Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+17
Ze_Fernando
Master Fiesta
piaui
souzaflash
sergio crispim
Salomão
SergioDF
Opteron
gnascimento
Ithallo Tanabe
alexandre oliveira
Roberson
wvproducoes
Lek
tomazsena
nlujr
felipegabriel
21 participantes

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Convidad 29/7/2011, 10:35

    De vez em quando aparecem proprietários de Fiesta/Ka Rocam em nosso fórum reclamando de barulhos como 'tec tec tec tec' principalmente ao ligar o carro pela manhã. Um de nossos usuários, resolveu o problema trocando o tensionador da corrente de comando de seu Fiesta. Veja como ele procedeu a troca:

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam 01-rocam-tensionador

    1 >> O tensionador é um "parafusão" de cabeça sextavada que está entre o cabo de vela do primeiro cilindro e a vareta de óleo. Primeiro é necessário retirar o tubo da vareta de óleo do caminho, pois ele impede que o tensionador seja retirado.

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam 02-rocam-tensionador

    2 >> Com uma chave de boca 27mm você retira o tensionador fazendo força para o lado do hidrovácuo do freio. Vai vazar óleo dele, então é melhor colocar um pouco de jornal debaixo do carro para não sujar a garagem. Não se preocupem pois vaza tão pouco óleo que nem abaixa o nível. Vale lembrar que eu fiz isso de manhã quando o motor estava frio.

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam 03-rocam-tensionador

    3 >> Estes são os dois tensionadores. O novo custou R$45,00 e é tão simples fazer a troca que não vale a pena manter o carro na oficina. Coloque a peça nova com a mão, para evitar que ela entre com a rosca mal posicionada, e você vai sentir que ela encosta em alguma coisa.

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam 04-rocam-tensionador

    4 >> Depois de apertar o novo tensionador no lugar lembre-se de recolocar o tubo da
    vareta de óleo no lugar. Ao ligar o motor ele faz uma barulhão feio ainda com o motor de arranque girando, mas alguns segundos depois da partida o ruído do motor se estabiliza e pornto! Seu Zetec RoCam tá novo.

    Dica do site leitor GT_Player - gustavof@inatel.br
    felipegabriel
    felipegabriel
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 509
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 33
    Localização : joinville sc

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por felipegabriel 29/7/2011, 12:10

    huhu sempre aprendendo!
    avatar
    nlujr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 31
    Data de inscrição : 30/06/2011
    Localização : fortaleza

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por nlujr 4/8/2011, 20:25

    quando eu não entendia de nada o cara me cobrou 150 reais pra fazer
    ehe
    toda vida qpenso fico arrependido
    depois eu fiquei olhando e vi q era so um parafuso atras do motor
    foi *!!!
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por tomazsena 4/8/2011, 22:30

    boa toreto. Eu fiz a troca do meu em fevereiro do ano passado usando esse tuto que vi em outro site.

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Convidad 5/9/2011, 10:43

    Fiz esse tutorial ontem e acabou o tec-tec...uuuhuuuullllll
    Lek
    Lek
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1114
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 37
    Localização : Uberlandia

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Lek 5/9/2011, 10:49

    pena no Endura não ser tão simples..
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Convidad 5/9/2011, 10:54

    Eu sei bem como é isso...só pra limpar o atuador da marcha lente tive que entrar dentro do motor...rsrsrs

    Mk3 é tudo diferente...rsrsrs
    avatar
    wvproducoes
    Destaque
    Destaque


    Mensagens : 350
    Data de inscrição : 14/06/2011
    Idade : 36
    Localização : Guaranésia-MG

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por wvproducoes 6/9/2011, 06:16

    endura é * , tem que abrir parte do motor retirar carter
    Roberson
    Roberson
    CFC Auto-Escola
    CFC Auto-Escola


    Mensagens : 268
    Data de inscrição : 18/08/2011
    Idade : 43
    Localização : Curitiba/PR

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Roberson 7/9/2011, 10:02

    O MEU ESTA COM ESTE TEC TEC TEC QUANDO LIGO PELA MANHA, VOU FAZER A TROCA E VER SE RESOLVE......MUITO BOM O TUTORIAL TORETO PARABENS..
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Convidad 7/9/2011, 10:31

    Valeu amigo
    alexandre oliveira
    alexandre oliveira
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 1015
    Data de inscrição : 27/11/2011
    Idade : 48
    Localização : rio de janeiro/ campo grande

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por alexandre oliveira 29/11/2011, 20:33

    Arrow gostei, quanto tempo para trocar a corrente do comando
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Ithallo Tanabe 29/11/2011, 21:40

    Parabéns Toreto pelo tuto!! Muito bom mesmo!
    avatar
    gnascimento
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 18/04/2012
    Localização : recife

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por gnascimento 19/4/2012, 02:30

    valeu pela informação,assim que comprar a peça vou instalar.
    Opteron
    Opteron
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 108
    Data de inscrição : 31/01/2012
    Idade : 33

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Opteron 6/7/2012, 11:12

    O meu motor com 80.000 esta fazendo um "trec trec trec" nas valvulas, quando desce o giro...
    Aqui em porto alegre só o parafuso custa R$110,00 nas ccs.
    To pensando em remove-lo, limpa-lo, verificar a atuação da mola e reinstalar.
    Caso não tenha sucesso, vou fabricar um igual!

    Abraço
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por tomazsena 6/7/2012, 14:29

    Opteron escreveu:O meu motor com 80.000 esta fazendo um "trec trec trec" nas valvulas, quando desce o giro...
    Aqui em porto alegre só o parafuso custa R$110,00 nas ccs.
    To pensando em remove-lo, limpa-lo, verificar a atuação da mola e reinstalar.
    Caso não tenha sucesso, vou fabricar um igual!

    Abraço

    Da um pouquinho de trabalho fazer um desses igual. Ele tem uma mola interna, mais o que segura ele esticado no lugar mesmo é a pressão do óleo. Se voce verificar, ele tem uma abertura na cabeça do "parafuso" na parte de dentro, e tem uma saida(furo) na ponta dele. Por onde o óleo circula. Uma boa seria testar a pressao de óleo do seu carro.

    Se o tensor de seu carro não for o original da FORD, pode ser que esse seja o problema, Tensores paralelos como a marca Aplic, tem esses furos por onde o oleo circula muito grande, com isso nao se tem pressão necessaria e a corrente fica trabalhando folgada. Da uma verificada nisso ok?
    Opteron
    Opteron
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 108
    Data de inscrição : 31/01/2012
    Idade : 33

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Opteron 6/7/2012, 15:48

    Show... eu já estava pesquisando aqui um da aplic por 75,00 reais.
    O tensionador parece ser zero ainda, pois não tem marca de chave.
    Como eu testo a pressão óleo? Quanto deve ser a pressão original?

    Abraço
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por tomazsena 6/7/2012, 17:41

    [quote="tomazsena"]
    Opteron escreveu:Show... eu já estava pesquisando aqui um da aplic por 75,00 reais.
    O tensionador parece ser zero ainda, pois não tem marca de chave.
    Como eu testo a pressão óleo? Quanto deve ser a pressão original?

    Abraço

    A pressão do óleo deve ser de 3 bar a 880rpm e 5,5 bar a 2000rpm. Existe um sensor da pressão do óleo, o que alguns chamam de cebolinha, ela fica localizada por baixo do coletor de admissão do carro. para se testar a pressão, esse sensor é retirado e é colocado um Manometro.
    SergioDF
    SergioDF
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 04/03/2012
    Idade : 40
    Localização : DF

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por SergioDF 20/7/2012, 12:36

    Alguém sabe me falar qual a vida útil desse tensionador?
    Opteron
    Opteron
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 108
    Data de inscrição : 31/01/2012
    Idade : 33

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Opteron 23/7/2012, 16:56

    Por mim deveria durar a vida toda!
    Para custar 100 pila...
    Com as manutenções em dia e com produtos adequados. Deve durar bastante. Porque o unico desgaste natural seria da mola, que ainda por cima exerce força quase que estática, somente nas partidas quando o óleo desceu ele vai atuar.

    Abraço

    avatar
    Salomão
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 13/08/2012
    Localização : Curitiba - Pr

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Quem procura acha , , soluções

    Mensagem por Salomão 16/8/2012, 17:22

    Obrigado pela dica, o meu estava resecado e ainda não estava danificado, , tirei limpei e já melhorou uns 95%, , beleza
    avatar
    sergio crispim
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 05/10/2012
    Localização : fortaleza

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty barulho no tensor da corrente

    Mensagem por sergio crispim 5/10/2012, 20:48

    Razz Razz o meu é um fiesta 97/98 endura e ta com um barulho no tensor da corrente, como faço pra troca-lo
    avatar
    souzaflash
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 29/10/2012
    Localização : BAHIA

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por souzaflash 29/10/2012, 01:09

    Opa Pessoal !

    Meu motor está com 60 mil rodados.

    Segundo o mecãnico devo trocar a corrente de comando, será que trocando o tensionador resolve?

    Pois para trocar a corrente de comando vou gastar uns R$ 400,00.

    Alguém sabe a vida útil média do tensionador e da corrente de comando em si?
    avatar
    souzaflash
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 29/10/2012
    Localização : BAHIA

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por souzaflash 31/10/2012, 12:50

    Pessoal, aqui na concessionária FORD este tensionador custa R$ 140,00 e demora cerca de 20 dias para chegar.

    Achei no mercado livre por R$ 70,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445219687-tensionador-da-corrente-rocam-original-unidade-_JM#
    avatar
    piaui
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 02/11/2012
    Localização : df

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por piaui 2/11/2012, 13:56

    Galera, meu fiesta 1.0 de 2008, também fez esse barulho (tec tec..) só que não ligou o carro. Será que o problema é o tensionador ou pode ser velas e cabos? Grato.
    avatar
    souzaflash
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 29/10/2012
    Localização : BAHIA

    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por souzaflash 7/11/2012, 10:36

    Pessoal, a corrente estava batendo.

    Motor com 60 Mil rodados.

    Troquei o tensionador e o barulho acabou.

    Excelente dica deste post.

    Pois eu iria gastar uns 400,00 para trocar todo o Kit.

    Conteúdo patrocinado


    Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam Empty Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 09:07