Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+3
mecanicoase
Paulo Andrade
Fernabr
7 participantes

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 18/11/2013, 00:44

    Pessoal,

    Tenho um fiesta 2005 1.6 flex..ele algum tempo atras queimou a junta do cabeçote..

    fiz todo o serviço..porem acabei fazendo a besteira de colocar a carcaça da valvula termostatica paralela...
    tive que troca la uma 03 vezes estava rachando...e o carro ficava aquecendo...

    depois que me irritei comprei o kit original que vem a valvula e a carcaça (um roubo o preço)..
    achando que ia resolver o problema o carro voltou a esquentar..

    retornei com o carro no mecanico, foi identificado que precisaria trocar a bomba de combustivel..
    troquei também...pensei comigo...agora resolvi..nada..

    na semana passada o carro me deixou na mao...esquentou e estou a tampa do reservatorio..
    fui pra casa guinchado...

    levei em outro mecanico..foi feito a troca da tampa..e o carro funcionou normalmente na
    mao dele...

    fui rodar esse final de semana...quando ligo ele de manha ele funciona normal liga e desliga
    a ventoinha..

    porem no decorrer do dia...o carro liga o 2º estagio da ventoinha e nao desliga de jeito
    nenhum e a temperatura passa do meio..

    o que é mais estranho que nessa situação...acelera o carro acima dos 3000 rpm..
    ai a ventoinha desliga...porem depois volta a ligar alta novamente..

    nao sei mais o que fazer...coloquei as peças originais e o carro nao volta
    mais ao normal...estou muito desanimado...
    Paulo Andrade
    Paulo Andrade
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 4636
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Paulo Andrade 18/11/2013, 01:50

    Poxa cara, mais que droga hein..
    Infelizmente eu não sei o que tá acontecendo.. Mas vamos esperar os colegas..
    mecanicoase
    mecanicoase
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 11/11/2013
    Localização : Bayeux

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por mecanicoase 18/11/2013, 10:02

    Ja olhou a bomba dagua. A bomba dagua desse veiculo tem o rotor de plastico e pode ser que tenha quebrado uma palheta ou tenha soltado do eixo (e raro mas acontece).

    da um retorno quando resolver.
    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 18/11/2013, 10:05

    Nessa ultima vez q levei no mecanico..foi checado a bomba d agua e estava sem defeito..
    mecanicoase
    mecanicoase
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 21
    Data de inscrição : 11/11/2013
    Localização : Bayeux

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por mecanicoase 18/11/2013, 10:11

    Foi removido a bomba para dar uma olhada ou apenas externamente, se foi removida e constatado que ta ok , eu te pergunto foi retirado o ar do sistema quando feito o reparo . Se tiver borbulhado o reservatorio de expansao ou aumentado de nivel (de a partida e verifica com o motor frio e sem a tampa) e provavel que tenha queimado a junta do cabeçote.


    Última edição por mecanicoase em 18/11/2013, 10:25, editado 1 vez(es)
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Ze_Fernando 18/11/2013, 10:16

    é dificil falar sem ver o carro, o que leva um carro a ferver normalmente são bomba d'agua, valvula termostatica, sensor de temperatura e ar no sistema. algumas pessoas acham que quando é esgotado a agua basta colocar e pronto e não é assim. no Fiesta tem um dreno no radiador e quando vai encher o sistema de agua deve ser sangrado lá ou a agua não vai circular como deve. um dia fui socorrer um amigo e ele tinha acabado de sair da oficina e o infeliz do mecanico tinha ligado o fio da ventuinha invertido e ela estava soprando ao inves de puxar o ar quente.
    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 18/11/2013, 10:54

    Foi retirado a bomba d agua para checar...agora boa pergunta se ele tirou o ar do sistema, meu pai q acompanhou..vou fazer esse teste da partida frio sem a tampa..
    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 18/11/2013, 10:58

    Hj peguei um transito danado o carro se comportou normal..quando cheguei no servico quando fui parar, o 2 estagio da ventoinha foi acionada, porem acabou desligando sozinha..muito estranho o carro esta ocilando muito...
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Ithallo Tanabe 18/11/2013, 21:22

    Já checou o sensor de temperatura?
    Com o carro ligado e já com a temperatura no meio, desligue esse sensor e a ventoinha tem que armar imediatamente e após algum curto tempo abrir a passagem de água para a mangueira que vai para o radiador, você detecta isso colocando a mão na mangueira e sentindo o calor nela...
    Se a ventoinha disparar e não passar água para essa mangueira, resolvido, válvula termostática, troca com a carcaça nova também!
    Se a ventoinha não disparar o problema está no sensor de temperatura...

    Espero que tenha ajudado, qualquer coisa vai avisando!
    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 18/11/2013, 21:52

    Ithallo Tanabe escreveu:Já checou o sensor de temperatura?
    Com o carro ligado e já com a temperatura no meio, desligue esse sensor e a ventoinha tem que armar imediatamente e após algum curto tempo abrir a passagem de água para a mangueira que vai para o radiador, você detecta isso colocando a mão na mangueira e sentindo o calor nela...
    Se a ventoinha disparar e não passar água para essa mangueira, resolvido, válvula termostática, troca com a carcaça nova também!
    Se a ventoinha não disparar o problema está no sensor de temperatura...

    Espero que tenha ajudado, qualquer coisa vai avisando!
    Entao Ithalo..

    Eu comprei o Kit valvula/carcaça completo na Ford...(original)

    o sensor de temperatura que vc diz é o que fica junto com a valvula e a carcaça, que fica preso com uma presilha?
    caso positivo, farei o teste, o que achei estranho que o mecanico passou cola e colou o sensor na carcaça,
    ja que ele veio como se tivesse com jogo...so falta ele ter feito alguma cagada ter colado...

    o sensor ele fica separado da carcaça?vende separado?caso sim pode ser que ele colou o encaixe que tem
    na valvula para encaixar o sensor.
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Ithallo Tanabe 18/11/2013, 22:45

    É esse sim! ele é vendido separadamente e não deve ser colado na carcaça! Mas você pode desplugar pra fazer o teste!
    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 18/11/2013, 23:24

    Ithallo Tanabe escreveu:É esse sim! ele é vendido separadamente e não deve ser colado na carcaça! Mas você pode desplugar pra fazer o teste!
    outra coisa importante que todas as mangueiras que estao ligadas na carcaça da valvula, ficam muito quentes so de encostar ja queima a mão, a mangueira que é ligada na válvula termostatica, esquenta mas nao como as demais da pra aperta la normalmente diferente das outras, isso é normal ou não?
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Ithallo Tanabe 19/11/2013, 00:29

    Não é normal! Ela fica quente mesmo e não morna!
    geovbiten
    geovbiten
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 360
    Data de inscrição : 16/09/2011
    Idade : 50
    Localização : Jaraguá do Sul/SC

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por geovbiten 19/11/2013, 13:28

    Prezado

    Tive um supercharger que tinha exatamente o mesmo problema.

    O meu supercharger tinha 180mil km, ano 2004, e tinha que trocar a bomba de agua. Com o tempo as aletas da bomba se desgastam.
    O seu deve esquentar bastante se voce tentar andar em alto giro no centro ou em alta velocidade em dias muito quente.
    Nessa quilometragem pense tambem em trocar as vedações, senão começa a vazar por tudo quanto é canto. O selo tambem entra na lista.
    O meu supercharger tambem troquei a valvula termostatica com o corpo. Ele praticamente desmanchou quanto tirei ele.
    Esse foi o mesmo diagnostico fornecido pelo meu cunhado que se formou mecanico de automoveis e trabalha em automecanica.

    Normalmente a mangueira que volta do radiador é um pouco mais fria. Verifique quando ele esquentar se o retorno para o tanque de agua esta fluindo normalmente. O meu supercharger era meio fraco comparado ao fiesta do meu sogro. Portanto, descobrimos que era a bomba de agua. Era a unica coisa que faltava. Nem meso deixando o sistema de ventilação ligado direto ele resfriava. O certo é trocar a bomba de agua com 80mil km. Aproveita se trocar e faz uma lavação interna e verifique se o mecanico coloque o fluido de radiador puro, concentrado e depois coloca agua. Não coloque os que ja vem misturado. Tome cuidado para não sair andando direto. deixe abrir o segundo estagio da valvula para completar o nivel de agua senão voce vai ficar na estrada. Deixe o carro parado para ligar o segundo estagio.


    Espero ter ajudado.


    Fernabr escreveu:Pessoal,

    Tenho um fiesta 2005 1.6 flex..ele algum tempo atras queimou a junta do cabeçote..

    fiz todo o serviço..porem acabei fazendo a besteira de colocar a carcaça da valvula termostatica paralela...
    tive que troca la uma 03 vezes estava rachando...e o carro ficava aquecendo...

    depois que me irritei comprei o kit original que vem a valvula e a carcaça (um roubo o preço)..
    achando que ia resolver o problema o carro voltou a esquentar..

    retornei com o carro no mecanico, foi identificado que precisaria trocar a bomba de combustivel..
    troquei também...pensei comigo...agora resolvi..nada..

    na semana passada o carro me deixou na mao...esquentou e estou a tampa do reservatorio..
    fui pra casa guinchado...

    levei em outro mecanico..foi feito a troca da tampa..e o carro funcionou normalmente na
    mao dele...

    fui rodar esse final de semana...quando ligo ele de manha ele funciona normal liga e desliga
    a ventoinha..

    porem no decorrer do dia...o carro liga o 2º estagio da ventoinha e nao desliga de jeito
    nenhum e a temperatura passa do meio..

    o que é mais estranho que nessa situação...acelera o carro acima dos 3000 rpm..
    ai a ventoinha desliga...porem depois volta a ligar alta novamente..

    nao sei mais o que fazer...coloquei as peças originais e o carro nao volta
    mais ao normal...estou muito desanimado...
    geovbiten
    geovbiten
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 360
    Data de inscrição : 16/09/2011
    Idade : 50
    Localização : Jaraguá do Sul/SC

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por geovbiten 27/11/2013, 05:47

    Vai o link ai.
    avatar
    Fernabr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/12/2012
    Localização : São Paulo

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Fernabr 28/11/2013, 00:27

    geovbiten escreveu:Vai o link ai.
    obrigado pela ajuda..

    o mecanico tirou a bomba d'agua e ela estava ok...

    vou dar uma olhada no radiador...

    o carro continua instavel...de manha quando vou trabalhar a temperatura nao passa do meio...
    quando volto pra casa...estaciono o carro e abro o capo..para verificar..

    a mangueira que sai da valvula termostatica e vai para o radiador esta morna...e as
    demais super quente...o carro fica com a ventoinha acionada...direto...depois
    de 05 minutos...o 2º estagio da ventoinha liga e a temperatura passa do meio...
    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Ithallo Tanabe 28/11/2013, 16:57

    Amigo... vc fez o teste que eu falei, se está morna, é pq a válvula não está abrindo! Pra testar o radiador, basta desligar o sensor de temperatura que ele automaticamente vai começar a funcionar!
    eu apostaria na válvula... aquecimento é um problema corriqueiro em fiesta... se não usar uma válvula de boa marca, vai ficar trocando direto! dá uma checada com seu mecânico! Abraço e boa sorte aí!
    marcelo Prado
    marcelo Prado
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 10/04/2013
    Idade : 39
    Localização : Piracicaba sp

    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por marcelo Prado 28/11/2013, 19:52

    Ola amigo o meu estava na mesma situação o problema estava no sistema de ar quente, na valvula termostatica tem duas entrada. sendo que uma a agua vai para dentro do carro para aquecer o ar, e a mesma volta para a valvula,dentro do painel tem um mine radiador e ele com o tempo entope, então vc compra uma mangueira que parece a letra u e coloca nessa duas entrada e vai ficar desativado o seu ar quente e a agua vai rodar normal e a ventoinha tambem.

    Conteúdo patrocinado


    Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo) Empty Re: Nao Aguento Mais (Motor Aquecendo)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 06:55