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    Combustivel Rocam 2012 FLEX - Página 4 Empty Re: Combustivel Rocam 2012 FLEX

    Mensagem por pedrovilar 29/11/2012, 09:35

    brunovilelafranco escreveu:
    pedrovilar escreveu:Boa noite galera, blz?

    Então, andei lendo os posts aqui, e concordo que no álcool anda bem melhor e etc, o problema é, o motor Rocam, foi projetado para gasolina, e essas "gambiarras" (ao meu ver) de realizar modificações para que o motor vire flex, não fazem bem ao motor.

    Portanto, lhes pergunto, alguém aí já rodou com gasolina de alta octanagem? Andei pesquisando, e parece uma boa alternativa a dúvida que temos de: álcool X gasolina comum (exceto pelo custo.. rsrsrsrs)

    Se alguém já rodou, qual foi o consumo? E a potência?
    Abraços.

    Já rodeu com Podium e não mudou nada em termo de potência, até o consumo ficou igual a V Power.
    A unica vantagem que achei na Podium que o motor não grila em baixas rotações.

    Então nem vale pelo custo? Melhor colocar alguns litros de álcool no tanque?
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    Mensagem por brunovilelafranco 29/11/2012, 10:07

    pedrovilar escreveu:
    brunovilelafranco escreveu:
    pedrovilar escreveu:Boa noite galera, blz?

    Então, andei lendo os posts aqui, e concordo que no álcool anda bem melhor e etc, o problema é, o motor Rocam, foi projetado para gasolina, e essas "gambiarras" (ao meu ver) de realizar modificações para que o motor vire flex, não fazem bem ao motor.

    Portanto, lhes pergunto, alguém aí já rodou com gasolina de alta octanagem? Andei pesquisando, e parece uma boa alternativa a dúvida que temos de: álcool X gasolina comum (exceto pelo custo.. rsrsrsrs)

    Se alguém já rodou, qual foi o consumo? E a potência?
    Abraços.

    Já rodeu com Podium e não mudou nada em termo de potência, até o consumo ficou igual a V Power.
    A unica vantagem que achei na Podium que o motor não grila em baixas rotações.

    Então nem vale pelo custo? Melhor colocar alguns litros de álcool no tanque?

    Correto, é isto que estou fazendo, Coloco 10 litros de alcool no tanque que o motor não grila.
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    Mensagem por pedrovilar 29/11/2012, 10:32

    brunovilelafranco escreveu:
    pedrovilar escreveu:
    brunovilelafranco escreveu:
    pedrovilar escreveu:Boa noite galera, blz?

    Então, andei lendo os posts aqui, e concordo que no álcool anda bem melhor e etc, o problema é, o motor Rocam, foi projetado para gasolina, e essas "gambiarras" (ao meu ver) de realizar modificações para que o motor vire flex, não fazem bem ao motor.

    Portanto, lhes pergunto, alguém aí já rodou com gasolina de alta octanagem? Andei pesquisando, e parece uma boa alternativa a dúvida que temos de: álcool X gasolina comum (exceto pelo custo.. rsrsrsrs)

    Se alguém já rodou, qual foi o consumo? E a potência?
    Abraços.

    Já rodeu com Podium e não mudou nada em termo de potência, até o consumo ficou igual a V Power.
    A unica vantagem que achei na Podium que o motor não grila em baixas rotações.

    Então nem vale pelo custo? Melhor colocar alguns litros de álcool no tanque?

    Correto, é isto que estou fazendo, Coloco 10 litros de alcool no tanque que o motor não grila.

    E altera alguma coisa no consumo Bruno? Ou é irrisória a diferença?
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    Mensagem por brunovilelafranco 29/11/2012, 10:36

    pedrovilar escreveu:
    brunovilelafranco escreveu:
    pedrovilar escreveu:
    brunovilelafranco escreveu:
    pedrovilar escreveu:Boa noite galera, blz?

    Então, andei lendo os posts aqui, e concordo que no álcool anda bem melhor e etc, o problema é, o motor Rocam, foi projetado para gasolina, e essas "gambiarras" (ao meu ver) de realizar modificações para que o motor vire flex, não fazem bem ao motor.

    Portanto, lhes pergunto, alguém aí já rodou com gasolina de alta octanagem? Andei pesquisando, e parece uma boa alternativa a dúvida que temos de: álcool X gasolina comum (exceto pelo custo.. rsrsrsrs)

    Se alguém já rodou, qual foi o consumo? E a potência?
    Abraços.

    Já rodeu com Podium e não mudou nada em termo de potência, até o consumo ficou igual a V Power.
    A unica vantagem que achei na Podium que o motor não grila em baixas rotações.

    Então nem vale pelo custo? Melhor colocar alguns litros de álcool no tanque?

    Correto, é isto que estou fazendo, Coloco 10 litros de alcool no tanque que o motor não grila.

    E altera alguma coisa no consumo Bruno? Ou é irrisória a diferença?

    Não altera em nada, inclusive pode colocar até 15 litros de alcool que o consumo continua o mesmo.
    OBS Ja fiz este teste.
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    Mensagem por pedrovilar 29/11/2012, 10:39


    Blz, vou fazer isso então! Obrigado pela dica! Abraço.
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    Combustivel Rocam 2012 FLEX - Página 4 Empty Re: Combustivel Rocam 2012 FLEX

    Mensagem por MFSantos 11/3/2013, 18:01

    Bom pessoal, meu carro vai fazer um ano está com 8.000 rodados, eu vinha andando no alcool tipo a cada 3 de alcool colocava meio de gasolina aditivada, porém fiz uma inversão e coloquei 3 tanques de gasolina aditivada e meu motor começou a "grilar" bater pino como queiram em segunda e 3 marcha em alta rotação não aparece, vou tentar voltar no alcool para ver no que dá.
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    Combustivel Rocam 2012 FLEX - Página 4 Empty Re: Combustivel Rocam 2012 FLEX

    Mensagem por Hugo Sena 12/3/2013, 01:35

    Devido à alta taxa de compressão dos motors zetec rocam flex,se colocarmos somente gasosa é certo bater pino em baixa....
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    Mensagem por jairns 28/6/2013, 16:16

    Hugo Sena escreveu:Devido à alta taxa de compressão dos motors zetec rocam flex,se colocarmos somente gasosa é certo bater pino em baixa....

    Sem falar que ele fica "manco" pra caramba !!!
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    Combustivel Rocam 2012 FLEX - Página 4 Empty Grilo no motor virou infestação

    Mensagem por bluraz 18/7/2013, 10:09

    Eu possuo um Fiesta Rocam 2011/2012 e a partir dos 06 primeiros meses comecei a perceber o grilo/bateção de pino no motor.

    Comecei a reclamar com a concessionária da minha cidade e o Mecânico da primeira vez remapeou a injeção, na segunda vez em novembro/11, numa revisão, ele veio com a história do álcool e na terceira, em dezembro de 2012, após eu dizer que só tiraria o carro da concessionária com o assunto resolvido, ele abriu o motor. Após abrir ele veio com idédia de combustível adulterado, pois a cabeça dos pistões estava carbonizada, mas aí não concordei (2 horas de conversa e um engenheiro mecânico ao meu lado endossando) e o serviço foi feito em garantia.

    Resultado: troca do cabeçote que estava com folga na sede das válvulas e 15 dias sem carro. A partir de então comecei a fazer a mistura do posto (10 litros de álcool e 40 de gasolina). Só que eu acho uma humilhação ter que fazer isto. Chego pro frentista e digo: "Coloca 10 de álcool por favor, e eu vou chegar para frente e você coloca o restante de gasolina que o meu carro é flex mas não é". Em junho/13 eu voltei a abastecer somente com gasolina, resultado: motor fraco, dificuldade na primeira partida do dia, o grilo parece que virou infestação.

    Acho que vou voltar para a mistura álcool/gasolina, pois o meu carro ainda está na garantia extendida, mas pretendo ficar com ele para além de quando expirar, então não pretendo fazer motor tão cedo.
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    Mensagem por joaorlm 18/7/2013, 10:30

    Galera esses motores nao tem sistema pré detonaçao igual nos corsas vhc?
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    Mensagem por jairns 18/7/2013, 11:14

    bluraz escreveu:Eu possuo um Fiesta Rocam 2011/2012 e a partir dos 06 primeiros meses comecei a perceber o grilo/bateção de pino no motor.

    Comecei a reclamar com a concessionária da minha cidade e o Mecânico da primeira vez remapeou a injeção, na segunda vez em novembro/11, numa revisão, ele veio com a história do álcool e na terceira, em dezembro de 2012, após eu dizer que só tiraria o carro da concessionária com o assunto resolvido, ele abriu o motor. Após abrir ele veio com idédia de combustível adulterado, pois a cabeça dos pistões estava carbonizada, mas aí não concordei (2 horas de conversa e um engenheiro mecânico ao meu lado endossando) e o serviço foi feito em garantia.

    Resultado: troca do cabeçote que estava com folga na sede das válvulas e 15 dias sem carro. A partir de então comecei a fazer a mistura do posto (10 litros de álcool e 40 de gasolina). Só que eu acho uma humilhação ter que fazer isto. Chego pro frentista e digo: "Coloca 10 de álcool por favor, e eu vou chegar para frente e você coloca o restante de gasolina que o meu carro é flex mas não é". Em junho/13 eu voltei a abastecer somente com gasolina, resultado: motor fraco, dificuldade na primeira partida do dia, o grilo parece que virou infestação.

    Acho que vou voltar para a mistura álcool/gasolina, pois o meu carro ainda está na garantia extendida, mas pretendo ficar com ele para além de quando expirar, então não pretendo fazer motor tão cedo.


    Prezado bluraz, bom dia !

    Como diz o nosso nobre colega Hugo Sena, devido à alta taxa de compressão dos Motores Zetec Rocam Flex, se colocarmos somente gasolina é certo bater pino em baixa, sempre que possível é bom fazermos a mistura (gasolina/álcool)!
    Abração !
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    Mensagem por maraccini 18/7/2013, 21:55

    Os Fiestas Flex tem um sensor de detonação por cilindro diferente dos outros que só tem um só.
    Outra hora que tiver tempo explico problema de motores flex e ford
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    Mensagem por jairns 19/7/2013, 08:35

    maraccini escreveu:Os Fiestas Flex tem um sensor de detonação por cilindro diferente dos outros que só tem um só.
    Outra hora que tiver tempo explico problema de motores flex e ford

    Olá maraccini, fiquei curioso com este detalhe, agora que puder poste pra gente por favor !
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    Mensagem por maraccini 19/7/2013, 18:26

    Primeiro quando é detectada uma batida de pino por um dos sensores a ECU faz uma correção do ponto de ignição (atrasa), mas apesar de ter um sensor por cilindro a Ford usa uma bobina que funciona 2X2, ou seja, emite faísca para dois cilindros por vez e, portanto estes dois terão a ignição atrasada e não só o cilindro detectado, caso ainda ocorra novas batidas de pino atrasa os outros dois.
    Todo Motor Flex tem uma mistura pobre e isto apesar de ter um regulador de pressão de linha de combustível maior 3,5 Bar o programa da ECU fornece uma mistura muito pobre que se intensificou nos Rocam 2012 em diante com novo padrão de emissão, novo coletor e acho que novo fornecedor de programa (Bosch) já testei e qualquer sujeira em nos bicos injetores (comum tanto com gasolina como com álcool não é invenção de mecânico eles ficam sujos mesmo apesar de ditos autolipantes que na Europa funcionam, pois lá não tem sais dissolvidos e nem muito enxofre como nossa gasolina e álcool tb tem) causam aquecimento e o baixo volume de combustível não consegue dissolver os vapores de óleo que são aspirados pelo motor e este calor + álcool que apesar de liquido é um combustível considerado seco, pois causam problema no cabeçote no desgaste do material das sedes de válvulas deixando o óleo do cabeçote entrar nos cilindros e como já expliquei que sistema de ignição é sofrível (veja meu texto a respeito disto) não há queima correta deste combustível +vapor de óleo+ óleo que entram peça sede de válvulas e acabam formando o carvão sobre as válvulas e na cabeça do pistão. E isto intensifica mais ainda o problema que pode empenar o cabeçote e retifica a vista.
    Para evitar isso nos Flex sempre é bom usar um bom aditivo para limpar bicos de tempos em tempos (2000 Km) e de 3000 km um bom aditivo para limpar válvulas (clean intake)
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    Mensagem por jairns 21/7/2013, 11:24

    maraccini escreveu:Primeiro quando é detectada uma batida de pino por um dos sensores a ECU faz uma correção do ponto de ignição (atrasa), mas apesar de ter um sensor por cilindro a Ford usa uma bobina que funciona 2X2, ou seja, emite faísca para dois cilindros por vez e, portanto estes dois terão a ignição atrasada e não só o cilindro detectado, caso ainda ocorra novas batidas de pino atrasa os outros dois.
    Todo Motor Flex tem uma mistura pobre e isto apesar de ter um regulador de pressão de linha de combustível maior 3,5 Bar o programa da ECU fornece uma mistura muito pobre que se intensificou nos Rocam 2012 em diante com novo padrão de emissão, novo coletor e acho que novo fornecedor de programa (Bosch) já testei e qualquer sujeira em nos bicos injetores (comum tanto com gasolina como com álcool não é invenção de mecânico eles ficam sujos mesmo apesar de ditos autolipantes que na Europa funcionam, pois lá não tem sais dissolvidos e nem muito enxofre como nossa gasolina e álcool tb tem) causam aquecimento e o baixo volume de combustível não consegue dissolver os vapores de óleo que são aspirados pelo motor e este calor + álcool que apesar de liquido é um combustível considerado seco, pois causam problema no cabeçote no desgaste do material das sedes de válvulas deixando o óleo do cabeçote entrar nos cilindros e como já expliquei que sistema de ignição é sofrível (veja meu texto a respeito disto) não há queima correta deste combustível +vapor de óleo+ óleo que entram peça sede de válvulas e acabam formando o carvão sobre as válvulas e na cabeça do pistão. E isto intensifica mais ainda o problema que pode empenar o cabeçote e retifica a vista.
    Para evitar isso nos Flex sempre é bom usar um bom aditivo para limpar bicos de tempos em tempos (2000 Km) e de 3000 km um bom aditivo para limpar válvulas (clean intake)

    Valeu maraccini, pelo retorno.
    Abração !
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    Mensagem por brunovilelafranco 22/7/2013, 07:59

    maraccini escreveu:Primeiro quando é detectada uma batida de pino por um dos sensores a ECU faz uma correção do ponto de ignição (atrasa), mas apesar de ter um sensor por cilindro a Ford usa uma bobina que funciona 2X2, ou seja, emite faísca para dois cilindros por vez e, portanto estes dois terão a ignição atrasada e não só o cilindro detectado, caso ainda ocorra novas batidas de pino atrasa os outros dois.
    Todo Motor Flex tem uma mistura pobre e isto apesar de ter um regulador de pressão de linha de combustível maior 3,5 Bar o programa da ECU fornece uma mistura muito pobre que se intensificou nos Rocam 2012 em diante com novo padrão de emissão, novo coletor e acho que novo fornecedor de programa (Bosch) já testei e qualquer sujeira em nos bicos injetores (comum tanto com gasolina como com álcool não é invenção de mecânico eles ficam sujos mesmo apesar de ditos autolipantes que na Europa funcionam, pois lá não tem sais dissolvidos e nem muito enxofre como nossa gasolina e álcool tb tem) causam aquecimento e o baixo volume de combustível não consegue dissolver os vapores de óleo que são aspirados pelo motor e este calor + álcool que apesar de liquido é um combustível considerado seco, pois causam problema no cabeçote no desgaste do material das sedes de válvulas deixando o óleo do cabeçote entrar nos cilindros e como já expliquei que sistema de ignição é sofrível (veja meu texto a respeito disto) não há queima correta deste combustível +vapor de óleo+ óleo que entram peça sede de válvulas e acabam formando o carvão sobre as válvulas e na cabeça do pistão. E isto intensifica mais ainda o problema que pode empenar o cabeçote e retifica a vista.
    Para evitar isso nos Flex sempre é bom usar um bom aditivo para limpar bicos de tempos em tempos (2000 Km) e de 3000 km um bom aditivo para limpar válvulas (clean intake)

    maraccini, obrigado pelas explicações, agora qual o combustivel é menos prejudicial para o nosso motor, sendo que o etanol danificou as sede de valvulas do ka conf. a revista 4 rodas.
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    Mensagem por Geraldo Camara 22/7/2013, 09:12

    todo carro flez abastecido somente na gasolina bate pino e tem pre-detonação. isso é características do motores flex

    sempre é bom fazer a mistura ou abastecer somente com álcool
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    Mensagem por lucas_rs 22/7/2013, 12:48

    Geraldo Camara escreveu:todo carro flez abastecido somente na gasolina bate pino e tem pre-detonação. isso é características do motores flex

    sempre é bom fazer a mistura ou abastecer somente com álcool
    Estou muito contente que o meu 100% na gasolina ainda não bateu pino ao longo dos 1.200km de uso.
    Será por conta da maior porcentagem de álcool na gasolina que o governo determinou ha um tempo atrás?
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    Mensagem por Arthur 22/7/2013, 17:20

    Bater pino é o que?

    Aquele barulho de grilo vindo do motor?
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    Mensagem por Geraldo Camara 23/7/2013, 08:20

    RaptorRecoil escreveu:Bater pino é o que?

    Aquele barulho de grilo vindo do motor?

    exatamente
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    Mensagem por ajbachi 23/7/2013, 22:24

    broonu escreveu:Prezados,

    Eu olhei em todos os tópicos sobre combustível aqui no fórum, mas gostaria de deixar minha dúvida.
    No dia em que tirei o carro da concessionária (Rocam 1.6 Flex 12/12), a vendedora me disse que algo que nunca ouvi falar.
    Ela me disse que apesar do motor ser Flex, ele era "à álcool", e com isso, eu preciso sempre abastecer com 20% de álcool toda vez for colocar gasolina. Se for colocar 20 litros de gasolina, preciso colocar 4 litros de álcool. Ela disse que essa regra só valia para gasolina, que se eu quisesse rodar só no álcool, não teria problema.

    Pergunto: Qual o motivo dessa afirmação?

    Quando comprei o meu, também 1.6 12/12, li em vários lugares que esse motor não era bom com gasolina pois era otimizado para uso com álcool (alta taxa de compressão), usando gasolina a tendência era o motor 'grilar'.

    Usei gasolina 1 única vez e a única diferença que senti foi uma excelente melhora na autonomia final. P.ex.: com 1 tanque de álcool minha esposa roda 15~20 dias/mês, com gasolina ela rodou 32 dias... no mais, tudo funcionou perfeitamente bem e não escutei nenhum 'grilo'.
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    Mensagem por maraccini 25/8/2013, 16:36

    Desculpe achei que tinha respondido combustivel melhor para não haver desgaste das sede de valvulas e não bater pino (grilo) - etanol power (que tem um componente que lubrifica); etanol com pelo menos 20% de gasolina aditivada; gasolina aditivada com 20 % de etanol ou com aditivo Booster ou gasolina Premium ( maior octanagem), Podium (que é uma premium especial com + octanagem ainda!)
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    Mensagem por new2014 25/8/2013, 16:50

    A podium não tem "mais octanagem" que gasolina premium ela tem é menor taxa de enxofre.
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    Mensagem por Alexandre França 25/8/2013, 18:00

    ...e aqui no Amapá que não existe gasolina podium e nem v-power!:determinated:
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    Mensagem por Ze_Fernando 26/8/2013, 09:04

    galera não sei os Fiestas de vcs mais todos que eu andei e tive aqui as médias do alcool pra gasolina era muito parecidas e não compensava usar gasolina. logico que a cada 3 tanques eu uso gasolina. só pra terem uma ideia o Fiesta 1.0 da minha namorada faz as seguintes médias 8 km/l no alcool e 9,2 km/l na gasolina e olhem a diferença na hora de abastecer. preço dos combustiveis aqui:
    Alcool R$ 2,01
    Gasolina R$ 2,99

    vamos supor que eu abasteça R$ 50,00

    no alcool vai render 24,88 litros e vou rodar 199 km
    na gasolina vai render 16,72 litros e vou rodar 154 km

    ou seja mesmo o alcool gastando mais um pouco no final das contas compensa bem mais.

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