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Instalando o alarme Positron Keyless 330 no Fiesta+ Dicas importantes

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kg.neto
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Instalando o alarme Positron Keyless 330 no Fiesta+ Dicas importantes

Mensagem por kg.neto em 15/12/2015, 15:26

Salve galera, recentemente adquiri meu primeiro fiestinha. Ele é ano 2012 e o vendedor falou que ele era completão e c/ABS, só que o danado não é tão “completo” assim, pois veio com um alarmezinho mixuruca que tem somente sensor perimétrico, ou seja, dispara a buzina+setas se uma das portas for aberta, isso é ruim porque se o ladrão conhecer bem o fiesta ele vai apenas quebrar o vidro e cair pra dentro e levar tudo que conseguir (ainda vai me chamar de otário Shocked ). Pra deixar o carro mais seguro decidi instalar um alarme e dentre vários modelos escolhi o KEYLESS 330 da Positron.

Tendo em vista a dificuldade que eu tive em instalar esse alarme (mesmo com os manuais do alarme e orientações do amigo DIRCEUCORSETTI http://www.fordfiestaclube.com/t7423-instalacao-do-alarme-positron-keyless-330-fiesta-rocam-2012?highlight=keyless), elaborei este guia passo-a-passo para ajudar a você que assim como eu não gosta(ou não confia) de levar o carro para instaladores fazerem a instalação(muitas vezes ruim).É um complemento do tópico do amigo já citado onde explico como fazer a instalação com ilustrações, expondo as dificuldades e dúvidas que tive e que provavelmente você vai ter. Esta é a minha primeira contribuição para o clube, portanto fique a vontade para acrescentar ou sugerir algo.


Escolhi o alarme Positron Keyless 330 pelos seguintes motivos:
* Esse alarme permite manter o controle e a chave original da ford(keyless);
* Não é necessário desabilitar o alarme original da Ford (vai ficar funcionando os dois alarmes juntos sem problemas e, caso se perca o controle da Ford pode-se utilizar o controle da pósitron ou vice-versa);
* O keyless 330 vem com um sensor de presença (o próprio controle pósitron), que se configurado, bloqueia o motor de partida ou corta a corrente da bomba de combustível ao afastar o controle do veículo;
* Encontrei esse alarme bem barato no site da OLX;
* A pósitron tem vários vídeos de suporte para instalação no canal deles que ensinam alguns passos importantes.      
  Veja: http://www.positron.com.br/suporte/suporte-ao-instalador
* É uma marca muito conhecida e de boa qualidade e tem boa assistência técnica.                                                      
  Para conhecer mais o Keyless 330: http://www.positron.com.br/produtos/acessorios-para-carros-e-motos/alarmes/alarme-para-carro-keyless-330



Recomendações:
- Não faça a instalação do alarme com o módulo já estando fixo ou conectado ao chicote (isso evita possíveis curtos e queima de fusíveis ou do próprio alarme).
- Não force os cabos nem as molduras ou partes de plástico do veículo ( peças folgadas fazem um barulho tremendo e os conectores são o olho da cara).
- Não corte os fios originais do veículo, desencape-os ou se possível utilize conectores de derivação (sério, cortar o fio pode causar incêndio além de tirar a garantia do veículo).
- Utilize um multímetro para fazer testes se for necessário.
- Acompanhar o diagrama de fios do chicote do alarme no manual (caso necessite).
- Após a intalação, faça a configuração MODO FORD, controle e demais pelo manual do alarme.


Vamos lá:


Passo 1. Soltando as partes de acabamento para ter acesso.

*Solte a capa de acabamento abaixo do volante (para ter acesso ao comutador de ignição);

*Solte o carpete da coluna esquerda, próximo a caixa de fusíveis (para ter acesso aos fios que vem da porta do motorista e demais fios);







Passo 2. Vamos fixar os fios dos sensores de ultrassom;[/size]









Passo 3. Buzina (fio preto/amarelo – pino 3 do alarme).

A buzina fica em local seguro no compartimento do motor ONDE NÃO POSSA MOLHAR.









Passo 4. Ligação dos fios:


*Conecte o fio Vermelho do alarme (+ 12v – pino 2), ao fio Laranja/Preto no chicote do comutador da chave de ignição.

*Conecte o fio Azul do alarme (Pós Ignição – pino 12), ao fio Verde/Preto no chicote comutador da chave de ignição.

*Conecte o fio Preto do alarme (Negativo – pino 4) ao parafuso 13 mm da Barra de direção (utilizar terminal olhal).








Arrow Lembrando que o fio pós-chave a ser conectado é o que esta junto ao comutador e não o que vem no chicote do som Exclamation  Exclamation



>Feito isso:


*Conecte o fio Preto/Verde do alarme (Seta esquerda – pino 1), ao fio Azul/Vermelho no conector da chave de setas.

*Conecte o fio Preto/Verde do alarme (Seta direita – pino 3), ao fio Cinza no conector de chave de setas.







>Após terminado, vá até a coluna da porta (motorista) e faça o seguinte:





Pra eu conseguir ligar os fios do alarme nos fios deste chicote foi canseira No . Tem que abrir a presilha cinza (usei uma chave de fenda como alavanca pra conseguir) e depois afundar o chicote que * que pariu está preso na lataria. Tome cuidado pra não estragar o conector do chicote tentando afundar ele pra dentro! Quando você conseguir (uffa) faça as seguintes conexões:


*Conecte o fio Amarelo do alarme (sinal de motor “trava” – pino 19) ao fio Amarelo/Verde - pino 16 do conector doors-Off na coluna esquerda.

*Conecte o fio Branco do alarme (sinal de motor “destrava” – pino 20) ao fio Branco/Verde - pino 12 do conector doors-Off na coluna esquerda.

*Conecte o fio MR/BR do alarme (sinal trava negativo – pino 26) ao fio Preto/Branco - pino 11 do conector doors-Off na coluna esquerda.

*Conecte o fio Verde do alarme (Interruptor de porta), ao fio Preto/Vermelho no chicote atrás do interruptor
na coluna esquerda. Vide observações.

*Conecte o fio Vermelho/amarelo do alarme (trava – pino 15) ao fio Preto/Branco  do conector doors-Off na coluna esquerda. Vide observações.

*Conecte o fio Vermelho/Preto do alarme (destrava – pino 14) ao fio Preto/Vermelho do conector doors-Off na coluna esquerda. Vide observações.



Observações:

- O chicote do alarme tem 4 fios verdes (P-), conecte apenas um deles. Não sei pra que servem os outros.

- Segundo o manual: “11.1 TRAVA/DESTRAVA: podem ser utilizadas para realizar a função “trava/destrava automática por ignição” – vide item 17 (para veículos que não possuem o travamento automático por velocidade) ou serem utilizadas para comandar as travas elétricas originais do veículo em caso de perda ou quebra da chave Keyles original.” Como meu fiesta tem as benditas travas automáticas originais que travam o carro após alguns segundos, não instalei os fios correspondentes e então o alarme não funcionou corretamente. Ficou uma merda e tive que ter todo aquele trabalho com o conector doors-off. O problema era o seguinte: Ao ligar/desligar o alarme pósitron com o controle do mesmo as travas não funcionavam, somente com o controle da Ford( mas neste caso a carniça o alarme pósitron não funcionava). Ao conectar os fios “TRAVA/DESTRAVA” do chicote do alarme pósitron, o problema foi resolvido e tudo funcionou conforme esperado.

- Se ao destravar a porta com o alarme original do fiesta ativado e o mesmo não buzinar+setas ligadas, o problema pode estar no conector doors-off da porta que poderá estar com mau contato. No meu caso até hoje essa função não esta funcionando Laughing  Laughing . Não consegui ajeitar por preguiça mesmo..kkk..mas o alarme positron tem uma função semelhante: “CONFIRMAÇÃO DE DESARME POR IGNIÇÃO”, dá uma olhadinha e ativa ela.

-Uma vulnerabilidade observada pelo amigo JEFFMIDI, é que, ao abrir a porta do carro com a chave o alarme é desativado. Isso é uma pu** de uma vulnerabilidade. O safado do ladrão enfia a micha e abre o carro sem que o alarme ao menos “esperneie” pra assustá-lo. O Keyless330 tem uma função interessante, já citada acima que é a “CONFIRMAÇÃO DE DESARME POR IGNIÇÃO”. Toda vez que o carro for destravado tem que ligar a ignição no prazo de 15 segundos, caso contrário a sirene irá disparar.




Bem, feito todas as ligações dos fios do alarme keyless 330 já está pronto para ser configurado e utilizado. Lembrando que deve ser configurado o MODO FORD para funfar certinho. Caso queira instalar os fios que sobraram (opcional) será necessário a instalação de relés automotivos de 4 e 5 pinos. Exclamation  Exclamation


ATENÇÃO! Antes de fechar todos os acabamentos, faça testes no alarme pra ver se tudo esta funcionando corretamente.




Vou explicar para que serve os fios que sobraram no chicote do alarme positron:


- Fio CZ/AZ = fio de bloqueio. Serve para bloquear o motor de partida ou bomba de combustível. Necessário relé pra instalar.

Não indico a utilização do bloqueio da bomba de combustível por meio do alarme pósitron pois se o ladrão desativar a central, creio que a bomba voltará a funcionar (eu não tenho certeza disso ok, se eu estiver errado por favor me corrijam). Indico que seja instalado um bloqueador à parte.

- Fio Cinza = Auxiliar 1. Pode ser usado de três maneiras:
a) Para abrir vidros elétricos ou porta-malas pelo controle do alarme pósitron (o controle Ford tem a função de abrir o porta-malas), detalhe, tem que ter os vidros automatizados pra usar essa função. Funciona assim, ao apertar o botão auxiliar os vidros abaixam/sobem, é bem interessante e cômodo;
b) Temporizador de luza de cortesia;
c) Temporizador do farol. O farol acende ao acionar o botão auxiliar.

Aqui fica a minha insatisfação: Montadora safada, porque não deixaram a porra os vidros automatizados subida e descida de série? A maioria dos veículos da VW já vem automatizados, precisam de módulo apenas pra fechar o vidro ao acionar o alarme. No meu caso comprei o PRONECT 440 também da Pósitron. Indico ele.
Segue: http://www.positron.com.br/produtos/acessorios-para-carros-e-motos/modulos-de-vidros-eletricos/pronnect-440-universal

- Fio Roxo = Saída controle de som. Toda vez que o alarme for acionado o som vai desligar automaticamente e ao desativar o alarme o som volta a funcionar na mesma faixa e tempo em que estava sendo executado antes de ser desligado.




Essa entrada ACC (pino 87 do relé) é o fio do aparelho de som que é ligado ao ao fio vermelho do chicote original de som do veículo.
O pino +12V deve ser ligado á um fio que tenha corrente constante.





- Fio VD/PR = Pulso de vidro. E o fio que, conectado ao módulo de vidro elétrico, fecha os vidros do carro toda vez que o alarme for acionado.

- Fio Marron – Int. de capo e porta-malas. Utilizado para vigiar a abertura indesejada do capo e porta-malas do carro. Não é necessário ligar este fio pois o alarme original do Fiesta já tem essa função (perimétrico)

- Fio LJ/PR = PAN.
Fio de comunicação entre produtos pósitron.

-Fio BR/PR = Acionamento das setas. Não sei pra que serve isso!!kk

- Fio CZ/VM = Sinal botão Pisca-Alerta.


ATENÇÃO! Antes de fechar todos os acabamentos, faça testes no alarme pra ver se tudo esta funcionando corretamente.



Bem galera, essa é toda a instalação desse bendito alarme que funciona paralelamente ao alarme original do Fiesta, nos proporcionando menor preocupação com o carro e maior conforto. Todos estes aparatos que “entulhamos” em nosso carro não garantem total segurança contra furtos e roubos, mas são equipamentos necessários para pelo menos amenizar essa ocorrência, visto que o ladrão busca facilidades e discrição nos seus atos.



Um bom seguro para seu amigo de 4 rodas é muito conveniente, mas na falta de grana pra pagar indico alguns produtos que pode garantir uma maior proteção ao seu valioso fiestinha:

-Utilize um Bloqueador de combustível a parte;
-Rastreador via GPS/GPRS (tem vários no mercado e alguns bem baratos);
-Indico o controle 2Way da pósitron que avisa via alerta visual, sonoro e vibratório caso o veículo seja violado num raio de até 750 metros além de poder gerenciar o alarme instalado no veículo. http://www.positron.com.br/produtos/acessorios-para-carros-e-motos/alarmes/2-way

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Re: Instalando o alarme Positron Keyless 330 no Fiesta+ Dicas importantes

Mensagem por rogerspeters em 16/12/2015, 21:31

Boa iniciativa, tens paciência, vou ficar no calço desse topico.


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