por xerasco 20/7/2012, 07:54
O meu não faz nenhum barulinho. Será porque está só com 18.000Km? As ruas aqui na minha cidade são bem esburacadas. Acho que não vai demorar a bater tudo. Entretanto, fuçando o Fiesta aqui e ali, percebi a preocupação do Ford com essa questão dos ruídos. Observando com cuidado, podemos ver que em várias situações a montadora utiliza materiais como espumas e esses tal "cobertores", que nada mais são do que feltros.
A carroceria do Fiesta (pelo menos a do meu MK 6,5) parece bem rígida. Mas mesmo assim, com o torce-torce do dia a dia, as travas e parafusos vão sofrendo e fadigando. O melhor jeito de minimizarmos isso é evitar subir em meio fio começando por uma roda ou não passar envezado em quebra-molas. Isso é um veneno pra carroceria.
Um detalhe que eu notei também foi quando fui trocar as lâmpadas traseiras de freio. Na caixa de passagem que fica por trás das lanternas traseiras tinha uma espuma quadrada pressionando o chicote das lanternas contra a lataria. Isso é pra evitar que o chicote fique batendo na estrutura interna da carroceria. A Ford fez isso porque deve ter detectado essa possibilidade. Verifiquem nos seus se existe essa espuma.
Nos modelos 2009 em diante, a Ford resolveu usar bastantes desses feltros no porta malas. Por exemplo, sob o carpete que cobre as caixas de rodas traseiras ou sob a placa de eucatex que fica sobre o estepe. Se esses feltros já existem nos Fiestas de vocês, verifiquem se não estão duros demais e perderam o amortecimento. Se sim, troque-os. É muito barato!
A forração da porta é um ponto crítico. A retirada constante desse item promove a quebra das travas. O ideal é substituí-las a cada remoção do forro. Minha sugestão e a substituição delas e a utilização de feltros nas áreas onde for visível o contato plástico-chapa metálica. Um detalhe: esse feltro tem espessuras diversas. Verifique a ideal na hora da compra.
Uma solução barata que utilizei aqui foi E.V.A. É outra coisa que pode ser utilizada sem problema. Entretanto a aderência só fica boa se usarmos aquelas pistolas de cola quente. Fiz uma experiência aqui justamente na área onde a chave fica batendo na proteção plástica da coluna de direção, nas área próxima a ignição. A solução foi colar uma tira de E.V.A naquele local com cola quente e amortecer a batida do chaveiro naquela parte. Ficou perfeito.