O Mundo Sobre Ford Fiesta


Comparação e história 8V x 16V!

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Ulysses_M
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Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Ulysses_M em 31/5/2012, 08:48

Pessoal, achei isso na net vendo alguns outros foruns que participo! É muito interessante, recomendo ler! =D


Existe um tema muito interessante e que atormenta muitas pessoas que estão em procissão para comprar um carro: Qual tipo de motor escolher, 8 ou 16 válvulas? Muitos pré-conceitos e algumas lendas serão desmitificadas neste artigo e você pode descobrir que esta andando em um ótimo carro, não em um mico de mercado.

Ostentar um logotipo “16v” no carro durante boa parte da década de 90 era coisa para carro de luxo no Brasil, até que o cabeçote multi-válvulas começou a chegar nos veículos mais populares com motor 1000. Era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v, Gol 1.0 16v, mas onde foram parar esses carros?

Hoje são poucas as fábricas que apostam suas fichas na tecnologia multi-válvulas no Brasil nos carros que estão na base da pirâmide veícular, os chamados veículos populares, pois alguns problemas “queimaram o filme” deste tipo interessante de motor.


Motor C20XE que equipava o Vectra GSi tinha baixo consumo e 150 cavalos

O que era símbolo de status passou a ser fonte de dor de cabeça para as fábricas, pois investiram muito dinheiro nesses motores com cabeçotes modernos e o consumidor não deu a resposta que eles esperavam.

Pode parecer mais caro para uma fábrica montar um motor multiválvulas no Brasil, porém a verdade é que somos um dos poucos países que ainda prefere o motor com 2 válvulas por cilindro, gerando mais gastos com desenvolvimento de tecnologia local.



Na Europa, onde o cabeçote multiválvulas se espalhou com mais velocidade, o motorista que possui um carro com motor de baixa capacidade cúbica entende que tem um carro com motor fraco e acha mais importante a ecônomia que este tipo de motor faz.

Já no Brasil a história é outra. O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro e essa mania deixa as fábricas com o juizo quente pois tem que inventar combinações inexistentes em todo o mundo.


Como os motores multiválvulas mais antigos possuem uma letargia em baixas rotações, criou-se a fama de que carro 16v é fraco. A indústria trabalhou em soluções para este problema, mas o estrago já estava feito e os carros 16v passaram a encalhar no estoque.

Hoje temos motores com cabeçotes que minimizam o baixo torque em rotações mais baixas modificando o tempo de abertura das válvuas de diversas formas que serão abordadas em outro artigo, porém você pode reconhecer um carro equipado com este tecnologia quando traz siglas como VVT, VVTi ou VTEC.

Além disso podemos também ter coletores de admissão com geometria variável como no motor 1.8 16v que equipava a Chevrolet Meriva. Com 122 cv e 17,3 mkgf, este motor consegue entregar todo o torque a 3600 rpm, uma rotação muito baixa para este tipo de motor, quebrando o mito por vez de que motor 16v sempre é fraco em baixas rotações.


Motor 1.0 16v Turbo utilizado no Gol foi um dos belos exemplos da tecnologia 16v

Estes motores 16v são projetados para trabalhar em maiores rotações e são muito gostosos de acelerar. Um bom exemplo de motor fraco em baixa rotações mas muito bom de ser acelerado era o motor 1.6 16v do Fiat Palio lançando em 1996 que associado a um escalonamento de cambio muito bom era divertido de ser guiado.

Porém o motorista padrão quer sair do semáforo rápido, passar as marchas e depois diminui-las o mínimo possível e ai que aparecem as falhas dos motores 16v. Como ele tem maior vazão de ar e combustível, o motor acaba tendo uma menor eficiencia volumetrica devido a quantidade maior de combustível a ser queimado.



Porém o jogo vira quando as rotações sobem. Imagine-se fazendo cooper de manhã cedo na praça do seu condomínio, quando caminha até a praça sua respiração é lenta e controlada, quando chega a pista de cooper e começar a correr, haverá uma maior necessidade de ar para alimentar suas células e nosso corpo sabe como responder a este estímulo.

Em um motor acontece algo parecido. Quando estamos em rotação lenta, a necessidade da mistura ar-combustível a ser queimado é pequena, porém quando o carro é acelerado, esta necessidade aumenta, porém em um motor comum a abertura das válvulas continuará com o mesmo tempo utilizado nas rotações baixas, gerando uma falta de enérgia para completar o trabalho da melhor maneira possível.


Cabeçote de um motor 4 cilindros e 4 válvulas por câmara de combustão

Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.

Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.


Cabeçote 8 válvulas: simplicidade ajuda na manutenção

Existem alguns mitos sobre o motor 16v estragaram a reputação de muitos carros interessantes que tinhamos no mercado. As 4 maiores fábricas do Brasil praticamente retiraram de seus catálogos os motores multiválvulas em seus veículos.

Peguem o caso da GM por exemplo que em 1999 tinha em linha os seguintes carros com motores com multiválvulas: Corsa 1.0 16v, Corsa 1.6 16v, Vectra 2.2 16v e Astra 2.0 16v. Ou seja, praticamente do carro pequeno ao maior existiam versões com motores multiválvulas.

A Volkswagem chegou a lançar o motor 1.0 mais moderno do mundo que equipava o Gol 1.0 turbo com 112 cv de potência, comando de válvula variável (VVT) e diversas tecnologias que hoje em dia só encontramos em carros bem mais caros.

A Ford tinha o ótimo motor Zetec 1.4 no Fiesta lançado em 1996, que devido aos comentários maldosos dos mecânicos virou peça de museu. O Escort com o motor 1.8 16v também sofreu muito com a fama de “motor que não podia ser retíficado”.

A Fiat possuía um motor com 20 válvulas nessa época, que equipava o Marea e possuia 5 cilindros, o Palio 1.0 16v, Palio 1.6 16v e depois o Palio 1.3 16v, sendo que os motores 1.0 e 1.3 já pertenciam a família F.I.R.E.

Hoje praticamente não temos mais veículos com cabeçote multiválvulas nessas fábricas. A Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v, assim como a GM que aposentou os motores X20XE e X24XE devido a novas normas de controle ambiental.

A Fiat utiliza em boa parte dos seus carro motores com apenas 2 válvulas por cilindro, com excessão do Linea que tem motores 16v tanto nas versões com motor 1.9 ou 1.4 T-jet e do Punto na versão T-jet

A Ford utiliza motores multiválvulas para o Novo Focus equipado com o motor Duratec 2.0, porém a geração anterior é vendida com o motor Zetec Rocam que possui 2 válvulas por cilindro.

Mitos e Verdades sobre carros 16v

Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados específicados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.

Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.

Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.

O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade?
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias.

Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tecnologia/8v-ou-16v-qual-o-melhor-para-voce-e-para-seu-carro


E ai, o que vcs acham?


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Convidad em 31/5/2012, 09:14

Bom!! o TJET é incomparável. O Zetec Rocam 16v seria interessante. Mas 8v, pelo que eu entendo, deixa o carro mais veloz e economico.

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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por gustavo em 31/5/2012, 09:31

Texto muito bom, mostra que motor 16v não é fraco, tão pouco ruim. Ruim somos nós como motoristas, que ao longo do tempos não cuidamos/soubemos utilizar os 16v da época e criou-se essa má fama.

os atuais carros tops do mundo usam multivalvulas, e olhando aqui em casa mesmo, temos i30, Lancer, Impreza, Focus, Bravo, Cruze, C4, 308, tudos usam 16v... quem usa 8v?

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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Convidad em 31/5/2012, 10:27

gustavo escreveu:Texto muito bom, mostra que motor 16v não é fraco, tão pouco ruim. Ruim somos nós como motoristas, que ao longo do tempos não cuidamos/soubemos utilizar os 16v da época e criou-se essa má fama.

os atuais carros tops do mundo usam multivalvulas, e olhando aqui em casa mesmo, temos i30, Lancer, Impreza, Focus, Bravo, Cruze, C4, 308, tudos usam 16v... quem usa 8v?

golf IV (de 1998)
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O problema foi o Fiat Tempra que veio com 16v e nao tinha peça. Aí começou a surgir os boatos ruins.

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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Convidad em 31/5/2012, 11:24

gustavo escreveu: quem usa 8v?

Eu uso 8V...rsrsrs Rolling Eyes

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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Paulo Andrade em 31/5/2012, 11:35

Texto excelente muito bom muito bom galera vamos fixar!


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por João Paulo de Mendonça em 31/5/2012, 11:48

Muito bom o tópico. Tive um gol 1.0 16v. O carro era muito economico. (Chegou a dar 19/l) nunca tive problemas. Vendi e onovo dono (esta com ele a mais de 3 anos) nunca teve problemas.


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Paulo Andrade em 31/5/2012, 12:02

JPauloMendonca escreveu:Muito bom o tópico. Tive um gol 1.0 16v. O carro era muito economico. (Chegou a dar 19/l) nunca tive problemas. Vendi e onovo dono (esta com ele a mais de 3 anos) nunca teve problemas.

Pois é JPaulo isso tudo é as pessoas falando mal.... quando ganhei meu fiestinha do meu coroa tava um pau veio um bagaço total quando ligava estourava até pipoca no motor... vinha o povo e falava isso não presta não vale nada 2 anos depois o carro tá quase 0km deu uns probleminhas chatos essa semana mais besteira.... o que vale é manutenção certa troca de óleo na data certa ou até um pouco antes regulagem aditivo tudo isso contribui para uma vida útil do carango....


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por gustavo em 31/5/2012, 12:04

apenas uma curiosidade, o RoCam foi o 1.6 8v nacional mais potente de todos chegando a 113cv


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por João Paulo de Mendonça em 31/5/2012, 12:07

Paulo Andrade escreveu:
JPauloMendonca escreveu:Muito bom o tópico. Tive um gol 1.0 16v. O carro era muito economico. (Chegou a dar 19/l) nunca tive problemas. Vendi e onovo dono (esta com ele a mais de 3 anos) nunca teve problemas.

Pois é JPaulo isso tudo é as pessoas falando mal.... quando ganhei meu fiestinha do meu coroa tava um pau veio um bagaço total quando ligava estourava até pipoca no motor... vinha o povo e falava isso não presta não vale nada 2 anos depois o carro tá quase 0km deu uns probleminhas chatos essa semana mais besteira.... o que vale é manutenção certa troca de óleo na data certa ou até um pouco antes regulagem aditivo tudo isso contribui para uma vida útil do carango....
Com certeza Paulo! O meu sempre trocava óleo antes de vencer e uma vez por trimestre colocava aditivo no tanque!


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Hugo Sena em 31/5/2012, 13:04

gustavo escreveu:apenas uma curiosidade, o RoCam foi o 1.6 8v nacional mais potente de todos chegando a 113cv

Qual foi o carro q utilizou este motor????Courier????Estou chutando!!!


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Convidad em 31/5/2012, 15:54

Hugo escreveu:
gustavo escreveu:apenas uma curiosidade, o RoCam foi o 1.6 8v nacional mais potente de todos chegando a 113cv

Qual foi o carro q utilizou este motor????Courier????Estou chutando!!!

Não foi o Focus 1.6 8v que chegou a 112?

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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Ithallo Tanabe em 31/5/2012, 19:40

Mexânico é uma Mer%$D##!!!!!!!

Tipo.. muitos carros bons pegaram má fama por conta de incapacidade técnica de parte dos mecânicos no país!
a vantagem do 8v no meu ponto de vista é a baixa manutenção, mas não é todo dia que o camarada tem que retificar motor!
dependendo do motor 16v é muito bacana.. um dos melhores carrinhos 1.6 que dirigi era 16v (clio 1.6 16v)!


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Convidad em 31/5/2012, 20:28

Procarioto escreveu:Mexânico é uma Mer%$D##!!!!!!!

Tipo.. muitos carros bons pegaram má fama por conta de incapacidade técnica de parte dos mecânicos no país!
a vantagem do 8v no meu ponto de vista é a baixa manutenção, mas não é todo dia que o camarada tem que retificar motor!
dependendo do motor 16v é muito bacana.. um dos melhores carrinhos 1.6 que dirigi era 16v (clio 1.6 16v)!

Eu gostei muito do fiat que sao 16v, mas gostei tb do clio sedan 1.6 16v tb.

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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por gustavo em 31/5/2012, 22:30

Hugo escreveu:
gustavo escreveu:apenas uma curiosidade, o RoCam foi o 1.6 8v nacional mais potente de todos chegando a 113cv

Qual foi o carro q utilizou este motor????Courier????Estou chutando!!!


kkk, foi focão mesmo, MK1,5 113cv e 16kgfm na cana, depois vem o fiestão com 111


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Hugo Sena em 1/6/2012, 12:38

Vlw meu camarada....errei meu chute,rsrsrs.


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Re: Comparação e história 8V x 16V!

Mensagem por Paulo Andrade em 1/6/2012, 17:32

O Clio foi um dos melhores 16V que já dirigi!


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