanto um carro mais velho, afinal irá ajudar e muito a manter o aspecto de novo e conservado com o passar do tempo. Visto eu por exemplo, que no primeiro fim de semana com o Fiesta, ainda sem placa, fiz descontaminação de toda a pintura, apliquei selante e encerei. Tudo bem que a maioria me chamou de louco, mas vai lá ver o resultado se não valeu a pena hehehe
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por TCHAGAS 29/4/2014, 11:50

    Excelente Post! Gostei muito, qnd vc conhece essas técnicas, levar o carro num lava jato se torna uma tortura.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por Filipe S 29/4/2014, 14:11

    Boa Nelsão.

    Conheço o Nelson, aqui albuquerquemelo a alguns anos do CP.

    Todos os produtos que ele me recomendou atenderam minhas expectativas.

    Abraço...
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    Mensagem por lucas_rs 29/4/2014, 14:41

    Pra quem quiser aprofundar mais no assunto, recomendo dois foruns:
    http://www.detailbrasil.net/
    http://www.miromiforum.com.br/

    E lojas para comprar produtos, recomendo estas duas que já comprei:
    www.miromi.com.br
    http://www.lojamastercleaner.com.br/
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por albuquerquemello 29/4/2014, 16:21

    opa, que bom que a galera esta gostando do assunto.

    Obrigado a Dudu e Filipe(flango aromatizado) pelas considerações.

    Lucas, bons foruns. muita gente boa nessa arte e disposta a ajudar por la.

    Abraço.
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    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Empty Re: Cuidados automotivos – limpeza e conservação.

    Mensagem por albuquerquemello 17/5/2014, 12:43

    Desmistificando o polimento.

    Como já iniciei falando, polimento é polimento e pronto. Muitos nomes com apelo comercial foram criados, Espelhamento, cristalizado, polimento técnico, mas nada passa de polimento.

    Polimento é a maneira de remover imperfeições da pintura por meio de abrasão. As vezes, as vezes podemos utilizar de lixamento. Lixamento é um processo arriscado. Vamos imaginar as camadas da pintura. Imagine que temos a superfície do veiculo(chapa ou plastica ou fibra), prime, tinta e verniz, podendo ser sem verniz, no caso de tinta PU. O verniz proporciona proteção a pintura e brilho. Logo, por ser a camada mais externa, geralmente é nela que se concentram as avarias, que, pela perda de sua característica plana, vai reduzindo o brilho, prejudicando o reflexo.

    Vamos imaginar que o verniz tem uma espessura e um arranhão atingiu metade dessa espessura. Para remover esse arranhão, será preciso retirar material ate que a superfície do verniz atinja o mesmo nível do fundo do risco. Assim a superfície volta a ficar plana e não existirá mais o risco.

    Cuidados automotivos – limpeza e conservação. Adr5

    Nessa foto, podemos observar isso. Riscos ate a base de tinta ou mais profundos exigem repintura, riscos que não atravessam a camada de verniz, podem ser removidos, desde que não reste muito pouco verniz após essa remoção. Demais avarias menores serão eliminadas por consequência, levando em consideração se for um trabalho bem feito. Observem que a espessura do verniz sera reduzida para isso.

    Qual o grande problema disso? Corremos o grande risco de remover tanto verniz que podemos expor a camada de tinta, ou deixá-la tão fina que nenhuma outra intervenção poderá ser feita ali. O profissional deve saber analisar, identificar e expor ao seu cliente que esse ou aquele arranhado não poderá ser removido, explicar os riscos e buscar uma solução melhor, pois expor a camada de tinta significa repintar a peça, ou ate mesmo o carro todo. Ferramentas especificas são indispensáveis nessa avaliação.

    Semana que vem vou adicionar mais um conteúdo ligado ao processo de polimento, onde vamos abordar erros cometidos pelos profissionais na ação de polir, suas causas, implicações e correções. Acredito que abrindo um novo assunto e deixando esse espaço para discussões, duvidas e inclusão de mais informações, podemos enriquecer ainda mais o tópico.

    Abraço.

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