Caros,
Tenho um Fiesta Rocam 2012 que veio apenas com um alarme básico, sem sensor volumétrico nem bloqueio do motor, ou seja, é só uma trava que buzina se o meliante abrir a porta. Considerando que geralmente o cara quebra o vidro, esse alarme original não faz muito sentido.
Assustado com os preços inflacionados de um alarme, decidi então pela compra de um modelo compatível pela internet e instalação caseira. Esse é o modelo:
http://www.connectparts.com.br/alarme-de-carro-positron-kl300-keyless-controle-de-presenca-frete-gratis-420350/p
Optei por ele pelo seguinte:
- É compatível com o sistema original do carro e permite manter o controle e a chave original (keyless);
- Vem com um sensor de presença (o controle da pósitron), que se configurado, tu pode deixar na carteira e o alarme bloqueia o carro quando não detecta mais ele próximo.
- A pósitron tem vários vídeos no canal deles (https://www.youtube.com/channel/UC2AdKUd6aQbOHQuJ3nvCdeQ) que ensinam alguns passos importantes.
- A garantia e assistência técnica deles é excelente.
Vou apresentar um passo a passo amparado por um vídeo bem simples pra auxiliar na instalação do Keyless Positron 330. A maior parte das informações técnicas estão no próprio manual, mas algumas importantes não. São elas:
- Para passar o fio da sirene o ideal é usar o buraco na parede que separa o motor da cabine. Pra fazer isso, remover as coberturas da coluna, e usar um fio metálico pra alcançar o compartimento do motor. Enganchar no fio metpalico no fio da sirene e trazer de volta.
- No manual de instalação falta a instrução de conectar o fio AZUL do chicote do alarme ao fio pós-chave (que deve ser testado com o multímetro). Atenção: é o o fio Pós-chave, não o fio de acessórios.
- Pra firmar o comum do chicote (o que vem com terminal em forma de arruela), eu usei o parafuso 10mm na parte de trás do painel de fusíveis. Ficou bem firme e tem bom contato com o chassis.
Passo a passo:
Antes de tudo, desconecte o chicote do módulo!
1 - Remova as proteções da coluna.
2 - Com o multímetro, identifique os fios no comutador da chave de ignição, bem como os fios do pisca no conector do pisca.
3 - Passe o fio da sirene a partir do compartimento do motor como descrito anteriormente.
4 - Conecte o comum do chicote como descrito anteriormente.
5 - Remova o carpete que cobre o acionador de abertura do capô e remova-o, desaparafusando as porcas 10mm
6 - Com a porta aberta, remova o conector da porta, usando como auxílio uma chave de fenda pra emprurrar a trava cinza para cima. Ainda com a chave de fenda, empurre as travas que prendem a parte macho do conector em direção ao carro e depois solte ele. Com um pouco de jeito, exponha-o no interior do carro para permitir uma visão clara dos fios.
7 - Identifique os fios conforme o manual, desencape (sem cortar) e ligue os fios do chicote do alarme.
8 - Remova as canaletas da coluna (acima) e passe os fios dos sensores ultrassom. Tem um vídeo no canal da positron ensinando a fazer isso.
9 - Antes de fechar tudo, com a ignição desligada, ligue o módulo.
10 - Realize a programação para o modo Ford. Dica: os vídeos fazem parecer que é menos, mas na verdade demora pelo menos 6 segundos para ouvir o primeiro "bip" da programação.
11 - Instale o rele de bloqueio do combustível (comprado a parte - não deve ser mais do que R$15, com os conectores e 3m de fio). O manual informa só a opção de bloqueio do motor de arranque, pois por lei é proibido cortar o funcionamento do carro com ele em movimento. Mesmo assim eu prefiro não deixar o ladrão ir pra casa, por isso vou bloquear o fluxo de gasolina.
12 - Toma uma ceva boa bem gelada. Tu acabou de economizar R$150; com isso dava até pra comprar um barril e me chamar!
Segue o vídeo:
Abraços,
Tenho um Fiesta Rocam 2012 que veio apenas com um alarme básico, sem sensor volumétrico nem bloqueio do motor, ou seja, é só uma trava que buzina se o meliante abrir a porta. Considerando que geralmente o cara quebra o vidro, esse alarme original não faz muito sentido.
Assustado com os preços inflacionados de um alarme, decidi então pela compra de um modelo compatível pela internet e instalação caseira. Esse é o modelo:
http://www.connectparts.com.br/alarme-de-carro-positron-kl300-keyless-controle-de-presenca-frete-gratis-420350/p
Optei por ele pelo seguinte:
- É compatível com o sistema original do carro e permite manter o controle e a chave original (keyless);
- Vem com um sensor de presença (o controle da pósitron), que se configurado, tu pode deixar na carteira e o alarme bloqueia o carro quando não detecta mais ele próximo.
- A pósitron tem vários vídeos no canal deles (https://www.youtube.com/channel/UC2AdKUd6aQbOHQuJ3nvCdeQ) que ensinam alguns passos importantes.
- A garantia e assistência técnica deles é excelente.
Vou apresentar um passo a passo amparado por um vídeo bem simples pra auxiliar na instalação do Keyless Positron 330. A maior parte das informações técnicas estão no próprio manual, mas algumas importantes não. São elas:
- Para passar o fio da sirene o ideal é usar o buraco na parede que separa o motor da cabine. Pra fazer isso, remover as coberturas da coluna, e usar um fio metálico pra alcançar o compartimento do motor. Enganchar no fio metpalico no fio da sirene e trazer de volta.
- No manual de instalação falta a instrução de conectar o fio AZUL do chicote do alarme ao fio pós-chave (que deve ser testado com o multímetro). Atenção: é o o fio Pós-chave, não o fio de acessórios.
- Pra firmar o comum do chicote (o que vem com terminal em forma de arruela), eu usei o parafuso 10mm na parte de trás do painel de fusíveis. Ficou bem firme e tem bom contato com o chassis.
Passo a passo:
Antes de tudo, desconecte o chicote do módulo!
1 - Remova as proteções da coluna.
2 - Com o multímetro, identifique os fios no comutador da chave de ignição, bem como os fios do pisca no conector do pisca.
3 - Passe o fio da sirene a partir do compartimento do motor como descrito anteriormente.
4 - Conecte o comum do chicote como descrito anteriormente.
5 - Remova o carpete que cobre o acionador de abertura do capô e remova-o, desaparafusando as porcas 10mm
6 - Com a porta aberta, remova o conector da porta, usando como auxílio uma chave de fenda pra emprurrar a trava cinza para cima. Ainda com a chave de fenda, empurre as travas que prendem a parte macho do conector em direção ao carro e depois solte ele. Com um pouco de jeito, exponha-o no interior do carro para permitir uma visão clara dos fios.
7 - Identifique os fios conforme o manual, desencape (sem cortar) e ligue os fios do chicote do alarme.
8 - Remova as canaletas da coluna (acima) e passe os fios dos sensores ultrassom. Tem um vídeo no canal da positron ensinando a fazer isso.
9 - Antes de fechar tudo, com a ignição desligada, ligue o módulo.
10 - Realize a programação para o modo Ford. Dica: os vídeos fazem parecer que é menos, mas na verdade demora pelo menos 6 segundos para ouvir o primeiro "bip" da programação.
11 - Instale o rele de bloqueio do combustível (comprado a parte - não deve ser mais do que R$15, com os conectores e 3m de fio). O manual informa só a opção de bloqueio do motor de arranque, pois por lei é proibido cortar o funcionamento do carro com ele em movimento. Mesmo assim eu prefiro não deixar o ladrão ir pra casa, por isso vou bloquear o fluxo de gasolina.
12 - Toma uma ceva boa bem gelada. Tu acabou de economizar R$150; com isso dava até pra comprar um barril e me chamar!
Segue o vídeo:
Abraços,