Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+6
Nilton Santos
Ithallo Tanabe
Brenno G. Sousa
tomazsena
Ze_Fernando
Cleyton Ribeiro de Lima
10 participantes

    Vazamento parte de cima do motor

    avatar
    Cleyton Ribeiro de Lima
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 24/09/2012
    Localização : Itumbiara Go

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Cleyton Ribeiro de Lima 28/9/2012, 15:32

    Amigos desculpem o meu total desconhecimento, procurei no fórum e não encontrei nada a respeito.
    Tenho um fiesta sedan 1.0 2007/08, percebi ha alguns dias que há um pequeno vazamento na parte de cima do motor numa peça de borracha de formato cilíndrico, vi que ela é encaixada na tampa das válvulas (espero que seja esse nome mesmo) por meio de uma borracha de vedação. A pergunta é pra que serve essa peça? Qual o risco de estar vazando óleo por ali?
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ze_Fernando 28/9/2012, 16:47

    Cleyton Ribeiro de Lima escreveu:Amigos desculpem o meu total desconhecimento, procurei no fórum e não encontrei nada a respeito.
    Tenho um fiesta sedan 1.0 2007/08, percebi ha alguns dias que há um pequeno vazamento na parte de cima do motor numa peça de borracha de formato cilíndrico, vi que ela é encaixada na tampa das válvulas (espero que seja esse nome mesmo) por meio de uma borracha de vedação. A pergunta é pra que serve essa peça? Qual o risco de estar vazando óleo por ali?

    cara o ideal seria vc especificar melhor onde é o vazamento pra poder ajudar hehehe segue uma foto ai vc fala onde é pra gente te ajudar

    Vazamento parte de cima do motor  1269519853_45813114_6-motor-Zetec-Rocan-16-flex-Brasil-1269519853
    avatar
    Cleyton Ribeiro de Lima
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 24/09/2012
    Localização : Itumbiara Go

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Cleyton Ribeiro de Lima 28/9/2012, 17:27

    Bom consegui achar uma imagem com o motor igual ao meu a peça é essa ai circulada, espero que de para visualizar.



    Vazamento parte de cima do motor  Motorfiesta
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por tomazsena 28/9/2012, 22:18

    Cleyton Ribeiro de Lima, isso daí é o famoso "corta-fogo". Ela serve se suspiro para o motor. E é meio estranho está fazando oleo por ela. Leve em um mecâncio de sua confiança para verificar.

    O meu carro, tem o motor parecido com a foto que Ze-Fernando postou. No lugar daquela peça que você falou, é so uma articulação de ferro, presa nessa borracha de vedaçao.
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ze_Fernando 29/9/2012, 14:00

    bom se tiver vazando pelo "corta-fogo" ou "anti-chama" como tbem é conhecido é pq ja esta na hora de trocar ele pois ele vai acumulando sujeira ate chegar um ponto que começa a vazar oleo pelo fato de estar entupido e aumentar a pressão do oleo fazendo ele subir nela e vazar, algumas pessoas costumam tirar esse anti-chama e lavar ele com gasolina até comprar um novo, o ideal tbem é verificar a mangueira dele e ver se num tem muitos residuos de oleo nela e ja fazer uma limpeza nela tbem.
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por tomazsena 29/9/2012, 14:10

    Boa ze_fernando. Tinha esquecido desse detalhe do entupimento. Pode ser que seja isso.
    avatar
    Cleyton Ribeiro de Lima
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 24/09/2012
    Localização : Itumbiara Go

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Cleyton Ribeiro de Lima 29/9/2012, 15:31

    Ze_Fernando escreveu:bom se tiver vazando pelo "corta-fogo" ou "anti-chama" como tbem é conhecido é pq ja esta na hora de trocar ele pois ele vai acumulando sujeira ate chegar um ponto que começa a vazar oleo pelo fato de estar entupido e aumentar a pressão do oleo fazendo ele subir nela e vazar, algumas pessoas costumam tirar esse anti-chama e lavar ele com gasolina até comprar um novo, o ideal tbem é verificar a mangueira dele e ver se num tem muitos residuos de oleo nela e ja fazer uma limpeza nela tbem.

    Bom amigo acredito que seja isso então, até porque desde que comprei o carro "já faz 2 anos" nunca mandei lavar o motor e não esperava ter de fazer isso tão cedo, pois tenho medo. Mas vou fazer isso mandar dar uma lavada geral no motor e dar uma limpada nesse corta fogo, e ai vamos ver se continua a vazar.

    Valeu ai pela ajuda.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 29/9/2012, 15:52

    Não não...
    Lavar motor não, de jeito nenhum!
    Ele quis dizer, remover a peça do motor e lava-la em outro lugar. Motor, jogou água, queimou...
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ze_Fernando 29/9/2012, 17:59

    Brenno G. Sousa escreveu:Não não...
    Lavar motor não, de jeito nenhum!
    Ele quis dizer, remover a peça do motor e lava-la em outro lugar. Motor, jogou água, queimou...

    isso isso isso isso kkkkkkk tirar a peça fora e lavar ela com gasolina tirando os residuos de oleo velho que vão se acumulando dentro dela, o certo mesmo é trocar por uma nova em alguns carros é bem barato como por exemplo do gol quadrado que custa em média R$ 15,00
    avatar
    Cleyton Ribeiro de Lima
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 24/09/2012
    Localização : Itumbiara Go

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Cleyton Ribeiro de Lima 29/9/2012, 18:10

    Bom amigos sei que é um risco muito grande lavar motor de carro, mas comprei ele há 2 anos e já veio com o motor sujo, e agora com esse vazamento e pelo tempo andando em tudo que é tipo de solo, está mais sujo ainda, tirei umas fotos de como tá mais sinceramente fiquei com vergonha de postar, tá parecendo motor de caminhão velho hauhuauhauh, mas a minha intenção é lavar a peça e o motor para ver se o vazamento parou.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 29/9/2012, 18:39

    Pode postar foto tranquilo!Preocupa não..
    Eu não recomendaria lavar: Porque?
    Tínhamos um Polo Classic Vermelho, 1.8, top de linha. O lava-jato lavou o motor. Moral da história, queimou a central eletrônica. E, por pior que pareça, apos trocar a central, o carro nunca mais foi o mesmo, falhava de tudo que é jeito ai já viu né, não acha o defeito... Você perde o Tzão pelo carro e vende...

    Sabe o que eu fiz no Fiesta? Tinha graxa, óleo, poeira, etc. Usei uma camiseta velha e um balde de agua e fui umedecendo a camiseta e passando. Ficou bem limpo, e seguro.
    Mas desencana disso. Você limpa hoje, amanhã ta sujo, mesmo andando 1 km! Enche de poeira a parte de cima do motor... Infelizmente é assim.
    Mas, se for inevitável lavar, pega saco de lixo impermeável e coloca nas partes eletrônicas, e passa um durex, fita, poe outro saco, mas não deixa uma gota sequer entrar la. Depois, abre o capo e deixa o motor seca ou usa um secador de cabelo mesmo.

    ok? Cuidado...

    Abraços
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ze_Fernando 29/9/2012, 18:54

    eu nunca mandei lava jato lavar motor pois eles jogam muita agua e com pressão e acaba danificando alguma coisa, porem eu mesmo faço em ksa o seguinte: com o motor FRIO compro querosene e coloco nessas bobinhas (que muie usa pra passar roupas) e jogo somente no motor mesmo evitando acertar sensores, conectores e etc... jogo umas duas vezes e vai escorrendo aquele caldo kkkk feito isso coloco sabão em pó em um balde com agua pego um copo e vou jogando apenas onde joguei o querosene ai sim desce aquele caldo bonito de sujeira kkkkk depois ligo a mangueira bem fraquinha e vou enxaguando com muito cuidado e paciencia, terminado deixa o capo aberto pra secar ao sol e o motor fica bem limpinho e nas partes onde naum pode ir muita agua vou com um pano bem de leve. tem um produto que é proprio pra limpeza de motores porem nunca usei é esse

    http://www.miromi.com.br/autoshine-limpa-rodas-e-motor-500ml-linha-batistinha.html
    avatar
    Cleyton Ribeiro de Lima
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 24/09/2012
    Localização : Itumbiara Go

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Cleyton Ribeiro de Lima 30/9/2012, 10:44

    Bom criei coragem e to postando as fotos ai do motor "sujinho" não me critiquem muito, como disse comprei o carro há dois anos e nunca joguei sequer uma agua justamente por medo, mas acho que já ta na hora né.


    Vazamento parte de cima do motor  Dsc04808m



    E essa é a foto do corta fogo sujo de óleo.

    Vazamento parte de cima do motor  Dsc04809b


    Última edição por Cleyton Ribeiro de Lima em 30/9/2012, 14:52, editado 1 vez(es)
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 30/9/2012, 12:16

    Se fosse em Minas, nas roças da vida, tava normal hehehe.
    No dia que eu desmontei o forra da porta do gol Box, saia terra e mais terra e não parava!
    Se for lavar, eu tiraria a bobina, isolaria os cabos de vela, etc.
    Se você levar na CSS eles não lavam pra você não, mesmo cobrando um pouco mais. Se eles queimarem algo, vai ser responsa deles...
    Quem sabe?
    Abraços
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 45
    Localização : Mossoró/RN

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por tomazsena 30/9/2012, 13:11

    Uala. Ta meio sujinho mesmo. Cara, de boa, o motor Zetec Rocam do fiesta não tem tanto problema com agua nao. So toma cuidado com a central da injeção que fica ali por tras do farol do lado do motorista.

    De resto é bem tranquilo. Só não use aquelas maquina de pressão para lavar ele. Use um balde com agua e uma esponja, se quiser pode usar até detergente neutro.

    De 3 em 3 meses eu lavo meu carro, no motor. e nunca tive problemas.

    Fica a seu critério.
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ithallo Tanabe 30/9/2012, 13:17

    É mestre... é hora de dar um jeito nessa situação... tá bem sujo mesmo! =D
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ze_Fernando 30/9/2012, 19:18

    será que esse motor tem salvação??? kkkkkkkkkkkk zueiras a parte a coisa ta bem pior que eu imaginava affraid eu tenho pra mim que pra lavar em casa vai dar um trampo do cão heim, eu seguiria o conselho do Brenno e tentaria na concessionaria Ford e ve quanto eles cobram pra lavar, claro que não deve ser um preço muito camarada porem depois de limpo vc vai mantendo ele, pois essa sujeira toda ai vai ser dificil tirar em casa.
    Nilton Santos
    Nilton Santos
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 497
    Data de inscrição : 15/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Santa Rita/PB

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Nilton Santos 1/10/2012, 07:55

    Aproveitando esse topico, la na primeira foto , tem onde fica os parafusos que fecha o tampão, o meu ta aparecendo oleo nesse parafusos, o que é isso?
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 1/10/2012, 08:08

    Aproveitando esse topico, la na primeira foto , tem onde fica os parafusos que fecha o tampão, o meu ta aparecendo oleo nesse parafusos, o que é isso?

    Tampão? Da uma luz ai Nilton... hehehe
    Nilton Santos
    Nilton Santos
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 497
    Data de inscrição : 15/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Santa Rita/PB

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Nilton Santos 1/10/2012, 08:31

    o meu aparece uns vestigios de oleo em cima da cabeça dos parafusos do tampão. Começou a fazer isso depois que eu vedei bem direitinho o tampão, porque antes molhava pela propria junta do tampão, agora eh os parafusos, pode?
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 1/10/2012, 08:39

    o meu aparece uns vestigios de oleo em cima da cabeça dos parafusos do tampão. Começou a fazer isso depois que eu vedei bem direitinho o tampão, porque antes molhava pela propria junta do tampão, agora eh os parafusos, pode?

    Então Nilton, eu só não estou conseguindo entender onde fica o tampão. Se puder circular na foto la de cima, fica mais fácil. Abraços
    Nilton Santos
    Nilton Santos
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 497
    Data de inscrição : 15/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Santa Rita/PB

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Nilton Santos 1/10/2012, 10:15

    Brenno G. Sousa escreveu:
    o meu aparece uns vestigios de oleo em cima da cabeça dos parafusos do tampão. Começou a fazer isso depois que eu vedei bem direitinho o tampão, porque antes molhava pela propria junta do tampão, agora eh os parafusos, pode?

    Então Nilton, eu só não estou conseguindo entender onde fica o tampão. Se puder circular na foto la de cima, fica mais fácil. Abraços

    Vazamento parte de cima do motor  Parafusosvazando



    pois entao onde fica esses parafusos aqui aparece um mladinho de oleo do motor.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 1/10/2012, 10:20

    E a Dona Junta do Cabeçote! Troquei a minha e parou de vazar. A junta vem furada para passar esses parafusos/prisioneiros. Como pode haver um espaço entre parafuso e junta, com o tempo começa a depositar vapor de óleo ali, condensa, solidifica e vira essa pasta!
    A maioria dos motores, mais "usados" aparece isso. Já vi num Sevel 1.6, no CHT, no Fiesta, No Endura. Acontece.
    Limpa com tiner(será que pode?) os parafusos e vai vendo se aparece mais "borra" por ai.
    Ok?
    Abraços
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Ze_Fernando 1/10/2012, 10:56

    é a junta mesmo que ja foi pro espaço, o bom é comprar um silicone pra juntas tbem e passar quando for montar a nova que evita esses vazamentinhos indesejados. meu antigo Kadett troquei a junta do carter e passei silicone pra alta temperatura e ja tem uns 3 anos e meu tio que me comprou ele ainda esta com o carro e ta 100%.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Brenno G. Sousa 1/10/2012, 11:55

    é a junta mesmo que ja foi pro espaço, o bom é comprar um silicone pra juntas tbem e passar quando for montar a nova que evita esses vazamentinhos indesejados. meu antigo Kadett troquei a junta do carter e passei silicone pra alta temperatura e ja tem uns 3 anos e meu tio que me comprou ele ainda esta com o carro e ta 100%.

    Seria o silicone pra motor a Diesel, aquele marrom?
    è baratissississimo!
    http://www.elastobor.com.br/Adesivo-para-juntas-de-Motor-Diesel-detalhes-16445-477.html

    Conteúdo patrocinado


    Vazamento parte de cima do motor  Empty Re: Vazamento parte de cima do motor

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 17/5/2024, 03:28