originalmente retirado do FordHp, e créditos para
o Autor Cerchiari.
Galera, este tópico originalmente foi criado pela tatirj no Focus Clube. Achei interessante e pedi permissão para postá-lo aqui no FordHP. Peço aos moderadores do Duvidas Técnicas 1 fixar o tópico que é de grande utilidade pra quem está pensando em rebaixar o seu Ford.
"O objetivo desse tópico é abordar os métodos mais usados de rebaixamento, além de reunir relatos de quem realmente já usou algum tipo de rebaixamento, e não o que ouviu dizer. Então, postem apenas o que você usa/usou ou já andou o suficiente para ter uma opinião formada.
Além da opinião de cada um, postem as fotos do carro rebaixado (de preferência de lado, carro inteiro, somente 1 foto do antes e 1 foto do depois 480x360), com Antes / Depois do rebaixamento.
Dessa forma, os membros podem observar as diferenças entre as marcas, como altura, estética, qualidade e conforto, etc...
O itens a preencher são os seguintes:
Tipo: (mola cortada / aquecida, molas progressivas, suspensão fixa, suspensão a rosca, suspensão a ar, entre outras)
Motivo: (performance, estética)
Marca:
Valor: (Fica ao critério do usuário se quer comentar)
Veículo Utilizado: (Marca/Modelo Original/Turbo/Aspirador etc.)
Altura:
Problemas:
Tempo de Uso:
Nota p/ o Conforto: (0 à 10)
Prós e Contras:
Faria de novo:
Rodas (oof set, tala) e Pneus (medidas)
Fotos (Antes/Depois):
Métodos de Rebaixamento
Existem vários métodos de rebaixamento, porém devemos analisar cada um minuciosamente, os prós/contras, a maioria das vezes o barato sai muito mais caro do que você imagina. A suspensão é um dos itens responsáveis pela segurança e o conforto do carro. Qualquer trabalho mal feito e tudo fica comprometido.
Por isso, pense muito bem antes de tomar qualquer decisão que envolva alterações na parte estrutural de seu carro, analise bem as opções, não vá pelo preço mas sim pela qualidade e conceito que a marca ou o método tem no mercado, além das opiniões dos usuários que usam/usaram.
Vou citar os métodos mas usados de rebaixamento, claro que existem outros no mercado/na rua :
Kit de Suspensão
Nesse método de rebaixamento todo conjunto da suspensão é alterado. As molas e os amortecedores são trocados por outros chamados de esportivos, onde as molas tem menos espirais e os amortecedores tem um cursor menor. A vantagem deste tipo de serviço, é o melhor conforto e a melhor estabilidade nas curvas, deixando o carro mais seguro. Temos bons kit’s no mercado, os mais usados pelos amantes de rebaixamento são as marcas : Eibach, Ford Racing, Koni, Bilstein.
Eibach Pro-System-Plus
Ford Racing Lowering Spring Kits
Bilstein PSS 9 Suspension Systems
Amortecedores Preparados Fixos
O rebaixamento consiste em redimensionar o ponto de fixação do telescópio do amortecedor, recalibrar o amortecedor para que fique mais firme ou mais suave, de acordo com o ajuste da suspensão. O carro com amortecedor retrabalhado fica mais macio do que nos outros métodos (aquecimento ou corte), porém requer manutenção periódica nos amortecedores em virtude de seu recondicionamento. Temos boas marcas no mercado como : Eibach, Ford Racing, Koni, Bilstein. Nacionais : Tagg, JJ, Macaulay entre outras.
Suspensão de Rosca
Funciona através do mecanismo de rosca aplicado sobre o amortecedor/telescópio do carro. Este método faz uso de molas reforçadas e amortecedores regressíveis com rosca quadrada (mais resistente) e um banho especial para não enferrujar mantendo as molas sempre fixas no conjunto. Funciona da seguinte forma : ao soltar a rosca a mola é levada para baixo fazendo o carro ser rebaixado, já no processo inverso, subindo a porca (flange) a mola é elevada fazendo com que o carro tenha sua altura suspensa.
Essa levantada/rebaixada feita pelo usuário de suspensão de rosca altera a cambagem do carro, necessitando efetuar uma nova cambagem sempre que alterar a altura do veículo.
Temos boas marcas no mercado como : Eibach, Ford Racing, Koni, Bilstein, Fênix. Nacionais : Tagg, JJ, Macaulay, Castor, entre outras.
Suspensão a ar
O funcionamento da suspensão a ar é feito através de uma bolsa de ar que substitui a mola original do carro. Esta bolsa de ar pode ser inflada (levantando o carro) ou ser murcha (rebaixando o carro). Cada uma das 4 bolsas de ar instaladas no carro são assistidas por um par de válvulas solenóides, uma de entrada de ar, outra de saída de ar. Os comandos de entrada e saída de ar são feitos no interior do carro através de botões ou opcionalmente por controle remoto. O ar utilizado no conjunto é armazenado em um reservatório de ar (cilindro de ar) para mante-lô abastecido basta utilizar um calibrador de pneus (de posto de gasolina) ou através de um compressor elétrico (opcional) que faz a captura do ar.
Molas Esportivas
As molas esportivas são projetadas e fabricadas obedecendo a todos os critérios internacionais das normas de processo e de tolerâncias, tornando o veículo baixo e mantendo as condições de conforto, dirigibilidade e segurança similares às originais!
São molas desenvolvidas para rebaixar o seu carro cerca de +- 3 a 5 cm (dependendo da marca) sem a necessidade de alterar os amortecedores, pois a taxa de compressão da mola esportiva é igual a da Mola original. Porém, algumas marcas de molas esportivas, requerem que se faça uma adaptação no BATENTE. Mas isso vem especificado no manual de cada mola!
Temos boas marcas no mercado como: Eibach, H&R, AGKIT, Cangoorun (Fabrini), Red Coil,.
Em relação ao conforto, assunto muito debatido e cheio de divergências, muitos dizem que o conforto fica igual ao original, e outros dizem que não, eu particularmente de todas as vezes que rebaixei meus carros, sempre perdi um pouco de conforto, o carro fica mas duro, nada desesperador, mas é percebível, até hj em todos os carros que andei rebaixados, incluindo os meus, não descobri um jeito que fique igual ao conforto de um carro original. Mas é importante afirmar que “toda fama tem seu preço”, não tem jeito, e essa não poderia ser diferente, mas devemos levar em consideração que os ganhos com estabilidade e frenagem são consideráveis.
Observe abaixo a diferença do tamanho das molas originais para as Molas Esportivas
Molas Originais
Molas Esportivas.
Eibach
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Cortar as molas
O método é bem simples, a mola é cortada, (solda, esmeril ou outro tipo de equipamento) e a ponta que foi cortada é geralmente encapada com uma mangueira, para evitar possíveis ruídos.
Já usei mola cortada, não é uma boa opção, mas na época não existia mola esportiva para o Escort Zetec, como queria rebaixar, fiquei sem saída, para segurar a pressão coloquei amortecedores preparados, pq usar os originais castiga demais. Hoje eu não aconselho a ninguém a cortar as molas (opinião minha, respeito quem ache bom), pois existe a possibilidade da mola quebrar ou escapar do alojamento na suspensão, comprometendo diretamente a segurança do carro, além de aumentar em demasia o comprometimento dos outros componentes da suspensão (amortecedores, batentes, buchas, rolamentos, etc.).
Comprimir a Mola
As molas são contraídas com a ajuda de um equipamento e são levadas posteriormente para um forno, onde ficam por algum tempo. Depois são retiradas e resfriadas, assim mantem sua compressão. Geralmente as molas são resfriadas em um banho de oléo para serem re-temperadas. O risco de quebra da mola é maior após ela ser aquecida.
Aquecer os elos da Mola
Esse método consiste em aquecer dois ou três elos, fazendo eles se juntarem até encostar uns aos outros. Depois de encostados, eles são soldados para não baterem entre si. Essa técnica deixa o carro até que "macio", se for comparado com o corte das molas. Deve-se tomar muito cuidado nesse serviço pois o aquecimento das molas pode causar destemperamento do metal, alterando assim as condições de tratamento térmico .
Molas c/ kit encolhedor
São kits que juntam alguns elos da mola afim de comprimi-la. Assim a mola é encurtada sem a necessidade de cortar ou aquecer os elos. O processo é simples e rápido, porém, há o risto de quebra do kit devido a constante pressão que a mola exerce para seu funcionamento. O ponto positivo é que tanto a suspensão quanto a mola não é alterada assim quando o kit é retirado o carro volta a sua altura normal. Este método é recomendado para quem quer um carro com a suspensão um pouco mais baixa mas por alguns dias e não em definitivo.
Atenção:
Permitido por lei ?
Os proprietários de veículos rebaixados, que muitas vezes são obrigados a fugir das fiscalizações, poderão sair da clandestinidade. Rebaixar o carro já está liberado, visto o carro do membro FordNeno que esta rebaixado e regularizado junto ao Detran.
Esta em vigor a resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a qual permite as modificações na originalidade dos carros desde que inspecionados por um órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). A resolução 262 do Contran, ainda exige que a nova altura seja especificada no documento do carro, que precisará ser refeito.
A regra vale para suspensão fixa, ou seja, os sistemas móveis, como suspensão de rosca e suspensão a ar continuam proibidos.
Porém, circular com a suspensão rebaixada ou erguida – não regularizada – é uma infração grave. Neste caso, o motorista estará sujeito a pagar uma multa no valor deR$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira.
“RESOLUÇÃO 262 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007
Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do°conforme Decreto n Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
Art. 2º As modificações permitidas em veículos, bem como a exigência para cada modificação e a nova classificação dos veículos após modificados, quanto ao tipo/espécie e carroçaria, para fins de registro e emissão de CRV/CRLV, constam no Anexo desta Resolução.
Parágrafo único: Além das modificações previstas nesta Resolução, também são permitidas as transformações em veículos previstas no 261/07 – CONTRAN, as quais devem ser precedidas de°Anexo II da Resolução n obtenção de código de marca/modelo/versão nos termos nela estabelecidos.
Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.
Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução.
Art. 6º Na modificação da suspensão, não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura.
Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo
Art. 8º .Ficam proibidas:
I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
Art. 14 Fica revogada a Resolução nº 201/06 – CONTRAN.
Art. 15 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º 25/98 –° da Resolução n° a 8°de maio de 2008, quando revogará os artigos 1 CONTRAN e demais disposições em contrário.”
Como fica a questão do Seguro
A decisão do Contran de liberar a alteração na suspensão não mudou a posição da maioria das seguradoras de não fazer a cobertura para os carros com este tipo de alteração, as seguradoras ainda vêem com cautela as normas, já que é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes.
Portanto, carro rebaixado não faz seguro, e caso faça o seguro com a suspensão original e depois da vistoria do seguro rebaixe o carro, se acontecer sinistro (acidente) a seguradora não paga, pois alegam que veículo rebaixado altera as características para qual ele foi projetado, influenciando assim na segurança. Se tiver um carro modificado (suspensão,rodas etc...) a probabilidade de ficar sem o carro e sem a grana da indenização é altíssima.
Pelo que andei lendo sobre o assunto, alguns dizem que as cooperativas fazem seguro de carros rebaixados regularizados no DOC. (se constar no documento). Tb li que a Minas Brasil faz, mas cobra um absurdo de caro.
Notícias :
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL731191-9658,00-CARROS+REBAIXADOS+SO+PODEM+CIRCULAR+COM+AUTORIZACAO+DO+DETRAN.html
http://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-rebaixado-vai-poder-rodar-sem-problemas/
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL427157-9658,00-DONOS+DE+CARROS+REBAIXADOS+JA+PASSARAM+APUROS.html
Conto com a colaboração de todos, para agregar conteúdo ao nosso tópico.