O Mundo Sobre Ford Fiesta


Motor de Focus em Fiesta

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Ithallo Tanabe
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Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Ithallo Tanabe em 14/7/2011, 19:06

Desculpa aí pessoal, mas procurei algum tópico parecido mas não achei onde inserir a dúvida, então aí vai:

Esses dias fui em uma loja que trabalha com motores de carros de sinistros etc e tal... Daí acontece que eu fui lá e vi que eles tem motores do Focus/Ecosport o Zetec 1.8 16v; 1,6; Duratec 2.0 e tal, daí eles aceitam a venda à base de troca no meu Zetec 1.0 8v, tudo certinho com garantia e nota fiscal de baixa no DETRAN.

A minha dúvida é trocando motor e câmbio, o que mais preciso trocar? Sensores rotação, MAP, marcha lenta, radiador, podem continuar os mesmos? Ainda dá pra deixar o Supercharger ligado a esse novo motor? Pode regularizar junto ao DETRAN esse aumento (brusco) de potência no fiestinha? O bloco suporta?

Bom ajuda aí que a proposta lá parece tentadora, porque no caso com motor mais forte com a carroceria leve (em relação a Eco e ao Focus) o Fiestinha pode ficar interessante em desempenho e consumo.

Valeu, vão desculpando o novo tópico, obrigado, abraço!

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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por gustavo em 14/7/2011, 19:21

fala parceiro! no fordhp tem 2 casos de swap, Rocam x Duratec, da uma pesquisada la que tem muita informação maneira XD

o que sei é que não vai poder adaptar o seu supercharger no duratec (e nem vai precisar =D)

boa sorte ai


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por rafael smith em 14/7/2011, 19:33

swap requer muito estudo e conhecimento da mecanica atual para a que vai entrar , isso para efeito de compatibilidade entre as peças, agora um projeto desta grandeza é no minimo interessante


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Ithallo Tanabe em 14/7/2011, 20:23

Parece complicado, talvez no meu caso, seja mais fácil adaptar o zetec 1.6 do fiesta mesmo, substituindo o câmbio também pra não ficar tão curto, dependendo posso usar o SC ainda, mas se bem que pelo lado do consumo não ficaria interessante! Very Happy Vou pensar... dependendo do que eu for decidindo eu aviso aqui, valeu pela ajuda!


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por cristiano317 em 14/7/2011, 20:31

Bom pessoal estou fazendo um fiesta com motor Duratec 2,0 e logo postarei fotos dele


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http://www.fordfiestaclube.com/t463-garagem-fiesta-street-mk5[img]
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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por tomazsena em 14/7/2011, 21:21

cristiano317 escreveu:Bom pessoal estou fazendo um fiesta com motor Duratec 2,0 e logo postarei fotos dele

Já ouvi muita coisa boa falada desses motores Duratec. Posta as fotos mesmo dele pronto pra gente da uma olhada.

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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por gustavo em 14/7/2011, 21:36

/\ esse motor é um mito, referencia no mundo todo ^^


esse swap é meio que uma obra de arte, alguns poucos concluem e esses viram artistas hehe.

demanda um imenso trabalho de adaptação, tem de se acertar a DH e AC tb, que todos os fiestas de quem faz isso tem.

o legal é que encaixa perfeitamente no cofre do motor, é 1 dor de cabeça a menos hehe.


PS. um dos swaps é de um cara do ACRE!, estou começando a cogitar a possibilidade de ele existir mesmo ><


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Ithallo Tanabe em 14/7/2011, 21:49

É... me falta coragem desse Swap do Duratec, acho que se eu fizer faço pelo rocam 1.6 mesmo, algo bem simples e se der coloco o SC ainda! Laughing


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por tomazsena em 14/7/2011, 21:58

procarioto escreveu:É... me falta coragem desse Swap do Duratec, acho que se eu fizer faço pelo rocam 1.6 mesmo, algo bem simples e se der coloco o SC ainda! Laughing

Fiesta 1.6 e com supercharger? Ta querendo disputar rachas por aí e ganhar é?

hehehe.

Se o motor do fiesta 1.6 tem 98cv de potencia.

E o fiesta 1.0 puro tem 66cv e o fiesta 1.0 supercharger tem 95cv de potencia. Ou seja o SC aumentou em 69% a potencia do motor de 66cv.

No fiesta 1.6 considerando esse mesmo aumento de potencia de 69%, você poderá ter um carro com motor com 165cv.

Eu imagino o consumo dele. srsrsrsrs

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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Lek em 14/7/2011, 22:05

Hum tem um ja protinho a venda no fordHP quem sabe voce interessa numa troca http://www.fordhp.com.br/forum/viewtopic.php?f=92&t=30569&p=463698&hilit=fiesta+duratec#p463698


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por gustavo em 14/7/2011, 22:11

o Supercharger do supercharger (lol), não serve no 1.6. É pequeno, mas o modelo que serve não é tão raro de se achar não, só não vejo vantagem em um no 1.6...



alias, tem 300 RoCams 1.6 (isso só contando o do fiesta) rsrs

1º safra de 95cv
2º safra de 98cv
3º safra de 111cv (na cana)
4º safra de 107cv ||.

e dentro desses 4 modelos temos ainda divisões de acertos. O fase I flex que saiu em 2005 é o melhor de todos, um mito, ja a segunda fase da 3ª safra perdeu um pouco da fúria, mas ainda sim sendo muito bruto.



e digo mais... swap pra rocam 1.6 da o mesmo trabalho, tb tem que trocar tudo, então que seja um Duratec =D


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Ithallo Tanabe em 14/7/2011, 22:46

gustavo escreveu:o Supercharger do supercharger (lol), não serve no 1.6. É pequeno, mas o modelo que serve não é tão raro de se achar não, só não vejo vantagem em um no 1.6...



alias, tem 300 RoCams 1.6 (isso só contando o do fiesta) rsrs

1º safra de 95cv
2º safra de 98cv
3º safra de 111cv (na cana)
4º safra de 107cv ||.

e dentro desses 4 modelos temos ainda divisões de acertos. O fase I flex que saiu em 2005 é o melhor de todos, um mito, ja a segunda fase da 3ª safra perdeu um pouco da fúria, mas ainda sim sendo muito bruto.



e digo mais... swap pra rocam 1.6 da o mesmo trabalho, tb tem que trocar tudo, então que seja um Duratec =D

Hummm bom saber, achei que era plug and play, só trocava o câmbio junto pra não ficar muito curto! Vou levantar o preço pra ver se vale a pena... caso contrário.. deixa quieto, por conta de poucos cavalos a mais e 1km/l de economia... não deve valer a pena o trabalho e o dinheiro empregado... realmente... se for pra trocar.. que seja um duratec! Very Happy

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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por gustavo em 15/7/2011, 18:36

isso de mesmo trabalho é pq um carinha n lembro onde falou, rsrs, mas não tenho certeza viu, melhor pesquisar sobre isso ^^


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por tomazsena em 15/7/2011, 23:46

Cara, acho que é melhor trocar de carro. Pegar um fiesta com motor duratec já ou pegar até um focus com esse motor. O grau de ajustes que você terá de fazer vai da um bocado de dor de cabeça. Mas se tem tempo para investir, e dinheiro para pagar mecânico, então eu digo que vá em frente.

Sou fã de quem tem coragem e dinheiro para investir na construção de um carro quase do zero. Aqui perto de minha cidade, em Fortaleza - CE, vi a uns 3 anos atras, matéria sobre um cara que adaptou o motor de um GOLF, em uma Brasília. O carro ficou o bicho. Muito bonito. Queria achar fotos deles pra postar aqui.


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Ithallo Tanabe em 15/7/2011, 23:53

Ainda não fui falar com o meu mecânico, mas vou ouvir a opinião dele! Talvez seja melhor eu esperar final do ano e pegar um 1.6 mesmo! =D Dependendo da decisão eu aviso aqui! Valeu pela ajuda,como sempre pessoal! Abraço!


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Hugo Lourenço em 30/1/2012, 12:00

Dando uma ressucitada no tópico, alguem ja tentou fazer a experiencia, deu certo?
Vi em outros forums que ja conseguiram tal proeza.
Inclusive tem um depoimento de um cara do Zetec Club:
Spoiler:
Como agora que o Duratec é um motor popular 3D Hahahha , essa pergunta vai aparecer muito... Já comecei a receber MPs, então vou fazer um tópico explicando como fiz... Não teve um tutorial, fotos do processo... Não podia parar nem colocar as mãos sujas na câmera!

Não existe receita de bolo. Peguei o meu pra instalar e fui me deparando com os problemas...

Caixa: A furação é completamente diferente do padrão Zetec/Endura/Rocam. Não dá pra fazer qualquer tipo de flange, ou o motor pegaria na longarina do lado oposto. A prática e barata foi refurar alguns pontos da caixa, encher as "janelas" que o motor tem ao redor da embreagem com solda de alumínio e abrir rosca nelas pra aproveitar furos originais da caixa. No final das contas, consegui manter os 8 parafusos de fixação funcionais, nunca tive qualquer tipo de problema. A embreagem Duratec IB5+ trabalha como original na IB5. E dura absurdos por ser dimensionada pra carro mais pesado. Alguém que queria instalar de forma mais limpa, pode tentar colocar uma caixa IB5+ de Eco/Focus Duratec. Mas vai ter outros problemas a resolver com o motor trabalhando sem angulação e uma relação de marcha pessimamente mal escalonada nos Eco 2005+ e todos os Focus. Dá pra abrir e trocar...

Fixação do motor: Deve trabalhar levemente inclinado pra trás. É a única forma de caber e ainda melhora o comportamento dinâmico. A dica é, na hora de fixar a caixa, com ela encaixada no motor, ir girando até achar algum parafuso que bata furação com essa inclinação (postarei foto pra dar idéia). Calços, de caixa permanecem iguais, apenas refiz o limitador de torção em PU (com micro furos pra filtrar vibrações). Isso porque o filtro de óleo fica a 0,5 . da moldura da ventoinha e o esticador da Poly-V tão perto da balança que chegava a pegar. Também reabri os furos da fixação do esticador de modo a aproximá-lo do motor. Calço do motor vai da imaginação de cada um, eu fiz uma peça que pegava nos 4 parafusos da carroceria (o calço do Rocam usava só 2), instalei nela um calço de caminhão (acho que F-4000) e fiz outra peça unindo o motor ao calço. O alternador vai bater na parede de fogo... Dremel nela, um buraco de 5 x 5 . e tudo resolvido. Lembrar de passar algo pra evitar ferrugem logo após o corte.

Poly-V: A correia do Duratec precisa de polias falsas caso não se vá usar A/C e D/H. Pra direção hidráulica, basta usar a mesma do Rocam, são a mesma peça. Pro A/C, existe em catálogo no paralelo a tal polia. É Argentina, lá existe Duratec sem A/C. Pra saber finalmente qual correia usar, fui no velho método do barbantinho pra ver o tamanho. No final das contas, se não me engano, foi uma polia de Ranger 4 cilindros. 6PK2060 ou 6PK2065, algo assim...

Suporte do eixo de transmissão: O Fiesta tem eixos de transmissão simétricos (evita torque-steer), o lado direito é articulado e fixado ao motor. Claro que não existe essa peça pra fixar um eixo de transmissão de MK5 no Duratec. Não serve a peça do Eco, não serve o eixo do Eco. Marcação em pedaços de ferro, furadeira e solda MIG pra confeccionar a peça. Observar a angulação pra fixar como original. No MK6, serve a peça do Eco.

Injeção: Pra quem tem Fiesta MK5/6, essa é a melhor parte. Todos os sensores coincidem. Alguns fios precisam ser aumentados, pelo que me lembro, de sensor de óleo e sensor de rotação. Tudo funciona perfeitamente como original, é bater na chave e roncar. Obviamente, o mapa do módulo não vai bater com o do Duratec, pra corrigir isso, é recomendável usar algum piggyback calibrado em dinamômetro. Na época eu fui de Unichip. Em MK4, a injeção é diferente, usa MAF... Deve complicar!

NÃO cabe em Ka antigo, NÃO cabe em Fiesta MK3. Os 2 usam eixos de transmissão assimétricos e com isso a caixa é mais deslocada pro centro pra minimizar os "efeitos indesejáveis". O Ka de qualquer maneira não teria espaço no cofre, no MK3, talvez seja possível instalar todo o conjunto de transmissão e quadro de MK4/5, só não sei se valeria o custo. Melhor comprar um nacional.

Ka novo tb usa eixos diretos, então apesar de não ter visto o posicionamento da caixa, acredito que não caiba. Escort é direto, mas o cofre é grande... Nesse não faço idéia... Em Focus, basta usar as peças de Focus Duratec.

O mais fácil pra receber o transplante é o Fiesta MK6, caixa de Eco Duratec, calço superior de Eco com adaptação mínima (Stefan que sabe explicar isso) e pronto. Mas não tem os 965 kg do MK5, não vai ser tão divertido... hehehe...

Como curiosidade, o fim do meu carro foi o seguinte... Veio o coletor DCOE da Burton, as 4 borboletas, cabeçote feito, e com isso, precisava de mais giro... Fueltech no lugar na injeção original... Carro ficando pronto em véspera de track day, eu em semana de prova emprestei pro meu irmão correr e não participei do "acerto"... O carro não foi pro dino e alguém (que não quero procurar saber quem foi, já que na oficina tudo sempre me foi feito na camaradagem, além de vários terem acesso ao carro), cometeu um erro absurdo no mapa de ponto/TPS, configurando AVANÇO grotesco com o aumento de carga. O resultado foi um cogumelo de fumaça na primeira volta do Track Day... Na época, o Duratec parcial custava R$ 8000, o Rocam 1.6 Flex parcial, R$ 1150... Abandonei a carreira!

O carro sempre foi perfeito, não reclamou da potência extra, tracionava reto e andava absurdos. 0 a 100 em cerca de 6,5s e final... O ponteiro parava nos 220 e o RPM continuava a crescer (caixa original do 1.6 com primeira de Escort Zetec). Bateu saudade agora!!

Estava em meus planos trocar o Fiesta por um Focus 2.0 até Jan/13, mas se essas façanha der certo por um preço não muiiito alto prefiro ficar com meu Fiesta.

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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Escher em 21/12/2012, 09:10

Eu estou pensando em fazer a mesma coisa, só preciso ter certeza que dá certo e quanto sai mais ou menos a brincadeira.

Eu vou pegar um Fiesta 2010/2010 com motor 1.6, e queria colocar um motor de FOCUS 2.0

Alguém recomenda um mecânico bom nisso, para eu trocar idéia ? ( Estou em SP )

Abraços !


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Brenno G. Sousa em 21/12/2012, 10:16

lol! Desenterrou o tópico! Brincadeira parceiro!

Então, da pra adaptar isso da. Ja teve MK6 com duratec correndo em Track Day. COntudo, todo projeto demanda investimento. O bom seria, além de conhecer um bom mecânico, ter um conhecimento do motor e do carro em si, você mesmo procurar aprender tudo sobre a instalação.

Eu pensava desse jeito, Duratec a todo custo. Contudo...
Já que tem um Zetec 1.6, uma boa Turbina usando a válvula (silenciosa) parecida com a dos Gol 1.0 16v Turbo, e sem usar aqueles reloginhos, só com uma canetinha "shift-light", que pisca quando chega na rotação de trocar marcha, fica bem discreto e não vai dar pra saber que é turbinado. O que Fiesta turbo? Non existe, isso é coisa de Gol e de boy... Entendeu? Fiesta passa totalmente despercebido.

Agora, se tivesse um 1.0. Ai sim, uma troca seria boa. Esse motor é tão usado, que até a Catheram usa no Seven um 2.3 Duratec, redendo monstruosos 230 hp, num carro de 600 kg Twisted Evil

Abraços


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por gustavo em 21/12/2012, 11:54

mas compensa? sinceramente, vc tem um fiesta zero bala 2010 1.6, fica com ele, compra um MK5 1.0 bem mais leve e mete o duratec nele, daí vale a pena!


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Paulo Andrade em 21/12/2012, 12:10

gustavo escreveu:mas compensa? sinceramente, vc tem um fiesta zero bala 2010 1.6, fica com ele, compra um MK5 1.0 bem mais leve e mete o duratec nele, daí vale a pena!

Isso aí.. O mk5 1.0 já anda bem e é levinho imagine de dura 2.0 147 hp Twisted Evil
Eu tbm não acho que valeria a pena um carro novo com o 1.6 né..
Mas aí é por conta do dono..


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Brenno G. Sousa em 21/12/2012, 12:23

O mk5 1.0 já anda bem e é levinho imagine de dura 2.0 147 hp

Detalhe: Dura original... ITB+Inflow+Comandos+Bonus.
Feito isso, no dia de um Track Day,
Ranca tudo fora, bancos, tapetes, falantes, etc. Deixa só um banco.
Eu ainda iria mais longe, faria um capô de fibra... Twisted Evil

Sabe da onde vem minha inspiração?
http://www.caterham.co.uk/assets/html/showroom/super-sport-r.html

Caterham 7 Supersport R
Engine: 2.0-litre Caterham Powertrain (CPT) Duratec
Max Power (bhp/rpm): 180 @ 7300rpm
Max Torque (lbs ft/rpm): 143 @ 6100rpm
Weight: 535kg
0-60mph: 4.8 seconds
Power-to-weight: 336bhp-per-tonne
Top speed: 130mph

Por isso eu falo. Imagina o novo Ecoboost num carro que pese 600 kg, e leve 2 pessoas, afinal, o que mais vemos é carros com apenas o motorista. 100cv e 600 kg? Acho que nem o Camaro pega... Twisted Evil

Abraços!


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por gustavo em 21/12/2012, 15:27

pois é, com um tapa vc consegue 180 ~ 200cv esse motor é sensacional


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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Convidad em 27/12/2012, 23:35

gesnte, comprem o focus 2.0 e esqueçam esta gambiarra! ahahahhahahahhaha

só os estabilizadores traseiros que vem de fábrica nos foquetas 2., já valem o investimento. sem contar que o focus usado, hoje em dia, tá com um preço bem menor que seus concorrentes.

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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Mister San em 10/1/2013, 13:03

Escher escreveu:Eu estou pensando em fazer a mesma coisa, só preciso ter certeza que dá certo e quanto sai mais ou menos a brincadeira.

Eu vou pegar um Fiesta 2010/2010 com motor 1.6, e queria colocar um motor de FOCUS 2.0

Alguém recomenda um mecânico bom nisso, para eu trocar idéia ? ( Estou em SP )

Abraços !

Se colocar um Duratec no Fiesta pelo amor, vc vai atropelar muito carro top pôr ai, pois o Fiesta é leve e com esse motor de 146 CV na gasolina e 150 Cv no álcool, vc imagina como vai andar, acredito que o que vc vai gastar realmente não compensa ou pegue um Focus com duratec ou um Mondeo com duratec que vão te proporcionar muitas alegrias também.
Abraços
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Re: Motor de Focus em Fiesta

Mensagem por Brenno G. Sousa em 10/1/2013, 14:42

Eu ainda to pensando numa outra ideia...
Zetec 1.8 16v+Turbo = 200 cv.
Será que tbm não é uma ideia a se pensar?
Motor+Câmbio do Escort. Bielas+pistões forjados. Taxa la em baixo.
Pronto, vai ter um bom motor, confiável, e provavelmente, usado, mas com o preço bem mais em conta
Aliás, não é mais facil achar um Zetec 1.8+câmbio do que um Duratec+Câmbio?


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Re: Motor de Focus em Fiesta

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