Comprei recentemente um fiesta 97 com motor endura ( Meu primeiro carro )
bom e o seguinte, sou tecnico em eletronica então entendo de algumas coisas
o que me chamou a atenção foi justamente a parte do radiador
existe uma valvula grande no primeiro cano do radiador e esta vai ligada diretamente a helice do radiador
helice vai ao terra ( chassi ) e ao Positivo da bateria com um fusivel lamina de 30 amperes
pesquisando pelos forums e imagens que vi, percebi que sou o unico a ter isso no carro
bom ao que se refere a temperatura
mal sai o ponteiro do espaço branco a helice liga, após parar o veiculo chega a ligar parado 3 a 4 vezes sozinha com veiculo já desligado e parado, até ai normal pois a função dela e abaixar o calor geral do motor
minha duvida e a seguinte
o marcador será que esta me dizendo correto ?
Esta valvula de calor ou sensor de calor e de que veiculo e que temp ela arma ou liga ?
Este tipo de adaptação vcs já tinham visto ou somente esta comigo isso ?
Logo que peguei o carro 2 dias depois estava nos forums a perquisar sobre o carro
bom digo que muita coisa ja foram feitas nele, quase todos os sensores limpos ou os principais que geram problemas ( MAF, IAC, Sensor de AR e TBI )
o que pensei sobre isso, o sensor o qual esta direto, pode estar acionando acima da temperatura ideal do motor, se este for o caso posso puxar direto da UAC o acionamento por relé e colocar em paralelo com esta valvula assim quando a central manda ligar por calor liga pelo relé e quando o calor for alto a valvula já estará ligada
o que acham disso ?