O Mundo Sobre Ford Fiesta

Combustivel Rocam 2012 FLEX

Compartilhe

pedrovilar
Nascituro
Nascituro

Re: Combustivel Rocam 2012 FLEX

Mensagem por pedrovilar em 29/11/2012, 09:35

brunovilelafranco escreveu:
pedrovilar escreveu:Boa noite galera, blz?

Então, andei lendo os posts aqui, e concordo que no álcool anda bem melhor e etc, o problema é, o motor Rocam, foi projetado para gasolina, e essas "gambiarras" (ao meu ver) de realizar modificações para que o motor vire flex, não fazem bem ao motor.

Portanto, lhes pergunto, alguém aí já rodou com gasolina de alta octanagem? Andei pesquisando, e parece uma boa alternativa a dúvida que temos de: álcool X gasolina comum (exceto pelo custo.. rsrsrsrs)

Se alguém já rodou, qual foi o consumo? E a potência?
Abraços.

Já rodeu com Podium e não mudou nada em termo de potência, até o consumo ficou igual a V Power.
A unica vantagem que achei na Podium que o motor não grila em baixas rotações.

Então nem vale pelo custo? Melhor colocar alguns litros de álcool no tanque?

brunovilelafranco
Nascituro
Nascituro

Mensagem por brunovilelafranco em 29/11/2012, 10:07

pedrovilar escreveu:

Então, andei lendo os posts aqui, e concordo que no álcool anda bem melhor e etc, o problema é, o motor Rocam, foi projetado para gasolina, e essas "gambiarras" (ao meu ver) de realizar modificações para que o motor vire flex, não fazem bem ao motor.

Portanto, lhes pergunto, alguém aí já rodou com gasolina de alta octanagem? Andei pesquisando, e parece uma boa alternativa a dúvida que temos de: álcool X gasolina comum (exceto pelo custo.. rsrsrsrs)

Abraços.

Já rodeu com Podium e não mudou nada em termo de potência, até o consumo ficou igual a V Power.

Correto, é isto que estou fazendo, Coloco 10 litros de alcool no tanque que o motor não grila.

pedrovilar
Nascituro
Nascituro

Mensagem por pedrovilar em 29/11/2012, 10:32

pedrovilar escreveu:

Abraços.

Correto, é isto que estou fazendo, Coloco 10 litros de alcool no tanque que o motor não grila.

E altera alguma coisa no consumo Bruno? Ou é irrisória a diferença?

brunovilelafranco
Nascituro
Nascituro

Mensagem por brunovilelafranco em 29/11/2012, 10:36

pedrovilar escreveu:
pedrovilar escreveu:

Abraços.

E altera alguma coisa no consumo Bruno? Ou é irrisória a diferença?

Não altera em nada, inclusive pode colocar até 15 litros de alcool que o consumo continua o mesmo.
OBS Ja fiz este teste.

pedrovilar
Nascituro
Nascituro

Mensagem por pedrovilar em 29/11/2012, 10:39

Blz, vou fazer isso então! Obrigado pela dica! Abraço.

MFSantos
Nascituro
Nascituro

Mensagem por MFSantos em 11/3/2013, 18:01

Bom pessoal, meu carro vai fazer um ano está com 8.000 rodados, eu vinha andando no alcool tipo a cada 3 de alcool colocava meio de gasolina aditivada, porém fiz uma inversão e coloquei 3 tanques de gasolina aditivada e meu motor começou a "grilar" bater pino como queiram em segunda e 3 marcha em alta rotação não aparece, vou tentar voltar no alcool para ver no que dá.

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris

Mensagem por Hugo Sena em 12/3/2013, 01:35

Devido à alta taxa de compressão dos motors zetec rocam flex,se colocarmos somente gasosa é certo bater pino em baixa....

jairns
Coordenador
Coordenador

Mensagem por jairns em 28/6/2013, 16:16

Hugo Sena escreveu:Devido à alta taxa de compressão dos motors zetec rocam flex,se colocarmos somente gasosa é certo bater pino em baixa....

Sem falar que ele fica "manco" pra caramba !!!

bluraz
Nascituro
Nascituro

Grilo no motor virou infestação

Mensagem por bluraz em 18/7/2013, 10:09

Eu possuo um Fiesta Rocam 2011/2012 e a partir dos 06 primeiros meses comecei a perceber o grilo/bateção de pino no motor.

Comecei a reclamar com a concessionária da minha cidade e o Mecânico da primeira vez remapeou a injeção, na segunda vez em novembro/11, numa revisão, ele veio com a história do álcool e na terceira, em dezembro de 2012, após eu dizer que só tiraria o carro da concessionária com o assunto resolvido, ele abriu o motor. Após abrir ele veio com idédia de combustível adulterado, pois a cabeça dos pistões estava carbonizada, mas aí não concordei (2 horas de conversa e um engenheiro mecânico ao meu lado endossando) e o serviço foi feito em garantia.

Resultado: troca do cabeçote que estava com folga na sede das válvulas e 15 dias sem carro. A partir de então comecei a fazer a mistura do posto (10 litros de álcool e 40 de gasolina). Só que eu acho uma humilhação ter que fazer isto. Chego pro frentista e digo: "Coloca 10 de álcool por favor, e eu vou chegar para frente e você coloca o restante de gasolina que o meu carro é flex mas não é". Em junho/13 eu voltei a abastecer somente com gasolina, resultado: motor fraco, dificuldade na primeira partida do dia, o grilo parece que virou infestação.

Acho que vou voltar para a mistura álcool/gasolina, pois o meu carro ainda está na garantia extendida, mas pretendo ficar com ele para além de quando expirar, então não pretendo fazer motor tão cedo.

joaorlm
Nascituro
Nascituro

Mensagem por joaorlm em 18/7/2013, 10:30

Galera esses motores nao tem sistema pré detonaçao igual nos corsas vhc?

jairns
Coordenador
Coordenador

Mensagem por jairns em 18/7/2013, 11:14

bluraz escreveu:Eu possuo um Fiesta Rocam 2011/2012 e a partir dos 06 primeiros meses comecei a perceber o grilo/bateção de pino no motor.

Comecei a reclamar com a concessionária da minha cidade e o Mecânico da primeira vez remapeou a injeção, na segunda vez em novembro/11, numa revisão, ele veio com a história do álcool e na terceira, em dezembro de 2012, após eu dizer que só tiraria o carro da concessionária com o assunto resolvido, ele abriu o motor. Após abrir ele veio com idédia de combustível adulterado, pois a cabeça dos pistões estava carbonizada, mas aí não concordei (2 horas de conversa e um engenheiro mecânico ao meu lado endossando) e o serviço foi feito em garantia.

Resultado: troca do cabeçote que estava com folga na sede das válvulas e 15 dias sem carro. A partir de então comecei a fazer a mistura do posto (10 litros de álcool e 40 de gasolina). Só que eu acho uma humilhação ter que fazer isto. Chego pro frentista e digo: "Coloca 10 de álcool por favor, e eu vou chegar para frente e você coloca o restante de gasolina que o meu carro é flex mas não é". Em junho/13 eu voltei a abastecer somente com gasolina, resultado: motor fraco, dificuldade na primeira partida do dia, o grilo parece que virou infestação.

Acho que vou voltar para a mistura álcool/gasolina, pois o meu carro ainda está na garantia extendida, mas pretendo ficar com ele para além de quando expirar, então não pretendo fazer motor tão cedo.

Prezado bluraz, bom dia !

Como diz o nosso nobre colega Hugo Sena, devido à alta taxa de compressão dos Motores Zetec Rocam Flex, se colocarmos somente gasolina é certo bater pino em baixa, sempre que possível é bom fazermos a mistura (gasolina/álcool)!
Abração !

maraccini
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por maraccini em 18/7/2013, 21:55

Os Fiestas Flex tem um sensor de detonação por cilindro diferente dos outros que só tem um só.
Outra hora que tiver tempo explico problema de motores flex e ford

jairns
Coordenador
Coordenador

Mensagem por jairns em 19/7/2013, 08:35

maraccini escreveu:Os Fiestas Flex tem um sensor de detonação por cilindro diferente dos outros que só tem um só.
Outra hora que tiver tempo explico problema de motores flex e ford

Olá maraccini, fiquei curioso com este detalhe, agora que puder poste pra gente por favor !

maraccini
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por maraccini em 19/7/2013, 18:26

Primeiro quando é detectada uma batida de pino por um dos sensores a ECU faz uma correção do ponto de ignição (atrasa), mas apesar de ter um sensor por cilindro a Ford usa uma bobina que funciona 2X2, ou seja, emite faísca para dois cilindros por vez e, portanto estes dois terão a ignição atrasada e não só o cilindro detectado, caso ainda ocorra novas batidas de pino atrasa os outros dois.
Todo Motor Flex tem uma mistura pobre e isto apesar de ter um regulador de pressão de linha de combustível maior 3,5 Bar o programa da ECU fornece uma mistura muito pobre que se intensificou nos Rocam 2012 em diante com novo padrão de emissão, novo coletor e acho que novo fornecedor de programa (Bosch) já testei e qualquer sujeira em nos bicos injetores (comum tanto com gasolina como com álcool não é invenção de mecânico eles ficam sujos mesmo apesar de ditos autolipantes que na Europa funcionam, pois lá não tem sais dissolvidos e nem muito enxofre como nossa gasolina e álcool tb tem) causam aquecimento e o baixo volume de combustível não consegue dissolver os vapores de óleo que são aspirados pelo motor e este calor + álcool que apesar de liquido é um combustível considerado seco, pois causam problema no cabeçote no desgaste do material das sedes de válvulas deixando o óleo do cabeçote entrar nos cilindros e como já expliquei que sistema de ignição é sofrível (veja meu texto a respeito disto) não há queima correta deste combustível +vapor de óleo+ óleo que entram peça sede de válvulas e acabam formando o carvão sobre as válvulas e na cabeça do pistão. E isto intensifica mais ainda o problema que pode empenar o cabeçote e retifica a vista.
Para evitar isso nos Flex sempre é bom usar um bom aditivo para limpar bicos de tempos em tempos (2000 Km) e de 3000 km um bom aditivo para limpar válvulas (clean intake)

jairns
Coordenador
Coordenador

Mensagem por jairns em 21/7/2013, 11:24

maraccini escreveu:Primeiro quando é detectada uma batida de pino por um dos sensores a ECU faz uma correção do ponto de ignição (atrasa), mas apesar de ter um sensor por cilindro a Ford usa uma bobina que funciona 2X2, ou seja, emite faísca para dois cilindros por vez e, portanto estes dois terão a ignição atrasada e não só o cilindro detectado, caso ainda ocorra novas batidas de pino atrasa os outros dois.
Todo Motor Flex tem uma mistura pobre e isto apesar de ter um regulador de pressão de linha de combustível maior 3,5 Bar o programa da ECU fornece uma mistura muito pobre que se intensificou nos Rocam 2012 em diante com novo padrão de emissão, novo coletor e acho que novo fornecedor de programa (Bosch) já testei e qualquer sujeira em nos bicos injetores (comum tanto com gasolina como com álcool não é invenção de mecânico eles ficam sujos mesmo apesar de ditos autolipantes que na Europa funcionam, pois lá não tem sais dissolvidos e nem muito enxofre como nossa gasolina e álcool tb tem) causam aquecimento e o baixo volume de combustível não consegue dissolver os vapores de óleo que são aspirados pelo motor e este calor + álcool que apesar de liquido é um combustível considerado seco, pois causam problema no cabeçote no desgaste do material das sedes de válvulas deixando o óleo do cabeçote entrar nos cilindros e como já expliquei que sistema de ignição é sofrível (veja meu texto a respeito disto) não há queima correta deste combustível +vapor de óleo+ óleo que entram peça sede de válvulas e acabam formando o carvão sobre as válvulas e na cabeça do pistão. E isto intensifica mais ainda o problema que pode empenar o cabeçote e retifica a vista.
Para evitar isso nos Flex sempre é bom usar um bom aditivo para limpar bicos de tempos em tempos (2000 Km) e de 3000 km um bom aditivo para limpar válvulas (clean intake)

Valeu maraccini, pelo retorno.
Abração !

brunovilelafranco
Nascituro
Nascituro

Mensagem por brunovilelafranco em 22/7/2013, 07:59

maraccini escreveu:Primeiro quando é detectada uma batida de pino por um dos sensores a ECU faz uma correção do ponto de ignição (atrasa), mas apesar de ter um sensor por cilindro a Ford usa uma bobina que funciona 2X2, ou seja, emite faísca para dois cilindros por vez e, portanto estes dois terão a ignição atrasada e não só o cilindro detectado, caso ainda ocorra novas batidas de pino atrasa os outros dois.

maraccini, obrigado pelas explicações, agora qual o combustivel é menos prejudicial para o nosso motor, sendo que o etanol danificou as sede de valvulas do ka conf. a revista 4 rodas.

Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Geraldo Camara em 22/7/2013, 09:12

todo carro flez abastecido somente na gasolina bate pino e tem pre-detonação. isso é características do motores flex

sempre é bom fazer a mistura ou abastecer somente com álcool

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

lucas_rs
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagem por lucas_rs em 22/7/2013, 12:48

Geraldo Camara escreveu:todo carro flez abastecido somente na gasolina bate pino e tem pre-detonação. isso é características do motores flex

sempre é bom fazer a mistura ou abastecer somente com álcool
Estou muito contente que o meu 100% na gasolina ainda não bateu pino ao longo dos 1.200km de uso.
Será por conta da maior porcentagem de álcool na gasolina que o governo determinou ha um tempo atrás?

Arthur
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por Arthur em 22/7/2013, 17:20

Bater pino é o que?

Aquele barulho de grilo vindo do motor?

SAI ZICA!

Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Geraldo Camara em 23/7/2013, 08:20

RaptorRecoil escreveu:Bater pino é o que?

Aquele barulho de grilo vindo do motor?

exatamente

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

ajbachi
Nascituro
Nascituro

Mensagem por ajbachi em 23/7/2013, 22:24

broonu escreveu:Prezados,

Eu olhei em todos os tópicos sobre combustível aqui no fórum, mas gostaria de deixar minha dúvida.
No dia em que tirei o carro da concessionária (Rocam 1.6 Flex 12/12), a vendedora me disse que algo que nunca ouvi falar.
Ela me disse que apesar do motor ser Flex, ele era "à álcool", e com isso, eu preciso sempre abastecer com 20% de álcool toda vez for colocar gasolina. Se for colocar 20 litros de gasolina, preciso colocar 4 litros de álcool. Ela disse que essa regra só valia para gasolina, que se eu quisesse rodar só no álcool, não teria problema.

Pergunto: Qual o motivo dessa afirmação?

Quando comprei o meu, também 1.6 12/12, li em vários lugares que esse motor não era bom com gasolina pois era otimizado para uso com álcool (alta taxa de compressão), usando gasolina a tendência era o motor 'grilar'.

Usei gasolina 1 única vez e a única diferença que senti foi uma excelente melhora na autonomia final. P.ex.: com 1 tanque de álcool minha esposa roda 15~20 dias/mês, com gasolina ela rodou 32 dias... no mais, tudo funcionou perfeitamente bem e não escutei nenhum 'grilo'.

maraccini
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por maraccini em 25/8/2013, 16:36

Desculpe achei que tinha respondido combustivel melhor para não haver desgaste das sede de valvulas e não bater pino (grilo) - etanol power (que tem um componente que lubrifica); etanol com pelo menos 20% de gasolina aditivada; gasolina aditivada com 20 % de etanol ou com aditivo Booster ou gasolina Premium ( maior octanagem), Podium (que é uma premium especial com + octanagem ainda!)

new2014
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagem por new2014 em 25/8/2013, 16:50

A podium não tem "mais octanagem" que gasolina premium ela tem é menor taxa de enxofre.

Alexandre França
Administrador
Administrador

Mensagem por Alexandre França em 25/8/2013, 18:00

...e aqui no Amapá que não existe gasolina podium e nem v-power!:determinated:

Minha garagem!
http://www.fordfiestaclube.com/t2462-garagem-new-fiesta-vermelho-arizona#38725

O coração planeja, mas a resposta vem do SENHOR!
Salmos.

Ze_Fernando

Mensagem por Ze_Fernando em 26/8/2013, 09:04

galera não sei os Fiestas de vcs mais todos que eu andei e tive aqui as médias do alcool pra gasolina era muito parecidas e não compensava usar gasolina. logico que a cada 3 tanques eu uso gasolina. só pra terem uma ideia o Fiesta 1.0 da minha namorada faz as seguintes médias 8 km/l no alcool e 9,2 km/l na gasolina e olhem a diferença na hora de abastecer. preço dos combustiveis aqui:
Alcool R$ 2,01
Gasolina R$ 2,99

vamos supor que eu abasteça R$ 50,00

no alcool vai render 24,88 litros e vou rodar 199 km
na gasolina vai render 16,72 litros e vou rodar 154 km

ou seja mesmo o alcool gastando mais um pouco no final das contas compensa bem mais.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:20

Data/hora atual: 9/12/2016, 15:20