O Mundo Sobre Ford Fiesta


TROCA DE OLEO

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ESDRAS NUNES
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TROCA DE OLEO

Mensagem por ESDRAS NUNES em 25/8/2014, 09:32

OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.

fabionew7
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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por fabionew7 em 25/8/2014, 11:19

ESDRAS NUNES escreveu: OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.


Já existe tópicos sobre o assunto, só pra reforçar não coloque outro óleo nem se o motor estiver com 200 mil Km. O correto é o 5w30

Timerman
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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Timerman em 25/8/2014, 11:56

Tópico movido para seção certa.

Fique a vontade para responder dúvidas e Seja Bem Vindo ao Ford Fiesta Clube


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filipe.lima
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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por filipe.lima em 2/9/2014, 12:08

ESDRAS NUNES escreveu: OLÁ PESSOAL, ESTOU COM UMA DUVIDA MEU FIESTA TEM 131MIL KM RODADOS SEMPRE COLOQUEI O OLEO LUBRIFICANTE 5W30 AGORA ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA O 10W40 ,ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA , SE ALGUNS DE VOCES JA FFIZERAM ESTA TROCA E COM FICOU O DESEMPENHO DO CARRO, GRATO A TODOS QUE RESPONDEREM.

velha pergunta: o óleo baixa de nível? caso negativo mantém esse óleo mesmo, eu tenho um fiesta com 260 mil km rodado e uso o 20W50 antes usava o 30W60 mas é muito denso....

eu só não coloco o que o manuel recomenda por causa da alta kilometragem.



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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Ricardoluiz em 14/8/2015, 22:59

Mantém o 5w 30 desde que não esteja queimando óleo, perdendo pressão no motor, enfim qualquer outra anomalia. Seu carro ainda tem muito a dar até a primeira retífica, motor ainda amaciando, pode por ai mais uns 200 mil tranqüilamente, abraço.

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por MrBianchini70 em 21/10/2015, 14:33

Meu caro, compreendo suas dúvidas. Realmente a enorme variedade de óleos e viscosidades diferentes atrapalha a cabeça das pessoas.
Mas é aquela velha história, óleo é barato, motor é caro. Se a fábrica especifica 5W30, é porquê houve todo um trabalho de engenharia, de gente que ficou 5 anos em faculdade ralando de monte, para definir isso.
Antes do meu atual Fiesta Street 2002, eu tinha um Camry 1993, com quase 150 mil lm rodados. E usava o óleo especificado pelo manual, 10W30, apenas na versão para motores de alta quilometragem (é da Havoline). Não procurei ver se existe para a viscosidade do Zetec Rocam, mas não custa tentar. Acho que o manual indica o 20W50 para emergências, pois a diferença de viscosidade, seja frio, seja quente, é muito grande, eu não usaria. Eu usava essa viscosidade quando tinha um Monza 1990, mas estava no manual a indicação. A Honda agora inventou um óleo 0W20, imagine o preju de fundir o simples motor VTEC do Honda com um óleo fora dessa especificação.
No manual do meu 2002 indica-se a especificação API SJ, mas sempre coloco a especificação mais recente, acho que a atual é SN.
Também não vou dizer que se deva seguir o manual ao pé da letra, pois a indicação para troca do óleo no manual é de 20 mil km, e isso é suicídio. A mesma indicação vinha no manual do Fivetech do Marea, e todos sabemos a má fama que o ótimo motor de 5 cilindros da Fiat granjeou no Brasil.
Em última instância, não custa verificar o manual: na página 122 do meu, cita-se que "se o veículo for usado em condições severas, a troca deverá ser efetuada a cada 5 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Condições severas:
-Percursos com menos de 5 km onde o carro não atinja a temperatura normal de funcionamento;
-Uso frequente em regiões montanhosas ou com muita poeira;
-Uso frequente com reboque ou trailer;
-Uso em [u]tráfego urbano pesado[u];"
Assim sendo, eu diria que boa parte do tempo nas grandes cidades ele funciona em condições severas, o que inviabiliza os tais 20 mil km.
Paz!

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por maraccini em 21/10/2015, 22:10

Esdras pode sim usar o 10W40 se sintetico e com API o mais moderno (preferencialmente) inclusive em regiões mais quentes é normal esta troca . Náo causa problema ao motor.. Mas as vezes quando frio (primeira partida) pode fazer um barulhinho pouco mais alto dos tuchos.

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Daniel Girão em 23/11/2015, 14:20

Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Julierme em 24/11/2015, 11:54

Daniel Girão escreveu:Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Ithallo Tanabe em 24/11/2015, 20:05

Julierme escreveu:
Daniel Girão escreveu:Salve salve amigos.... estou com um Fiesta a pouco tempo e quero trocar o óleo, meu carro não veio o manual...
Qual é o óleo correto 5W30 semi sintético ou só sintético? Ou nenhum deles rsrsrs

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Paulo Silva em 5/12/2015, 16:13

Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Julierme em 7/12/2015, 12:07

Paulo Silva escreveu:Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !


Paulo, você so vai trocar o bujão e o anel de vedação se ambos estiverem com desgaste, mas pelo tempo uma carro 2001 e bom fazer esta troca pois o anel de vedação já deve ter um certo desgaste o meu eu troquei pois um mecânico acabou com o parafuso do bujão com uma chave de ma qualidade, bujão aqui na minha cidade custou ums R$ 15,00 reais.


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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Daniel Girão em 8/12/2015, 10:09

Julierme escreveu:
Paulo Silva escreveu:Olá, estou pensando em trocar o óleo do meu fiesta 2001, quero trocar em casa, minha pergunta é :
tem a necessidade de trocar o bujão, ou só o anel de vedação ? Obgado !


Paulo, você so vai trocar o bujão e o anel de vedação se ambos estiverem com desgaste, mas pelo tempo uma carro 2001 e bom fazer esta troca pois o anel de vedação já deve ter um certo desgaste o meu eu troquei pois um mecânico acabou com o parafuso do bujão com uma chave de ma qualidade, bujão aqui na minha cidade custou ums R$ 15,00 reais.

Amigos o que seria e bujão e anel de vedação? E onde fica... vou trocar o óleo esse final de semana e já aproveitava e dava uma olhada.

Obrigado.


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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Gionder em 8/12/2015, 16:41

Daniel Girão escreveu:Amigos o que seria e bujão e anel de vedação? E onde fica... vou trocar o óleo esse final de semana e  já aproveitava e dava uma olhada.

Obrigado.

Com toda sinceridade, fico espantando com a quantidade de nomes e apelidos que as diferentes peças ganham. Este é um dos motivos pelos quais o mercado brasileiro é um dos piores do mundo para se trabalhar quando se fala em mecânica automotiva.

Até hoje não entendo direito o que querem dizer com esses dois nomes. Por "bujão", podem estar querendo dizer o reservatório de óleo do motor em si, o próprio cárter. O cárter fica logo abaixo da árvore de manivelas ou vira-brequim e é pelo movimento (alguns por jato) que o óleo respinga nas paredes dos cilindros por dentro e os lubrifica. Por isso a necessidade dos anéis de pistão terem um elemento raspante e um separante (pra não misturar óleo com o que está sendo queimado).

O tal "anel de vedação" deve ser a junta entre cárter e bloco, coisa que não se troca regularmente por simples falta de necessidade. O que também pode ser esse tal de anel é algum componente de vedação na área de dreno do óleo, talvez alguma coisa a ver com o parafuso de drenagem.

Eu só sei que sempre fiz revisões de rotina no meu carro e nunca troquei nada dessas coisas, só afrouxei o parafuso, baixei o óleo, troquei o filtro, fechei o dreno, enchi o filtro com óleo, lubrifiquei a borracha do filtro, instalei e enchi de óleo pela tampa do cabeçote. Sempre ficou perfeito.


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Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
UPs: por enquanto nenhum. Km/l: A 9.4 cidade e 14.1 estrada, G 10.5 cidade e 17.3 estrada

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por kg.neto em 12/12/2015, 20:17

creio que estão falando do "filtro de óleo"..kkkk

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Re: TROCA DE OLEO

Mensagem por Gionder em 13/12/2015, 21:41

kg.neto escreveu:creio que estão falando do "filtro de óleo"..kkkk

Olha, agora que tu falaste nele... Fazendo alguma força, usando bastante a criatividade, alguma mínima semelhança teria os modelos mais comuns de filtro com um verdadeiro "bujão", daqueles de gás de cozinha. O único porém fica pelo nome, que seria "botijão" e não "bujão".


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