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    Mensagem por Hugo Sena 21/7/2012, 12:49

    Novamente digo....devido à alta taxa de compressão do Fiesta(pra render no álcool)..qdo se usa mta gasolina há a pré-detonação...a famosa batida d pino...e não é só no Ford não...outras marcas apresentam o mesmo problema...
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    Mensagem por rokero171 21/7/2012, 13:13

    Hugo escreveu:Novamente digo....devido à alta taxa de compressão do Fiesta(pra render no álcool)..qdo se usa mta gasolina há a pré-detonação...a famosa batida d pino...e não é só no Ford não...outras marcas apresentam o mesmo problema...

    Não é apenas outras marcas que apresentam esse problema, é qualquer motor Flex mesmo, sem exceção, quero ver agora que álcool não compensa mais usar o que as montadoras vão fazer.
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    Mensagem por Hugo Sena 21/7/2012, 13:15

    Não são tds os carros q batem pino....os de menor cilindrada estão mais propensos a isso pois uma forma de vir potência é taxar bastante e usar álcool...
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    Mensagem por rodrigoo.cordeiro 23/7/2012, 13:37

    Bom,
    Por enquanto ainda estou com meu peugeot 207 hehehe,
    E ele estava dando uns barulhos citados por varios membros aqui,
    Ontem coloquei alcool e deu uma rodada de uns 5 kilometros, depois desliguei o carro e liguei, o barulho que dava ao ligar parou, claro que talvez possa nao ser por isso, mas....
    hahahaha

    Tinha até me esquecido como meu carro andava melhor no alcool !

    Mas ainda fico meio em duvida sobre misturar alcool com gasolina, muita gente fala que da problema etc etc etc, nao sei o que fazer, rsrsrsrs

    Abraço !
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    Mensagem por rokero171 23/7/2012, 21:06

    rodrigoo.cordeiro escreveu:Bom,
    Por enquanto ainda estou com meu peugeot 207 hehehe,
    E ele estava dando uns barulhos citados por varios membros aqui,
    Ontem coloquei alcool e deu uma rodada de uns 5 kilometros, depois desliguei o carro e liguei, o barulho que dava ao ligar parou, claro que talvez possa nao ser por isso, mas....
    hahahaha

    Tinha até me esquecido como meu carro andava melhor no alcool !

    Mas ainda fico meio em duvida sobre misturar alcool com gasolina, muita gente fala que da problema etc etc etc, nao sei o que fazer, rsrsrsrs

    Abraço !

    Não dá problema nenhum, andei mais de 100mil km com meu Fiesta 2007 velho assim e nunca tive problema.
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    Mensagem por fbonella 23/7/2012, 22:22

    Hoje coloque alcool e realmente o barulho que aparecia quando a rotação estava baixa sumiu... vou continuar monitorando ... Valeu pelas dicas!
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    Mensagem por jorgemone 25/7/2012, 04:14

    broonu escreveu:Prezados,

    Eu olhei em todos os tópicos sobre combustível aqui no fórum, mas gostaria de deixar minha dúvida.
    No dia em que tirei o carro da concessionária (Rocam 1.6 Flex 12/12), a vendedora me disse que algo que nunca ouvi falar.
    Ela me disse que apesar do motor ser Flex, ele era "à álcool", e com isso, eu preciso sempre abastecer com 20% de álcool toda vez for colocar gasolina. Se for colocar 20 litros de gasolina, preciso colocar 4 litros de álcool. Ela disse que essa regra só valia para gasolina, que se eu quisesse rodar só no álcool, não teria problema.

    Pergunto: Qual o motivo dessa afirmação?
    ja tinha visto essa reportagem da 4 rodas que falava o seguinte....
    A grande novidade na linha 2005 do Fiesta é o motor 1.6 Flex. Ele utiliza como base o Zetec Rocam, com alterações (veja quadro na página seguinte) para trabalhar tanto com álcool, combustível que lhe proporciona 111 cavalos, quanto com gasolina (105,2 cavalos). Apesar de se tratar de um bicombustível, a Ford diz ter feito uma opção preferencial pelo álcool, baseada em pesquisas com consumidores. A proposta era a de um motor que conseguisse tirar a máxima eficiência desse combustível - daí a elevada taxa de compressão de 12,3:1 - sem comprometer o desempenho com gasolina. O novo motor também trouxe alterações na transmissão. As relações de marchas foram mantidas, mas com o ganho de potência a relação do diferencial passou de 4,25 para 4,06:1.
    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143199.shtml
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    Mensagem por jorgemone 25/7/2012, 04:21

    tomazsena escreveu:
    fbonella escreveu:Pessoal,

    Sei que no manual fala (acho que fala) que não é para colocar aditivo (STP, barthal...) na gasolina, mas será que não é bom mesmo, qual seria a diferença do aitivo utlizado na gasolina V-power por exemplo para um tanque com gasolina comum + um desses aditivos que aumentam a octanagem ou que ajuda na limpeza?

    Tinha um gol bola (special) a gasolina e constantemente usava esses aditivos com gasolina comum e nunca tive problemas ao contrario o carro rodava melhor (não sei se era psicologico) e tb os bicos ficaram limpos por mais tempo.


    Um tanque de gasolina comum + esse aditivo que voce usava saía mais barato do que usar um tanque com gasolina aditivada Shell V-Power ?

    Na verdade aqui no brasil nao existe nenhuma lei que regulamente os combustiveis aditivados que sao vendidos em nossos postos, vai a dica se quer um combustivel aditivado de confiança abasteça com gazolina comum e em seguida coloque um aditivo de sua confiança.....
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    Mensagem por João Paulo de Mendonça 26/7/2012, 16:31

    Apesar da diferença entre o alcool e a gasolina estar pequena, meu carro é mais economico (em materia de dinheiro) no alcool! Chega a dar R$0,03 por km. Diferença de R$3,00 a cada 100 km. É pouco, mas some isso ao longo de um ano, rodando em media 200 kms por semana.
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    Mensagem por rodrigoo.cordeiro 26/7/2012, 16:35

    Essa semana coloquei alcool no meu peugeot, nooooooossssaaaaa, tinha até me esquecido como o alcool consome mais, hahahahha
    Ganhei mais potência também, porém ele virou um beberrão literalemente... consumiu muito,
    Mas vou sempre abastecer com gasolina e botar um pouco de alcool, só alcool com meu carro não da, hahahahahaha
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    Mensagem por Hugo Sena 26/7/2012, 16:35

    JPauloMendonca escreveu:Apesar da diferença entre o alcool e a gasolina estar pequena, meu carro é mais economico (em materia de dinheiro) no alcool! Chega a dar R$0,03 por km. Diferença de R$3,00 a cada 100 km. É pouco, mas some isso ao longo de um ano, rodando em media 200 kms por semana.


    Li esse post e lembrei do Julius....everybody hate Chris.....rsrsrs
    Grande abço....é uma brincadeira heim....
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    Mensagem por João Paulo de Mendonça 26/7/2012, 16:46

    kkkkkkkkkkk .... esquenta não cara! Eu só coloquei isso pra galera ter a noção de que as vezes é melhor manter o carro abastecido na cana. Pode ser que a gasolina cause uma falsa sensação de economia.
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    Mensagem por Hugo Sena 26/7/2012, 16:47

    Blz!!!!
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    Mensagem por fbonella 26/7/2012, 17:10

    JPauloMendonca escreveu: kkkkkkkkkkk .... esquenta não cara! Eu só coloquei isso pra galera ter a noção de que as vezes é melhor manter o carro abastecido na cana. Pode ser que a gasolina cause uma falsa sensação de economia.

    Talves essa economia de só colocar gasosa, se torne um problema/gasto futuro, devido o que o pessoal relatou sobre pre-detonação (batida de pino). Vou colocar uma dose de cana de vez enquanto.

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    Mensagem por João Paulo de Mendonça 26/7/2012, 17:21

    fbonella escreveu:
    JPauloMendonca escreveu: kkkkkkkkkkk .... esquenta não cara! Eu só coloquei isso pra galera ter a noção de que as vezes é melhor manter o carro abastecido na cana. Pode ser que a gasolina cause uma falsa sensação de economia.

    Talves essa economia de só colocar gasosa, se torne um problema/gasto futuro, devido o que o pessoal relatou sobre pre-detonação (batida de pino). Vou colocar uma dose de cana de vez enquanto.

    De fato! Pode ser isso mesmo!
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    Mensagem por Washington Barbosa 26/7/2012, 20:52

    Galera, não sou especialista nem entendo de "quimica", hehheh. Mas uma coisa percebi. Assim que comprei o MK6,5 (é já tô sabendo o que isso significa, kkkk, eu só abastecia com gasolina (coisa herdada do antigo carro, pois sei que o alcool rende menos)e deixei esta estória de flex para quando pegar estrada, mas ai o "coitado" do 1.0 parecia andar se arrastando, ruim nas saidas e retomadas e vez ou outra se amarrando pra subir ladeira, tinha hora que dava vontade de descer e empurrar... Tava reclamando com meu irmão e ele falou pra por alcool. Cara o carro mudou. Não é nenhum milagre (continua 1.0, hehehe) mas senti drasticamente a diferença, melhorou muito. Sei que o alcool rende menos, mas agora só abasteço colocando um percentual de alcool. Lendo os comentários fiquei com medo da "agua" no motor, mas só alcool também não dá($$$). Há e o tal barulho se foi....
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    Mensagem por Convidad 26/7/2012, 21:08

    aqui em casa tem um palio que só viu alcool a vida toda dele. o desgaste interno do motor parece menor, não forma borra e o óleo dura mais.

    o preço por aqui, é de 2,00 do alcool contra os 2,79 da gasolina. ainda ta valendo colocar alcool pelo preço e pelo menor desgaste do motor.
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    Mensagem por rokero171 26/7/2012, 22:47

    Glaucoms escreveu:aqui em casa tem um palio que só viu alcool a vida toda dele. o desgaste interno do motor parece menor, não forma borra e o óleo dura mais.

    o preço por aqui, é de 2,00 do alcool contra os 2,79 da gasolina. ainda ta valendo colocar alcool pelo preço e pelo menor desgaste do motor.

    O problema do álcool é que ele não resfria a câmara de combustão e nem lubrifica as válvulas, como a Gasolina, e isso pode causar problemas ao longo do tempo, como travar válvulas, ou até danificar os anéis de pistão, mas isso é só com o uso muito prolongado mesmo, mas é bom sempre colocar um pouco de gasolina junto.
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    Mensagem por Convidad 27/7/2012, 14:02

    rokero171 escreveu:
    Glaucoms escreveu:aqui em casa tem um palio que só viu alcool a vida toda dele. o desgaste interno do motor parece menor, não forma borra e o óleo dura mais.

    o preço por aqui, é de 2,00 do alcool contra os 2,79 da gasolina. ainda ta valendo colocar alcool pelo preço e pelo menor desgaste do motor.

    O problema do álcool é que ele não resfria a câmara de combustão e nem lubrifica as válvulas, como a Gasolina, e isso pode causar problemas ao longo do tempo, como travar válvulas, ou até danificar os anéis de pistão, mas isso é só com o uso muito prolongado mesmo, mas é bom sempre colocar um pouco de gasolina junto.

    o que vejo aqui, é a comprovação contrária ao que vc diz.

    o que lubrifica é o líquido, ainda que menos o alcool também lubrifica. GNV é que não faz esta função. o o ácool resfria mais do que o gasolina, pois contém água e o seu elevado calor específico promove o resfriamento.

    gasolina é que gera mais borra, suja o óleo e, aí sim, entupimentos de galerias e diminuição das folgas dos aneis de segmento, por sujeira nos sulcos, provocando sua quebra por dilatação.

    sua ideia do álcool está um pouco equivocada.
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    Mensagem por rokero171 27/7/2012, 15:06

    Glaucoms escreveu:
    rokero171 escreveu:
    Glaucoms escreveu:aqui em casa tem um palio que só viu alcool a vida toda dele. o desgaste interno do motor parece menor, não forma borra e o óleo dura mais.

    o preço por aqui, é de 2,00 do alcool contra os 2,79 da gasolina. ainda ta valendo colocar alcool pelo preço e pelo menor desgaste do motor.

    O problema do álcool é que ele não resfria a câmara de combustão e nem lubrifica as válvulas, como a Gasolina, e isso pode causar problemas ao longo do tempo, como travar válvulas, ou até danificar os anéis de pistão, mas isso é só com o uso muito prolongado mesmo, mas é bom sempre colocar um pouco de gasolina junto.

    o que vejo aqui, é a comprovação contrária ao que vc diz.

    o que lubrifica é o líquido, ainda que menos o alcool também lubrifica. GNV é que não faz esta função. o o ácool resfria mais do que o gasolina, pois contém água e o seu elevado calor específico promove o resfriamento.

    gasolina é que gera mais borra, suja o óleo e, aí sim, entupimentos de galerias e diminuição das folgas dos aneis de segmento, por sujeira nos sulcos, provocando sua quebra por dilatação.

    sua ideia do álcool está um pouco equivocada.

    Infelizmente o que eu vejo na oficina é o contrário, o álcool queima muito antes que a gasolina, não dando tempo de resfriar a câmara de combustão, como a gasolina, sem contar que a gasolina é um óleo, e não um líquido, como muitos pensam, o álcool não tem poder de lubrificação nenhum, com a desvantagem de ter água na sua composição, o que é muito prejudicial para o motor.

    Já vi vários carros flex com menos de 50mil km rodados que tinham válvulas trancadas e folga dos cilindros acima do ideal, e todos tinham a mesma coisa em comum, só rodavam no álcool. Agora, é uma visão de dentro da oficina, não sou engenheiro, apenas trabalhei 2 anos em uma oficina e já vi de tudo.
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    Mensagem por rodrigoo.cordeiro 27/7/2012, 15:33

    Então o que é melhor?
    Só alcool?
    Só Gasolina?
    Os 2 ?
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    Mensagem por rokero171 27/7/2012, 15:53

    rodrigoo.cordeiro escreveu:Então o que é melhor?
    Só alcool?
    Só Gasolina?
    Os 2 ?

    Gasolina é sempre o melhor combustível, mas em carros flex é sempre bom colocar uns 20% de álcool junto com a gasolina.
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    Mensagem por Convidad 27/7/2012, 19:05

    não concordo.

    alcool é sempre o melhor combustível para o motor, e muitas vezes, para o bolso também, seja no consumo/preço, ou seja na questão da conservação do motor.

    tivemos 2 palios aqui um flex (2006) e o outro à gasolina (2002) ambos fire. o primeiro, só viu alcool e está com 135.000 km sem nenhum problema físico de motor e com péssimo cuidado da minha mãe (só trocou: embreagem 2x, fluido do radiador e óleo e filtros). se eu não lembrar de trocar o óleo deste carro, como ocorreu em uma oportunidade (ele rodou 20.000 km como o mesmo óleo, sem completar, no mínimo (quando perto de 80.000 km), ele fica sem óleo.

    já o à gasolina, com 70.000 começou a fumar de leve (este também não foi muito cuidado, por meu pai) com 90.000 já sujava as velas de óleo e algumas vezes ficava com 3 cindros... vendemos este.

    não sou e nem fui mecânico, mas tenho um fusca que eu faço seus motores e de vez em quando faço um motor diferente pra ele, com mais taxa, dupla, acertos diferentes, etc... andei por muitas retíficas e sempre acompanhei o trabalho de uma delas, onde fazia meus serviços de preparação no fusca e vi muitos blocos e cabeçote destes motores, sempre perguntando sobre os de palio. vi, com meus próprios olhos, vários motores à gasolina, entupidos de borra, inclusive cheguei a ver um motor de um siena (taxi) com 350.000 km que só tinha rodado no alcool e GNV, fazendo somente o cabeçote (retentores) e mais nada... enfim... gasolina nem se compara com o alcool.

    existe este preconceito velho, e parace que, eterno, sobre o alcool, desde a ápoca em que carros deste combustível não ligavam de manhã cedo pela baixa temperatura e criou-se um mito.

    hoje em dia, com a tecnologia de IE, partida à frio, taxas altíssimas, o alcool vai muito bem, obrigado.
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    Mensagem por Convidad 27/7/2012, 19:11

    rokero171 escreveu:Infelizmente o que eu vejo na oficina é o contrário, o álcool queima muito antes que a gasolina, não dando tempo de resfriar a câmara de combustão, como a gasolina, sem contar que a gasolina é um óleo, e não um líquido, como muitos pensam, o álcool não tem poder de lubrificação nenhum, com a desvantagem de ter água na sua composição, o que é muito prejudicial para o motor.

    Já vi vários carros flex com menos de 50mil km rodados que tinham válvulas trancadas e folga dos cilindros acima do ideal, e todos tinham a mesma coisa em comum, só rodavam no álcool. Agora, é uma visão de dentro da oficina, não sou engenheiro, apenas trabalhei 2 anos em uma oficina e já vi de tudo.

    o alcool queima antes sim, e por isso existe a sonda lambda pra perceber o combustível (alcool) e adiantar o ponto do motor. não tem fundamento justificar por isso.

    alcool resfria e lubrifica sim, só que menos do que a gasolina. no caso da água na mistura com o etanol é vatagem pelo poder de expansão da água em vapor e capacidade de regulador térmico (propriedades da água) aumentando a refrigeração e a potência do motor.

    os materiais atuais, de todos os motores, são resistentes à corrosão extra da água contida no alcool. todos os flex são assim.

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    Mensagem por rokero171 27/7/2012, 19:38

    Bom, tô vendo que não adianta discutir nada, só digo uma coisa, o dia que for fazer uma regulagem de válvulas desse Palio que você disse que só rodou no álcool, tenho certeza que você vai lembrar do que eu disse.

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