Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Mensagem por Gui 31/7/2012, 02:34

    Acabo de comprar um Fiesta e estou estranhando a segunda marcha. Parece haver um buraco entre a primeira e a segunda. Quando tenho que andar a menos de 12km/h, por exemplo para passar por uma lombada, o carro começa a ameaçar morrer, o que me obriga às vezes a usar a embreagem. Algumas vezes (quando não exijo mais da primeira marcha, em vias mais lentas) ele acelera com dificuldade na segunda, até ganhar força, o que demanda paciência. Outra coisa é que na segunda marcha, e na velocidade de uns 15km por hora, eu solto o acelerador e ele continua acelerando sozinho, mantendo a velocidade. Isso é normal? Caso não seja normal, pode trazer algum problema adicional se eu não mandar regular logo? (na minha cidade não tem concessionária) Muito obrigado por suas orientações...
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    Mensagem por Kick Buttowski 17/12/2012, 16:19

    O Câmbio do Fiesta tem por característica própria a relação pesada, é a mesma usada no Focus Duratec.
    Pude ver que alguns falam da vantagem que o Gol tem em certa faixa de rotação, mas apesar do Fiesta tem a relação do Focus Duratec é ele mesmo quem chega aos 180km/h primeiro.
    O EA111 do Gol 1.6 não gira bem, é um motor que aos 6000rpm está com 10kgf.m de torque, ele perde muito depois dos 5000rpm, assim mesmo com o EA113 2.0 (Golf, Jetta).
    O peso do Fiesta é significamente maior do que do Gol, pelo menos 130kg de diferença (Fiesta hatch mais ou menos 1080kg).
    Quando ao engate de marchas eu acho o do Ford melhor, porque eu sei quando a marcha engatou, o Volks não gostei porque além de ser muito mais baixo, o movimento que a alavanca faz é maior... E outros fatores...
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    Mensagem por gustavo 17/12/2012, 16:56

    o Focus duratec da 160 de 3ª e 210 de 4ª

    Eu ja tive fiesta 1.6, o cambio de fato é longo, a 3ª principalmente, mas passa longe do Focus.

    Em relação ao "peso" do engate, sim são parecidos e ótimos, o cambio desses 2 fords são referencia no segmento.
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    Mensagem por kohara 23/12/2012, 22:28

    Como comentado, VW e Honda tem os engates melhores que o Fiesta. A ré dos Ford de fato tem uma manha p/ entrar de prima (embreagem por 3 seg, daí engata a ré; se não sentir o engate e começar a arranhar, muda p/ alguma marcha a frente que a ré entra bem). A alavanca do Fox parecia "chupar" a marcha na hora do engate; o design da alavanca dos Honda é maravilhoso - a alavanca do Fit tem um desenho bem simples e a do new Civic parece estar num pedestal em cima do console. Mas nada muito desabonador para a Ford, ela está acima da média, mas estamos comparando com as referências desse item.

    Porém a relação das marchas do Fiesta dá de 10 a 0 comparando com o Fox que eu tinha antes. A rotação da 4a do Fiesta é a mesma da 5a do Fox. Na estrada a 120km/h, o fox esgoelava a mais de 4000 rpm enquanto que o Fiesta gira bem solto por volta de 3200. Sempre que pegava estrada de Fox procurava uma 6a marcha, na cidade era uma marcha atrás de outra. Me sentia dirigindo um carro do Velozes e Furiosos de tanta troca que o motor pedia. O Fiesta é uma tranquilidade nesse sentido, na cidade 1a a 4a, na estrada, 5a marcha e o motor gira tranquilo. Mas tb acho que o buraco da 2a p/ a 3a mata um pouco a arrancada, porém ela possibilita ultrapassar caminhão na estrada sem trocar de marcha (em 3a, o Fiesta vai a quase 140km/h, no Fox a 3a corta a menos de 120, o que exige uma troca no meio desse processo).
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    Mensagem por Paulo Andrade 23/12/2012, 22:56

    Esse 1.6 é um demonho..
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    Mensagem por Kick Buttowski 24/12/2012, 12:51

    O Focus Duratec tem quase a mesma relação do Fiesta 1.6.
    Rapaz, eu acho interessante o câmbio do Fiesta 1.0, a rotação não cai muito, não existe aquele buraco igual o 1.6 tem.
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    Mensagem por gustavo 24/12/2012, 13:40

    kohara escreveu:Como comentado, VW e Honda tem os engates melhores que o Fiesta. A ré dos Ford de fato tem uma manha p/ entrar de prima (embreagem por 3 seg, daí engata a ré; se não sentir o engate e começar a arranhar, muda p/ alguma marcha a frente que a ré entra bem). A alavanca do Fox parecia "chupar" a marcha na hora do engate; o design da alavanca dos Honda é maravilhoso - a alavanca do Fit tem um desenho bem simples e a do new Civic parece estar num pedestal em cima do console. Mas nada muito desabonador para a Ford, ela está acima da média, mas estamos comparando com as referências desse item.

    Porém a relação das marchas do Fiesta dá de 10 a 0 comparando com o Fox que eu tinha antes. A rotação da 4a do Fiesta é a mesma da 5a do Fox. Na estrada a 120km/h, o fox esgoelava a mais de 4000 rpm enquanto que o Fiesta gira bem solto por volta de 3200. Sempre que pegava estrada de Fox procurava uma 6a marcha, na cidade era uma marcha atrás de outra. Me sentia dirigindo um carro do Velozes e Furiosos de tanta troca que o motor pedia. O Fiesta é uma tranquilidade nesse sentido, na cidade 1a a 4a, na estrada, 5a marcha e o motor gira tranquilo. Mas tb acho que o buraco da 2a p/ a 3a mata um pouco a arrancada, porém ela possibilita ultrapassar caminhão na estrada sem trocar de marcha (em 3a, o Fiesta vai a quase 140km/h, no Fox a 3a corta a menos de 120, o que exige uma troca no meio desse processo).

    e ainda assim, o fiesta anda mais, imagina com cambio curto do ka xr Twisted Evil

    a 3ª do focus SVT vai até quase 140 tb e a 4ª a 180, é meu proximo up.
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    Mensagem por Gionder 4/1/2013, 01:29

    Up! Feliz natal e ano novo atrasado aí pra galera.

    A 3ª no meu pega 140 e ainda sobra giro. De 4ª, percebi uma coisa interessante.

    Na gasolina, "falta" motor pra passar dos 180. Já de álcool, bate no limitador a 190 e lá fica se deixar (nunca tentei o que o pessoal diz de esticar toda 4, botar 5ª, depois reduzir e repetir o processo 3x que o limitador cai).

    Quanto ao buraco de 2a pra 3a... Realmente é chato. Experimenta trocar bem rápido com o pé em baixo. Ajuda bastante.

    Eu sei que o cambio do fiesta é bem longo, mas mesmo assim eu gostaria de uma 6ª marcha pra estrada. Imagina ficar a 120 girando só 2500rpm? Delícia! Mega-economico.
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    Mensagem por Hugo Sena 4/1/2013, 02:35

    Por isso uso a caixa da Eco no lugar do meu Fiesta.....
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    Mensagem por Gionder 4/1/2013, 15:16

    Hugo Sena escreveu:Por isso uso a caixa da Eco no lugar do meu Fiesta.....

    que que muda da caixa da eco pro fiesta?
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    Mensagem por Hugo Sena 4/1/2013, 15:39

    Relação......curta!
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    Mensagem por Timerman 4/1/2013, 20:19

    Entre Ford e VW prefiro a Ford, os engates são precisos e nada de ter alavanca para cima (vide Fiat, GM) ou a única para baixo (VW) da ré.

    Mas para o dos piores para engatar são JAC, Chery... Fora do contexto
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    Mensagem por Gionder 5/1/2013, 13:46

    Hugo Sena escreveu:Relação......curta!

    não acho que seja a melhor coisa a fazer. Cambio longo é ótimo pra viagens (território nativo do Fiesta rocam).

    se tivesse como trocar as engrenagens de uma caixa pra outra (acredito que dê) aí seria uma questão de trocar todas e só deixar a 5ª do Fiesta, pra rodar mansinho na estrada.
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    Mensagem por gustavo 5/1/2013, 18:32

    é q vc n brinca igual eu e o hugo, pra nós é "saudável" um cambio mais curto =p
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    Mensagem por Gionder 5/1/2013, 19:09

    tu que acha. Eu treino a "aeróbica" do meu Fiesta sempre que posso. O bixo parece gostar de girar e dar um alô pro limitador de rotação.

    Estrada pra mim só vale se estiver a 140. Fico de olho pra fiscais de transito pra poder dar umas esticadinhas.

    Tanto é que eu sei de cór a quanto corta as marchas do meu xD
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    Mensagem por gustavo 5/1/2013, 19:34

    rsrsrs então vc tb iria curtir um cambio mais curto man.

    e sobre o corte, eu concordo, tb ja tenho uma redline nos ouvidos hehehe.
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    Mensagem por Hugo Sena 6/1/2013, 00:17

    Gionder escreveu:tu que acha. Eu treino a "aeróbica" do meu Fiesta sempre que posso. O bixo parece gostar de girar e dar um alô pro limitador de rotação.

    Estrada pra mim só vale se estiver a 140. Fico de olho pra fiscais de transito pra poder dar umas esticadinhas.

    Tanto é que eu sei de cór a quanto corta as marchas do meu xD

    Pegue um Fiesta com câmbio de Eco e um normal...os dois carros com as mesmas especificações de motor.....
    Bora ver quem chega no limite de 190km/h primeiro.....esse é o intuito da caixa curta......ela atinge os mesmos 190km/h..mas com o rpm lá em cima....ñ com akela sobra td que o Fiesta stock tem...
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    Mensagem por Gionder 6/1/2013, 13:19

    Hugo Sena escreveu:
    Gionder escreveu:tu que acha. Eu treino a "aeróbica" do meu Fiesta sempre que posso. O bixo parece gostar de girar e dar um alô pro limitador de rotação.

    Estrada pra mim só vale se estiver a 140. Fico de olho pra fiscais de transito pra poder dar umas esticadinhas.

    Tanto é que eu sei de cór a quanto corta as marchas do meu xD

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    Sim, sim... Não sou totalmente leigo em mecânica. Eu só sou um pouco mais, digamos, "consciente". Como eu uso o carro no dia-a-dia, ficaria impraticável modificar ele, correndo o risco de comprometer a confiabilidade, consumo e até me incomodar com os documentos. Mas não se engane, vontade eu tenho. Por mim, eu botava um supercharge Eaton dos MB C-300 e reprogramava a central.
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    Mensagem por Hugo Sena 6/1/2013, 13:22

    Show.....mas problemas com documentos não tem com o câmbio novo...integridade do conjunto permanece ótima...já o consumo.....
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    Mensagem por gustavo 6/1/2013, 13:56

    se bem montado pode ter certeza que a confiabilidade continua, o importante é colocar o lubrificante correto após a troca das engrenagens.
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    Mensagem por Hugo Sena 6/1/2013, 14:00

    No meu eu troquei a cxa td....
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    Mensagem por ayresd 27/1/2013, 17:53

    Boa tarde pessoal,

    Na minha primeira postagem por aqui, vou pedir uma ajudinha de vocês..

    Vou pegar um fiesta supercharger 2004 do meu pai, mas estamos com um problema na aceleração / retomado do carro.. na saída e em baixa o carro desenvolve tranquilinho, mas se precisar de um arranque mais forte para uma ultrapassagem, por exemplo, o carro simplesmente não anda.. o RPM vai lá em cima mas o carro custa a pegar velocidade e ele até dá uma sensação de como se o carro estivesse "amarrado" e parece dar uma "tremida" de leve se tentar forçá-lo.

    Alguém tem uma idéia? Poderia ser problema na embreagem? Ou no câmbio propriamente dito?

    O conjunto de ignição (vela, cabo, etc..) estão ok.
    Pressão da bomba de combustível ok.
    E até onde sei foi feito um "scan" na injeção e não apontou problemas.

    Outra coisa é que meu pai disse que a embreagem tá "baixa" tá quase colada no assoalho.

    Desculpem por algo que eu tenha dito sem nexo, é que som bem leigo e agora que tô pegando o primeiro carrinho que estou procurando me interar..rs =p
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    Mensagem por Gionder 27/1/2013, 18:55

    ayresd... vc mesmo já respondeu seu problema. A embreagem está gasta. Está "patinando".

    Se o giro sobe e o carro não desenvolve, então a potencia não está chegando nas rodas. Isso pode ser uma série de fatores, mas você já exclui quase todos dizendo que a embreagem está baixa.

    Procure um jogo novo de embreagem e faça a troca o mais rápido possível. Em geral, a peça sozinha gira em torno de R$300 e R$500. A mão de obra não deve ser muito mais que R$100.
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    Mensagem por Paulo Andrade 27/1/2013, 19:28

    Deve ser a embreagem que tá indo pro espaço só é comprar um kit original e só alegria..
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    Mensagem por gustavo 27/1/2013, 20:10

    embreagem brother...

    precisa fazer toda a manutenção preventiva... e no seu caso, é bom tb trocar o oleo da DH (oleo correto ein).

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