por Filipe S 20/2/2013, 13:56
Breno, ontem eu me deparei com outro motor que já rodou e muito, por coincidência era ouro GM 2.0 mas dessa vez um Monza 96. Se vc visse as camisas dos pistões vc diria que o carro rodou no máximo 100 mil km e com manutenção impecável. Ele era dos donos de uma CC Chevrolet de BH e tinha a manutenção muio bem cuidada, porém a pouco tempo o atual dono desse Monza estava parado num posto e chegou 2 caras e disseram: "AH ELE AI GENTE!!!" O dono do carro estranhou e o cara que disse isso percebendo o tanto que o dono do carro estranhou explicou: "Esse Monza era dos donos da Jorlan, ficou lá muito tempo. Eu ia com ele de BH para Goias no minimo 1x ao mês levando uma carretinha com 2 cavalos em cima, só comigo ele virou a km do painel 2x" (no caso do Monza da 200 mil km). Na hora o dono desse carro pensou, "tô fud... daqui a pouco esse motor vai pro espaço. Depois de um tempo ele começou a dar um pouco de fumaça e baixar óleo, tiramos o cabeçote e retificamos ele, por via das duvidas fomos chegar as camisas para ver se compensava fazer tudo de uma vez foi impressionante, o desgaste era coisa minima com relação a km alta do carro.
Logico que estrada come menos o carro do que cidade, mas na estrada em média tbm o motor trabalha em rotações mais altas do que na cidade. Onde quero chegar com esse post??? Não quero te induzir a dirigir de uma forma ou de outra, cada um tem seu jeito muito menos te criticar, já conversamos sobre RPM uma vez e foi super tranquilo mas esse fato do Monza me lembrou uma coisa. Meu Ex Opala eu tive que fazer o motor dele todo com pouco mais de 120 mil km sendo que a km era real pois o carro era do meu pai desde 0 km, porém meu pai que o dirigir por quase 30 anos na maior parte do tempo só andava com a RPM baixíssima, as vezes era possível sentir que o motor estava até tremendo, literalmente cagando de fazer força pq a marcha estava alta (fraca) e a velocidade baixa, mas como o carro tinha um ótimo torque ele só andava de 4ª e velocidade baixa.
Já vi outros carros terem de retificar o motor com uma km até abaixo de 100 mil, ou pouco mais de 100 mil, tudo bem que N fatores influenciam nisso tbm.
Concluindo, vc já deve pelo menos na sua infância brincado com uma seringa, o êmbolo da seringa faz o papel do pistão dentro da camisa, porém numa seringa a haste que prende ao êmbolo é paralela a seringa e vc sempre tenta puxar e empurrar o mais reto possível, já no pistão onde ele é preso a biela ele tem uma articulação, vc deve saber disso muito bem, agora imagina ou vc já deve ter visto isso na seringa, se vc puxar e empurrar entortando a haste presa ao êmbolo, o que acontece?? O êmbolo força a lateral interna da seringa e pode até soltar a borracha do êmbolo, certo??? Agora imagina o pistão com uma carga alta, quando o motor chega a vibrar em baixa rotação por ex numa subida, a combustão acaba forçando mais o pistão e como ele tem essa articulação que acaba permitindo tbm uma minuscula inclinação para um lado os anéis de vedação dele e as camisas é que vão sofrer as consequências com o tempo.
Eu penso o seguinte, pode usar rotação alta?? Pode sim. Pode usar rotação baixa??? Pode tbm, mas cada uma na sua situação, uma mais alta para uma subida, a mais baixa no plano, sempre mantendo um equilíbrio. Os mais antigos sempre gostam de dizer, "motor pede para vc subir a marcha pelo barulho" mas ele tbm pede para vc reduzir a marcha pelo barulho, pela vibração etc...
Abraço...