Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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ESDRAS NUNES
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    Mensagem por ESDRAS NUNES 25/8/2014, 09:32

    OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.
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    Mensagem por fabionew7 25/8/2014, 11:19

    ESDRAS NUNES escreveu: OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.


    Já existe tópicos sobre o assunto, só pra reforçar não coloque outro óleo nem se o motor estiver com 200 mil Km. O correto é o 5w30
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    Mensagem por Timerman 25/8/2014, 11:56

    Tópico movido para seção certa.

    Fique a vontade para responder dúvidas e Seja Bem Vindo ao Ford Fiesta Clube
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    Mensagem por filipe.lima 2/9/2014, 12:08

    ESDRAS NUNES escreveu: OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.

    velha pergunta: o óleo baixa de nível? caso negativo mantém esse óleo mesmo, eu tenho um fiesta com 260 mil km rodado e uso o 20W50 antes usava o 30W60 mas é muito denso....

    eu só não coloco o que o manuel recomenda por causa da alta kilometragem.

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    Mensagem por Ricardoluiz 14/8/2015, 22:59

    Mantém o 5w 30 desde que não esteja queimando óleo, perdendo pressão no motor, enfim qualquer outra anomalia. Seu carro ainda tem muito a dar até a primeira retífica, motor ainda amaciando, pode por ai mais uns 200 mil tranqüilamente, abraço.
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    Mensagem por MrBianchini70 21/10/2015, 14:33

    Meu caro, compreendo suas dúvidas. Realmente a enorme variedade de óleos e viscosidades diferentes atrapalha a cabeça das pessoas.
    Mas é aquela velha história, óleo é barato, motor é caro. Se a fábrica especifica 5W30, é porquê houve todo um trabalho de engenharia, de gente que ficou 5 anos em faculdade ralando de monte, para definir isso.
    Antes do meu atual Fiesta Street 2002, eu tinha um Camry 1993, com quase 150 mil lm rodados. E usava o óleo especificado pelo manual, 10W30, apenas na versão para motores de alta quilometragem (é da Havoline). Não procurei ver se existe para a viscosidade do Zetec Rocam, mas não custa tentar. Acho que o manual indica o 20W50 para emergências, pois a diferença de viscosidade, seja frio, seja quente, é muito grande, eu não usaria. Eu usava essa viscosidade quando tinha um Monza 1990, mas estava no manual a indicação. A Honda agora inventou um óleo 0W20, imagine o preju de fundir o simples motor VTEC do Honda com um óleo fora dessa especificação.
    No manual do meu 2002 indica-se a especificação API SJ, mas sempre coloco a especificação mais recente, acho que a atual é SN.
    Também não vou dizer que se deva seguir o manual ao pé da letra, pois a indicação para troca do óleo no manual é de 20 mil km, e isso é suicídio. A mesma indicação vinha no manual do Fivetech do Marea, e todos sabemos a má fama que o ótimo motor de 5 cilindros da Fiat granjeou no Brasil.
    Em última instância, não custa verificar o manual: na página 122 do meu, cita-se que "se o veículo for usado em condições severas, a troca deverá ser efetuada a cada 5 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
    Condições severas:
    -Percursos com menos de 5 km onde o carro não atinja a temperatura normal de funcionamento;
    -Uso frequente em regiões montanhosas ou com muita poeira;
    -Uso frequente com reboque ou trailer;
    -Uso em [u]tráfego urbano pesado[u];"
    Assim sendo, eu diria que boa parte do tempo nas grandes cidades ele funciona em condições severas, o que inviabiliza os tais 20 mil km.
    Paz!
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    Mensagem por maraccini 21/10/2015, 22:10

    Esdras pode sim usar o 10W40 se sintetico e com API o mais moderno (preferencialmente) inclusive em regiões mais quentes é normal esta troca . Náo causa problema ao motor.. Mas as vezes quando frio (primeira partida) pode fazer um barulhinho pouco mais alto dos tuchos.
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    Mensagem por Daniel Girão 23/11/2015, 14:20

    Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
    Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs

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    Mensagem por Julierme 24/11/2015, 11:54

    Daniel Girão escreveu:Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
    Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs

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    Mensagem por Ithallo Tanabe 24/11/2015, 20:05

    Julierme escreveu:
    Daniel Girão escreveu:Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
    Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs

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    Mensagem por Paulo Silva 5/12/2015, 16:13

    Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
    tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !
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    Mensagem por Julierme 7/12/2015, 12:07

    Paulo Silva escreveu:Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
    tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !


    Paulo, você so vai trocar o bujão e o anel de vedação se ambos estiverem com desgaste, mas pelo tempo uma carro 2001 e bom fazer esta troca pois o anel de vedação já deve ter um certo desgaste o meu eu troquei pois um mecânico acabou com o parafuso do bujão com uma chave de ma qualidade, bujão aqui na minha cidade custou ums R$ 15,00 reais.
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    Mensagem por Daniel Girão 8/12/2015, 10:09

    Julierme escreveu:
    Paulo Silva escreveu:Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
    tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !


    Paulo, você so vai trocar o bujão e o anel de vedação se ambos estiverem com desgaste, mas pelo tempo uma carro 2001 e bom fazer esta troca pois o anel de vedação já deve ter um certo desgaste o meu eu troquei pois um mecânico acabou com o parafuso do bujão com uma chave de ma qualidade, bujão aqui na minha cidade custou ums R$ 15,00 reais.

    Amigos o que seria e bujão e anel de vedação? E onde fica... vou trocar o óleo esse final de semana e já aproveitava e dava uma olhada.

    Obrigado.
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    Mensagem por Gionder 8/12/2015, 16:41

    Daniel Girão escreveu:Amigos o que seria e bujão e anel de vedação? E onde fica... vou trocar o óleo esse final de semana e  já aproveitava e dava uma olhada.

    Obrigado.

    Com toda sinceridade, fico espantando com a quantidade de nomes e apelidos que as diferentes peças ganham. Este é um dos motivos pelos quais o mercado brasileiro é um dos piores do mundo para se trabalhar quando se fala em mecânica automotiva.

    Até hoje não entendo direito o que querem dizer com esses dois nomes. Por "bujão", podem estar querendo dizer o reservatório de óleo do motor em si, o próprio cárter. O cárter fica logo abaixo da árvore de manivelas ou vira-brequim e é pelo movimento (alguns por jato) que o óleo respinga nas paredes dos cilindros por dentro e os lubrifica. Por isso a necessidade dos anéis de pistão terem um elemento raspante e um separante (pra não misturar óleo com o que está sendo queimado).

    O tal "anel de vedação" deve ser a junta entre cárter e bloco, coisa que não se troca regularmente por simples falta de necessidade. O que também pode ser esse tal de anel é algum componente de vedação na área de dreno do óleo, talvez alguma coisa a ver com o parafuso de drenagem.

    Eu só sei que sempre fiz revisões de rotina no meu carro e nunca troquei nada dessas coisas, só afrouxei o parafuso, baixei o óleo, troquei o filtro, fechei o dreno, enchi o filtro com óleo, lubrifiquei a borracha do filtro, instalei e enchi de óleo pela tampa do cabeçote. Sempre ficou perfeito.
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    Mensagem por kg.neto 12/12/2015, 20:17

    creio que estão falando do "filtro de óleo"..kkkk
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    Mensagem por Gionder 13/12/2015, 21:41

    kg.neto escreveu:creio que estão falando do "filtro de óleo"..kkkk

    Olha, agora que tu falaste nele... Fazendo alguma força, usando bastante a criatividade, alguma mínima semelhança teria os modelos mais comuns de filtro com um verdadeiro "bujão", daqueles de gás de cozinha. O único porém fica pelo nome, que seria "botijão" e não "bujão". TROCA DE OLEO P-13 TROCA DE OLEO PSL619

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