OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.
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ESDRAS NUNES
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TROCA DE OLEO
ESDRAS NUNES- Nascituro
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TROCA DE OLEO
fabionew7- Piloto de Fuga
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Re: TROCA DE OLEO
ESDRAS NUNES escreveu: OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.
Já existe tópicos sobre o assunto, só pra reforçar não coloque outro óleo nem se o motor estiver com 200 mil Km. O correto é o 5w30
Timerman- Administrador
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- Mensagem nº3
Re: TROCA DE OLEO
Tópico movido para seção certa.
Fique a vontade para responder dúvidas e Seja Bem Vindo ao Ford Fiesta Clube
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filipe.lima- Nascituro
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- Mensagem nº4
Re: TROCA DE OLEO
ESDRAS NUNES escreveu: OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.
velha pergunta: o óleo baixa de nível? caso negativo mantém esse óleo mesmo, eu tenho um fiesta com 260 mil km rodado e uso o 20W50 antes usava o 30W60 mas é muito denso....
eu só não coloco o que o manuel recomenda por causa da alta kilometragem.
Ricardoluiz- Nascituro
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- Mensagem nº5
Re: TROCA DE OLEO
Mantém o 5w 30 desde que não esteja queimando óleo, perdendo pressão no motor, enfim qualquer outra anomalia. Seu carro ainda tem muito a dar até a primeira retífica, motor ainda amaciando, pode por ai mais uns 200 mil tranqüilamente, abraço.
MrBianchini70- Nascituro
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- Mensagem nº6
Re: TROCA DE OLEO
Meu caro, compreendo suas dúvidas. Realmente a enorme variedade de óleos e viscosidades diferentes atrapalha a cabeça das pessoas.
Mas é aquela velha história, óleo é barato, motor é caro. Se a fábrica especifica 5W30, é porquê houve todo um trabalho de engenharia, de gente que ficou 5 anos em faculdade ralando de monte, para definir isso.
Antes do meu atual Fiesta Street 2002, eu tinha um Camry 1993, com quase 150 mil lm rodados. E usava o óleo especificado pelo manual, 10W30, apenas na versão para motores de alta quilometragem (é da Havoline). Não procurei ver se existe para a viscosidade do Zetec Rocam, mas não custa tentar. Acho que o manual indica o 20W50 para emergências, pois a diferença de viscosidade, seja frio, seja quente, é muito grande, eu não usaria. Eu usava essa viscosidade quando tinha um Monza 1990, mas estava no manual a indicação. A Honda agora inventou um óleo 0W20, imagine o preju de fundir o simples motor VTEC do Honda com um óleo fora dessa especificação.
No manual do meu 2002 indica-se a especificação API SJ, mas sempre coloco a especificação mais recente, acho que a atual é SN.
Também não vou dizer que se deva seguir o manual ao pé da letra, pois a indicação para troca do óleo no manual é de 20 mil km, e isso é suicídio. A mesma indicação vinha no manual do Fivetech do Marea, e todos sabemos a má fama que o ótimo motor de 5 cilindros da Fiat granjeou no Brasil.
Em última instância, não custa verificar o manual: na página 122 do meu, cita-se que "se o veículo for usado em condições severas, a troca deverá ser efetuada a cada 5 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Condições severas:
-Percursos com menos de 5 km onde o carro não atinja a temperatura normal de funcionamento;
-Uso frequente em regiões montanhosas ou com muita poeira;
-Uso frequente com reboque ou trailer;
-Uso em [u]tráfego urbano pesado[u];"
Assim sendo, eu diria que boa parte do tempo nas grandes cidades ele funciona em condições severas, o que inviabiliza os tais 20 mil km.
Paz!
Mas é aquela velha história, óleo é barato, motor é caro. Se a fábrica especifica 5W30, é porquê houve todo um trabalho de engenharia, de gente que ficou 5 anos em faculdade ralando de monte, para definir isso.
Antes do meu atual Fiesta Street 2002, eu tinha um Camry 1993, com quase 150 mil lm rodados. E usava o óleo especificado pelo manual, 10W30, apenas na versão para motores de alta quilometragem (é da Havoline). Não procurei ver se existe para a viscosidade do Zetec Rocam, mas não custa tentar. Acho que o manual indica o 20W50 para emergências, pois a diferença de viscosidade, seja frio, seja quente, é muito grande, eu não usaria. Eu usava essa viscosidade quando tinha um Monza 1990, mas estava no manual a indicação. A Honda agora inventou um óleo 0W20, imagine o preju de fundir o simples motor VTEC do Honda com um óleo fora dessa especificação.
No manual do meu 2002 indica-se a especificação API SJ, mas sempre coloco a especificação mais recente, acho que a atual é SN.
Também não vou dizer que se deva seguir o manual ao pé da letra, pois a indicação para troca do óleo no manual é de 20 mil km, e isso é suicídio. A mesma indicação vinha no manual do Fivetech do Marea, e todos sabemos a má fama que o ótimo motor de 5 cilindros da Fiat granjeou no Brasil.
Em última instância, não custa verificar o manual: na página 122 do meu, cita-se que "se o veículo for usado em condições severas, a troca deverá ser efetuada a cada 5 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Condições severas:
-Percursos com menos de 5 km onde o carro não atinja a temperatura normal de funcionamento;
-Uso frequente em regiões montanhosas ou com muita poeira;
-Uso frequente com reboque ou trailer;
-Uso em [u]tráfego urbano pesado[u];"
Assim sendo, eu diria que boa parte do tempo nas grandes cidades ele funciona em condições severas, o que inviabiliza os tais 20 mil km.
Paz!
maraccini- Piloto de Fuga
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Localização : Jundiaí-Sp
- Mensagem nº7
Re: TROCA DE OLEO
Esdras pode sim usar o 10W40 se sintetico e com API o mais moderno (preferencialmente) inclusive em regiões mais quentes é normal esta troca . Náo causa problema ao motor.. Mas as vezes quando frio (primeira partida) pode fazer um barulhinho pouco mais alto dos tuchos.
Daniel Girão- Nascituro
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Data de inscrição : 22/07/2014
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Localização : São Paulo
- Mensagem nº8
Re: TROCA DE OLEO
Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs
Fiesta Personalite hatch 2005 - 102 mil rodados
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs
Fiesta Personalite hatch 2005 - 102 mil rodados
Julierme- Piloto de Fuga
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Data de inscrição : 20/08/2014
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Localização : Rio Grande do Norte
- Mensagem nº9
Re: TROCA DE OLEO
Daniel Girão escreveu:Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs
Fiesta Personalite hatch 2005 - 102 mil rodados
Óleo 5w30 100% sintético.
Ithallo Tanabe- Conselheiro
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- Mensagem nº10
Re: TROCA DE OLEO
Julierme escreveu:Daniel Girão escreveu:Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs
Fiesta Personalite hatch 2005 - 102 mil rodados
Óleo 5w30 100% sintético.
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Paulo Silva- Nascituro
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Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 50
Localização : Santo André - SP
- Mensagem nº11
Re: TROCA DE OLEO
Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !
Julierme- Piloto de Fuga
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Data de inscrição : 20/08/2014
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Norte
- Mensagem nº12
Re: TROCA DE OLEO
Paulo Silva escreveu:Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !
Paulo, você so vai trocar o bujão e o anel de vedação se ambos estiverem com desgaste, mas pelo tempo uma carro 2001 e bom fazer esta troca pois o anel de vedação já deve ter um certo desgaste o meu eu troquei pois um mecânico acabou com o parafuso do bujão com uma chave de ma qualidade, bujão aqui na minha cidade custou ums R$ 15,00 reais.
Daniel Girão- Nascituro
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Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 38
Localização : São Paulo
- Mensagem nº13
Re: TROCA DE OLEO
Julierme escreveu:Paulo Silva escreveu:Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !
Paulo, você so vai trocar o bujão e o anel de vedação se ambos estiverem com desgaste, mas pelo tempo uma carro 2001 e bom fazer esta troca pois o anel de vedação já deve ter um certo desgaste o meu eu troquei pois um mecânico acabou com o parafuso do bujão com uma chave de ma qualidade, bujão aqui na minha cidade custou ums R$ 15,00 reais.
Amigos o que seria e bujão e anel de vedação? E onde fica... vou trocar o óleo esse final de semana e já aproveitava e dava uma olhada.
Obrigado.
Gionder- Coordenador
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Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS
- Mensagem nº14
Re: TROCA DE OLEO
Daniel Girão escreveu:Amigos o que seria e bujão e anel de vedação? E onde fica... vou trocar o óleo esse final de semana e já aproveitava e dava uma olhada.
Obrigado.
Com toda sinceridade, fico espantando com a quantidade de nomes e apelidos que as diferentes peças ganham. Este é um dos motivos pelos quais o mercado brasileiro é um dos piores do mundo para se trabalhar quando se fala em mecânica automotiva.
Até hoje não entendo direito o que querem dizer com esses dois nomes. Por "bujão", podem estar querendo dizer o reservatório de óleo do motor em si, o próprio cárter. O cárter fica logo abaixo da árvore de manivelas ou vira-brequim e é pelo movimento (alguns por jato) que o óleo respinga nas paredes dos cilindros por dentro e os lubrifica. Por isso a necessidade dos anéis de pistão terem um elemento raspante e um separante (pra não misturar óleo com o que está sendo queimado).
O tal "anel de vedação" deve ser a junta entre cárter e bloco, coisa que não se troca regularmente por simples falta de necessidade. O que também pode ser esse tal de anel é algum componente de vedação na área de dreno do óleo, talvez alguma coisa a ver com o parafuso de drenagem.
Eu só sei que sempre fiz revisões de rotina no meu carro e nunca troquei nada dessas coisas, só afrouxei o parafuso, baixei o óleo, troquei o filtro, fechei o dreno, enchi o filtro com óleo, lubrifiquei a borracha do filtro, instalei e enchi de óleo pela tampa do cabeçote. Sempre ficou perfeito.
kg.neto- Nascituro
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Idade : 33
Localização : Brasilia
- Mensagem nº15
Re: TROCA DE OLEO
creio que estão falando do "filtro de óleo"..kkkk
Gionder- Coordenador
- Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS
- Mensagem nº16
Re: TROCA DE OLEO
kg.neto escreveu:creio que estão falando do "filtro de óleo"..kkkk
Olha, agora que tu falaste nele... Fazendo alguma força, usando bastante a criatividade, alguma mínima semelhança teria os modelos mais comuns de filtro com um verdadeiro "bujão", daqueles de gás de cozinha. O único porém fica pelo nome, que seria "botijão" e não "bujão".
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