1 >> O tensionador é um "parafusão" de cabeça sextavada que está entre o cabo de vela do primeiro cilindro e a vareta de óleo. Primeiro é necessário retirar o tubo da vareta de óleo do caminho, pois ele impede que o tensionador seja retirado.
2 >> Com uma chave de boca 27mm você retira o tensionador fazendo força para o lado do hidrovácuo do freio. Vai vazar óleo dele, então é melhor colocar um pouco de jornal debaixo do carro para não sujar a garagem. Não se preocupem pois vaza tão pouco óleo que nem abaixa o nível. Vale lembrar que eu fiz isso de manhã quando o motor estava frio.
3 >> Estes são os dois tensionadores. O novo custou R$45,00 e é tão simples fazer a troca que não vale a pena manter o carro na oficina. Coloque a peça nova com a mão, para evitar que ela entre com a rosca mal posicionada, e você vai sentir que ela encosta em alguma coisa.
4 >> Depois de apertar o novo tensionador no lugar lembre-se de recolocar o tubo da
vareta de óleo no lugar. Ao ligar o motor ele faz uma barulhão feio ainda com o motor de arranque girando, mas alguns segundos depois da partida o ruído do motor se estabiliza e pornto! Seu Zetec RoCam tá novo.
Dica do site leitor GT_Player - gustavof@inatel.br